domingo, 30 de junho de 2013

Olhando as estrelas - 36

E encerramos esse mês junino tão festivo com duas das maiores estrelas nordestinas e por que não dizer, nacionais? Zé Ramalho e Geraldo Azevedo tem carreiras fascinantes e nos momentos em que estiveram juntos, seja em gravações de discos ou em apresentações em shows, fizeram nesses encontros suas estrelas brilharem ainda mais.

Várias gravações são verificadas no projeto O grande encontro, sobretudo na faixa O amanhã é distante, um clássico. Algumas canções que compuseram juntos ou com mais alguém foram Táxi lunar, Miragens, Pedras e maçãs e Bicho de 7 cabeças. São muitas as apresentações em suas carreiras realizadas juntas.

Seria uma boa pedida um novo show só com os dois ou quem sabe reverenciando algum mestre em comum, tipo Luiz Gonzaga ou Jackson do Pandeiro e todos nós torcemos para que mais encontros como os relatados aconteçam, pois talento é o que não sobra a Geraldo e a Zé!

Um forte abraço a todos! 

sábado, 29 de junho de 2013

Isso aqui tá bom demais

Com essa canção encerramos as comemorações do mês junino, com esse clássico de Dominguinhos e Nando Cordel, gravado por ambos, em parceria com Chico Buarque, que serviu como tema para a novela Roque Santeiro e regravada posteriormente por outros nomes como Elba Ramalho. É uma canção que retrata exatamente como é visto o forró e a festa junina para aquele que a aprecia.

Com apenas duas estrofes, seus autores conseguiram sintetizar toda a festa junina, com sua animação, romantismo e ritmo quente de quem abraça a alegria e não solta durante toda a noite. Hoje, noite de São Pedro, com certeza, esse e outros clássicos são entoados nas boas festas Nordeste afora, afinal é mais uma noite para curtirmos essa tradição só nossa!

Isso aqui tá bom demais
(Dominguinhos e Nando Cordel)

Olha, isso aqui tá muito bom
Isso aqui tá bom demais
Olha, quem ta fora qué entra
Mas quem ta dentro não sai

Vou perder me afogar no teu amor
Vou desfrutar me lambuzar deste calor
Te agarrar pra descontar minha paixão
Aproveitar o gosto dessa animação

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Me dá teu coração que eu caso com você nessa noite de São João...

Essa figura chama-se Francisco Ferreira Lima. Natural de Conceição de Piancó/PB, atende pelo nome artístico de Pinto do acordeon. Mais conhecido como compositor, Pinto é também cantor e um dos maiores acordeonistas desse país.

Seus sucessos já foram gravados por nomes como Genival Lacerda, Trio Nordestino, Fagner, Elba Ramalho e Dominguinhos, entre outros. Tocou durante anos com Luiz Gonzaga, de quem recebeu de presente uma sanfona branca com o seguinte comentário: já pensou se falta energia? você preto, a sanfona preta, ninguém vai ver nada, comentou um espirituoso rei do baião.

Lançou seu primeiro disco em 1976 e coleciona alguns sucessos em sua voz ou de outros intérpretes já citados. São de seu repertório: Arte culinária, Toca sanfoneiro, Forró do chic tak, Vem viver essa paixão e o clássico Neném mulher, também chamada de Paixão de beata, que foi tema da novela global Tieta. Grande músico, grande figura, basta ver a recente entrevista dada ao Jô em que conta causos de sua vida e seu convívio com o rei do baião, seu mestre!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 25 de junho de 2013

Os compositores do Brasil - 67

Gonzaga sempre teve bons compositores a exemplo de Onildo Almeida, João Silva, Zé Dantas e Humberto Teixeira, já retratados por essa série. E hoje é a vez de mais um deles, José Marcolino Alves, o Zé Marcolino. Natural de Sumé/PB, Zé Marcolino é considerado por alguns como o compositor de Gonzaga que melhor falou do sertão depois do próprio rei do baião.

E não é que estamos aqui falando de uma fábrica de hits, alguns, verdadeiros clássicos? São dele as canções Cacimba nova, Numa sala de reboco, Cantiga do vem-vem, Fogo sem fuzil, Quero chá, Sertão de aço, Maribondo, Caboclo nordestino, Eu e meu fole, Matuto aperriado, Serrote agudo, etc.

Zé Marcolino partiu para a eternidade em 1987. Gonzaga e outros artistas prestaram homenagens a ele na Missa do Vaqueiro do ano seguinte. E todos nós convivemos com sua arte e comungando do mesmo pensamento de que pra quem ama todo tempo é pouco pra dançar com um benzinho numa sala de reboco!

Um forte abraço a todos!

domingo, 23 de junho de 2013

Noite de São João


Podem dizer o que quiserem, mas poucas festas brasileiras são tão lindas como as festas juninas do Nordeste Brasileiro, onde as tradições são mantidas nas danças, decorações, comidas típicas e ao mesmo tempo na simplicidade de um povo sofrido, mas que sabe fazer bonito. Aquela coisa de interior de quem nasceu e cresceu por lá sabe o valor dessa simplicidade e de tudo que estou falando. O forró feito com bambu e palha de coco, a alegria no rosto das pessoas, a pracinha animada com as danças típicas...

Uma belíssima canção, entoada nessa noite é Neném mulher, clássico do Trio Nordestino, cantada por outros nomes como Elba Ramalho entre tantos. Sua letra faz menção a essa noite, regada de muita dança, muito amor, muito milho e muito calor dessa fogueira tradicionalíssima que brilha cada vez mais a cada ano que apreciamos sua tradição!

Neném mulher
(Pinto do acordeão)

Neném, neném, neném
O que aconteceu
Tão todos te querendo
Tu vem fica mais eu, oh!

Neném, neném, mulher
Me dá teu coração
Que eu caso com você
Nesta noite de São João

Basta ver como estou
Enjeitado sem amor
Vem depressa me abraçar
E por toda vida
Nunca mais nos separar.

Um forte abraço a todos!

sábado, 22 de junho de 2013

Nem se despediu de mim

São João sem Gonzaga não é o mesmo. Portanto, seus seguidores continuam a entoarem seus clássicos não apenas nessa época. Já comentamos sobre várias de suas canções inesquecíveis, mas em se tratando de Gonzaga, sempre encontraremos mais. É o caso de um de seus últimos clássicos, Nem se despediu de mim, parceria com João Silva e gravado também por Dominguinhos e tantos outros.

Nem se despediu de mim fala da desatenção da pessoa amada que chegou, saiu e nem se quer deu atenção àquele que lhe dedicava tanto amor. Desatenção é uma palavra que machuca a muitos casais, sobretudo nessa correria cotidiana, o que mostra que o clássico de Gonzaga é atemporal e continua cada vez mais atual. E a fé de que esse amor voltará faz crer que aqui no Nordeste, o forró é o pai da alegria.

Nem se despediu de mim
(Luiz Gonzaga e João Silva)

Nem se despediu de mim
Nem se despediu de mim
Já chegou contando as horas
Bebeu água e foi-se embora
Nem se despediu de mim

Te assossega coração
Esse amor renascerá
Vai-se um dia mais vem outro
Aí então, quando ele voltar

Quebre o pote e a quartinha
Bote fogo na tamarinha
Que ele vai se declarar

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Hoje eu acordei pensando em você...

Quem assistiu ao filme Gonzaga de pai para filho se deparou com um ator, que fez Sr. Luiz em uma fase mais nova, muito talentoso. Cantor, compositor e acordeonista, natural de São Paulo/SP, ele é Nivaldo Expedito de Carvalho, que todos conhecem pelo nome artístico Chambinho do acordeon. Viveu sua infância no Piauí, até retornar à capital paulista já na adolescência.

Iniciou sua carreira tocando teclado em bandas de pagode, até ingressar em uma banda que divulgava o ritmo nordestino, a Banda Caiana, lançando discos e abrindo espaço para acompanhar outros nomes como Banda de Pífanos de Caruaru, Anastácia, Família Gonzaga, etc.

E entre os sucessos de seu repertório temos Verdade, Entre no meu sonho, Terra do galo, Jardim dos animais, Frevo mulher, Iracema, etc. É evidente que Chambinho estará sob a sombra de Gonzaga por ter feito o papel no cinema, mas seu talento o qualificará cada vez mais como um agradável nome moderno do autêntico forró!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 18 de junho de 2013

Os Músicos do Brasil - 43

Um dos grandes músicos desse país atende pelo nome de Oswaldo de Almeida e Silva, ou simplesmente Oswaldinho do acordeom. Natural de Duque de Caxias/RJ, possui forte ligação com a música nordestina sobretudo por ser neto de sanfoneiro que viveu no interior da Bahia e ter aprendido a tocar esse instrumento com seu pai.

Em seu currículo de músico estão os mais variados nomes da música brasileira e até internacional, como Rita Lee, Alceu Valença, Luiz Gonzaga, Gonzaguinha, Elba Ramalho, Baby Consuelo, Renato Teixeira, Paul Simon, Freddy Mercury, Inezita Barroso, Fagner, Dominguinhos, Moraes Moreira, Djavan, Elba Ramalho, Caetano Veloso, Raul Seixas, Nara Leão, Milton Nascimento, entre outros.

E depois de presenciar essa pequena descrição me pergunto porque ainda não o tinha homenageado nessa série. Mas, como tudo tem seu dia, aqui está um dos mais competentes músicos desse país, reconhecido também por astros internacionais, o que prova que nosso Brasil abriga grandes pérolas em suas notas musicais!

Um forte abraço a todos! 

domingo, 16 de junho de 2013

CD Luiz Gonzaga Quadrilhas e marchinhas juninas

Lançado em 1965, esse trabalho do eterno Gonzaga também tornou-se uma eterna e sempre atual trilha sonora para os amantes do forró pé-de-serra. Com faixas apenas instrumentais ou cantadas, nosso rei do baião fez desse um de seus melhores trabalhos, muito utilizado em várias quadrilhas país afora.

Em versão instrumental, temos o medley Fim de festa/Polca fogueteira/Lascando o cano/Pagode russo/Fogueiras de São João e as canções Olha pro céu e São João na roça. As demais faixas cantadas são também clássicos como Fogo sem fuzil, Quero chá, Matuto de opinião, Boi bumbá, O maior tocador e Piriri.

Em 1973, esse trabalho teve uma reedição, recebendo essa nova capa, apresentada também quando houve a passagem para o CD. Gonzaga conseguiu lançar verdadeiros clássicos, canções que se repetem durante essa época e soam sempre atuais, mesmo com as sonoridades que apresentam e esse trabalho é uma prova do que estou falando!

Um forte abraço a todos!

sábado, 15 de junho de 2013

Tareco e mariola

Esse é um clássico do forró, do Petrúcio Amorim, seu compositor e também do Flávio José, seu intérprete. Entoado por vários cantores nessa época, Tareco e mariola é daquelas canções que conhecemos já pela introdução e retrata um amor despedaçado, com toques nordestinos presentes não apenas no ritmo, mas também na forma de descrever os acontecimentos cotidianos.

A letra de Tareco e mariola reforça o nordestino como um forte, sobretudo por revidar todas as suas mágoas com a força presente em seu orgulho em dar a volta por cima e sempre se mostrar recuperado. Tareco é um tipo de biscoito doce e mariola, um doce embalado em um plástico, ambos presentes nos lanches de famílias mais humildes. Alguns detalhes são peculiares do Petrúcio, como o citado bairro "Vassoural", da sua cidade natal Caruaru, que tem o maior e melhor São João do país; e o mestre Osvaldo, que sempre apreciou sua arte com a madeira.

