terça-feira, 29 de abril de 2014

Os Músicos do Brasil - 50

Não posso dizer que este cara é apenas um dos melhores do país, pois considero justo reverenciá-lo como um dos melhores do mundo! Paulo César Barros é natural do Rio de Janeiro, irmão de Ed Wilson e Renato Barros e, com estes, fundou a banda Renato e seus blue caps, além de grande compositor de canções como O tempo vai apagar, Nada vai me convencer, O relógio, entre outras.

E é como baixista, que Paulo escreve seu nome na música brasileira, participando de gravações em discos ou shows de Roberto Carlos, Wanderléa, Erasmo Carlos, Fagner, Gal Costa, Zé Ramalho, Raul Seixas, Fafá de Belém, Elba Ramalho, Gilberto Gil, Tim Maia, Ana Carolina, Adriana Calcanhoto, Alcione, Ângela Maria, Caetano Veloso, Cauby Peixoto, Chitãozinho e Xororó, Djavan, Dominguinhos, Emílio Santiago, Fábio Jr., Guilherme Arantes, Geraldo Azevedo, Ivete Sangalo, Ivan Lins, João Bosco, José Augusto, Joanna, Leonardo, Lenine, Maria Bethânia, Martinho da Vila, Nana Caymmi, Nelson Gonçalves, Simone, Sandra de Sá, Zezé di Camargo e Luciano, Zizi Possi, entre outros.

Com um currículo como este, não é a toa que Paulo César Barros está neste série, onde homenageio os grandes músicos deste país e hoje, mais que especial, porque chegamos a 50ª edição, comentando sobre um astro que, sem sombra de dúvidas é um dos melhores do mundo e mesmo não citando, possui experiência adquirida com outros astros nacionais e internacionais, nesta carreira mais que bem sucedida!

Um forte abraço a todos!

domingo, 27 de abril de 2014

♫Telefone♫

E o síndico Tim Maia volta ao Blog Música do Brasil com mais esta belíssima canção que traz sua marca! Comum nas canções do Tim, ela começa com uma declamação e em seguida, o síndico manda seu recado desfazendo um amor com aquela elegância típica dele em uma época que a comunicação só pelo telefone!

Outra pessoa falando ou cantando esta letra, talvez soasse arrogante, mas Tim sempre foi mestre nessas canções de amor, quando deseja dizer que não dá mais pra prosseguir! Mesmo sendo triste, é uma letra honesta, feita há mais de 20 anos atrás e que se torna atual num momento em que as pessoas desejam cada vez menos levar algo a sério numa relação a dois!

Telefone
Nelson Kaê / Beto Correa

- Alô
- Alô
- Quem fala ?
- Sou eu, amor. Você não se lembra mais da minha voz ?
- Mas essa hora da manhã ?
- Ah, eu queria tanto te ver
- Às quatro horas da manhã ?
- Ah, eu não consigo dormir, eu preciso te ver

Eu bem que te avisei, pra não levar a sério
O nosso caso de amor, eu sempre fui sincero e você sabe muito bem
Eu bem que te avisei pra não levar a sério
O nosso caso de amor, eu sempre fui sincero e você sabe muito bem

Eu não te prometi nada
Não venha me cobrar por esse amor
Pois esse sentimento eu não tenho pra te dar

Sinto muito em te dizer, vê se tenta esquecer
Os momentos que passamos, que juntinhos nos amamos
Leve um beijo e adeus

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Olhando as estrelas - 44

E a saudade traz Emílio Santiago de volta ao Blog, dessa vez participando da série Olhando as estrelas, onde comentaremos sobre o encontro com outro também grande intérprete e compositor: Luiz Melodia, de quem Emílio também gravou algumas composições no decorrer de toda sua brilhante e saudosa carreira.

Emílio já é uma estrela no céu, mas também foi aqui conosco e nesses encontros memoráveis. De Melodia, já gravou algumas canções como Dores de amores, Juventude transviada e Pérola negra. E estiveram juntos também em um dueto memorável na canção Tereza da praia, onde reviveram o histórico dueto entre Lúcio Alves e Dick Farney!

Somos felizes por termos nomes como essas duas estrelas que sempre abrilhantaram suas carreiras e como se isso não fosse bastante, ainda nos presentearam com encontros como estes! Lamento não haver outros e penso que talvez o Melodia ainda possa vir a prestar uma bela homenagem, à sua maneira, em alguma gravação ou show, ao nosso inesquecível Emílio!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 22 de abril de 2014

Roberto Carlos no Recife em 1994!

Roberto Carlos fez mais um aniversário no último dia 19 e neste dia, além desta data importante para seus fãs, tem uma importância toda especial para mim, pois foi exatamente há 20 anos atrás (e como o tempo passa depressa) que vi um show seu pela primeira vez, no Geraldão, aqui em Recife e este foi um dos momentos mais inesquecíveis que trago comigo!

Era a turnê Luz e havia algo de especial naquele show, além de compor a história das chamadas noites mágicas de Roberto Carlos no Geraldão que, atualmente está em reforma! Nas rádios, programação especial para saudar o aniversariante que estava na cidade. Tudo muito surpreendente que em uma única postagem não conseguiria descrever o impacto que aquilo me causou! Fiquei tão impressionado que, quando o rei entrou no palco e entoou um medley que começava por A montanha, fiquei magnetizado até ele finalizar o show com Luz divina.

Na verdade, só quando Eduardo entrou no palco com os músicos e a abertura instrumental se iniciou é que comecei a crer que estava ali mesmo! No decorrer do show houve um incidente que fez Roberto sair do palco quando falava sobre a Jovem Guarda e cantaria em seguida o medley Festa de Arromba/É proibido fumal, Lobo mau e O calhambeque: um penetra estava sendo arrancado da frente do camarote e o Roberto viu e exigiu que o show parasse até que devolvesse o fã a seu devido lugar! Lembro até hoje as palavras nobres de sua majestade: "Se ele entrou sem pagar, é incompetência sua, agora ele vai ter que ficar, se não, não tem contrato" e saiu! Pinga, o produtor que trazia o rei para o Nordeste, foi lá e contornou tudo! Resolvido, Roberto de volta e o show segue!

Após cantar O côncavo e o convexo, havia um número em que o rei brincava com Wanderley, seu pianista porque ele não permitia terminar a música, mas foi a deixa para todo o ginásio acender velas e cantar Como é grande o meu amor por você, acompanhado pela banda que em seguida entoou o Parabéns pra você e todos os músicos foram dar seu abraço caloroso no aniversariante. Em seguida, várias mensagens de parabéns pelo telão que lamento não lembrar de todas, mas lembro muito bem de Renato Aragão, Emílio Santiago, Chitãozinho e Xororó, Erasmo Carlos e até uma montagem da bênção do então Papa João Paulo II. O show luz trazia também seus momentos mágicos com os clássicos Cama e mesa, Olha, Fera ferida (como eu canto em casa, ele dizia antes de entoá-la), Nossa Senhora (com direito à cascata de fogo, que temos aqui numa cortesia de meu amigo Adriano Thales) e uma iluminação fora de série com uma estrela por cima dele! Ao sair do estádio, ainda vi o rei dentro do carro pedindo calma à multidão que se aglomerava e depois arrancando no carro (não era ele quem dirigia e depois deste ano, não o vi mais fazendo isso). Não peguei rosa (estava na arquibancada), não fui ao camarim (até hoje nunca tive esse privilégio), mas, gravei na mente esses momentos inesquecíveis que descrevem o primeiro e um dos melhores momentos do rei em minha vida!

Um forte abraço a todos!

domingo, 20 de abril de 2014

♫Oração de São Francisco♫

Não se sabe ao exato a origem desta canção oração tão popular em nosso país! Sua letra realmente é atribuída a São Francisco de Assis e por isso tem esse nome, pois também é conhecida como Oração pela paz. Aqui no Brasil, a versão mais conhecida é feita pelo padre Irala, e lançada em seu disco de 1968 e, posteriormente, imortalizada pelo Fagner, em seu disco de 1989 e mais recentemente por alguns padres católicos e entre eles, o Pe. Marcelo Rossi.

Sua letra é bastante adequada para este domingo de Páscoa, onde celebramos a vida, o renascimento de nossas esperanças e o que podemos fazer para sermos merecedores deste momento: promovermos a paz, servirmos com o bem e que todas as nossas atitudes, embora encontremos muitas adversidades, sejam concentradas neste propósito!

Oração de São Francisco
Pe. Irala

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz;
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre, fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 17 de abril de 2014

♪Partituras musicais dos fãs♪

A partitura musical significa o conjunto de notas, ritmos e acordes musicais presentes em uma escrita, compreendida no mundo inteiro e com símbolos próprios que são as cifras e notas musicais e suas escalas. Há muito tempo que alimento a vontade de criar essa série, que dei o nome de Partitura musicais dos fãs! Não tem a ver com a parte técnica da música, ou seja, suas partituras propriamente ditas!

Com esta série, desejo saber o que os amigos frequentadores do Blog pensam sobre música, suas opiniões sobre seus artistas favoritos, numa espécie de bate-bola musical com eles. Como Roberto Carlos está no topo disso também, pois por ser fã dele, conheço talvez os maiores fãs de sua majestade desse país, será comum presenciarmos, nestas postagens, vários fãs falando sobre ele, se aceitarem participar desta série!

Portanto, mensalmente, teremos uma partitura de algum fã, o que ele pensa sobre a música que curte, quais as canções, shows, arranjos, músicos, compositores, momentos musicais e tudo que o levou a amar essa arte! Meu primeiro convidado será Adriano Thales, um dos maiores, se não, o maior fã do Roberto deste país! Por fim, os "entrevistados" vão sugerir outros que desejam ver nesta série! Conto com todos vocês! 

Um forte abraço a todos! 

terça-feira, 15 de abril de 2014

As canções do Pe. Zezinho

Já falei em outros momentos da influência do Padre Zezinho, como grande nome da música cristã no Brasil! E reforço essa ideia citando algumas de suas pérolas, nessa semana dedicada a Páscoa. Cresci em uma família simples, humilde e católica! Na escola, lembro de aprender Maria de Nazaré e outra que sempre me emocionava: Maria da minha infância!

As canções "marianas" me encantavam, principalmente no mês de maio! Sei que hoje a moda passa por padres carismáticos e até no mundo evangélico, os cantores mais jovens se sobrepõem. Mas, reafirmo que é no Padre Zezinho que encontro as coisas mais lindas e emocionantes que ouvi: o que dizer de Um certo galileu ou História de Maria? Nas missas tradicionais ouvia A barca, Pelos prados, Te amarei Senhor, A ti meu Deus, Conheço um coração, Amar como Jesus amou, És água viva e Há um barco esquecido na praia e depois percebi que era dele toda essa riqueza e outras que não lembrarei de citar nessa postagem!

E não paramos apenas nas canções antigas, porque mais recentemente temos outras pérolas como Oração pela família e Famílias do Brasil. E tudo isso se reflete numa missa mais inspirada pra quem participa e sai dela com a missão de ser alguém melhor e reconheço que devemos muito disso à trilha sonora desse evento, muitas vezes mais emocionantes quando preenchidas pelo trabalho desse grande sacerdote!

Um forte abraço a todos!

domingo, 13 de abril de 2014

♫Vambora♫

Gosto dos clássicos da Adriana e lamento já não termos um desses há um bom tempo! Adriana é genial como musicista, intérprete e compositora, até quando cria ou cita neologismos e outras obras literais. É o caso de Vambora, que significa a junção de "vamos embora" e cita trechos de obra de Manuel Bandeira, com Cinza das horas.

Uma canção romântica, tema da novela global Torre de Babel, em que sua letra chama a atenção da pessoa amada para que esqueçam os problemas que a afastaram e fujam na direção do amor, da felicidade! E mais atenção chama ainda para o fato de estarem perdendo tempo com essa distância, no trecho "Que o que você demora, é o que o tempo leva..."

Vambora
(Adriana Calcanhoto)

Entre por essa porta agora
E diga que me adora
Você tem meia hora
Pra mudar a minha vida
Vem, vambora
Que o que você demora
É o que o tempo leva

Ainda tem o seu perfume pela casa
Ainda tem você na sala
Por que meu coração dispara
Quando tem o seu cheiro
Dentro de um livro
"Dentro da noite veloz"

Ainda tem o seu perfume pela casa
Ainda tem você na sala
Porque meu coração dispara
Quando tem o seu cheiro
Dentro de um livro
"Na cinza das horas"

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 10 de abril de 2014

CD Julio Iglesias Perfil

Esse é um dos poucos CD´s do Julio que não gosto tanto quanto os outros e não por ser uma coletânea, já que costumo enaltecer essa série lançada pela Som Livre, que nos apresentou este título em 2003. Mas, por pecar no repertório! Se haviam muitas versões de tais canções em português, por que lançá-las em espanhol, em nosso país? É esta a pergunta que faço!

Puxada pela versão em espanhol do clássico Stranger´s in the night, do repertório do Sinatra, Extraños nada más é a grande surpresa desse disco. Aí insisto em dizer: por que não colocar os fonogramas em português que existiam das canções Esa mujer, Derroche, Mal acostumbrado, Por el amor de una mujer, La carretera, Un canto a Galicia, Manuela, como fizeram com a faixa Paloma?

Não sei se o objetivo era lançá-lo apenas lá fora ou aqui com os fonogramas lá de fora, teoricamente inéditos para nós, mas creio que pecaram até no repertório escolhido, mesmo se levando em conta que em termos de Julio, quase todas são boas! Em suas gravações originais (e que nunca apresentaram versões em português, com exceção de El dia que me quieras), tivemos Crazy, Caballo viejo/Bamboleo e À média luz. Apesar de tudo, um bom CD pra ouvir essa eterna voz. Apenas acho que poderiam ter caprichado mais na escolha, sobretudo em se tratando de Julio Iglesias!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 8 de abril de 2014

Os compositores do Brasil - 77

Natural de Ponte do Itabapuana/ES, Rossini Pinto foi um dos grandes compositores, cantor e produtor da época da Jovem Guada. Foi nessa época que atingiu o auge de sua carreira, se destacando como compositor ou fazendo versões de rocks internacionais e figurando em discos de nomes como Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Golden Boys, Wanderléa, Renato e seus blue caps, The Fevers, Wanderley Cardoso, Jerry Adriani, e posteriormente de outros astros como Núbia Lafayette, Odair José, Caetano Veloso e Rita Lee.

Entre os seus sucessos estão Alguém na multidão, Eu te adoro meu amor, Só vou gostar de quem gosta de mim, Ternura, Erva venenosa, Malena, Parei olhei, Mar de rosas, Mata-me depressa, Relembrando Malena, Brucutu, Querida, Um leão está solto nas ruas, entre outras que foram sucesso nos anos 60 e que, vez por outra, alguém revive suas histórias!

Rossini partiu para a eternidade em 1985, mas está presente na música brasileira, sobretudo nos créditos dos discos dos artistas mencionados acima, como um dos nomes mais importantes da década de 60 e por isto, se destaca como um grande compositor da nossa música!

Um forte abraço a todos!

domingo, 6 de abril de 2014

♫Ela faz cinema♫

Sei que grande parte do público brasileiro considera as canções antigas, diga-se dos anos 70 principalmente, do Chico Buarque, como as melhores e mais inspiradas. Considero o Chico o melhor intérprete de si próprio e também uma constante na arte de compor coisas belíssimas. Um bom exemplo disso é esta canção, recente, que é uma das mais lindas de seu repertório, para mim!

Interpretar o que uma letra do Chico diz é um risco pois acabamos falando o que a letra nos causou, embora essa talvez não tenha sido a verdadeira vontade de seu autor. Neste caso, defino estar diante de uma canção romântica que descreve uma belíssima e admirada personagem que fascina nos pequenos gestos. Não sei se isso é fruto de sua extrema veneração ou realmente está envolvido com alguém que apresenta traços profissionais de uma atriz que o fascina nos lados profissional e pessoal e, por isto ele é feliz em reconhecer que está diante de uma unanimidade!

Ela faz cinema
(Chico Buarque)

Quando ela chora
Não sei se é dos olhos para fora
Não sei do que ri
Eu não sei se ela agora
Está fora de si
Ou se é o estilo de uma grande dama
Quando me encara e desata os cabelos
Não sei se ela está mesmo aqui
Quando se joga na minha cama

Ela faz cinema, ela faz cinema, ela é a tal
Sei que ela pode ser mil
Mas não existe outra igual

Quando ela mente
Não sei se ela deveras sente
O que mente para mim
Serei eu meramente
Mais um personagem efêmero
Da sua trama
Quando vestida de preto
Dá-me um beijo seco
Prevejo meu fim
E a cada vez que o perdão
Me clama

Ela faz cinema, ela faz cinema, ela é demais
Talvez nem me queira bem
Porém faz um bem que ninguém me faz

Eu não sei, se ela sabe o que fez
Quando fez o meu peito cantar outra vez
Quando ela jura
Não sei por que Deus ela jura
Que tem coração
e quando o meu coração se inflama

Ela faz cinema, ela faz cinema, ela é assim
Nunca será de ninguém
Porém eu não sei viver sem e fim.

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Os Intérpretes do Brasil - 35

Que muita gente gosta da Ana Carolina, isso é indiscutível! E que ela canta muito também! Agora, talvez
nem todos tenham percebido que além da extraordinária compositora de seus sucessos, Ana também dá um toque todo especial e pessoal às interpretações de outros autores e se não as deixa imortais, ao menos, marca a canção com sua forma ímpar de interpretar.

Atualmente, está na abertura da novela Em família com o clássico Eu sei que vou te amar que, embora já tenha sido cantada por inúmeros grandes nomes país afora, convenhamos que Ana apenas não cantou uma abertura de novela, mas conseguiu deixar sua marca, acrescentando algo mais nessa canção tão explorada e sempre clássica.

Interpretar Força estranha, de Caetano, imortalizada por Roberto também foi uma tarefa difícil que Ana conseguiu traçar tranquilamente no projeto Elas cantam Roberto. Beatriz, de Chico e Edu, também foi um desafio positivo bem como seu primeiro grande sucesso Quem de nós dois, que é uma versão! Enfim, estamos acostumados com a Ana compositora e intérprete de si própria, mas quando ela resolve lê outros autores, continua sendo a mesma Ana Carolina que nos emociona e nos toca com sua voz ímpar!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 1 de abril de 2014

EP, a nova tendência do mercado musical

Hoje é dia da mentira e bem que eu gostaria de estar falando alguma mentira nessa postagem! Mas, não é! Ano passado, os projetos mais vendidos foram EP´s, uma espécie de CD compacto com 5 músicas ou um meio CD. Esse formato não é novo, pois há algumas décadas, era comum o lançamento do que se chamava compacto e como a mídia do momento era o vinil que trazia de dez a doze canções em média, o compacto vinha com no máximo quatro canções que apresentava o trabalho que viria "completo" com todas as faixas em seguida.

No começo o compacto era um teste para os novos artistas e se tocassem e vendessem bem, evoluíam para o disco e consequentemente o sucesso. Roberto Carlos resgatou o processo do passado com o lançamento do Ep Esse cara sou eu em 2012, campeão de vendas naquele ano. Ano passado, o rei ficou na vice-liderança com seu Remixed, perdendo para o Pe. Marcelo Rossi que também lançou Ep. Outros artistas campeões de vendas como Zezé di Camargo e Luciano e Paula Fernandes também aderiram ao formato.

Apesar de ser uma tentativa aparentemente bem sucedida contra a pirataria, pois o EP custa em torno de R$ 10,00 não acho interessante um "disco com 4 ou 5 canções", algumas vezes nem inéditas, outras vezes, apenas com composições do próprio autor (minando as chances de outros compositores). Sei que estamos em uma época em que 4, 5, 10 ou 15 músicas não garantiriam tanto a importância de um CD, que serve apenas para ter suas canções passadas para o computador e distribuídas aos celulares, ipad´s e outros objetos sonoros, mas ainda sou do tempo em que um disco era arte, com fotos, letras nos encartes e havia uma pequena regra de que ao menos 10 canções era mais justo neste projeto!

Um forte abraço a todos!