quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Olhando as estrelas - 42

Simone e Martinho da Vila já se encontraram muitas vezes em suas carreiras e hoje a série olhando as estrelas destaca alguns desses inúmeros e sempre brilhantes encontros que esses dois grandes nomes nos proporcionam, seja em shows dele, dela ou em programas de televisão durante todo esse tempo de carreira de ambos os artistas.

Simone gosta tanto de Martinho que, em 1997, fez um disco todo em homenagem a seu repertório e que também contou com a participação do sambista na faixa Ex-amor. E além desta, tivemos grandes interpretações para Beija me beija, Canta canta minha gente e Madalena do Jucu, entre outras. E Simone também participou de DVD dele, na faixa Danadinho, danado, em 2004.

Eles se encontram em vários programas televisivos, a exemplo do Som Brasil mais recente em homenagem ao sambista e torcemos para que mais encontros aconteçam, pois a música brasileira só tem a ganhar com reverências como estas, onde autor e intérprete se respeitam e brilham mutuamente!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Os Músicos do Brasil - 48

Ele é Luiz Mainzi da Cunha Eça, que todos conheciam apenas como Luizinho Eça. Pianista, maestro, arranjador e compositor, Luizinho Eça nasceu no Rio de Janeiro/RJ e começou com seu piano aos cinco anos de idade, tendo uma formação bastante dedicada e, antes mesmo da maioridade, começou a tocar na década de 50 em casas noturnas cariocas.

Teve um currículo respeitado, trabalhando com nomes como João Donato, Claudette Soares, Maysa, Radamés Gnattali, Nara Leão, Carlos Lyra, Roberto Menescal, Edu Lobo, Vinícius de Moraes, Chico Buarque, Roberto Carlos, Elis Regina, Milton Nascimento, João Bosco, Ivan Lins, Simone, Nana Caymmi, entre outros.

Partiu para a eternidade em 1992 e figura entre os grandes pianistas de todos os tempos desse país, não devendo nada a nenhum músico internacional, inclusive recebendo homenagem e reconhecimento de Michel Legrand, que lhe rendeu um disco homenagem em 2004, gravando com músicos brasileiros esse trabalho em reverência a nosso pianista!

Um forte abraço a todos!

domingo, 23 de fevereiro de 2014

♫Caminhos do coração♫

Essa é uma daquelas belas canções compostas pelo Gonzaguinha e interpretado por ele mesmo e também por outros nomes como Joanna. Pra quem pensa que Gonzaga Jr. só oferecia canções de protestos, frutos de um sentimento de revolta e indignação, encontramos aqui uma das canções mais sensíveis e otimistas que a música brasileira pode proporcionar.

Sua letra traz a vida comum de muitas lutas, desafios, obstáculos que todos nós enfrentamos, cada qual com seu caminho e história. E muitos valores, que devem ser resgatados atualmente, estão presentes nela como o agradecimento sincero, a amizade, o reconhecimento de que somos aquilo que aprendemos com tanta gente boa que encontramos em nosso caminho sempre otimista e até com gente ruim que nos ensinam por onde não seguirmos!

Caminhos do coração
Gonzaga Jr.

Há muito tempo que eu saí de casa
Há muito tempo que eu caí na estrada
Há muito tempo que eu estou na vida
Foi assim que eu quis, e assim eu sou feliz

Principalmente por poder voltar
A todos os lugares onde já cheguei
Pois lá deixei um prato de comida
Um abraço amigo, um canto pra dormir e sonhar

E aprendi que se depende sempre
De tanta, muita, diferente gente
Toda pessoa sempre é as marcas
Das lições diárias de outras tantas pessoas

E é tão bonito quando a gente entende
Que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá
E é tão bonito quando a gente sente
Que nunca está sozinho por mais que pense estar

É tão bonito quando a gente pisa firme
Nessas linhas que estão nas palmas de nossas mãos
É tão bonito quando a gente vai à vida
Nos caminhos onde bate, bem mais forte o coração

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

CD Marisa Monte Infinito particular

Em 2006 Marisa Monte lançou não apenas um, mas dois discos inéditos. Em tempos de pirataria e quando quase nenhum artista arrisca lançar nem que seja um trabalho, Marisa se debruçou e concluiu dois. Entretanto, em forma de protesto, afirmou que talvez não lançasse mais discos por conta desse vilão que mudou a indústria fonográfica. Felizmente, isso não se realizou e depois lançou e continua a trabalhar pelo seu público.

Este foi um dos lançamentos e o único até hoje que não traz Marisa ou algum desenho que lhe faça alusão na capa. Apenas seu nome e o título do disco com um fundo preto, talvez nos remetendo ao luto que vive a música brasileira, com o tiro certeiro da pirataria. E, também podemos afirmar que não se trata de seu melhor trabalho, vide os anteriores e posteriores. Entretanto, aqui temos canções belíssimas como os sucessos Pra ser sincero, Vilarejo, Até parece e Infinito particular.

Outras canções que levam seu carimbo são Levante, Aquela, A primeira pedra, O rio, Gerânio, Quem foi, Pernambucolismo, Aconteceu e Pelo tempo que durar. Esperamos que Marisa continue a nos brindar com grandes trabalhos, sempre com seu profissionalismo ímpar e nos presentei com discos como este que não pode faltar em nossa coleção.

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Plácido Domingos

E com essa postagem apresentamos aquele que é considerado peça fundamental no chamado Os três tenores. Já falamos sobre Pavarotti, Carreras e hoje abordamos José Plácido Domingo Embil ou simplesmente Plácido Domingo, como é conhecida a grande voz, natural de Madri, na Espanha, que morou posteriormente no México, onde estudou piano e mais tarde iniciou sua carreira como tenor.

Popularizar a ópera é tarefa comum em sua trajetória e isso não acontece apenas com o projeto "Tenores", pois no decorrer de sua vida artística cantou em diferentes idiomas tais peças, além de realizar algumas gravações de canções populares. Entre seus sucessos estão: Granada, Aquelles ojos verdes, Perhaps love, Nessun dorma, La traviata, La golondrina, O sole mio, Over the rainbow, Always in my hearth, etc.

Domingo também participou de projetos como o Voces unidas de 1996, na canção Puedes llegar, de qual também participou Roberto Carlos. É e sempre será referência máxima nesse estilo que também influencia muitos artistas antigos e novos em nosso país!

Um forte abraço a todos!

domingo, 16 de fevereiro de 2014

♫Não vá♫

Gosto muito da Sandra de Sá e queria vê-la mais na mídia, nas rádios, na televisão com grandes sucessos como este que comentaremos hoje. Sempre achei que Sandra era uma boa pedida para um Acústico da MTV, onde reviveríamos essas inesquecíveis canções que habitaram nossa vida, sobretudo nos anos 80 e começo dos anos 90.

Não vá é uma delas, uma belíssima canção que retrata uma espécie de jogar tudo pra cima e encontrar aquilo que é o remédio certo que une dois amantes indecisos em alguns momentos e que pagaram com isso uma dura solidão! E como sempre, Sandra, com sua voz, e com um luxuoso jogo de metais nessa canção, deu o tom certo a esse apelo romântico relembrado hoje!

Não vá
(Mirna e Sandra de Sá)

De repente me deu uma louca vontade de estar com você
Dar um ponto final e tornar natural meu viver por viver
Esquecer de uma vez quem está com a razão
E matar a vontade do meu coração
Descobrir novamente o sabor do prazer
Ir a lua e voltar quando estou com você

Você é o remédio que vai me curar de todo esse mal
Já andaram dizendo você lamentou minha falta afinal
Diga pra os seus amigos que não me esqueceu
Deixe tudo de lado e procure o que é seu
Pois se todo o seu medo é eu não lhe aceitar
Vou contar um segredo não dá pra aguentar

Não vá, não vá
Não vá se iludir se enganar
Pois tantas você fez com sua indecisão
Se um quis aventura
Dois curtiram solidão

Não vá, não vá
Preciso de você pra me ajudar
Pois tantas você fez com sua indecisão
Se um quis aventura
Dois curtiram solidão

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

DVD Que rei sou eu

Passei as férias de janeiro assistindo a esta que foi uma das melhores novelas que já vi na televisão brasileira. Produzida em 1989, Que rei sou eu foi uma sátira ao Brasil do fim dos anos 80 e começo dos anos 90 e um sucesso que reunia drama, comédia e muita riqueza em torno de um reino comandado por pilantras que criaram um falso rei, em detrimento do verdadeiro rei de Avilan que luta até conquistar seu trono, sofrendo antes injustiças, prisões e até uma máscara de ferro.

