terça-feira, 27 de maio de 2014

Os Músicos do Brasil - 51

Junho nem começou, mas já entramos no clima dos artistas locais e pra quem quase não conhece os instrumentos musicais, todos os foles são chamados de sanfonas! Mas, aquela sanfoninha menor, que possui apenas oito baixos, dizem que é mais difícil tocar e poucos a tocam neste país! Arlindo dos 8 baixos foi uma referência nacional, neste instrumento, com o qual atuou ao lado de grandes nomes como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Hermeto Pascoal, etc.

Natural de Serinhaém/PE, Arlindo partiu para a eternidade em 2013, quando já era considerado um Patrimônio de Pernambuco. Foi Gonzaga quem o aconselhou a continuar com os oito baixos, quando quase ninguém mais queria saber do instrumento. Arlindo Ramos Pereira teve o primeiro contato com o instrumento aos dez anos de idade.

Já no Recife, na adolescência, tocou em grupos que abriram shows do rei do baião, de quem afinou sua sanfona e, posteriormente, tocou com ele durante 22 anos. Gravou mais de 200 canções, a maioria instrumental, em mais de 50 anos de carreira e seguiu em sua carreira com poucos discos, mas sempre com a admiração e o respeito dos colegas que sempre tiveram nele um músico ímpar!

Um forte abraço a todos!

Nenhum comentário: