terça-feira, 17 de julho de 2012

CD Roberto Carlos 1984

Capa do CD Roberto Carlos 1984
Este trabalho já me integra como fã de Roberto, pois foi ele quem me despertou para as canções do rei e isso já foi dito: meu pai era caminhoneiro e comprou o disco. Eu, então com 4 anos de idade ouvia a canção Caminhoneiro e a adorava, sabia toda aquela extensa letra e depois de ver o Roberto dirigir um caminhão no especial daquele ano, passei a admirá-lo bastante. Lançado em 23 de novembro daquele ano (olha que até saiu cedo), esse disco trouxe recordes com a canção principal: além dessa influência pessoal, Caminhoneiro é uma das canções mais longas de seu repertório (dura quase 7 minutos) e uma das que mais tocou nas rádios em um só dia.

Foto interna do CD 1984
Além dessa faixa, tivemos outros sucessos como Coração, Eu e ela e Eu te amo (uma versão de And I love her, dos Beatles). Aleluia é uma das mensagens mais lindas e geniais de seu repertório, unindo dois temas fortes que são religião e ecologia. Além de Caminhoneiro e Aleluia, gosto muito de Lua nova, Cartas de amor e Sabores, pois são canções belíssimas que não sei se tocaram nas rádios, mas poderiam ser temas de casais românticos de novelas e também serem resgatadas pelo rei ou por algum intérprete de sua obra. Completam a obra a canção As mesmas coisas, em um disco que pecou apenas pelo fato de trazer nove faixas (Dez ou doze são suficientes, mas nove, considero um abuso).

Contra-capa
A capa apresenta um Roberto maduro, um quarentão atualizado com o amor. Houve uma tiragem que apresentou alguns defeitos na foto interna do disco, que também trazia as letras, músicos e técnicos que trabalharam nessa produção. A sonoridade desse trabalho, a meu ver, superou todos os outros discos lançados por ele até então e nesse quesito, esse trabalho está entre os dez melhores de sua carreira. Esse disco é um marco não apenas pra mim, mas para muitos que se tornaram saudosistas da obra do rei, desse lançamento para trás, sobretudo por não apurarem bem a sonoridade e os temas abordados por sua majestade, daqui pra diante!

Um forte abraço a todos!

Nenhum comentário: