quinta-feira, 19 de julho de 2012

CD Roberto Carlos 1985

Capa do CD Roberto Carlos 1985
Bom, esse disco mexeu no meu coração de menino pela faixa que abre esse trabalho: Verde e amarelo. Numa evocação ufanista, Roberto desperta um país sofrido, pós-ditadura e com graves problemas políticos, econômicos e sociais, para seu característico otimismo, de ver sempre a vida pelas coisas boas que ela apresenta e por que não o seu adorado país? Para aqueles que vinte anos antes já o cobravam fazer algo por seu país, ele dá seu recado, à sua maneira, divulgando o Brasil no exterior muito mais que tantos que o cobravam por isso. Lançado em 03 de dezembro daquele ano, esse disco traz uma sonoridade muito boa e canções belas, embora muitos apontem como o primeiro disco do Roberto que não trouxe clássicos a seu repertório.

Foto interna do CD RC 1985
Além do carro-chefe Verde e amarelo que também bateu recordes de execução nas rádios, tivemos os sucessos De coração pra coração, Paz na terra, A atriz e Símbolo sexual. Depois, tocou bastante Da boca pra fora, que levou o rei a algumas apresentações no Globo de ouro, com essa canção. Gosto muito de Pelas esquinas de nossa casa e Só vou se você for, mas não sei se foram sucessos radiofônicos. E ainda tivemos Contradições e Você na minha mente (esta última fazendo o rei excursionar em um ritmo meio funk). A faixa A atriz revela seu momento enquanto casado com Myrian Rios, numa conversa com seu público, onde revela seus ciúmes das atuações de sua amada nas telinhas, em uma intimidade inédita na música brasileira, só vista entre o rei e seus súditos.

Contracapa do CD RC 1985

A capa traz um Roberto com cabelos mais longos novamente (já que desde 76 estavam um pouco mais curtos), contracapa com um dos momentos (imagem azulada) marcantes de seus shows que são a entrega das rosas, além das letras das canções e a lista de músicos e técnicos que se envolveram nesse projeto. Considero também esse disco como um bom exemplo para aqueles que gostam de cobrar mudanças em sua carreira: ele reflete uma mudança de sons, ritmos e temas, antenados com a realidade musical da época. A gente pode até não gostar de tais mudanças, mas é indiscutível afirmar que sua majestade sempre tentou novas formas de cantar o amor, sempre atualizado com o som e com os dizeres de seu povo verde e amarelo.

Um forte abraço a todos!

Um comentário:

Derbson Frota disse...

Na década de 80 nosso rei arrasou em todos os discos! Impossível escolher somente um trabalho. Esse de 85, por exemplo, eu destaco todas, especialmente "De coração pra coração", "Só vou se vc for", "símbolo sexual", "a atriz" e "da boca pra fora". Show mesmo!

Aproveito e desejo ao amigo Everaldo e a todos os frequentadores aqui do blog um feliz dia do amigo! Que nossa amizade seja abençoada por Deus!

Derbson Frota
Tianguá CE