terça-feira, 6 de novembro de 2012

Miele & Bôscoli

Eles não são duplas sertanejas, nem muito menos gravaram discos juntos, mas são indispensáveis quando se quer contar a história da música brasileira nos últimos 50 anos. Luis Carlos Miele foi radialista e produtor de vários musicais dos anos 60 em diante. Chegou a gravar discos e fazer shows, mas o lado apresentador e produtor foi mais forte em sua vida.

Ronaldo Fernando Esquerdo e Bôscoli, ou simplesmente Ronaldo Bôscoli foi compositor e produtor musical, assim como Miele. É dele, clássicos da Bossa Nova como O barquinho (com Roberto Menescal) e Lobo bobo (com Carlos Lyra), ambas gravadas por João Gilberto. Foi casado com Elis, com quem teve João Marcelo Bôscoli. Foi também um dos poucos a dividir parceria com Roberto Carlos, na faixa Procura-se. E foi produzindo musicais que conheceu Miele, com quem produziria vários espetáculos de vários artistas.

Entre os nomes produzidos pela dupla, estão espetáculos de gente como Roberto Carlos, Elis Regina, Wilson Simonal, Sérgio Mendes, Sarah Vaughan, Leny Andrade, Pery Ribeiro, Taiguara, Claudette Soares, Milton Nascimento, Marcos Valle, Joyce, Wanda Sá, Alcione, Agnaldo Timóteo, Joanna, Ângela Maria, Família Caymmi, etc. Mielle continua na ativa, mesmo com menos produções atualmente. Bôscoli foi para o andar de cima em 1994, mas é indiscutível a contribuição dessa dupla para a história dos grandes espetáculos da música brasileira.

Um forte abraço a todos!

Nenhum comentário: