sábado, 30 de abril de 2011

Todo azul do mar

Quem presencia as letras de vários sucessos atuais e quem garimpa algum gesto de romantismo nas atuais composições e, de repente se depara com letras de canções antigas como essa do Flávio Venturini, também cantada pelo Roupa Nova, logo percebe porque alguns são taxados de meros saudosistas.

Todo azul do mar é linda e sua letra pinta paisagens, suspiros poéticos, paixões, sensações de que o amor existe e existirá sempre! E essa canção entoa várias cerimônias de casamento país afora. Se estamos tratando de algo que muitos preferem torcer o nariz e taxar de cafona, reforço que é muito bom ter um coração cafona que entoa canções como esta, linda como o azul do mar, reflexo do céu!

Todo azul do mar
(Flávio Venturini e Ronaldo Bastos)

Foi assim, como ver o mar
A primeira vez que meus olhos se viram no seu olhar
Não tive a intenção de me apaixonar
Mera distração e já era momento de se gostar

Quando eu dei por mim nem tentei fugi
Do visgo que me prendeu dentro do seu olhar
Quando eu mergulhei no azul do mar
Sabia que era amor e vinha pra ficar

Daria pra pintar todo azul do céu
Dava pra encher o universo
Da vida que eu quis pra mim

Tudo que eu fiz foi me confessar
Escravo do seu amor, livre pra amar
Quando eu mergulhei fundo nesse olhar
Fui dono do mar azul, de todo azul do mar

Foi assim, como ver o mar
Foi a primeira vez que eu vi o mar
Onda azul, todo azul do mar
Daria pra beber todo azul do mar
Foi quando mergulhei no azul do mar

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Os Músicos do Brasil - 21

Ele é compositor, pianista e arranjador. Trata-se de Cristovão da Silva Bastos Filho, ou simplesmente Cristóvão Bastos, como é conhecido esse músicoque já trabalhou com vários artistas da nossa música. Natural do Rio de Janeiro/RJ, desde cedo já tocava acordeão e aos 18 anos tocava piano em boate do Rio.

Como arranjador, trabalhou em shows e discos de Chico Buarque, Paulo César Pinheiro, Paulinho da Viola, Elton Medeiros, Aldir Blanc, Abel Silva, Nana Caymmi, Edu Lobo, Leny Andrade, Agnaldo Rayol e Gal Costa. Mas, Cristóvão também lançou discos instrumentais, com os quais foi premiado várias vezes, além de compor trilha de filmes e se destacar como compositor.

São de sua autoria com alguns parceiros famosos as canções Todo sentimento, Suave veneno, Resposta ao tempo, Raios de luz, entre tantas outras. E entre os intérpretes de suas canções temos Chico Buarque, Maria Bethânia, Nana Caymmi, Paulinho da Viola, João Nogueira, Barbra Streisand, Milton Nascimento, Cauby Peixoto, Demônios da Garoa, Simone, Verônica Sabino, Ney Matogrosso, etc. Com esse currículo e com uma vasta contribuição, como foi todo o arranjo do show Gal Costa canta Tom Jobim de 1999 e outros que não caberiam nessa postagem, fica aqui nossa simples homenagem a esse grande nome internacional da nossa música.

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 26 de abril de 2011

Os compositores do Brasil - 37

Ele foi um dos principais parceiros de Tom Jobim, sobretudo durante a Bossa Nova. É o criador de canções como Demais, Dindi, Eu preciso de você, Inútil paisagem, Fotografia, Só tinha de ser com você, entre outros. Natural do Rio de Janeiro, Aloysio de Oliveira marcou seu nome na música brasileira com alguns clássicos inesquecíveis.

Só pra citar artistas que já o gravaram ou foram produzidos, já que Aloysio é também produtor, além de cantor, temos João Gilberto, Sílvia Telles, Moacir Franco, Maysa, Os cariocas, Wilson Simonal, Elizeth Cardoso, Edu Lobo, Caetano Veloso, Nara Leão, Fagner, Elis Regina, Gal Costa, Maria Bethânia, Ivan Lins, Joyce, Nana Caymmi, Ella Fitzgerald e o próprio Tom Jobim.

A ele é creditado o sucesso de Carmem Miranda no exterior e também o início da Bossa Nova. Com um currículo de canções e intérpretes como esse, uma simples postagem como homenagem é algo mais que justo, pois além de tudo que foi dito, temos aqui um pouco mais sobre a gênese de clássicos da nossa música, sobretudo da obra do Tom Jobim.

Um forte abraço a todos!

domingo, 24 de abril de 2011

Olhando as estrelas - 14

Nos 80 anos da Hebe, em 2009.
E encerramos essa semana, onde homenageamos o rei Roberto Carlos por seus 70 anos de idade, com postagens que remetem a seu aniversário, seu amigo padre-cantor, uma de suas canções religiosas e hoje, um de seus encontros mais nobres: Roberto Carlos e Julio Iglesias. Embora sejam amigos pessoais de longa data, eles nunca gravaram uma faixa juntos e o cantor espanhol nunca participou de um especial de fim de ano do rei. Mas, ambos já gravaram clássicos latinos individualmente como Volver, El dia que me quieras, Adios e El manicero. Também já fizeram versões distinas para Dizem que um homem não deve chorar e Aquarela do Brasil, que Roberto cantou em shows. Ambos gravaram And i love her, dos Beatles, Roberto, em português e espanhol.

Solamente una vez, en Siempre en Domingo, México 1989.
Na década de 70, Julio gravou Sentado à beira do caminho, de Roberto e Erasmo, em português e alemão. Em 75, Julio assistia a uma apresentação do Roberto nos Estados Unidos, quando subiu ao palco e cantaram juntos La distância, do rei.  Nos anos 80, participaram do projeto beneficente Hermanos,  na faixa Cantaré cantarás. Ao final dessa década, pretendiam lançar um disco juntos, fato que não ocorreu por problemas contratuais do Roberto com a então CBS. O Julio fez o projeto sozinho, que resultou no cd Romances (Raízes). Em 89, cantaram juntos pela segunda vez, a canção Solamente una vez, no programa mexicano Siempre en domingo.

Projeto Hermanos 1985, onde gravaram Cantaré cantarás
Na década de 90, participam novamente de um projeto coletivo, o Voces Unidas, na faixa Puedes llegar, pelas Olimpíadas de Atlanta. Ao final da década passada e início desta, Julio não parava de afirmar em várias entrevistas que seu sonho seria gravar algo com Roberto. Em 2004, ao Amaury Jr., Roberto revela que se anima com a ideia, embora ache pouco provável, pelo perfeccionismo de ambos. Em 2009, os dois astros se encontraram na festa dos 80 anos da Hebe. E, com certeza, todos nós fãs desses dois artistas, torcemos que mais encontros como estes se realizem e quem sabe aconteça a tão sonhada gravação desses dois astros mundiais que sempre cantaram o amor pelo mundo afora!

Feliz Páscoa a todos!

sábado, 23 de abril de 2011

Aleluia

E pra esse Sábado de Aleluia, nada melhor que uma canção com esse título, feita em 1984 pelo aniversariante da semana, Roberto Carlos e seu eterno parceiro, o tremendão Erasmo Carlos. E mais conveniente que isso é saber que ela está alinhada com o tema da Campanha da Fraternidade desse ano, pois apresenta em sua temática religião e natureza.

Aleluia é uma das mensagens mais lindas do Roberto e torço para que um dia ele a cante novamente. Lembro que, no criança esperança de 97, a cantou com uma interpretação de arrepiar. A beleza da natureza com seu verde, com suas estrelas, suas colinas, suas paisagens, seu arco-íris representando a arte de Deus é um motivo maior para agradecermos por mais um dia de vida, por sabermos que Jesus vive e caminha conosco por essas paisagens, como indica a canção:

Aleluia
(Roberto Carlos e Erasmo Carlos)

Quando o sol aquece de manhã
o planeta terra onde eu vivo,
não importa em que lugar estou,
Olho a natureza pensativo

O vento assanha as águas do oceano
Surfa pelas ondas da canção
Quem compõe a música do vento?
E quem acendeu o sol, então?

Aleluia, Aleluia!
Conclusão dos pensamentos meus.
Aleluia, Aleluia!
Em tudo isso tem a mão de Deus.

Quando cai a chuva e molha o chão,
meu planeta fica tão florido
vem a tarde e as tintas lá do céu,
pintam um horizonte colorido

Folhas, flores, frutos se misturam
nesse quadro o amor e a perfeição
Quem é esse agricultor divino?
É o mesmo autor do quadro, então

Aleluia, Aleluia!
Conclusão dos pensamentos meus.
Aleluia! Aleluia!
Em tudo isso tem a mão de Deus.

Quando vem a noite, eu olho o céu
as estrelas brilham no infinito
Vejo a lua clara sobre o mar
E nesse momento eu reflito

Um ser supremo em tudo isso existe
Deus, a luz maior, a explicação
Tudo vem das suas mãos divinas
O céu, a terra, o mar, a vida, então

Aleluia! Aleluia!
Conclusão dos pensamentos meus
Aleluia! Aleluia!
Em tudo isso tem a mão de Deus

Um forte abraço e uma boa Páscoa a todos!

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Eu sou teu filho, tu és meu pai, misteriosa verdade...

A música gospel tem conquistado cada vez mais espaço entre os brasileiros. Considero Pe. Zezinho e Pe. Antônio Maria pioneiros nesse mercado cada vez maior e isso não é apenas opinião minha, pois vários religiosos e leigos do mundo artístico e até de outras religiões afirmam essa verdade, que eles abriram caminhos para os que hoje estão aí. Há algum tempo falamos da obra do Pe. Zezinho e hoje, destacaremos o Pe. Antônio Maria.

Conhecido por muitos como o padre do Roberto Carlos, por sua amizade com o cantor que, inclusive já gravou com ele em seu cd, Pe. Antônio Maria queria ser cantor desde pequeno, mas o sacerdócio foi mais forte e mais tarde pensou em porque não unir as duas vocações? Ganharam os admiradores do padre e os fãs do cantor que lançou discos e interpretações belíssimas.

Entre seu repertório, estão clássicos já tocados em várias missas e também em seus shows, de várias épocas, como Cura Senhor, O Senhor é rei, Mãe peregrina, Sonda-me, Pegadas na areia, No mar de Maria, É bom ter família, Ninguém te ama como eu, Nossa Senhora, Aleluia, Eu sou feliz, Jesus Cristo, Pai de misericórdia, etc. Além do Roberto, já gravou com Daniel, Elba Ramalho, Fafá de Belém, Agnaldo Rayol, José Augusto, Hebe, entre outros.

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 19 de abril de 2011

Roberto Carlos - 70 anos de vida

E Roberto Carlos chega aos 70 anos. E o que dizer? Quanto temos para agradecer a esse homem que canta o amor há tanto tempo? Poderia subir a montanha e ficar bem mais perto de Deus e agradecer por presenciar esse ser que venceu as barreiras, as dificuldades e os preconceitos encontrados nesse caminho, afirmando que o amor é a força maior e que devemos cultivar esse sentimento em nós sempre.

Poderia dizer como fã do trabalho do Roberto e como apreciador da música brasileira que são 70 anos de pura lição, pois o homem que é chamado de rei se porta como um simples senhor que sabe ser um senhor, como foi um simples menino e sabia ser menino no colo da mãe, um simples garoto e sabia ser um garoto em busca de um broto que seria seu eterno amor, um simples homem exemplar que soube plantar tantos sentimentos nobres nas pessoas, na família brasileira, na natureza e na arte, através de seu canto e de suas mensagens. Um simples artista que se encurva diante do aplauso que recebe e lança flores para pessoas que estão magnetizadas com seu carisma. Mas, não me contento com um simples texto que fale sobre tudo isso em poucas palavras.

Poderia perguntar quem nunca cantou, assobiou, tocou, chorou ou ao menos citou alguma canção do Roberto? Tantos artistas o regravaram, tantos encontros memoráveis com seus súditos famosos e anônimos, tantas histórias pra contar de fãs, admiradores, de pessoas comuns que tiveram suas vidas regidas pela trilha sonora de sua majestade. Mas, falar apenas isso não é suficiente diante de tanto que ele fez por todos, sem ao menos perceber que seus gestos majestosos seriam tão grandiosos e gratificantes para quem os recebessem e com eles aprendessem.

Penso que se escrevesse mil parágrafos como esses, mesmo assim ainda não conseguiria dizer o que sinto. Acho que com palavras não sei dizer, ou tudo isso é pouco diante do que sinto. Daí eu entendo ainda mais porque a gente se desespera a procurar alguma forma de falar e o coração fica a 300 km/h vivendo esse momento lindo. E os tradicionais desejos de felicidade, paz e saúde acompanham a vontade de que mais aniversários venham pela frente, pois essa é a certeza de que existirão outras oportunidades de tentar dizer algo mais que não consegui nesse momento, mas que são apenas detalhes pequenos de uma vida cheia de muitas emoções!

Um forte abraço a todos!

domingo, 17 de abril de 2011

CD e DVD Guilherme Arantes Intimidade

Intimidade é o nome dado ao Cd e Dvd gravado por Guilherme Arantes em 2007. Produzido por Luiz Carlos “Meu bom”, é resultado de uma apresentação íntima e acústica, realizada em seu próprio estúdio, em sua casa na Bahia e com uma plateia seleta formada por trinta expectadores de seu fã-clube, que se deliciaram ao som de seus eternos clássicos.

No cd temos Planeta água, Cheia de Charme, Deixa chover, Um dia um adeus, Cuide-se bem, Coisas do Brasil, Meu mundo e nada mais, Amanhã, O melhor vai começar, Lance legal, Marina no ar, Lindo balão azul, Pedacinhos e Brincar de viver. O dvd traz as mesmas canções, algumas como extras, além de outras seis que são Fã número 1, Êxtase, Sob o efeito de um olhar, Todo mês de maio na maior, Blue moon para sempre e Salvador primavera e outono.

Nos extras temos Making of e depoimento do artista que conta um pouco sobre sua trajetória e sobre esse projeto acústico, que coroa a carreira de um dos mais bem sucedidos cantores, compositores e músicos desse país, que nos presenteia com trabalhos como este e com suas inesquecíveis composições!

Um forte abraço a todos!

sábado, 16 de abril de 2011

Pensar em você

Chico César é outro compositor da nova geração que vez por outra nos presenteia com pérolas como esta. Imortalizada pela Daniela Mercury, tema da novela global Belíssima (2005-2006), Pensar em você traz consigo o romantismo à flor da pele, despertado apenas com um simples pensamento que toma conta de todo um ser e de todo o universo ao mesmo tempo. E não há chuva que mude esse pensamento, pois só essa existência deixa o dia sempre lindo!

Dizem que Chico fez essa canção como encomenda para Roberto Carlos gravar e este não gravou. Independente desse fato, a verdade é que essa canção tornou-se uma das mais românticas dos últimos tempos, provando que autores brasileiros ainda são e serão sempre capazes de criar pérolas para os amantes da boa música, sobretudo romântica.

Pensar em você
(Chico César)

É só pensar em você que muda o dia
Minha alegria dá pra ver
Não dá pra esconder

Nem quero pensar se é certo querer
O que vou lhe dizer
Um beijo seu
E eu vou só pensar em você

Se a chuva cai e o sol não sai
Penso em você
Vontade de viver mais
Em paz com o mundo e comigo

Se a chuva cai e o sol não sai
Penso em você
Vontade de viver mais
Em paz com o mundo e consigo

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Coleção de cd´s de Tim Maia

Assim como aconteceu com Chico Buarque, a Abril Coleções lança uma segunda proposta, agora com o eterno síndico da MPB Tim Maia. Também como ocorreu com Chico Buarque, não se trata de sua coleção completa, mas alguns dos principais títulos selecionados para fazerem parte de um sofisticado trabalho com direito a encarte em forma de livreto com histórias do artista, do país de sua época e do disco apresentado.

São 15 volumes e o primeiro é Tim Maia 1970, que custa R$ 7,90 e os demais custarão R$ 14,90, com destaque para trabalhos inéditos do Tim, como foi o Racional Volume 2 (1976) e o Racional Volume 3, que não foi lançado nem em vinil pelo artista na época. Entretanto, este último volume só pode ser adquirido por quem comprar os outros 14, através de um cadastro feito no site da coleção.

Mesmo não trazendo todos os títulos os anos 70, ou outros valiosos álbuns dos anos 80 que mais venderam e popularizaram o cantor, é interessante se deparar com uma coleção como essa, adquirida nas bancas e que tem em seu encarte o ponto alto do trabalho, perdendo apenas para o vozeirão do Tim e o som de seus eternos clássicos Primavera, Pede a ela, Leva, Não quero dinheiro, Chocolate, Como uma onda, Ascende o farol, Dia de domingo, Me dê motivo, Gostava tanto de você, Do leme ao pontal, Descobridor dos sete mares, Sossego, Vale Tudo, Azul da cor do mar, Bons momentos, etc.

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 12 de abril de 2011

Os Intérpretes do Brasil - 5

E nessa série em que homenageamos os maiores intérpretes que esse país oferece, destacando suas maiores interpretações, trazemos hoje um cara que é o rei da voz, um professor da música brasileira, uma referência para tantos outros grandes intérpretes, 80 anos de emoção de Cauby Peixoto. Durante toda sua carreira, Cauby mostrou que é intérprete por natureza, não apresentando composições e dessa forma, todos os sucessos de seu repertório são interpretações de outros criadores.

Algumas dessas interpretações receberam destaque em projetos como Cauby interpreta Roberto de 2009, onde visita a obra do rei, ou Cauby sings Sinatra de 2010 onde navega na obra do ídolo Frank Sinatra, ou Cauby canta Baden de 2006. E em termos de canções, destacaria três de seu repertório como pérolas que o levam ao patamar de intérprete por excelência: Conceição, Bastidores e É tão sublime o amor.

Esta última é mais particular de seu repertório e envolve meu gosto pessoal. Conceição é o primeiro clássico do Cauby e virou sua marca registrada, ficando difícil alguém se aventurar a interpretá-la depois dele, inclusive destaco a versão feita para a série 20 super sucessos. E Bastidores é tão Cauby, que não seria pecado dizer que é a canção dele, feita pra ele e chego afirmar que foi uma das maiores inspirações do Chico Buarque em termos de música por encomenda, o que afirma tudo que pude dizer nessa postagem: Cauby é um mestre nessa área e um verdadeiro intérprete da nossa música, habitando a nobreza desta!

Um forte abraço a todos!

domingo, 10 de abril de 2011

CD Marisa Monte - Barulhinho bom

Esse é mais um grande trabalho da Marisa Monte. Resultado da turnê Cor-de-rosa e carvão, foi lançado em 1996 em formato duplo, com 11 canções ao vivo no primeiro cd, captadas em shows realizados nos Teatros Guararapes (Recife/PE) e Carlos Gomes (Rio de Janeiro), e 7 músicas gravadas em estúdio e inéditas na voz da Marisa.

As versões ao vivo apresentam canções até então inéditas na voz da Marisa como Panis et circenses, De noite na cama, A menina dança e Give me Love, além de canções de seu repertório como Beija eu, Ainda lembro, Dança da solidão, Ao meu redor, Bem leve, Segue o seco e Xote das meninas (em versão diferente à já gravada anteriormente).

As inéditas em estúdio do segundo cd são Arrepio, Maraçá e Magamalabares de Carlinhos Brown, Chuva no Brejo de Moraes Moreira, Cérebro eletrônico de Gilberto Gil, Tempos modernos de Lulu Santos e Blanco da própria Marisa. Em uma produção de Arto Lindsay e da própria artista, temos mais uma pérola indispensável na coleção de qualquer amante da boa música. A arte do encarte com desenhos sensuais também é um diferencial nesse trabalho!

Um forte abraço a todos!

sábado, 9 de abril de 2011

Telegrama

Gosto do Zeca Baleiro, de sua voz grave, de suas geniais composições. Já comentamos um pouco sobre sua carreira antes. Futuramente, pretendo falar sobre seus encontros dentro da música brasileira com artistas como Gal Costa e Fagner, na Série Olhando as estrelas.

Por enquanto, ficamos com Telegrama, uma de suas canções mais românticas e ao mesmo tempo mais engraçadas. Unir amor com humor não parece tarefa fácil, pois não temos tantas canções assim, mas Zeca pareceu tirar de letra essa canção onde revela que um simples gesto pode enlouquecer quem ama! E quem duvida?

Telegrama
(Zeca Baleiro)

Eu tava triste, tristinho
Mais sem graça que a top-model magrela na passarela
Eu tava só, sozinho
Mais solitário que um paulistano,
Que um canastrão na hora que cai o pano

Tava mais bôbo
Que banda de rock
Que um palhaço
Do circo Vostok

Mas ontem eu recebi um Telegrama
Era você de Aracaju, ou do Alabama
Dizendo: Nêgo sinta-se feliz
Porque no mundo tem alguém que diz:

Que muito te ama!
Que tanto te ama!
Que muito muito te ama,
Que tanto te ama!

Por isso hoje eu acordei
Com uma vontade danada
De mandar flores ao delegado
De bater na porta do vizinho
E desejar bom dia
De beijar o português da padaria

Mama! Oh Mama! Oh Mama!
Quero ser seu!
Quero ser seu!
Quero ser seu!
Quero ser seu papa!

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Meu pedaço de universo é no teu corpo...

Esse é o Taiguara Chalar da Silva, ou simplesmente Taiguara. Natural de Montevidéu, Uruguai, Taiguara veio para o Brasil com 4 anos de idade, ganhou um piano do avô aos 8 anos e aos 10, já compunha. Influenciado por diversos ritmos como guarânias, bossa nova, pop rock e sambas, sua carreira despontou aos 18 anos quando cantou na noite e gravou seu primeiro disco, dois anos depois.

Teve algumas de suas canções censuradas, sofrendo com a repressão de presenciar mais de cem canções proibidas. Mas, emplacou grandes sucessos como Hoje, Universo do teu corpo, Piano e viola, Amanda, Tributo a Jacob do Bandolim, Viagem, Berço de Marcela, Teu sonho não acabou, Geração 70, Que as crianças cantem livres, entre outras. Passou um tempo fora do país, aprendendo outros estilos musicais. Ao voltar ao país, não encontra mais o mesmo sucesso.

Taiguara partiu para a eternidade em 1996. Suas canções são lembradas por vários artistas da noite e alguns colegas como Emílio Santiago, Pery Ribeiro, Angela Maria, Claudia, Evinha, Agnaldo Timóteo, Célia, Orlando Silva, Roupa Nova e Erasmo Carlos, entre outros.

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 5 de abril de 2011

Caminhando e cantando e seguindo a canção...

Essa é um trecho da canção de protesto mais conhecida no Brasil e também de um dos maiores sucessos de Geraldo Pedroso de Araújo Dias Vandregísil,  mais conhecido como Geraldo Vandré. Natural de João Pessoa/PB, Vandré esteve ligado à música desde cedo, pois gostava de cantar no rádio e participou de vários programas de calouros na adolescência, inclusive já no Rio de Janeiro onde iniciou sua carreira artística.

Curioso é que por pouco Vandré não fez uma dupla com João Gilberto, pois dedicou-se aos estudos de direito, que o levaram a formar parceria com outro ilustre, Carlos Lyra, com quem compôs suas primeiras canções. Seu primeiro disco veio em 1964 com o sucesso de Fica mal com Deus, mas o reconhecimento nacional viria com a vitória do Segundo Festival da Música Popular da Record, com a canção Disparada, interpretada por Jair Rodrigues, que dividiu o título com A banda, de Chico Buarque.

Vandré, aos 75 anos em 2010.
E foi no Festival Internacional da Canção, de 1968, que estourou o sucesso de Pra não dizer que não falei das flores, que só perdeu para Sabiá de Chico e Tom, que foram vaiados por isso. Outras canções do seu repertório são Canção da despedida, Rosa flor, Rancho da rosa encarnada, Vou caminhando e Pra que mentir. Outra grande curiosidade que se remete a seu nome é o fato de afirmarem que ele foi torturado pelos militares, exilado e depois, enlouquecido, fatos desmentidos em recente entrevista dada a Globo News, ano passado, afirmando que seu afastamento da música foi algo natural e uma escolha da qual não se arrepende.

Um forte abraço a todos!

domingo, 3 de abril de 2011

Os Intérpretes do Brasil - 4

E a Série sobre os grandes intérpretes e suas marcas registradas destaca uma figura feminina, já que muitos afirmam que hoje o Brasil é o país das cantoras, precisamos destacar uma que pode ser dita como referência para muitas que estão aí hoje e outras que ainda surgirão: Elis Regina, considerada por vários como a melhor cantora do Brasil de seu tempo.

Elis se destaca em todas as canções que interpretou, e entre elas, gostaria de dar enfâse a Casa no campo, Romaria, Como nossos pais, Águas de março, As curvas da estrada de Santos, O bêbado e a equilibrista, Fascinação, Alô alô marciano, Atrás da porta, Arrastão e Madalena. Esses não são apenas sucessos de seu repertório, pois poderíamos citar mais uma centena deles, mas são interpertações dos mais variados compositores desse país que ganharam sua marca.

Canções que ao ouvirmos, sabemos que se trata da Elis. São interpretações que, mesmo com outras releituras também tão geniais de seus mesmos compositores e de outros intérpretes, a gênese de seu sucesso se encontra em um único nome: Elis Regina e por isso temos nela uma eterna referência para tantas gerações.

Um forte abraço a todos!

sábado, 2 de abril de 2011

Futuros amantes

Olha, essa é das minhas preferidas não apenas do Chico, mas da música brasileira. Futuros amantes é das mais valiosas pérolas que possuímos. Romântica ao extremo, desperta em nós um novo atrevimento em tentar desvendar os segredos do Chico Buarque compositor. Lançada em 1993 e também no cd ao vivo As cidades, de 1998, foi também gravada por Gal Costa.

Futuros amantes é um retrato de um amor vivido que sugere se eternizar no Rio de Janeiro, mas ao contrário da maioria das canções de amores eternos que se alicerçam no passado ou no presente, como o próprio título sugere, esse amor brilhará no futuro e a contemplação máxima se dará não mais pelos protagonistas dele, mas pela certeza que alguém vasculhará um Rio de Janeiro submerso (geograficamente isso é possível e até provável há milhares de anos a frente), surpreso ao se deparar com um amor atemporal dessa magnitude! Coisas de gênios!

Futuros amantes
(Chico Buarque)

Não se afobe, não, que nada é pra já
O amor não tem pressa, ele pode esperar em silêncio
Num fundo de armário, na posta-restante
Milênios, milênios no ar

E quem sabe, então o Rio será
Alguma cidade submersa
Os escafandristas virão explorar sua casa
Seu quarto, suas coisas, sua alma, desvãos

Sábios em vão tentarão decifrar
O eco de antigas palavras
Fragmentos de cartas, poemas, mentiras, retratos
Vestígios de estranha civilização

Não se afobe, não, que nada é pra já
Amores serão sempre amáveis
Futuros amantes, quiçá, se amarão sem saber
Com o amor que eu um dia deixei pra você

Um forte abraço a todos!