domingo, 29 de setembro de 2013

Olhando as estrelas - 38

Vinícius, Nara e Chico
Mais uma postagem em homenagem a nosso poetinha, Vinícius de Moraes, que comemora neste ano seu centenário. Já abordamos anteriormente seus encontros com Tom Jobim e Toquinho e hoje, mais um parceiro constante e inesquecível: Chico Buarque de Holanda.

Não foram muitas as parcerias. Entre os dois, mais especificamente foram apenas duas: Valsinha e Desalento, ambas clássicos sempre lembrados pelo Chico em seus shows. Outras, que também contaram com outro parceiro a mais foram Gente humilde, Olha Maria, Estamos aí e Samba de Orly. Com Toquinho, Chico também fez Samba pra Vinícius, em homenagem ao eterno poeta que muito o ajudou em seu início de carreira.

Vinícius era amigo dos pais de Chico e assim frequentava sua casa, quando iniciou essa amizade que originou todas estas parcerias e anos de amizade e muita bebida, relatada também no filme Vinícius. Duas estrelas da maior grandeza que a música brasileira tem a nos oferecer!

Um forte abraço a todos!

sábado, 28 de setembro de 2013

♫É tão bom te amar♫

Não me canso de ressaltar o trabalho do Nando Cordel, pois suas canções apresentam uma doçura inigualável dentro da música brasileira e aqui temos mais um bom exemplo com esta, gravada pela Fafá de Belém, que foi trilha sonora da novela A Indomada e também pelo próprio Nando, posteriormente.

Um fato curioso nesta canção é que além de retratar um amor bem sucedido e emocionante, mostra que, mesmo quando houveram alguns desentendimentos, o amor foi mais forte e isso é contado de forma natural, sem tanta dor, apenas pra justificar que o melhor entre o casal é permanecer grudado.

É tão bom te amar
(Nando Cordel)

Derrama teu amor na minha vida
Aperta minha mão me dá prazer
Meu coração espera o teu amor
Sedento de emoção e bem querer

A gente desgrudou, sofri demais
Não dá pra ser feliz sem te amar
Não quero nunca mais deixar você
A gente colhe sempre o que plantar

Você nasceu pra ser minha alegria
Meu amor, como eu queria
Que esse amor fosse sem fim

Eu ando com saudade dos teus beijos
Quero matar meu desejo
Ficar com você pra mim

Não me faça solidão
Eu preciso de você
Vem regar meu coração de amor
Que tá doido pra te ver

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Os compositores do Brasil - 72

Nós que somos fãs de Roberto Carlos, gostamos tanto de suas canções que estendemos esse sentimento a seus músicos, seus compositores, as pessoas que colaboram com sua carreira. Maria Helena dos Santos Oliveira ou simplesmente Helena dos Santos, natural de Conselheiro Lafaiete/MG foi uma senhora humilde que teve sua vida pautada nas composições presentes nos primeiros discos do Roberto.

Entre elas, temos Na lua não há, Meu grande bem, Como é bom saber, Sorrindo para mim, Esperando você, Fiquei tão triste, Nem mesmo você, Do outro lado da cidade, O astronauta, Agora eu sei e Recordações. Outros artistas também gravaram suas canções, como é o caso de Joanna. Sua vida mudou e pode viver confortavelmente com essas gravações e também escreveu o livro O rei e eu, onde conta sua relação com Roberto, de quem também era confidente.

Helena partiu para a eternidade em 2005. Ela mesmo contou que Roberto foi seu grande apoio, pois as últimas canções creditadas a ela, tinham um toque todo especial do rei: "ele me pediu uma letra falando de alguém que estava com saudades de outro alguém que morava no outro lado da cidade", ou algo do tipo: "não sei se teria toda aquela ideia de O Astronauta." A verdade é que eis uma grande compositora da música brasileira e da história de sua majestade!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Chuva, traga o meu benzinho...

Ele é Demetrio Zahra Neto, cantor da época da Jovem guarda, que todos conhecem apenas como Demétrius. Natural de São Paulo/SP, iniciou sua carreira ainda no fim dos anos 50, mas foi nos anos 60 e mais precisamente durante a Jovem Guarda que conheceu o ápice de seu sucesso, com a canção Ritmo de chuva, rendendo milhões de discos vendidos.

Essa canção seria regravada posteriormente por outros artistas como José Augusto e se tornaria clássico daquele movimento, não podendo faltar em qualquer bom repertório de Jovem Guarda de bandas hoje em dia. Também compôs para Roberto a canção Preciso me encontrar e fez sua versão para Ternura, o que rendeu o apelido de Ternurinha, para Wanderléa que a regravara depois.

Parou de cantar por muito tempo e dedicou-se a outros projetos imobiliários particulares, vez por outra lançando uma coletânea com seus sucessos, tendo sempre a versão de Ritmo de chuva como carro-chefe. Fez muito sucesso também com a canção que Roberto compôs pra ele: Eu não presto, mas eu te amo. Outros sucessos foram Nas voltas do mundo, O amor que perdi, A bruxa, Coração magoado, Melhor você ficar, entre outros.

Um forte abraço a todos!

domingo, 22 de setembro de 2013

CD Lulu canta & toca Roberto e Erasmo


Um dos melhores CD´s produzidos nos últimos anos, uma das mais belas homenagens a essa dupla de compositores históricos da nossa música. Enfim, muitas são as boas definições que podemos dar a este trabalho onde Lulu Santos bebe de uma das suas principais fontes, pois sempre afirmou que foi a Jovem Guarda que o paramentou a ser o músico que é!

Lulu dá roupagem nova e ousada a canções que, como muitos sabem, são verdadeiros clássicos e difíceis de serem mudadas, algo que já foi regravado por outros, imortalizado por seus criadores. E é justamente essa vontade de mostrar sua leitura dos fatos que engrandece ainda mais esse projeto, sobretudo em Como é grande o meu amor por você que, de tão simples e clássica, ganhou um luxuoso assobio; ou em Eu te darei o céu que vestiu-se de reggae; ou ainda uma nova versão (já tinha feito isso em 1995) para Se você pensa, ambas com êxito.

Todo o CD pode ser apontado como um êxito, pois Lulu já tem estrada suficiente para saber o que faz ao regravar Emoções, As curvas da estrada de Santos, Minha fama de mau, Sou uma criança não entendo nada, Sentado à beira do caminho, Não vou ficar, Festa de arromba, Quando, Você não serve pra mim e É preciso saber viver, todas com o carimbo de quem aprendeu e hoje até ensina a estes e outros ídolos. Roberto e Erasmo agradecem a reverência! E o Brasil também!

Um forte abraço a todos!

sábado, 21 de setembro de 2013

♫Verde♫

Somos privilegiados porque dispomos de cantores, músicos, compositores, artistas que conseguem expressar em suas devidas artes, os mais variados aspectos que envolvem nossa vida e muitas vezes mesclando nossos sentimentos com a natureza. É o caso desta canção, um dos primeiros sucessos de Leila Pinheiro.

Lançada em 1985, retrata a força e fé interior unida a um forte sentimento ufanista de um país pós ditadura, carregando aquele velho sentimento típico do brasileiro de sempre recomeçar acreditando que tudo pode dar certo. E esse otimismo, alguns anos depois não foi vão, pois apesar de ainda estarmos distantes do que chamamos de ideal, percebemos que houveram significativos avanços nesses anos todos e isso só dá impulso para continuarmos em busca de novas esperanças, da nossa inigualável tonalidade de verde!

Verde
(Eduardo Gudin)

Quem pergunta por mim
Já deve saber
Do riso no fim
De tanto sofrer

Que eu não desisti
Das minhas bandeiras
Caminho, trincheiras, da noite
Eu, que sempre apostei
Na minha paixão

Guardei um país no meu coração
Um foco de luz, seduz a razão
De repente a visão da esperança
Quis esse sonhador
Aprendiz de tanto suor
Ser feliz num gesto de amor
Meu país acendeu a cor

Verde, as matas no olhar, ver de perto
Ver de novo um lugar, ver adiante
Sede de navegar, verdejantes tempos
Mudança dos ventos no meu coração
Verdejantes tempos
Mudança dos ventos no meu coração

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Simplesmente aconteceu...

Algumas cantoras e cantores nascem em outros países e encontram no Brasil um campo farto para seus sucessos. É o caso da italiana, natural de Roma, Chiara Civelo que toca violão desde os 12 anos e aos 14 frequentava aulas de canto. Aos 18 anos foi para os Estados Unidos, quando lança seus primeiros trabalho.

Este primeiro disco já contou com algo brasileiro, a canção Outuno, de Rosa Passos. Também Beijo partido, na versão lançada para o Japão. Trazida ao Brasil por Daniel Jobim, interage com alguns músicos nacionais, sobretudo Ana Carolina, com quem dividiu a primeira parceria: Resta. Depois disso constrói a cada ano uma carreira sólida, seja compondo com estes amigos ou gravando suas próprias canções.

Entre seus sucessos, temos Simplesmente aconteceu, Ela não sabe dizer adeus, Problemas, Al posto del mondo, Reis, Sofá, Mais que a mim, 10 minutos, etc. O Brasil tem disso: uma música tão eclética e que se torna um celeiro para todo aquele que deseja fazer uma boa música. Só falta um pouco mais de incentivo e espaço para esses novos talentos.

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Os Músicos do Brasil - 45

Ele nasceu no sertão pernambucano e tornou-se um dos músicos brasileiros mais bem conceituados. Natural de Vila Bela/PE, Moacir José dos Santos foi um grandes maestros e compositores deste país. Já na adolescência, impressionava por sua habilidade em tocar vários instrumentos nas bandas locais. Frequentou várias rádios, numa época em que esse veículo era a vitrine do sucesso.

Inicialmente em Pernambuco e depois, já no Rio de Janeiro, continua sua odisseia em busca do merecido sucesso quando se viu escrevendo arranjos para ninguém menos que Ary Barroso. E, como se não bastasse, em seu currículo temos ainda Vinícius de Moraes, Dori Caymmi, Paulo Moura, Sérgio Mendes, Baden Powell, João Donato, Pery Ribeiro, Roberto Menescal, Carlos Lyra, Nara Leão, Milton Nascimento, João Bosco, Gilberto Gil, Djavan, Ed Motta, entre tantos que desfrutaram de seu trabalho como maestro ou compositor.

Moacir partiu para a eternidade em 2006 e nós brasileiros somos orgulhosos de músicos do seu patamar, que levam ao mundo sua arte, sua inteligência musical, fazendo nosso país ser mais respeitado por sua cultura e provando a nós que temos profissionais que não devem nada aos lá de fora!

Um forte abraço a todos!

domingo, 15 de setembro de 2013

CD e DVD Joanna ao vivo em Portugal

Joanna é uma das maiores intérpretes deste país e este trabalho mostra que esta frase é mais que verdadeira. Este foi o primeiro DVD da cantora, gravado em Portugal em 2006, reúne grandes sucessos da cantora e a presença de amigos em um telão que emocionou os presentes: Fagner, Zeca Pagodinho e Cazuza.

O repertório traz grandes canções como A paixão, Do fundo do meu coração, Sozinha, Meu primeiro amor, Momentos, Barco negro, Estranha forma de vida, Tempos modernos, Amanhã talvez, Amor bandido e Tô fazendo falta, além de números presentes apenas no DVD como Caminhos do coração, Uma ficha no arquivo, Nos bailes da vida, Cartas de amor/Olhos castanhos, Teu caso sou eu e Acenos.

Os convidados aparecem virtualmente e dividem os vocais em Amor alheio (com Fagner), Codinome beija-flor (com Cazuza) e Colher de pau (com Zeca Pagodinho). Um excelente trabalho que mostra porque o Brasil é tão abençoado por grandes vozes e interpretações como os da nossa Joanna, gravada na terra de onde descendemos!

 Um forte abraço a todos!

sábado, 14 de setembro de 2013

♫A sua♫

Essa é uma das mais belas do repertório da Marisa e já começa com tudo, gritando seus sintomas de saudades, mas sem se descuidar do bem estar daquela pessoa por quem se tem saudades, ou seja, este sentimento existe, mas não é tido como uma possessividade, pois esta é outra tona da letra: "te quero livre também".

A saudade pode ser vista como algo bom, como aliada ao trazer ao nosso pensamento alguém que não pode estar fisicamente a poucos metros, mas que já vive dentro de nós! E "A sua" vem pra mostrar essa felicidade que sente alguém ao perceber que seus sintomas lhe deixam mais leve, a ponto de compor uma belíssima canção em homenagem àquela que é o destino de todos seus melhores pensamentos!

A sua
(Marisa Monte)

Eu só quero que você saiba
Que eu estou pensando em você
Agora e sempre mais
Eu só quero que você ouça
A canção que eu fiz pra dizer
Que te adoro cada vez mais
E que eu te quero sempre em paz

To com sintomas de saudade
To pensando em você
Como eu te quero tanto bem
Aonde for não quero dor
Eu tomo conta de você
Pois te quero livre também
Como o tempo vai o vento vem

Eu só quero que você caiba
No meu colo porque
Eu te adoro cada vez mais
Eu só quero que você siga
Para onde quiser
Que eu não vou ficar muito atrás

To com sintomas de saudade
To pensando em você
Como eu te quero tanto bem
Aonde for não quero dor
Eu tomo conta de você
Pois te quero livre também
Como o tempo vai o vento vem

Eu só quero que você saiba
Que eu estou pensando em você
Pois te quero livre também
Como o tempo vai o vento vem
Porque eu te quero livre também
Como o tempo vai o vento vem

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Os compositores do Brasil - 71

Ele é guitarrista, produtor e compositor. Natural de Buenos Aires, na Argentina, mudou-se para o Brasil em 1977 onde estudou teoria musical e firmou sua carreira. Torcuato Mariano é um dos grandes compositores e músicos de nossa história musical. Iniciou sua carreira na onda do rock dos anos 80, ao lado de nomes como Cazuza, Frejat e Lobão.

Como músico já acompanhou nomes como Marina Lima, Caetano Veloso, Gal Costa, Zizi Possi, Ivan Lins, Ney Matogrosso, Djavan, Flávio Venturini, Fábio Jr., entre outros. Produziu nomes como Belo, Exalta samba, Jorge Vercilo, Carlinhos Brown e Legião Urbana. Entre os que já gravaram suas canções, temos Rosana, Fábio Jr., Sidney Magal, Flávio Venturini, etc.

Entre os sucessos que atingiram suas composições, temos Me chama que eu vou, Maio, A carta, Onde o amor nos levar, Dias de sol, Diário, A dança das horas, Eclipse, Oásis, Um trem para Uberaba, Mariana, A missão, etc.

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Quando você chegou em casa...

Os programas de calouros continuam revelando grandes artistas. Na verdade, que bom seria se outros programas, se outras chances fossem dadas a tantos talentos que existem em nosso país! Weverton Carlos de Melo é natural de Volta Redonda/RJ e desde os 9 anos de idade se apresentava em restaurantes e supermercados de sua cidade. 

Mas, o Brasil conheceu mesmo o Ricky Vallen, quando por diversas semanas disputou e venceu programa de calouros do Raul Gil, um dos principais mentores deste bem sucedido quadro musical na televisão brasileira. Com CD lançado em 2007, suas interpretações foram bem recebidas, pois seu trabalho foi um dos mais vendidos.

Com um repertório eclético, temos grandes canções em sua voz como A lenda, Fogo e paixão, Atrás da porta, Espumas ao vento, Vidro fumê, Sonho de ícaro, etc. Como um bem sucedido candidato, mais tarde, bem sucedido intérprete, Ricky construiu uma carreira com muitos fãs e sucessos, o que muitos outros astros anônimos deste país também merecem um dia alcançar!

Um forte abraço a todos!

domingo, 8 de setembro de 2013

CD Gilberto Gil Realce

Lançado em 1979, Realce é tido como um dos melhores ou o melhor álbum de estúdio de Gilberto Gil, pois além de grandes composições, verdeiros clássicos na obra deste artista, este projeto ainda oferecia uma sonoridade diferente e moderna, não apenas na discografia do Gil, mas também na música brasileira que se fazia no final da década de 70 aqui no Brasil.

Com 9 faixas, temos aqui, além da faixa título, os clássicos Superhomem (a canção), Toda menina baiana, Rebento, Marina (de Dorival Caymmi) e Não chore mais (versão de No woman, no cry de Bob Marley). Completam o trabalho as faixas Logunedé, Sarará miolo e Tradição.

A capa destaca ainda mais esta ideia do título, realçar a beleza da música e de nosso povo. A sonoridade é altamente influenciada pela disco music que imperava naquele final de década e que Gil soube absorver bem, convertendo nesta pérola da música brasileira, indispensável na coleção de qualquer apreciador da música brasileira feita por artistas do patamar de nosso baiano!

Um forte abraço a todos!

sábado, 7 de setembro de 2013

♫Brasil♫

E hoje se comemora mais um dia da Independência do Brasil e aqui temos um clássico de Cazuza, da década de 80, gravado pelo próprio e por cantoras como Gal Costa e Simone. Uma canção com uma letra atemporal e de forte impacto num Brasil pós ditadura e que também foi tema de novela das 8, o sucesso Vale tudo.

E digo que é atemporal, sobretudo porque em tempos de protestos, nada mais atual que perguntar qual o verdadeiro negócio que é este país, com suas crises, seus superfaturamentos, corrupções e enrolações a um povo trabalhador que paga as altas faturas de quem não teve aulas de honestidade e patriotismo e vive à margem deste amado país, como os compositores denunciaram nesta letra.

Brasil
(Cazuza, George Israel e Nilo Romero)

Não me convidaram pra esta festa pobre
Que os homens armaram pra me convencer
A pagar sem ver toda essa droga
Que já vem malhada antes de eu nascer

Não me ofereceram nem um cigarro
Fiquei na porta estacionando os carros
Não me elegeram chefe de nada
O meu cartão de crédito é uma navalha

Brasil!
Mostra tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim

Brasil!
Qual é o teu negócio?
O nome do teu sócio?
Confia em mim

Não me convidaram pra essa festa pobre
Que os homens armaram pra me convencer
A pagar sem ver toda essa droga
Que já vem malhada antes de eu nascer

Não me sortearam a garota do Fantástico
Não me subornaram, será que é o meu fim?
Ver TV a cores na taba de um índio
Programada pra só dizer "sim, sim"

Brasil!
Mostra a tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim

Brasil!
Qual é o teu negócio?
O nome do teu sócio?
Confia em mim

Grande pátria desimportante
Em nenhum instante eu vou te trair
Não, não vou te trair

Brasil!
Mostra a tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim

Brasil!
Qual é o teu negócio?
O nome do teu sócio?
Confia em mim...

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Marina de La Riva

Quando vi o Acústico MTV 2 de Lulu Santos, me deparei com uma cantora que, tenho certeza que já constrói uma bela carreira na nova música brasileira. Cheguei a pensar que tratava-se de alguma cantora latina, cubana talvez, pela musicalidade que apresenta. Mas, descobri que ela é natural do Rio de Janeiro/RJ, embora seu pai seja cubano.

Lançou seu primeiro disco em 2007, gravado entre o Brasil e Cuba e que contou com a participação de Chico Buarque e Davi Moraes. Já participou de shows de outros colegas, a exemplo de Lulu, também cantou com Flávio Venturini, Maria Rita, Tom Zé, além de participar também da trilha do filme Zuzu Angel.

Entre os sucessos de seu repertório, temos Adivinha o quê, Aos pés da Santa Cruz, Ta-hi, Bolero de Platão, Se essa rua fosse minha, Bloco do prazer, Assum preto, Estúpido cupido, Ojos malignos, Sonho meu, Adeus Maria Fulô, Mariposa, etc. Uma excelente cantora, muito elogiada pela crítica e que renova a nova música nacional, com suas interpretações ímpares!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Tenho ciúmes de tudo...

Na primeira vez que fui a um circo, já na adolescência, presenciei um show de um cantor, para só depois assistir ao espetáculo dos palhaços e malabaristas. Não conhecia o artista e só depois que percebi que aquele artista tinha história para estar em algum lugar que fizesse mais justiça à sua contribuição musical, sem desmerecer aquela plateia circense.

O artista em questão era José Adauto Michiles, que todos conhecem pelo grande cantor da época do rádio: Orlando Dias. Natural do Recife/PE, neto de violonista e poeta, Orlando ficou conhecido pelo seu estilo exagerado de interpretar as canções, chegando a se ajoelhar no palco em algumas canções. Seu ídolo também era Orlando, Silva.

Encontrou o auge do sucesso na década de 60, quando lançou Tenho ciúme de tudo e outras canções como Se eu pudesse, Nas tuas horas de tristeza, Minha serás eternamente, Beija-me, Sonho de amor, etc. Orlando partiu para a eternidade em 2001. É pena que aqui no Brasil ainda não aprendemos a valorizar mais artistas que, mesmo que não tenhamos admiração artística pelo que faz, ao menos saibamos reconhecer sua contribuição!

Um forte abraço a todos!

domingo, 1 de setembro de 2013

Os Intérpretes do Brasil - 29

Nana Caymmi também integra o patamar de grandes intérpretes desse país. É, sem sombra de dúvidas, a melhor intérprete de seu pai, mas não se limita a esse gênero, sendo uma das preferidas dos grandes compositores da nossa música. De seu pai, extrapola na perfeição em Só louco ou Acalanto (feita inclusive para ela mesma, quando criança), mas a minha preferida em sua voz é Você não sabe amar.

Dos outros compositores, destaco uma leitura feita para Não se esqueça de mim, de Roberto e Erasmo, gravada primeiro em dueto com o tremendão e depois, sozinha no projeto Elas cantam Roberto. Uma gravação diferente da que foi feita pelo rei, mas belíssima e emocionante. Também adoro a leitura feita para Foi a noite, de Tom Jobim.

Enfim, se é pra citar apenas três grandes interpretações, tarefa mais que cumprida, pois até extrapolei na conta, mas em se tratando de Nana, é aquela velha conversa que sempre fica a vontade de citar esta ou aquela interpretação, coisas de intérpretes que, como poucos, alcançam este patamar.

Um forte abraço a todos!