Tareco e mariola
(Petrúcio Amorim)

Eu não preciso de você
O mundo é grande e o destino me espera
Não é você quem vai me dar na primavera
As flores lindas que eu sonhei no meu verão

Eu não preciso de você
Já fiz de tudo pra mudar meu endereço
Já revirei a minha vida pelo avesso
Juro por Deus não encontrei você mais não

Cartas na mesa
O jogador conhece o jogo pela regra
Não sabes tu, eu já tirei leite de pedra
Só pra te ver sorrir pra mim não chorar

Você foi longe
Me machucando provocou a minha ira
Só que eu nasci entre o velame e a macambira
Quem é você pra derramar meu mungunzá

Eu me criei
Ouvindo o toque do martelo na poeira
Ninguem melhor que mestre Osvaldo na madeira
Com sua arte criou muito mais de dez

Eu me criei
Matando a fome com tareco e mariola
fazendo versos dedilhados na viola
Por entre os becos do meu velho Vassoural

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Os compositores do Brasil - 66

Um dos compositores mais entoados nessa época em nossas festas juninas atende pelo nome de Xico Bizerra. Isso mesmo, é com essa grafia que Francisco Bizerra, natural do Crato/CE, assina suas composições ou seus forroboxotes, como define sua obra, cada vez mais gravada por artistas locais e nacionais. 

E são muitos grandes nomes em seu currículo das gravações de sua obra, como Quinteto violado, Flávio José, Dominguinhos, Marinês, Santanna o cantador, Maciel Melo, Petrúcio Amorim, Geraldinho Lins, Amelinha, Elba Ramalho, entre outros que se acumulam do fim da década de 90 pra cá, quando Xico se aposenta de sua profissão de funcionário público e dedica-se à música.

E entre canções de seu repertório, pois também lança discos interpretando seus e outros sucessos, temos Do outro lado da rua, Espinho e flor, Pores-de-sol, Tangendo a dor, Oferendar, Para bom entendedor, Esconderijo do amor, Pé de saudade, e Se tu quiser que já teve mais de 70 regravações, entre outras grandes canções desse poeta nordestino!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 11 de junho de 2013

Juventude do Brasil, vamos dançar forró...

Ele é um grande nome da música raiz nordestina. Natural de Floresta/PE, seu nome é Ivan Ferraz, considerado o embaixador do forró. Mas, além do cantor de forró, referência para muitos outros artistas, Ivan também divulga esse estilo em programas de rádio e TV que apresentou ou apresenta atualmente.

Sua introdução a esse estilo que respira em tudo que faz se deu ainda na década de 50, quando presenciou um show do rei do baião na praça de sua cidade natal. Já no Recife, na década de 70, assume a chefia de fábrica de discos, onde também grava seu primeiro xote Riqueza do sertão. 

Entre seus sucessos temos Cheiro no cangote, Espeto de pau, Vamos dar as mãos, Forrozando, Alegria de nós dois, Quero meu dinheiro, No balanço do forró, Parque Asa branca, Bateu saudade, Juventude no forró, entre outros que caracterizam a obra desse grande nome da nossa música regional!

Um forte abraço a todos!

domingo, 9 de junho de 2013

CD Dominguinhos - Quem me levará sou eu

Ê Sr. Domingos, seus fãs, nos quais me incluo estão rezando todos os dias, na expectativa de que o Senhor levante dessa cama de hospital, agarre a sanfona mais afinada desse país e nos faça feliz como sempre nos fez, como no caso desse trabalho, lançado em 1980, que contou com a participação de Gilberto Gil e Luiz Gonzaga.

Esse trabalho é histórico porque tornou-se um dos melhores de Dominguinhos, sobretudo pelos clássicos presentes nele: Abri a porta (em que Gil divide a composição e os vocais), Sete meninas, Quando chega o verão (em que Gonzaga divide os vocais com seu afilhado número 1) e Quem me levará sou eu.

Além dessas, completam o álbum Fulô de araçá, Tudo é São João, O cortador de cana e as versões apenas instrumentais de Forró em Rolândia, Te cuida jacaré, Chorinho pra Guadalupe e Homenagem ao mestre Chicão. Essa postagem é pra apresentar um excelente trabalho de Sr. Domingos e pra desejar sua plena recuperação, pois, sobretudo nessa época, sabemos que as festas juninas e a trilha sonora dessas sempre estiveram sob a sanfona mais afinada desse país, tocadas por seus dedos!

Um forte abraço a todos!

sábado, 8 de junho de 2013

Dê cá um cheiro

Anos depois de Ana Maria, Maciel Melo, outro grande nome com agenda lotadíssima nesse período, compôs o que chamou de resposta àquele clássico. Mesmo sem citar o nome da personagem, Maciel justificou que sua resposta viria através do "cheiro" que seu personagem daria em resposta ao beijo dado e que mudou a vida do personagem de Ana Maria.

Dê cá um cheiro nem é tão conhecida como mereceria, mas tem uma poesia belíssima com todos os elementos que envolvem as raízes de um bom forró pé-de-serra com pitadas românticas de um apaixonado que não pode ficar muito tempo sem apreciar o aroma de seu grande amor! E a festa continua, como retratada nessa belíssima imagem que ambienta esse cenário de beijos, cheiros e alegria.

Dê cá um cheiro
(Maciel Melo)

Eu quero um cheiro, mais um cheiro
Outro cheiro quatro cheiro, cinco cheiro
Não canso de lhe cheirar
Me dê um cheiro, mais um cheiro
Outro cheiro, quatro cheiro, cinco cheiro
Tô doido pra lhe cheirar

Venha matar o meu desejo
No teu beijo me despejo
Como um rio e jogando para o cais
E nós dois ali sentados
Desaguando amor, era tanto amor
Foi bom demais

Dê cá um cheiro, mais um cheiro
Outro cheiro, quatro cheiro, cinco cheiro
Tô doido para te cheirar
Venha ligeiro meu amor
Que esse teu cheiro
Tá fazendo um formigueiro
Dentro do meu coração

Demore não que já faz um dia inteiro
Que eu não sinto esse teu ceiro
De flor de mangericão

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Pisa na fulô e não maltrata meu amor...

João Batista do Vale ou simplesmente João do Vale é natural de Pedreiras/MA e um cantor e compositor que tem seus sucessos reverenciados por outros grandes nomes a exemplo de Maria Bethânia, Caetano Veloso, Chico Buarque, Tom Jobim, Gonzaga Jr., Zé Ramalho, Tim Maia, entre outros. Não lançou muitos discos, mas foi suficiente para escrever seu nome na música brasileira.

São deles, o primeiro sucesso de Maria Bethânia, Carcará; o clássico Pisa na fulô e outros sucessos como O bom filho a casa torna, Na asa do vento, Peba na pimenta, De Teresina a São Luís, Estrela miúda, Sina do caboclo, A voz do povo, Coroné Antônio Bento, O canto da ema, A lavadeira e o lavrador, Orós II, Pra onde tu vai baião?, etc.

João do Vale participou com Zé Keti e Nara Leão e, posteriormente com Maria Bethânia, de um dos mais comentados espetáculos da história da música brasileira, o show Opinião. João partiu para o andar de cima em 1996, mas continua sendo uma boa referência para a música brasileira e nordestina!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 4 de junho de 2013

Diz também que eu preciso daquele sorriso...

A música raiz nordestina também tem suas renovações e um dos nomes mais comentados nos últimos anos é o de Cezinha do acordeon, nome artístico de Cezar Thomaz, sanfoneiro pernambucano que desde os 13 anos toca sanfona e já tem em seu currículo nomes como Elba Ramalho, Genival Lacerda, Nando Cordel, Daniela Mercury, Milton Nascimento, Alcione, Fagner, Dominguinhos, entre outros.

Aliás, foi o próprio Dominguinhos quem o aconselhou a cantar, repetindo o conselho que há anos ouviu de Luiz Gonzaga, que sanfoneiro que canta tem mais chances. E quem já ouviu o Cezinha, reconhece essa e outras influências de Sr. Domingos em sua forma de cantar e tocar. Acompanhando Elba Ramalho, com quem foi casado, subiu degraus na construção de seu sucesso, produzindo seus discos e participando de outros projetos, como o Emoções sertanejas, de Roberto Carlos.

E como conterrâneo dele, torço pra que alcance cada vez mais sucesso, sobretudo com seu mais recente DVD gravado com a participação de grandes nomes da música brasileira e também com os inúmeros shows que fará nesses dias. Não o conheço pessoalmente, mas  já conversei bastante com seu irmão e o que posso dizer é que se trata de uma família batalhadora que busca seu merecido sucesso!

Um forte abraço a todos!

domingo, 2 de junho de 2013

Os Intérpretes do Brasil - 27

A música raiz nordestina também guarda grandes intérpretes. É o caso de Jorge de Altinho que, apesar de ter tantas composições suas nas paradas de sucesso, creio que tem tantas ou ainda mais sucessos interpretando canções de outros compositores também nordestinos. Considero um dos melhores, se não o melhor intérprete de Petrúcio Amorim.

Inclusive, já em seus primeiros discos, no início dos anos 80, já apresentava sucessos de Petrúcio. Mas, como o espírito dessa postagem é destacar três grandes interpretações, começo destacando Anjo querubim, que todos pensam ser do Jorge, pela interpretação marcante, embora seja do Petrúcio.

Ainda da safra do Petrúcio, outra belíssima interpretação é Foi bom te amar, que todos também atribuem ao Jorge. Pois não é que a próxima música que citarei também é criação de Petrúcio? A faixa Menino de rua, que Jorge também imortalizou. Essa postagem é mesmo para fazer justiça a Petrúcio, que através de seu grande intérprete, alcançou alguns de seus maiores sucessos e também provar que aqui no Nordeste, um dos grandes intérpretes chama-se Jorge de Altinho!

Um forte abraço a todos!

sábado, 1 de junho de 2013

Ana Maria

Mês de junho começa como em todos os anos mergulhando nesse ritmo tão nordestino, o forró pé-de-serra. E aqui temos um clássico, uma canção que colocou Santanna, o cantador no hall dos grandes nomes desse ritmo. Composta pelo grande compositor Janduhy Finizola, já retratado na série Os compositores do Brasil, Ana Maria é presença constante nos melhores forrós da região, no repertório de todo bom forrozeiro.

Sua letra aponta para um rapaz que beija uma moça com esse nome e só depois descobre que "toda mulher bonita tem dono", como declama Santanna em sua versão imortal dessa canção. Mas, o beijo foi apenas o estopim para uma paixão avassaladora que faz o personagem desejar não apenas outro beijo, mas ter em Ana Maria sua única dona.

Ana Maria
(Janduhy Finizola)

Eu dei um beijo
Eu dei um beijo
Eu beijei Ana Maria
Por causa disso
Eu quase entrava numa fria
Ana Maria
Tinha dono e eu não sabia
Mas quem diria

Pra bem dizer
Foi sem querer
Mas terminou em confusão
A solução
Foi confundir o coração
Daí então
Troquei a vida de ilusão

Agora adeus, Ana Maria
Deus te guarde para o amor
No céu Santa Maria
Aqui na terra o seu amor

Ana Maria
Como eu queria
Dar outro beijo
Matar o meu desejo
Ai como eu queria

Ana Maria
Quanta alegria
Por seu querer
Beijar a sua boca
E ser de você

Um forte abraço a todos!