quinta-feira, 18 de setembro de 2014

♪Partituras musicais dos fãs 11 - Márcia Tristão♪

Amanhã é o aniversário desta amiga que, assim como a flor que segura nesta foto, só poderia aparecer nesta série agora, perto do início da primavera. Minha amiga Márcia Tristão Bennett, natural do Rio de Janeiro, mas que tem dupla cidadania, pois morou muito tempo na Califórnia e se dependesse de mim e de seus parentes pernambucanos, teria tripla cidadania, pois jurava que ela era recifense. Fã da boa música desde sempre, acho que Marcinha não chorou quando nasceu e, sim cantou, sobretudo quando mais tarde, emprestou sua voz para o Brasil inteiro, quando participou durante alguns anos do Coral da Universidade Gama Filho - RJ!

Márcia é um doce de pessoa, e esta opinião vem como uma sequência de notas musicais afinadas emitidas por seu esposo Greg, por sua mãe, seus parentes, seus amigos, por todos que a conhecem. Já tive o prazer de a conhecer pessoalmente, pois desde os primeiros contatos no Blog do Eduardo Lages que alimentava essa vontade, que pude realizar em 2012 e, agora tivemos um bate-papo, que todos podem ler a seguir:  

1 - Uma música?

♪Lady Laura, por motivo muito obvio: é a musica da D. Laura!!!

2 - Um momento musical inesquecível?

♪Quando RC nos recebeu com todo carinho e atenção no camarim, nos USA -  Maio/2010, assim que D. Laura havia falecido. Época marcante na vida dele, e foi bonito conversarmos sobre ela, ainda que por pouco tempo! 
3 - Qual show do Roberto gostaria de ter visto e não pode ver?

♪O show dos 50 anos de carreira.  Vi pela televisão, mas gostaria de ter visto ao vivo, aqui no Maracanazinho, RJ! Não morava no Brasil nesta época. Como sabe, moramos nos USA/Califórnia durante 22 anos. Pena que não estávamos aqui!!!

4 - E qual foi o show inesquecível dele?

♪Não me lembro o ano,  foi um show por volta dos anos 70, quando homenageou Cachoeiro de Itapemirim.  Meu pai era de lá e acho que pela simplicidade do local, da cidade e a homenagem em si à cidade,  quase que passei o show inteiro chorando e ao lado do meu pai. Ele também se emocionou muito, na época.  Meu pai faleceu em 1989.

5 - Você também fez parte de coral. Fale de um momento inesquecível nessa fase. 

♪Participei do Coral da Universidade Gama Filho/RJ e tínhamos como Maestro, o nosso querido e saudoso Abelardo Magalhães. Viajávamos muito naquela época, aliás posso dizer que conheci grande parte do Brasil por conta dessa fase. A ultima viagem que participei com o coral foi a Portugal por 15 dias. Com o coral, cada apresentação trazia uma emoção diferente, pois o repertório era variado. Cantávamos em missas, eventos nacionais, com Bandas dos Fuzileiros Navais, Orquestra Sinfônica, eventos fechados para empresas, festivais, etc.  E quando fomos a Curitiba participar do 2º Encontro de Corais Universitários foi muito marcante.  Eramos um coro de quase 100 pessoas cantando no Teatro Guairá, fazendo a Abertura com o Coro dos Peregrinos/Verdi e tínhamos que entrar com a plateia toda escura e de tal forma que o último a subir ao palco tinha que dar tempo certo para cantarmos  a palavra "Aleluia" ao final da música. Foi lindo e todos, ao final, nos aplaudiram de pé.  Cada estado do Brasil havia enviado o coro melhor da sua cidade. E nós fomos representando o RJ. Fomos um dos corais mais requisitados e aplaudidos na época.  Esta apresentação me marcou muito.  Como você sabe, sou apaixonada por corais. 

6 - E  quais canções mais te emocionavam nessas apresentações?

♪Quase todas as apresentações me emocionavam, pois cantávamos um repertório muito variado. Músicas que partiam do folclore, passando por MPB, até chegar aos clássicos. Gostava muito das partes de óperas que cantávamos - Nabuco, Ernani, Mozart,  e também Dorival Caymmi, Chico Buarque, Roberto Carlos (gravamos com ele, como você sabe a música "Aleluia", entre outras).  E me lembro que também me emocionava muito cantar quando contávamos com a participação de bandas da Polícia Militar, ou orquestras, como a Sinfônica Brasileira.  As apresentações se tornavam muito emocionantes.  Era lindo!!!

7 - Qual canção gostaria de ouvir na voz do Roberto?

♪O Divã, talvez em algum show/Tour intitulado RC - Lembrancas, ou RC de Volta ao Passado. Poderia ser somente com músicas antigas - anos 70, com novos arranjos do nosso querido Maestro Eduardo Lages.  Tenho certeza de que as músicas e o show/Tour ficariam muito atraentes para nós, que apreciamos as musicas antigas anos 70/80/90.

8 - Um compositor brasileiro?

♪Carlos Colla e Maurício Duboc com suas canções "A Namorada", "Passatempo" e "Negra", por exemplo que são lindíssimas.  

9 - Um músico brasileiro?

♪Como nossa amizade nasceu através do nosso interesse mútuo por Roberto Carlos, vou me ater a comentários relacionados em torno do artista.  Aponto para Ubaldo Versolato, um dos saxofonistas dele. Tenho tido oportunidades de ver seu trabalho, inclusive além do que faz para o RC.  E como toca!!! É um mestre no saxofone e na flauta!!!

10 - O arranjo que mais aprecia em alguma canção nacional?

♪Cito "O quintal do vizinho", na voz de Almir Sater,  arranjo feito por Eduardo Lages no Especial do RC  "Emoções Sertanejas". Acho que foi feito com um tom ou meio tom, não sei bem, abaixo e ficou muito bonito! Segue o link : https://www.youtube.com/watch?v=WoHVe1ODegY

11 - Cite três discos que escuta sem pular nenhuma faixa. (pode ser do rei ou de outros artistas também)

♪Vou para os anos 70: RC em ritmo de aventura, RC em San Remo,  RC 1972, entre outros!

12 - O que gostaria de ouvir Roberto cantar em seus shows?

♪As músicas dos anos 70/80/90.

13 - Seu especial favorito?

♪Este de Cachoeiro que citei acima. (1978, foi o único até hoje em que Roberto cantou Meu pequeno Cachoeiro).

14 - Um dueto inesquecível desses especiais?

♪Paula Fernandes e Dominguinhos no Emoções Sertanejas - "Caminhoneiro". Ficou lindo esta proeza que ele conseguiu fazer. Duas pessoas de gerações diferentes e ele conseguir uma bela harmonia e um belo arranjo também. Ameiiiii!!! Gosto de ver os artistas cantarem algo novo, que não foi cantado antes, pois creio que assim o artista se valoriza ainda mais.  

15 - Quem ainda merecia ser convidado para o especial de fim de ano?

Maria Rita, Luciana Mello e Jairzinho Rodrigues, Liz Rosa, Liah Soares, Marianna Leporace, Joyce Cândido, Muiza Adnet (estas ultimas são novas cantoras, ou não tão conhecidas, mas com muito talento), Toquinho, João Bosco, Marcos Valle. 

16 - Qual dueto em disco gostaria de ver com Roberto?

♪RC e Maria Rita, RC e Joyce Cândido, RC e Liz Rosa, RC e Muiza Adnet, RC e Liah Soares, Muiza Adnet (vem da família de músicos Adnet, muito talentosa). Toquinho e RC! Acho que todos os da pergunta anterior fariam ótimas parcerias.  
 
17 - Além do rei, quais outros artistas aprecia na música brasileira?

♪Maestros Eduardo Lages, Alberto Rosenblit, Compositor Mário Adnet, Carlos Lyra, entre outros.

18 - Um trecho de uma canção?

♪"Tanta gente se esqueceu que a verdade não mudou
Quando a paz foi ensinada, pouca gente escutou
Meu amigo volte logo, venha ensinar meu povo
O amor é importante, vem dizer tudo de novo!"

Todos estão surdos, Roberto Carlos e Erasmo Carlos, 1971.

19 - Como define Roberto Carlos?

♪Uma pessoa que veio a este mundo com a missão de falar do amor em sua forma maior, ou seja, não somente do amor romântico, mas do amor religioso, do amor aos animais, do amor às plantas, do amor à natureza, do amor às coisas em geral.   E é o que  o trabalho dele nos mostra.  Acho que RC deveria fazer músicas que englobe o amor pós-vida. Ele vive dizendo que ainda precisa fazer musicas que falem do amor de uma forma diferente do que já fez. Pois segue uma sugestão, como inspiração ao seu trabalho: fazer uma música que fale deste tema, o amor pós-vida. A vida que continua, quem sabe, de alguma forma ele possa chegar a ler esta entrevista? E acho que o RC tem consciência desta missão dele, nesta vida. Um querido, um amado, uma pessoa especial, mesmo sendo muito humano, com todas as suas virtudes e defeitos de um ser humano.  E que veio ao mundo e brilha como uma luz azul bebê, entre a humanidade!

20 - Quem você sugere para entrevistarmos nesta série?

Carlyle, Fabiano Cavalcante... Cito estes por estarem muito envolvidos com o nosso querido RC!

Para finalizar, gostaria de lhe agradecer "este momento tao bonito" que você me fez viver respondendo a estas perguntas.  Me sinto muito honrada pelo seu convite.  E gostaria também de agradecer a sua amizade e ao blog do Maestro Eduardo Lages e a atenção dele com todos nós, pois se não fosse o blog dele, não teríamos oportunidades de conversarmos sobre música e assuntos pertinentes a ela.  Muitíssimo obrigada por este momento!  Carinhos, sempre!!!

Marcinha, eu e meus amigos leitores deste espaço é que agradecemos a você toda atenção nos dada e todo conhecimento musical compartilhado conosco. Muito bom conversar com você e Recife te aguarda para mais uma visita, quando puder. Tudo de bom pra você, para o Greg e para todos da família e que todos possam comemorar com você mais esta data, com tudo que você merece!

Um forte abraço a todos!

4 comentários:

Bottary disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bottary disse...

Minha Preclara Amiga, Márcia
Embora as palavras que aí estejam chegando sejam virtuais, sabe muito bem que o mesmo não acontece com o pensamento que, a bem da verdade é sobremodo concreto e que viaja nada mais nada menos do que mais da velocidade da luz. Portanto, Márcia, o meu abraço já está dado, até mesmo antes de terminar este texto, (isto não é um comentário, é um texto a altura do ícone, eeheheh), e, neste abraço, há o desejo de que você tenha em sua caminhada, muita Paz; muita Sabedoria; e muita Saúde, dando continuidade assim, à esta pessoa tão querida que é. Sim, você é!
Muito a propósito a sua sugestão ao Rei, quando deseja que o mesmo faça letras retratando o amor transcendental; seria como sempre diz lá o nosso amigo portuga: o delírio Robertocarlístico! E olha, que o Rei tem janela pra isso, não é mesmo? Embora, não tenha se apercebido disso. Na verdade, o que realmente é, é que ele é um médium de inspiração fenomenal, e como você mesma disse: “ Ele é uma pessoa que veio a este mundo com a missão de falar de amor em sua maior forma “... ora, é isso mesmo, Márcia, você expressou exatamente tudo que, assim penso, todos os seus fãs gostariam de lhe falar e até mesmo agradecê-lo por ser a pessoa que é. Sim, o Roberto também é. O Roberto é dessas pessoas que veio ao mundo sob a aceitação de ser aqui, um multiplicador do amor ao próximo, e isto, entendemos que ele com absoluta certeza aceitou de bom grado, com grandeza d’alma.
Que você seja,Márcia, a pessoa mais feliz de todas as felizes que perambulam por esta sua querida Rio de Janeiro afora!
Abraços do amigo, Bottary

Unknown disse...

Oi Everaldo, estamos fazendo um show do Eduardo Lages, outras vez em Recife, vai no Recife Monte Hotel, à Beira da Piscina,o ingresso individual custa 150,00, com direito a mesa e ao jantar, e para as pessoas especiais como você, que gostam tanto do maestro, reservamos alguns momentos exclusivos para você.

Abraços, Jorge Buarque (tel. 81-9862-8657 - dellavolpiproducoes@gmail.com)

Márcia Tristão-Bennett disse...

Meu querido amigo Bottary,

Muitissimo obrigada pelas suas lindas palavras! Retribuo os votos enviados, com todo carinho, para esta pessoa tao iluminada e especial que eh voce, meu amigo querido!!!

Quanto a minha sugestão ao RC, a gente nunca sabe o que ele tem engavetado, não eh? Ainda mais ele sendo tao espiritualizado. Mas mesmo assim, fica a sugestão no texto. Nunca sabemos, na internet, quem pode ler isto. Muita gente ou somente nos, os amigos, não importa...
Um grande abraço para voce e toda sua família! Obrigada, sempre, por sua amizade!!!
Carinhos!!!!!!!!!!!!!