quinta-feira, 7 de junho de 2012

Vou voar pra Limoeiro e brincar o melhor São João...

Muita gente me pergunta se não há nenhum cantor na minha terra natal, alguma banda ou algo assim. Gosto de lembrar que houve um cantor muito conhecido e cultuado na cidade e na região e que tive o prazer de cumprimentá-lo, quando eu era criança. Ele era conhecido por Toinho de Limoeiro e depois passou a se chamar Toninho Rodrigues, mas o primeiro nome sempre foi mais forte, artisticamente falando de Antônio Rodrigues de Araújo.

Toinho fez muito sucesso com canções românticas e também com forrós como Anjo querubim, Súplica cearense, Amor sincero, O rei nas estrelas, Brigas, Se é destino, Vivendo só, etc. Toinho fez muitas festas em Limoeiro e arredores, até partir para a eternidade em 2008. Curiosamente, seu enterro foi no dia do aniversário da cidade, talvez para marcar ainda mais a saudade desse filho ilustre.

Mas, Toinho será sempre lembrado pelos limoeirenses como eu e também por deixar a música como principal herança para sua filha Kátia Rodrigues, que foi a única a seguir carreira artística, dos filhos que teve. Lembro dela ainda quando estudava no Ginásio no começo da década de 90 e ela era sempre muito simpática com todos. Não a vi cantando Mpb ainda, mas sei que arrasa no forró, pois ano passado, após o show de Zezé di Camargo e Luciano, ela deu show e nosso amigo Orlando, de Passira, sempre me cobra uma homenagem a ela e porque não, a seu pai. Então, posso ficar tranquilo, pois minha terra está bem representada por essas pessoas tão talentosas. Toinho fez uma canção em homenagem ao São João de minha cidade e a letra, deixo pra vocês:

São João de Limoeiro
(Toinho de Limoeiro)

Com dinheiro ou sem dinheiro sobre as asas da paixão
vou voar pra Limoeiro e brincar o melhor São João

Vou até à Pirauíra, dar um beijo em meu xodó
Vou dançar a noite inteira, das canelas da nó
Vou deixar moça bonita banhadinha de suor
No chamego buliçoso da leveza do forró

Vou comer milho e pamonha, soltar foguete e balão
Vou acender minha fogueira no Alto de São Sebastião
Lá na Rua da Alegria tem quadrilha e baião
Limoeiro, Limoeiro, como é bom o teu São João

Um forte abraço a todos!

Um comentário:

Anônimo disse...

KÁTIA RODRIGUES UMA CANTORA(que posso dizer) QUE ESTÁ NO MESMO NIVEL DE UMA ADRIANA CALCANHOTO QUANDO SE TRATANDO DO REPERTORIO MPB!! UMA CANTORA VERSATIL E VÁRIOS ESTILOS.....QUEM TEVE A OPORTUNIDADE DE OUVI-LA SABE O QUE ESTOU FALANDO,E QUE NÃO TEVE COM CERTEZA VAI TER A MESMA OPINIÃO!!
ORLANDO (PASSIRA)