quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Os compositores do Brasil - 45

Quando o assunto é frevo, vários nomes pernambucanos se destacam, sobretudo na composição. Entre eles temos Nelson Heráclito Alves Ferreira, ou simplesmente Nelson Ferreira, nome citado como referência para todos que curtem esse ritmo. Natural de Bonito/PE, Nelson aprendeu cedo a tocar violão, violino e piano e aos catorze anos fez sua primeira composição: a valsa Vitória.

Nelson foi diretor artístico da Rádio Clube, da Fábrica de discos Rozenblit (a única fora do eixo Rio/São Paulo) e maestro, estando a frente de uma orquestra que percorreu todo o país, divulgando o frevo. Como compositor, sua canção mais conhecida é Evocação nº 1. Outras Evocações (ao todo foram sete) foram feitas para homenagear carnavalescos companheiros seus e outros compositores e imortais da poesia.

Outras composições suas são Quarta-feira ingrata, Frevo da saudade, Chora palhaço, Boca de forno, Pernambuco você é meu, Arlequim, Gostosinho, Gostosão, Gostosura, Come e dorme, Borboleta não é ave, Cabelos brancos, Bloco da Vitória, entre tantos frevos de rua, de blocos e frevo-canções, interpretadas por gente como Claudinor Germano, Carlos Galhardo, Francisco Alves, Aracy de Almeida, Nelson Gonçalves, Expedito Baracho, entre outros. Fez também canções que viriam a se tornar verdadeiros hinos, embora não oficiais do Náutico e do Sport. Nelson partiu para a eternidade em 1976 e continua eterno no coração do frevo pernambucano.
 
Um forte abraço a todos!

Nenhum comentário: