quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Os compositores do Brasil - 51

Mais um grande compositor da história da nossa música: Antônio Maria Araújo de Morais. Natural de Recife/PE, Antônio Maria foi também cronista, comentarista esportivo e poeta, sendo autor do clássico Manhã de carnaval que, como já falamos anteriormente, já obteve releituras de grandes nomes nacionais e internacionais.

Mas, Antônio Maria é autor de outros grandes sucessos como Menino grande, Ninguém me ama, Valsa de uma cidade, Canção da volta, Samba do orfeu, O amor e a rosa, Tuas mãos, Se eu morresse amanhã, entre outras, algumas em parceria com Fernando Lobo, Luiz Bonfá, Vinícius de Moraes, Ismael Neto, Pernambuco, etc.

São muitos seus intérpretes e entre eles, temos Nat King Cole, Julio Iglesias, Luciano Pavarotti, Luis Miguel, Elizeth Cardoso, Caetano Veloso, Ângela Maria, Fagner, João Gilberto, Emílio Santiago, Gal Costa, Maria Bethânia, Ed Motta, Dolores Duran, Maysa, Nara Leão, etc. Antônio partiu para a eternidade em 1964, deixando de herança para a música brasileira essas e outras contribuições.

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Sorria meu bem, sorria...

Esse foi, sem sombra de dúvidas, um dos mais populares cantores que este país conheceu e até hoje, vez por outra, algum colega seu canta seu maior sucesso em seu show e pede pra seu bem sorrir. Pois é, estamos falando de Evaldo Braga. Natural de Campos/RJ, Evaldo foi sucesso nos anos 70, mas antes disso, chegou a ser engraxate e lavador de carros de artistas de rádios e gravadoras.

Foi em 1969, ao conhecer o produtor Oscar Navarro, que obteve a chance e gravar seu primeiro disco. Seu maior sucesso, Sorria sorria, foi uma explosão na época e depois regravada por nomes como Adilson Ramos e Agnaldo Timóteo. Considerado o "Ídolo negro, também foi gravado por Paulo Sérgio, Carlos Alexandre e Nilton César.

Outros sucessos foram Eu não sou lixo, Nunca mais, A cruz que carrego, Mentira, Eu desta vez vou te esquecer, Tudo fizeram pra me derrotar, Meu Deus, etc. Evaldo teve carreira curta, pois partiu para a eternidade em 1973, em um acidente automobilístico. Em uma época em que a música dor de cotovelo ou brega (diferente do brega de hoje) estava no auge, foi muito sucesso e bateu recordes, o que o faz ainda hoje inesquecível por seus colegas e por seu público.

Um forte abraço a todos!

domingo, 26 de agosto de 2012

CD Nelson Gonçalves ao vivo no Olympia

O Olympia foi uma grande casa de show de São Paulo. Nelson Gonçalves foi um grande cantor da nossa música. Ambos não existem mais entre nós. Mas, ambos se encontram nesse CD, lançado em 1990 e que representa a comemoração dos 50 anos de carreira dessa grande voz inesquecível e prazerosa para nossos ouvidos sempre.

Fazendo um apanhado de vários sucessos de sua carreira, já que não daria pra juntar todos em um único disco, temos Dos meus braços tu não sairás, Caminhemos, Meu vício é você, Marina, Dolores Sierra e o belíssimo medley Fica comigo esta noite/Meu dilema/Escultura/Pensando em ti para então termos um momento "seresta", com voz e violão e os sucessos Carlos Gardel, Vermelho 27, Cadeira vazia, Número um, Naquela mesa, Chão de estrelas e As rosas não falam.

O momento banda retorna com clássicos como Nem às paredes confesso/Só nois dois, Onde anda você, Renúncia, Spot light, As vitrines, Matriz ou filial, Negue e A volta do boêmio. Com um repertório destes, com a participação de músicos como Caçulinha e Rafael Rabello e com aquela inesquecível voz, só lamento não haver registro em DVD desse fantástico repertório e quem presenciou deve guardar até hoje a lembrança desse grande astro que a música brasileira teve o privilégio de desfrutar sempre!

Um forte abraço a todos!

sábado, 25 de agosto de 2012

Uma nova mulher

Gosto bastante dessa canção, interpretada pela Simone e que se tornou inesquecível por fazer parte da trilha sonora da novela global Tieta (1989). Inclusive, um de seus compositores, o Paulo Debétio, já foi tema da série Os compositores, que você pode conferir aqui. Lamento ser uma daquelas grandes músicas esquecidas de seu repertório atual de shows. Já ouvi muitas críticas em relação a essa fase mais popular da carreira da Simone, mas são dessas canções que sinto mais falta em sua carreira e na música brasileira atual.

Voltando à canção, a letra de Uma nova mulher apresenta justamente o que o título diz: uma pessoa que renasceu e revigorou, recuperando sua estima e  mostrando todo seu brilho ofuscado por sofrimentos anteriores. Na novela, acontecia exatamente o que a letra diz, o que comprova que algumas cenas de novelas, aliadas à uma grande canção, se tornam algo inesquecível para os amantes das novelas e das boas canções. E em tempos de violência extrema contra as mulheres, essa canção é adequada para que a alma feminina tome consciência de que sempre carrega luz própria e um brilho peculiar, típicos de toda mulher! 

Uma nova mulher
(Paulo Debétio e Paulinho Rezende)

Que venha essa nova mulher de dentro de mim,
Com olhos felinos felizes e mãos de cetim
E venha sem medo das sombras, que rondam o meu coração,
E ponha nos sonhos dos homens a sede voraz, da paixão

Que venha de dentro de mim, ou de onde vier,
Com toda malícia e segredos que eu não souber
Que tenha o cio das onças e lute com todas as forças,
Conquiste o direito de ser uma nova mulher

Livre, livre, livre para o amor
quero ser assim, quero ser assim
Senhora das minhas vontades e dona de mim

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Vento, ventania me leve para as bordas do céu...

Mais uma banda de rock nacional dos anos 80 formada no Rio de Janeiro, Biquini cavadão é composta por Bruno Gouveia (voz), Carlos Coelho (guitarra), Miguel Flores (teclado) e Álvaro Lopes (bateria) e receberam esse nome de Hebert Viana, dos Paralamas, que foi um dos padrinhos da banda, que lançou seu primeiro sucesso em 1985, com a canção Tédio.

Daí em diante, muita batalha e com isso vários sucessos, entre eles No mundo da lua, Ida e volta, Tormenta, Inocências, Samba de branco, Impossível, Vento ventania, Janaína, Múmias, Timidez, Zé ninguém, Vou te levar comigo, Dani, Quanto demora um mês, etc.

Como todas as bandas de rock ou não, de toda a parte do mundo, pelo Biquini cavadão já passaram outros integrantes e o mais importante a se perceber é que a banda continua ativa, fazendo shows e encontrando seu público fiel que também, como todas as bandas, conquistou no decorrer de todo esse tempo de carreira.

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Os Músicos do Brasil - 34

Falar de músicos desse país é a oportunidade de exaltarmos nomes geralmente desconhecidos. Mas, grandes nomes não podem ser esquecidos como é o caso de Heitor Villa Lobos, considerado o maior expoente da música do Modernismo no Brasil. Natural do Rio de Janeiro/RJ, teve contato com a arte musical cedo, já que seu pai era músico amador e seu avô, um boêmio.

O interesse pelo chorinho fez com que sua obra valorizasse o violão e sua obra buscou enaltecer o espírito nacionalista, descobrindo uma linguagem brasileira na música e tornando-se uma referência erudita para o mundo. Em 1922, participou da Semana da Arte Moderna no Teatro Municipal de São Paulo, apresentando-se durante três dias, com três espetáculos diferentes.

Sua obra riquíssima engloba Choros, Sinfonias, Bachianas brasileiras e Músicas ao piano, ao violão, coral, vocal, de câmara, dramática, etc. Villa Lobos partiu para a eternidade em 1959, mas até hoje é um dos brasileiros mais premiados e reconhecidos em nosso país e no exterior, sobretudo por sua contribuição imensurável à nossa música, à nossa arte!

Um forte abraço a todos!

domingo, 19 de agosto de 2012

CD Perfil 2 Ana Carolina

Alguns lançamentos pedem bis, pedem um volume dois ou algo assim. Acontece com os acústicos e também com a coletânea Perfil de alguns artistas como foi o sucesso de vendas Perfil Ana Carolina, lançado em 2005 e mais sucesso revivido com esse volume dois da série, lançado em 2010 e que conta com outras canções da Ana e que completam o primeiro volume.

Estão lá Entreolhares (com John Legend), A canção tocou na hora errada, Mais que a mim (com Maria Gadú), Aqui, Resta (com Chiara Chivello), Tolerância, Um edifício no meio do mundo, Ruas de outuno, Carvão, Milhares de samba (com Roberta Sá), 10 minutos, Rosas, É isso aí (com Seu Jorge), Cabide e Armazém. A canção Cabide consta nos créditos com a presença de Luiz Melodia, mas não sei em qual momento, já que não se escuta sua voz, mesmo sendo uma gravação ao vivo.

Gosto bastante dessa coletânea, até mais que o primeiro volume. Creio que o primeiro volume traz mais clássicos do repertório do início da carreira da Ana, mas o segundo volume traz uma artista mais madura e com arranjos mais elaborados. Mas, como disse no ínicio, se alguém reclama que sempre faltará esta ou aquela canção, essas duas coletâneas se completam e mostram o melhor dessa grande artista contemporânea que é a Ana Carolina, com sua voz, seu talento e suas interpretações marcantes.

Um forte abraço a todos!

sábado, 18 de agosto de 2012

Boiadeiro errante

Essa canção é um clássico do repertório sertanejo raiz do Brasil. Interpretada por vários nomes que passam por Inezita Barroso e Almir Sater, considero seu toque imortal dado por Sérgio Reis. Com aquela voz calma, aveludada e sempre afinada, Sérgio consegue nos transportar para o sentimento e os ambientes descritos nessa belíssima letra.

Uma viagem entre dois Estados Brasileiros, Minas Gerais e Goiás, tocando a boiada, descrevendo as adversidades e também os prazeres dessa profissão de boiadeiro, passando pelos sentimentos pessoais e profissionais desse personagem autêntico da nossa cultura é o que sua letra nos proporciona nessa viagem musical pelo interior do país.

Boiadeiro errante
(Teddy Vieira)

Eu venho vindo de uma querência distante
Sou um boiadeiro errante, que nasceu naquela serra
O meu cavalo corre mais que o pensamento,
ele vem no passo lento porque ninguém me espera

Tocando a boiada, auê-uê-uê-ê boi
eu vou cortando estrada, uê boi

Toque o berrante com capricho, Zé Vicente
Mostre para essa gente o clarim das alterosas
Pegue no laço, não se entregue companheiro,
chame o cachorro campeiro que essa rês é perigosa

Olhe na janela, auê uê uê ê boi
que linda donzela, uê boi

Sou boiadeiro, minha gente o que é que há?
Deixe o meu gado passar, vou cumprir com a minha sina
Lá na baixada quero ouvir a siriema,
prá lembrar de uma pequena que eu deixei lá em Minas

Ela é culpada, auê uê uê ê boi
de eu viver nas estradas, uê boi

O rio tá calmo e a boiada vai nadando
Olhe aquele boi berrando, Chico Bento corre lá!
Lace o mestiço, salve ele das piranhas,
tire o gado da campanha pra viagem continuar!

Com destino a Goiás, auê uê uê ê boi
deixei Minas Gerais uê boi

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Os compositores do Brasil - 50

A série Os compositores do Brasil chega a sua 50ª edição com uma novidade: vai ter duas edições mensais, sobretudo pela quantidade de profissionais que ainda estão na fila e que merecem uma postagem como homenagem por seus trabalhos, geralmente ofuscados pelos intérpretes de suas obras, pois é esta a função dessa série.

E hoje, chegamos a um grande nome deste meio que já há muito tempo batalha para ter seus sucessos gravados e reconhecidos em alguma grande voz nacional: Nelson de Morais Filho, mas que todos conhecem no meio por Nenéo. Ele tem músicas nas vozes de gente como Roberto Carlos, Zezé di Camargo e Luciano, Alcione, Leonardo, Chitãozinho e Xororó, Sandy e Júnior, Odair José, Paulo Sérgio, Erasmo Carlos, entre outros.

E os sucessos? Temos Meu ébano, Quero ter você perto de mim, Para o diabo com os conselhos de vocês, Cada volta é um recomeço, Hoje é domingo, Cristal quebrado, Mel na minha boca, O dia-a-dia, Vai ter que rebolar, etc. Com tantos sucessos no coração dos brasileiros e parafraseando um de seus grandes sucessos, Nenéo é um compositor de se tirar o chapéu, como a foto mesmo mostra!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Com você partirei...

Este é mais um artista internacional que planta sucessos e carisma no coração da música brasileira: o tenor Andrea Bocelli. Natural de Latajico, na Itália, Bocelli ganhou o mundo com a emoção que passa em seu canto e mesmo sendo deficiente visual (nasceu com problemas visuais e perdeu a visão em definitivo aos doze anos) não permitiu que suas limitações trouxessem alguma barreira para apresentar ao mundo sua voz e sua arte!

E ganhamos uma voz, apadrinhada também por outro grande tenor, Luciano Pavarotti, e grandes sucessos como Con te partió, Per amore, Because we believe, Caruso, Ave Maria, Por ti volare, The prayer, Dare to live, Somos novios, Can’t help falling in love, Amapola, Non ti scordar di me, entre outros. Bocelli interagiu também com artistas brasileiros, quando por exemplo gravou com Sandy a canção Vivo por ela, sucesso no Brasil e no exterior.

E por pouco não tivemos um dueto dele com Roberto Carlos na faixa L´appuntamento, que o tenor teve que gravar sozinho pela incompatibilidade de agendas dos artistas. Andrea Bocelli sempre que vem ao Brasil, tem um público cativo em seus shows, pois suas canções, seu carisma e sua voz conquistaram o povo brasileiro que aprecia esse estilo de música!

Um forte abraço a todos!

domingo, 12 de agosto de 2012

Olhando as estrelas - 27

Aproveitando a data de hoje, resolvi abordar na série Olhando as estrelas, dois grandes astros da nossa música que são pai e filho: Gonzagão e Gonzaguinha. Curiosamente, no dia dos pais do ano passado, falamos de Gonzaga e de Seu Januário, que pode ser conferido nesse link. É de pai pra filho que essa família escreve na música brasileira, pois como foi dito, Sr. Januário passou o oficio para Gonzaga e este teve em Gonzaguinha sua continuação.

É fato que houve um tempo em que esses dois não se entenderam por completo, mas foi no momento em que se uniram que escreveram grandes momentos de suas vidas, de suas carreiras e da música brasileira que podemos conferir em vários vídeos onde os dois cantam algum sucesso de Gonzaga ou algo que Gonzaguinha fez e Gonzagão gravou como as canções Festa, Mariana e Não vendo nem troco.

Já cintamos por exemplo uma coletânea da dupla, CD Gonzagão & Gonzaguinha juntos, com alguns dos duetos da dupla e entre esses, destaco Não vendo nem troco, A vida de viajante e Pense n´eu. Destaco também a belíssima versão de Noites brasileiras que ambos gravaram com Fagner. E hoje, por ser Dia dos Pais, presenciamos nessa série que pai e filho foram protagonistas de lindas páginas na música brasileira, das quais nos orgulhamos sempre, com muita saudade, mas também admiração!

Um forte abraço a todos!

sábado, 11 de agosto de 2012

Resposta

Gosto muito do Skank e esta é uma das minhas preferidas. Clássica do repertório da banda, indispensável em seus shows, mereceu uma lapidação dada por Milton Nascimento e Lô Borges em seu CD Crooner. Uma grande parceria entre o Samuel e o ex-titã Nando Reis que também a interpreta em seus shows. É daquelas canções cheias de lindas filosofias e que até podem atrapalhar a interpretação de quem não a entende bem, mas vou deixar as impressões que ela me causou.

A letra de Resposta, como o próprio título sugere, é a demonstração de como estão as coisas após o fim de um relacionamento, com direito a boas recordações contidas em escritos, versos, uma visita ao caderno onde se escreveu o romance entre os protagonistas da canção. Sem perspectiva de retomada, os dois seguem seus caminhos e ficam pra trás os versos que um dia os uniram, aguardando, quem sabe, uma resposta a eles:

Resposta
(Samuel Rosa e Nando Reis)

Bem mais que o tempo que nós perdemos
Ficou prá trás também o que nos juntou
Ainda lembro que eu estava lendo
Só prá saber o que você achou
Dos versos que eu fiz e ainda espero resposta

Desfaz o vento o que há por dentro
Desse lugar que ninguém mais pisou
Você está vendo o que está acontecendo
Nesse caderno sei que ainda estão

Os versos seus, tão meus que peço
Nos versos meus, tão seus que esperem
Que os aceite
Em paz eu digo que eu sou
O antigo do que vai adiante
Sem mais eu fico onde estou
Prefiro continuar distante

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Não sou mais uma das tais...

Uma das mais recentes revelações da música brasileira é Thais Gulin. Natural de Curitiba/PR e conhecida na mídia por suas parcerias (pessoais e profissionais) com Chico Buarque, já que regravou e também contou com ele em seu disco, Thaís é uma das boas promessas da música brasileira contemporânea e desde criança gostava de cantar clássicos infantis, estudando canto e violão no conservatório de sua cidade natal.

Lançou seu primeiro trabalho em 2007, sendo sucesso de crítica e trazendo entre outras, as canções Cinema incompleto, Garoto de aluguel, 78 rotações, De boteco em boteco e Cisco. Em 2011, lança seu segundo trabalho onde consta o dueto com Chico na canção Se eu soubesse, além das canções Frevinho e Cinema americano, entre outras.

Se Thaís se firmará como novo talento, só o tempo vai dizer, mas ao que tudo indica, seguindo a crítica e os elogios de colegas consagrados, tudo indica que temos um novo nome na música brasileira e torcermos para que a cada dia surjam novos talentos como este.

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Ai que saudade tenho dos bailes de outrora...

Vamos viajar no tempo e relembrar um grande cantor esquecido atualmente, mas muito festejado no passado, oriundo da época do rádio: Francisco Petrone, conhecido por Francisco Petrônio. Natural de São Paulo/SP, foi considerado a voz de veludo do Brasil, em um tempo em que os artistas ganhavam rótulos para diferenciarem uns dos outros.

Era taxista e gostava de cantar durante suas corridas, até que um passageiro, também cantor, o levou para fazer testes na rádio e daí pra frente começou sua carreira de cantor, lançando seus sucessos como Baile da saudade, Agora, Não me falem dela, Tão longe de mim distante, O amor mais puro, Em algum lugar do passado, Valsa da saudade, etc.

O eterno rei do baile da saudade partiu para a eternidade em 2007, mas continua presente na lembrança daquelas pessoas que seguiram seus sucessos, dançaram seus boleros e cantaram suas canções românticas que animavam aqueles bailes e influenciaram tantos outros artistas contemporâneos.

Um forte abraço a todos!

domingo, 5 de agosto de 2012

Os Intérpretes do Brasil - 19

Além de grande compositor, Fábio Jr. é um excepcional intérprete e essa vertente tem tomado frente em sua carreira nos últimos anos, o que podemos verificar em seus mais recentes lançamentos, como foi o caso do CD Fábio Jr. Íntimo, que já comentamos anteriormente. Destacar apenas três interpretações de seu repertório é realmente tarefa difícil, mas vamos tentar, pois esse é o espírito dessa série.

Desde muito tempo que Fábio é um excelente intérprete, mesmo quando seu lado compositor estava mais presente em sua carreira. Em 1989, por exemplo, deu uma interpretação fantástica à Romaria, sucesso de Renato Teixeira que Elis Regina já havia imortalizado antes, portanto, uma tarefa difícil que Fábio soube levar uma boa, com seu talento. Na década de 90, Fábio também se destacou em várias canções e entre elas, gosto muito da interpretação definitiva, a meu ver, para Impossível acreditar que perdi você, de Márcio Greyck.

E viajando no tempo quem não se emocionou quando ele soltou a voz para reviver Volta, clássico de Lupicínio Rodrigues, que já havia recebido versão de Gal Costa no passado? Bom, poderíamos citar mais tantas outras que não seriam incoerentes nessa postagem como Só você, Alma gêmea, Pareço um menino, Esquinas, Transas, Esqueça, Ai que saude d´ocê, etc. Mas, vamos parar por aqui para respeitar o tópico, porém o grande intérprete continua, ainda bem!

Um forte abraço a todos!

sábado, 4 de agosto de 2012

À primeira vista

Essa canção é belíssima e lembro quando foi lançada, em 1996, como tema da novela global O rei do gado. Daniela Mercury explodia com esse sucesso, abrindo espaço para um dos melhores compositores lançados naquele momento: Chico César, que depois interpetou também a canção que se tornaria clássico de seu repertório e presença constante em seus shows.

À primeira vista apresenta uma letra que fala do amor como um momento mágico, um piscar de olhos. Um show à parte foi o arranjo que Daniela apresentou em sua leitura que fazia a música crescer com suas frases de guitarras, até o momento que o sentimento finalmente era revelado e o motivo principal de tudo existir, inclusive a própria canção que embalou muitos apaixonados naquele ano e por que não hoje?

À primeira vista
(Chico César)

Quando não tinha nada eu quis
Quando tudo era ausência esperei
Quando tive frio tremi
Quando tive coragem liguei

Quando chegou carta abri
Quando ouvi Prince dancei
Quando o olho brilhou, entendi
Quando criei asas, voei

Quando me chamou eu vim
Quando dei por mim tava aqui
Quando lhe achei, me perdi
Quando vi você, me apaixonei

Quando não tinha nada eu quis
Quando tudo era ausência esperei
Quando tive frio tremi
Quando tive coragem liguei

Quando chegou carta abri
Quando ouvi Salif Keita dancei
Quando o olho brilhou, entendi
Quando criei asas, voei

Quando me chamou eu vim
Quando dei por mim tava aqui
Quando lhe achei, me perdi
Quando vi você, me apaixonei

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Mexe comigo de um jeito tão raro...

Já falamos do patriarca da família Wilson Simonal e também de um de seus filhos Wilson Simoninha. Completamos a família com Maximiliano Simonal Pugliese de Castro, ou Max de Castro, como é conhecido no meio artístico. Natural do Rio de Janeiro/RJ, além de cantor, Max é instrumentista (guitarrista), compositor, arranjador e produtor musical.

Iniciou sua carreira como integrante de uma banda, da qual também fazia parte Pedro Mariano. Como produtor ou instrumentista já trabalhou com nomes como Lobão, Frejat, Kid abelha, Pedro Mariano, Luciana Mello, Jairzinho Oliveira e seu irmão Simoninha, entre outros. Como compositor, já dividiu parcerias com nomes como Nelson Motta, Erasmo Carlos, Seu Jorge e Lulu Santos.

Entre seus sucessos, estão, Samba raro, Silêncio no Brooklin, Sempre aos domingos, Depois da festa, A história da morena nua que abalou as estruturas do esplendor do carnaval (essa tem um dos maiores títulos da música brasileira), Sonho de verão, Ela disse assim, O nêgo do cabelo bom, No balanço das horas, Afrosamba, Iluminismo, etc. É tido como um dos grandes nomes da nova geração e integra um grupo de artistas, nos quais se incluem Pedro Mariano, Jairzinho, Luciana, Simoninha e outros, sempre preocupados em fazerem boas músicas.

Um forte abraço a todos!