domingo, 30 de março de 2014

♫Ô abre alas♫

E encerramos essa série sobre as marchinhas carnavalescas (próximo ano tem mais), comentando sobre uma das mais antigas e mais populares marchinhas de nosso país, o maior sucesso da nossa grande musicista Chiquinha Gonzaga: Ô abre alas, composta em 1899, já sendo domínio público e que até hoje é um clássico em todos os carnavais onde esse gênero é apresentado!

Essa marchinha tem uma letra curta que é repetida frase a frase. Quem conhece apenas a letra pensa que se trata de uma canção qualquer, mas ganhou representatividade quando anuncia a chegada da própria festa, a chave do carnaval que faz todos vibrarem. Foi feita para o cordão carnavalesco Rosa de ouro e é considerada a primeira marcha carnavalesca do país!

Ô abre alas
(Chiquinha Gonzaga)

Ó abre alas
Que eu quero passar
Ó abre alas
Que eu quero passar

Eu sou da Lira
Não posso negar
Eu sou da Lira
Não posso negar

Ó abre alas
Que eu quero passar
Ó abre alas
Que eu quero passar

Rosa de Ouro
É que vai ganhar
Rosa de Ouro
É que vai ganhar.

Um forte abraço a todos!

Nenhum comentário: