sábado, 18 de agosto de 2012

Boiadeiro errante

Essa canção é um clássico do repertório sertanejo raiz do Brasil. Interpretada por vários nomes que passam por Inezita Barroso e Almir Sater, considero seu toque imortal dado por Sérgio Reis. Com aquela voz calma, aveludada e sempre afinada, Sérgio consegue nos transportar para o sentimento e os ambientes descritos nessa belíssima letra.

Uma viagem entre dois Estados Brasileiros, Minas Gerais e Goiás, tocando a boiada, descrevendo as adversidades e também os prazeres dessa profissão de boiadeiro, passando pelos sentimentos pessoais e profissionais desse personagem autêntico da nossa cultura é o que sua letra nos proporciona nessa viagem musical pelo interior do país.

Boiadeiro errante
(Teddy Vieira)

Eu venho vindo de uma querência distante
Sou um boiadeiro errante, que nasceu naquela serra
O meu cavalo corre mais que o pensamento,
ele vem no passo lento porque ninguém me espera

Tocando a boiada, auê-uê-uê-ê boi
eu vou cortando estrada, uê boi

Toque o berrante com capricho, Zé Vicente
Mostre para essa gente o clarim das alterosas
Pegue no laço, não se entregue companheiro,
chame o cachorro campeiro que essa rês é perigosa

Olhe na janela, auê uê uê ê boi
que linda donzela, uê boi

Sou boiadeiro, minha gente o que é que há?
Deixe o meu gado passar, vou cumprir com a minha sina
Lá na baixada quero ouvir a siriema,
prá lembrar de uma pequena que eu deixei lá em Minas

Ela é culpada, auê uê uê ê boi
de eu viver nas estradas, uê boi

O rio tá calmo e a boiada vai nadando
Olhe aquele boi berrando, Chico Bento corre lá!
Lace o mestiço, salve ele das piranhas,
tire o gado da campanha pra viagem continuar!

Com destino a Goiás, auê uê uê ê boi
deixei Minas Gerais uê boi

Um forte abraço a todos!

Nenhum comentário: