quinta-feira, 4 de julho de 2013

CD Roberto Carlos 1970

CD Roberto Carlos 1970
Mês de julho e a gente se debruça de forma deliciosa (pra mim e para os amantes da obra do rei) em seus discos. Em anos anteriores já abordamos as décadas de 90 e 80 e agora, vamos para a década de 70, preferida de uma grande maioria e que marca mudanças e um amadurecimento extraordinário como cantor, compositor, músico, artista que é esse cara que carrega a coroa da música brasileira com humildade e merecimento.

Neste trabalho, temos um Roberto já diferente da década anterior, uma transição para o que viria a ser o maior artista romântico que esse país já conheceu. Mas, a meu ver, temos aqui um "disco" menos romântico e mais soul que Roberto lançou, percebido sobretudo nas faixas Uma palavra amiga, O astronauta, Se eu pudesse voltar no tempo e no clássico Jesus Cristo, que atualmente encerra seus shows, já há um bom tempo.

Conta-capa CD RC 1970
Encontramos uma sátira aos cantores antigos com Vista a roupa meu bem e mais saudosismo no clássico Meu pequeno Cachoeiro que é de seu conterrâneo Raul Sampaio. O romantismo, em variadas formas, é visto em canções como Ana (uma das poucas músicas dele que leva nome de mulher), Preciso lhe encontrar, Minha senhora (já naquela época um amor por uma mulher mais velha, sempre moderno!), Maior que o meu amor e 120, 150, 200 km/h (uma mescla de canção e declamação, com letra de cortar os pulsos). Um Roberto diferente também na capa do disco que traz apenas uma sombra do que ainda estava por vir sob as pérolas da coroa real!

Um forte abraço a todos!

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela análise

Roberto carlos disse...

Excelente