terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Programa Som Brasil

A Rede Globo sempre apresentou programas musicais interessantes nos anos 80 e 90. E um dos melhores programas foi o Som Brasil, criado pelo cantor Rolando Boldrin e que foi ao ar pela primeira vez em 1981, divulgando a música regional brasileira. Apresentado aos domingos pela manhã, o programa sofreu várias modificações, interrupções e teve outros apresentadores, a exemplo de Lima Duarte, ainda na década de 80. O próprio Lima já afirmou que o programa foi importante para ele compor seu principal papel de novela: O Sinhozinho Malta, de Roque Santeiro.

Muitos artistas passaram pelo programa nessa fase, como Dominguinhos, Fábio Jr., Luiz Gonzaga, Leila Pinheiro, entre outros. Na década de 90, o programa passa a exibir shows temáticos ou comemorativos de grandes nomes da música brasileira, destacando-se os especiais Simone 20 anos, Chitãozinho e Xororó e Leandro e Leonardo, Ângela Maria amigos, Gonzaguinha, etc. Vamos relembrar com mais detalhes, duas dessas edições nas próximas postagens. Li que o Canal Viva anda reprisando alguns desses shows dos anos 90 do programa.

Na fase atual em que é apresentado, o programa presta homenagens a grandes compositores e é apresentado por atrizes globais como Patrícia Pillar, Letícia Sabatella e Camila Pitanga. Algumas edições já foram lançadas em DVD. De Vinícius de Moraes a Milton Nascimento, de Zeze di Camargo e Luciano a Cazuza, de Luiz Gonzaga a Chico Buarque, vários astros já foram temas dessa nova fase que continua ano a ano divulgando nossa música.

Um forte abraço a todos!

Nenhum comentário: