terça-feira, 17 de abril de 2012

Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães - o Geraldão

Esse Ginásio tem histórias e grandes lembranças para o povo pernambucanco. Inaugurado em 1970, o Geraldão, em formato de nave espacial (e que belíssima arquitetura ele tem), permitiu que o Recife pudesse cediar grandes partidas do esporte nacional, além de ser rota dos melhores shows nacionais e internacionais, durante três décadas: 70, 80 e 90.

Em termos de música, por aqui passaram grandes shows que ecoaram pela Imbiribeira, bairro do Recife onde ele se situa. Quem passa e o vê abandonado não tem coragem de entrar e se deparar com o imenso silêncio em que vive, contrastando com todos os gritos dos fãs emocionados ao verem seus artistas favoritos pela primeira, segunda, enésima vez. Rita Lee, Raul Seixas, Fábio Jr., Xuxa, Joanna, José Augusto, Julio Iglesias, Os trapalhões, A-ha, Gilberto Gil e tantos outros escreveram a história musical deste lugar.

A nostalgia toma conta de mim pois aqui vi pela primeira vez o rei Roberto Carlos em 1994, em seu aniversário e como isso não poderia ser inesquecível? Vi Roberto homenagear Pinga (empresário que trazia vários artistas, inclusive Roberto ao Nordeste) por realizar seu show de número 10.000 em 1997. Aqui vi Roberto voltar ao Brasil e chorar em 2000. Vi em 2006 o último show que ele fez aqui, o primeiro que vi com minha noiva. Incrível imaginar e ainda hoje sonhar com esse estádio lotado, o povão mesmo, todas as classes sociais, da arquibancada aos camarotes, de pé aguardando o rei chegar e encantar.

Pinga e Roberto fizeram história no Geraldão.

Prometo depois contar cada um desses shows que vi no Geraldão e confesso que mesmo indo a outros locais em Recife, não encontro a mesma emoção e respeito que aquele público tinha por seu artista, porque simplesmente era de arrepiar o côro e a emoção que se sentia ali. Sinto saudades demais dos shows que o Pinga organizava (Foi ele quem trouxe Roberto pela primeira vez ao Geraldão em 1972), pois ele pensava mesmo no povo, no verdadeiro fã do artista, quando definia o preço do ingresso e os locais que cada fã tinha a seu dispor para presenciar seu artista, sem essa separação toda que se presencia hoje. O ginásio lembra um disco voador e era essa mesma sensação que sentíamos: sermos transportados para um mundo de sonhos e de muitas emoções. Quem dera, pudessem dar a devida sensação a essa nave que parece esquecida e sucateada, mas isso é apenas no presente, pois em nosso passado, ela estará sempre a todo vapor, carregando nossas boas lembranças!

Um forte abraço a todos!

Um comentário:

Anônimo disse...

Belas palavras meu amigo .pura verdade