domingo, 7 de outubro de 2012

Os Intérpretes do Brasil - 21

Esse é um dos melhores intérpretes desse país e não dá pra não começar essa postagem com essa frase, pois Caetano é conhecido pelo compositor, pelo músico, pelo escritor, poeta e também pelo intérprete que é dentro da nossa música. Não bastasse compor clássicos, ser um formador de opinião e um dos mentores do movimento Tropicália, Caetano ainda intepreta os mais variados sucessos de outros artistas, dando toques próprios, criando e deixando sua marca nas canções.

Recentemente, comentamos sobre esse aspecto, quando postamos a coletânea Caetano canta, onde temos três CD´s com suas mais variadas interpretações. E desde o começo de sua carreira e década a década, ele reaparece, surpreendendo com uma gravação que, por muitas vezes, se não supera o original, o revive de forma ímpar.

Destacar três canções interpretadas por ele é tarefa dificílima, mesmo usando o gosto pessoal, mas a número um é mesmo Sozinho, de Peninha, que fez ele vender bastante além de carimbar seu estilo meio joãogilbertiano (perdoem pelo neologismo) de tocar e cantar. Nessa mesma levada, antes ele reviveu Debaixo dos caracóis de seus cabelos (que o rei fez em homenagem ao próprio Caetano) e, depois, Você não me ensinou a te esquecer, de Fernando Mendes que é considerado "brega" pelas novas gerações, mas que Caetano mostra que não há discriminação em sua arte. Mesmo tendo que parar por aqui, me pergunto por que  não pensar em outras marcantes interpretações como Mimar você, Eu sei que vou te amar, Drão, Samba de verão, etc.?

Um forte abraço a todos!

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu incluiria ainda, sonhos, nosso estranho amor e só vou gostar de quem gosta de mim. rss