Escrita por Cassiano Gabus Mendes, contou com grande elenco que reunia Edson Celulari, Giula Gam, Tato Gabus Mendes, Tereza Rachel, Antônio Abujamra, Cláudia Abreu, Daniel Filho, Marieta Severo, Natália do Vale, Jorge Dória, Stênio Garcia, Vera Holtz, John Herbert, Aracy Balabaniam, Ísis de Oliveira, entre outros que garantiram o sucesso dessa novela de época que se passa três anos antes da Revolução Francesa, com direito à toda pomposidade que os grandes reinos do passado exalavam.

A trilha sonora não foi tão marcante como em outras novelas, mas tivemos sucessos de Roupa Nova (Chama), Fagner (Nossa luz), Zizi Possi (Renascer), Kleiton e Kledir (Espanhola), Sandra de Sá (Bye, bye tristeza), Guilherme Arantes (Raça de heróis), entre outros. Um verdadeiro sucesso do tempo em que as novelas apresentavam mocinhos e vilões, mas conseguiam mesclar a isso bom humor e um texto inteligente com um enredo que prendia até o final da história e que ainda deixava aquela vontade de saber como anda o reino de Avilan hoje em dia, com seu novo rei Jean Pierre!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Os compositores do Brasil - 75

Quem vê aquele jurado rigoroso ou até tido como chato, no programa de Raul Gil talvez não saiba a importância desse cara para a música brasileira. Pois José Messias da Cunha participou de vários momentos do que de melhor aconteceu na música brasileira até hoje. Natural de Bom Jardim/MG, Messias não é apenas compositor, crítico musical ou jurado, mas também produtor e radialista famoso dos anos 60.

Antes do Raul Gil, já atuava como jurado nos anos 70 em programas como o de Flávio Cavalcanti que revelou artistas como Emílio Santiago. Alguns artistas que já gravaram suas composições foram Marlene, Emilinha Borba, Roberto Carlos, Ângela Maria, Caetano Veloso, Cauby Peixoto, Clara Nunes, Jair Rodrigues, Marisa Monte, Nelson Gonçalves, Pery Ribeiro, entre outros.

Entre seus sucessos temos Os velhinhos, Oração de um triste, A mão que afaga, Chega, Empresta o teu sorriso, etc. Apesar de enquadra-lo nessa série que homenageia os compositores, Messias sempre foi destaque no rádio e na televisão, onde promoveu grandes artistas da nossa música e criou um dos quadros mais famosos da nossa televisão: Pra quem você tira o chapéu, apresentado no programa Raul Gil, por este apresentador!

Um forte abraço a todos!

domingo, 9 de fevereiro de 2014

♫Fã número 1♫

Quem é fã de alguém, nem sempre se contenta em ser fã e quer ser o primeiro, ocupar o topo da lista daquele grupo. Já que o tema é uma canção que fala de fã, sou fã dela e também do autor dela, pois Guilherme Arantes é daqueles artistas que, com tantos hits lançados, fica difícil definir qual a canção mais linda. Entretanto, usando meu gosto particular, defino essa como a melhor de suas canções, a que mais me emociona.

A letra de Fã número 1 define um cara que trata seu amor como uma grande estrela, de um brilho imensurável e que esta nem supõe a tamanha admiração e emoção que provoca nele que, faz questão de estar na primeira fila sempre a aplaudindo e apreciando sua beleza e seu talento, expressando isso em incontáveis beijos!

Fã número 1
(Guilherme Arantes)

Você nem desconfia e o que eu não daria por seu amor
Onde você anda, nem sei como chamo a sua atenção
Que eu existo, aposto que pode dar certo
Esse romance aberto dentro de mim

Você nem imagina que eu te inundaria toda de som
Luz da ribalta, te quero no palco, palco

Entra em cena faz seu número
Faz meu gênero ser seu fã número 1
Ali no gargarejo jogando beijo

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Os Intérpretes do Brasil - 33

Luiz Melodia é também um grande compositor e cantor que temos em nossa música. E, vez por outra, tira da manga a carta da interpretação que também lhe cai muito bem, nos mais variados estilos. É o caso de canções da Jovem Guarda, por exemplo, destacando aqui a belíssima Quase fui lhe procurar, que, ficou muito bem em sua voz, mesmo já recebendo o carimbo imortal de Roberto Carlos.

Codinome beija-flor, de Cazuza é outro exemplo que ficou imortal por tantos nomes que a gravaram e nessa lista não pode faltar a referência de Melodia! Considero o melhor intérprete de Valsa brasileira, de Chico Buarque e Edu Lobo. Gosto bastante do dueto com Emílio Santiago em Tereza da praia, de Tom e Billy. Mas, a essa altura, já passei das três canções que cito, justificando a escolha do homenageado pela série.

Fazer o quê? Se Melodia, dono de clássicos como Juventude transviada e Pérola negra, também manda bem em tantas outras como O caderninho, Negro gato, Com muito amor e carinho, Palhaço, etc. Coisas típicas de mais um grande intérprete e uma voz ímpar que o país tem a nos oferecer com sua música!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

DVD Os Trapalhões - Momentos inesquecíveis

Tô acostumado a sempre indicar nas férias de janeiro algum filme da extensa lista que Os Trapalhões ofereceram e que fizeram minha alegria durante a infância e até hoje. Entretanto, além desses, temos no mercado um box que envolve três DVDs que apresenta alguns momentos inesquecíveis do quarteto que nos alegrou durante anos nas tardes e noites de domingo.

São mais de onze horas de gravações do que de melhor aconteceu entre 1977 e 1992 durante o auge do programa na TV Globo. Consta também entrevista com Renato Aragão e alguns depoimentos dos outros trapalhões, além de paródias musicais divertidíssimas e sempre algum bônus em cada DVD desse.

Portanto, se quiser deixar suas férias de janeiro, fevereiro ou qualquer época do ano mais interessante, divertida e saudosa, não deixe de curtir esse projeto que traz de volta a alegria que esse quarteto sempre nos proporcionou e aproveite as boas gargalhadas!

Um forte abraço a todos!

domingo, 2 de fevereiro de 2014

♫Perfídia♫

Aprecio bastante os boleros, sobretudo aqueles compostos em espanhol. Gravá-los em português é um desafio como toda versão que é feita e que pode não apresentar um bom resultado. Mas, não é o caso desse clássico hispânico, que ganhou versão de Lamartine Babo e que tem, a meu ver, a melhor interpretação em Adilson Ramos.

Nas apresentações ao vivo que faz, país afora, com um show sempre contagiante, Adilson emociona bastante quando interpreta grandes boleros e este é meu preferido, sobretudo por ter uma alta linha de identificação com o trabalho dele em uma canção que celebra um amor partido, mas com a força de clamar um perdão que oferece junto um recomeço e, junto a ele, a verdadeira felicidade!

Perfídia
(Alberto Dominguez e Lamartine Babo)

Sofre, a tua dor resignadamente
Sofre, como eu sofri por ti também
Sofre, e a dor vai ensinando a gente
Amar e um dia querer bem

Amei, como ninguém te amou querida
De ti o menor gesto adorei
Esquecido da própria vida
Perfídia, mandaste em troca, não esqueci
Das rosas, das orquídeas e das violetas
Que eu dava a ti

Distraída no ambiente luxuoso
Em que sempre vivias
Tu deixaste que murchassem minhas flores
Meu buquê de fantasias

E agora que adoras a quem te magoa
Perdoa pelo bem que eu te quis
Perdoa e serás feliz!

Um forte abraço a todos!