terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Os Músicos do Brasil - 28

Ele tem em seu currículo grandes nomes da música brasileira como Elis Regina, Fagner, Chico Buarque, Edu Lobo, Erasmo Carlos, Simone, Baden Powell, Família Caymmi, Tom Jobim , Gal Costa, Os Mutantes, Caetano Veloso, entre tantos nomes com os quais já trabalhou em shows ou discos, sobretudo nas décadas de 60 e 70. Seus primeiros arranjos foram para Celly Campelo, nas canções Banho de lua e Estúpido cupido.

O trabalho desse excepcional maestro, considerado por muitos como o melhor que o Brasil já conheceu está intimamente ligado aos arranjos de shows e discos de Roberto Carlos, com quem trabalhou durante quase toda a década de 70, sendo inclusive responsável por sua primeira grande turnê em 1970, até meados de 1977, quando saiu do comando da orquestra do rei, dando lugar ao seu pupilo Eduardo Lages.

Natural de Campinas/SP, Francisco de Moraes, mais conhecido como Chiquinho de Moraes (infelizmente em minhas pesquisas não pude me certificar sobre seu nome completo), começou a estudar piano aos cinco anos de idade e participou de vários festivais em diversas emissoras de TV. Apesar de dados escassos na internet sobre ele, através dessa postagem, apresentamos uma singela homenagem, frente ao grande músico que ele representa, pois quem já trabalhou com ele ou ouviu alguns de suas criações sabe e deve concordar com essas e outras justas homenagens!

Um forte abraço a todos!

9 comentários:

Anônimo disse...

Gostei da homenagem, mas gostaria de saber o nome dele, pois acho que vc esqueceu de colocar.

Lembro que assistimos a alguns vídeos antigos do Roberto e lá estava esse maestro realmente talentoso e brilhante, com arranjos lindíssimos para músicas excelentes.

Beijos!

C. Marley disse...

Nobre colega Everaldo,

Boa lembrança! A não informação do nome do maestro Chiquinho de Moraes, foi intencional ou esquecimento? Seria bom fazer a menção no texto.

Um grande abraço

Everaldo Farias disse...

Juliana e Marley,

Realmente eu esqueci de colocar o nome dele na postagem. Explico o deslize: é que apenas achei Francisco de Moraes nas pesquisas que fiz e continuei, sem sucesso, a buscar outras fontes que me certificassem o nome completo dele. Mas, já corrigi no texto!

Obrigado aos dois!

juliano disse...

Moro em joanópolis-SP, e por algum tempo tivemos o privilégio de ter este maestro morando em nossa cidade, eu tenho uma pizzaria e ele vinha todo noite jantar aqui.Já faz alguns anos que ele foi embora e não nos vimos mais. Juliano Oliveira

Unknown disse...

Olá Everaldo. Meu nome é Artur, e gostaria de informá-lo sobre algumas informações a respeito do maestro Chiquinho de Moraes. Seu nome completo é Manoel Francisco de Moraes Mello. Sua relação com a música começou cedo. Aos 6 anos, tocava piano, acordeom e solovox. Começou a atuar como pianista em bares noturnos de SP aos 14 anos. Depois, foi estudar orquestração com o conceituado César Guerra Peixe. Fez parte das orquestras de Mario Gennari Filho e Osmar Milani.No cinema fez trilhas para “Flicts” (Ziraldo), “Beto Rockfeller” (Olivier Perroit), “Além da Velocidade” e “Os machões” (Roberto Carlos), “Independência ou morte” (Carlos Coimbra) e “A marcha” (Anselmo Duarte), dentre tantos. Espero ter ajudado. Abraços.

Everaldo Farias disse...

Obrigado Arthur,

é sempre bom enriquecermos esse texto, pois ele nunca estará à altura desse nosso grande maestro!

Um abraço!

Unknown disse...

Tem mais Everaldo. Chico de Moraes nasceu em 16 de abril de 1937, na cidade de Campinas, São Paulo.

Simone disse...

Chiquinho De moraes esta atualmente morando em Tiete,interior de SP. Esta morando sozinho,e infelizmente precisando de ajuda. Se alguem se enteressar em entrar em contato com ele é so me mandar um email. simone_belfante@hotmail.com. desde ja agradeço.

Simone disse...

https://www.facebook.com/francisco.moraes.188