quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

♪Partituras musicais dos fãs 16 - Fabiano Cavalcante♪

E hoje a série Partituras musicais está mais que especial pois traz um cara que, sem sombra de dúvidas está entre os 10 maiores fãs de Roberto Carlos deste país: nosso amigo Fabiano Cavalcante. Natural de Fortaleza/CE, Fabiano acompanha o rei há muitos anos, tem um filho com o nome do Roberto, além de ter programa de rádio e também manteve durante muitos anos sites em homenagem a sua majestade.

Conheci Fabiano ainda na época do Portal e depois pelo seu site aplauso! Um cara sempre atencioso, gentil e generoso que nos dá o prazer de conhecê-lo um pouco mais através dessa entrevista concedida como um presente de Natal a meus leitores, também seus admiradores:

1 - Uma música?

♪A música da minha vida é Emoções.

2 - Um momento musical inesquecível?

♪Eu tenho um pouco mais de idade e de loucuras, então você vai ter que me permitir citar mais de um:
- Meu primeiro encontro com o Rei, em Natal/RN, no dia do aniversário dele em 1999, logo após a estréia do show Romântico. Lembro segundo a segundo tudo o que aconteceu;
- O primeiro programa de rádio. O trabalho que deu para fazê-lo, os caminhos que foram percorridos, o número surpreendente de ligações, a aposta do meu amigo Beto Brito de que seria sucesso, a comemoração depois do programa e o cansaço que eu estava depois que terminou;
- O lançamento no rádio de um trecho da música Esse Cara Sou Eu, em primeira mão, com apenas 40 segundos, e ver o telefone explodir de ligações pedindo para repetir, e o trechinho ir parar nas mais pedidas da programação e só sair de lá quando foi substituída pela música completa;
- A gravação do primeiro especial do Rei que assisti. Os bastidores, as estrelas da TV ao redor, os erros e os momentos que não foram ao ar;
- Posso ficar citando inúmeros outros... 

3 - Qual show do Roberto gostaria de ter visto e não pode ver?

♪Eu gostaria de ter visto todos. Mas por ter nascido depois, por falta de idade ou de verba, os shows dos anos 60, 70 e até metade dos anos 80 eu não vi. Mas eu citaria 3 shows que eu gostaria de ter ido eu não fui: Jerusalém; Castelão (Fortaleza), em 1983; No Obá Obá (Fortaleza), em 1989, o único que deixei de ir desde 1984. Não fosse esse, eu poderia dizer com orgulho que tinha ido a TODOS os shows do Rei. O motivo? Não tinha o dinheiro suficiente.

4 - E qual foi o show inesquecível dele?

♪Todos os shows do Rei foram inesquecíveis e eu me lembro de todos eles. Alguns eu cheguei a assistir 10 vezes, e a emoção era a mesma. Mas para não parecer que eu só curto o Rei, vou citar outros de outros artistas: Fagner. O primeiro que fui, em 1986. Meu primeiro porre; Guilherme Arantes, Márcio Greyck, Renato e Seus Blue Caps, Eduardo Lages, Getúlio Cortes e Gilliard. Os shows que produzi, aqui em Fortaleza. Meus ídolos viraram meus amigos. Inesquecível isso.

5 - Você coleciona muitas coisas relacionadas a RC. Qual a primeira peça que conquistou para sua coleção? E o que ainda deseja ter?

♪A primeira peça que adquiri, foi um poster, daqueles comprados em banca de revista. Era uma revista poster. De um lado a foto da contracapa do disco de 1984 (Caminhoneiro), e do outro uma retrospectiva da carreira do Rei. Depois desse poster eu comecei a querer ter tudo do Rei. Tem tanta coisa do Rei por aí que eu gostaria de ter que a gente produziria várias páginas, mas cito duas: Meu Grito - cantada ao vivo em Recife no fim dos anos 60, e que foi gravada pelo jornalista Julio Sales, e que virou um tremendo sucesso nas rádios aqui de Fortaleza. Essa gravação é um mito. Deusa - essa música foi cantada pelo Rei na Rádio Cachoeiro de Itapemirim quando ele era criança. Os técnicos fizeram um disco de acetado e na década de 80, presentearam o Rei com esse disco. Será que alguém mais gravou? Ou será que só o Rei tem essa raridade? Como será que era a voz do Rei com 9 anos de idade?

6 - Durante muitos anos, você manteve o site Aplauso, referência na internet. Pensa em voltar algum dia?

♪Durante muito tempo a gente fez o site Planeta Rei, depois vieram o blog Aplauso e o site Fabiano Cavalcanti, sempre trazendo notícias e curiosidades do Rei. Bate uma saudade constante, mas acho que por enquanto é muito difícil a gente voltar porque isso me tomava um tempo imenso, porque eu me obrigava a ter uma postagem nova todos os dias e isso é uma tarefa muito complicada. Vamos ver...

7 - Você apresenta um programa de rádio há muitos anos. Fala um pouco sobre ele e quais momentos destacaria?

♪Quem me deu a ideia e me incentivou foi o meu amigo Beto Brito. E devo dizer que isso mudou a minha vida. Para cada programa, uma semana de trabalho, mas um prazer imenso. Receber uma ligação de um ouvinte dizendo que gostou, que se emocionou é como conquistar o campeonato toda semana. 15 anos de programa, 780 edições, 2496 horas no ar... é difícil citar até alguns. Quem sabe a gente escreve um livro qualquer hora dessas só para falar do rádio!

8 - Um compositor brasileiro?

♪Em décimo primeiro lugar*... Fagner. Depois a gente pode citar Geraldo Azevedo, Fausto Nilo, Erasmo Carlos, Chico Buarque, Djavan, Guilherme Arantes, Vander Lee, Benito di Paula, Davi Duarte, Eduardo Lages, Jorge Vercilo, Carlos Colla, etc. Uma terra rica de talento musical como a nossa não dá para citar poucos.

(*) Do primeiro ao décimo lugar: Roberto Carlos.

9 - Um músico brasileiro?

♪O músico é Roberto Carlos sob quaisquer aspectos.

10 - O arranjo que mais aprecia em alguma canção nacional?

♪Se eu não considerar as músicas do Rei, eu citaria Cigano, do Djavan. Me toca muito.

11 - Cite três discos que escuta e que considera os melhores que possui. (pode ser do rei ou de outros artistas também)

♪Pode parecer estranho, mas isso é por temporada. Tem semanas que elejo um certo disco e passo dias ouvindo, depois ele vai para a prateleira do esquecimento e outro toma seu lugar. Posso lhe dizer os 3 dessa semana:
- Fagner - Romance no Deserto,
- Roberto Carlos 1992 - Você É Minha,
- José Augusto - Na estrada.

12 - O que gostaria de ouvir Roberto cantar em seus shows?

♪Alô Roberto, se prepara que lá vai a lista: Sinatra - My Way, Fagner - Canteiros/ A Mesma Pessoa/ Canção Brasileira/ Fortaleza, Guilherme Arantes - Mágica Em Mim/ Quando o Amor Falou Mais Alto/Marina, José Augusto - Fantasias, Legião Urbana - Tempo Perdido, Roupa Nova - A Viagem, Flávio Venturini - Noites Com Sol, Simone - Migalhas/ Em Flor, Taiguara - Teu Sonho Não Acabou, Tim Maia - Leva, Titãs - Caras Como Eu, Tom Jobim - Dindi, Vander Lee - Românticos / Esperando Aviões, Victor e Leo - Não Me Perdoei, Zeppa - Incompatibilidade, Zizi Possi - Caminhos de Sol, Belchior - De Primeira Grandeza, Benito di Paula - Sonho em Preto e Branco, Byafra - Te Amo/ Seu Nome/ Leão Ferido/ Vinho Antigo, Chico Buarque - As Vitrines/ Pássara, Davi Duarte: Saudade Serena, Djavan - Se Acontecer/ Linha do Equador, Dominguinhos - Eu Me Lembro.

13 - Seu especial favorito?

♪Empatados em todos os critérios de emoção pra mim: 1988 e 1996.

14 - Um dueto inesquecível desses especiais?

♪Roberto Carlos e Ivete Sangalo - Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim. Eu estava lá e chorei junto.

15 - Quem ainda merecia ser convidado para o especial de fim de ano?

♪Guilherme Arantes, Ritche, Renato e Seus Blue Caps, Flávio Venturini, Vander Lee, Luan Santana, Fagner (de novo), Victor e Léo, Alex Cohen.

16 - Você é um dos responsáveis pela criação do dia nacional do Roberto Carlos, comemorado em 08/12. Como essa criação se deu?

♪O Dia Nacional do Rei Roberto Carlos nasceu meio que por acaso. Eu e um grupo de amigos estávamos vistando algumas rádios de Fortaleza para divulgar nosso programa. Um pouco antes de entrarmos em uma dessas rádios, eu e um amigo, conversávamos sobre o Dia de Roberto Carlos nos EUA. Eu explicava como foi a criação do Dia, os motivos, etc. Quando estávamos na rádio, todos sendo entrevistados no ar, esse meu amigo disse que achava que o Roberto era mais prestigiado lá fora do que aqui, e explicou que lá fora ele tinha até o Dia de Roberto Carlos. Na hora me veio o insight, mas não falei nada. Quando saímos da emissora eu disse para o meu amigo que ele tinha me dado uma grande ideia: criar o Dia Nacional de Roberto Carlos. Estrearíamos o programa com uma promoção para escolher qual seria o melhor dia. Falei com o Beto Brito, no Rio de Janeiro, e também utilizamos o site para que os visitantes pudessem opinar. 
Trinta dias depois tínhamos uma série de sugestões mas a data do aniversário do Rei (19/04) era a que tinha obtido a maioria esmagadora das sugestões. Eu reuni um grupo de amigos e expliquei minha visão - no dia do aniversário do Rei, naturalmente todo mundo já falava nele, já existia mídia e holofotes voltados para ele, e que deveríamos buscar outra data, preferencialmente que fosse um feriado nacional, assim, poderíamos comemorar todos os anos. O grupo concordou com meus argumentos. Fomos verificar as outras sugestões, e uma me agradou muito: 08 de dezembro, enviada pelo meu amigo Odival Lima. Os motivos que ele usou foram: Dia de Nossa Senhora da Conceição - o Rei era católico fervoroso; Dezembro é o mês que ele lançava seus discos todos os anos; era o mês em que ele apresentava seus especiais de fim de ano. A esses argumentos, acrescentei que dezembro era o mês de confraternizações, mês do nascimento de Cristo. Depois descobrimos que era também o Dia da Família. Pronto estava escolhida a data. Somente quando estava perto da primeira comemoração descobrimos que não era um feriado nacional e sim um feriado em várias cidades que tinham a Santa como padroeira. Aqui em Fortaleza era feriado, mas poucos anos depois deixou de ser porque já existia um feriado em homenagem a Nossa Senhora da Assunção, essa sim, a padroeira de Fortaleza.

17 - Além do rei, quais outros artistas aprecia na música brasileira?

♪Muitos, amigo. tenho mais de mil cds. Sou bastante eclético. Claro que tenho minhas preferências e pelas respostas anteriores dá para saber quais são. Mas registremos que os principais são: Fagner, Guilherme Arantes, Geraldo Azevedo, Vander Lee, Alex Cohen, José Augusto e Benito di Paula. 

18 - Um trecho de uma canção?

♪"Se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi" 

Roberto Carlos e Erasmo Carlos, 1981.

19 - Como define Roberto Carlos?

♪Um mito impossível de ser abraçado por uma única definição. Graças a Deus, eu fiz parte de uma geração que viu Roberto Carlos cantar ao vivo.

20 - Quem você sugere para entrevistarmos nesta série?

♪Beto Brito e Jean Baptiste.

Cara, um obrigado seria pouco diante de tanto que você já fez para o Roberto e pelos fãs dele, nos quais me incluo. Por isso, além desse obrigado e dessa simples homenagem, te saúdo como você fazia em seu programa, com o título dele: a você, o meu, o nosso aplauso!

Um forte abraço a todos!

4 comentários:

CON disse...

Amei , amei, ameeeeiii! ótima entrevista!
Que delícia ler tudo isso... Mas eu sou suspeita pra falar deste amigo querido que é o Fabiano Cavalcante!
Parabéns, aos dois!

Beijos azuissss

Derbson Frota disse...

Muito boa a entrevista com o amigo Fabiano. Satisfação conhecer um pouco mais de um cara que é referência em matéria de RC.
Como se não bastasse isso, ainda é humano, humilde e competente.

Valeu, bicho!

Derbson Frota
Tianguá CE

Bottary disse...

Nobre artista, Fabiano Cavalcanti!

É sobremodo interessante a relação íntima do Rei com seus ecléticos súditos; alguns até mesmo seus missionários. Sim, missionários do Rei, pois alguém que nos anos 60, ainda se encontrava junto às plêiades dos anjos do Céu e que de uma certa forma veio para disseminar seu legado, só pode ter assistido tudo a respeito do Rei, ainda que de lá, para depois, no tempo certo, nos trazer esta alegria de conhecer mais um de seus súditos. E que súdito!!!

Muito emocionante seu trabalho!!! E que presente de Natal você nos trouxe, hein, professor!!?? Um belíssimo trabalho! Parabéns Fabiano, pelo carinho que tem com alguém que a meu ver, você tem sim uma ligação espiritual, muito próxima, até porque, seu trabalho diz tudo isso!!!

Abraços de um agora seu fã, também!!! Bottary

Fabiano Cavalcante disse...

Meu Amigo Everaldo Farias,

quero agradecer pela sua amizade, pelo seu incentivo, pelos longos e bons papos que sempre travamos e agora por este espaço/homenagem.

Desculpe mas somente hoje vi que você tinha publicado a entrevista.

Agradeço também as palavras dos amigos deixaram comentários.

Quero dizer por fim, que um dia eu queria ser o fã número 1, mas hoje eu fico feliz apenas em ser fã, pois todos somos os número 1, afinal o amor não se mede.

Retribuo meu aplauso a você, rodeado por uma chuva de bênçãos.

Obrigado.

Fabiano Cavalcante