domingo, 29 de junho de 2014

Olhando as estrelas - 46

Aqui temos dois grandes artistas pernambucanos, discípulos de Luiz Gonzaga, que garantem a animação às festas juninas já há bastante tempo. Um de Caruaru, outro de Altinho, cidade vizinha à capital do agreste; um grande compositor e, o outro, dos seus primeiros e principais intérpretes: Petrúcio Amorim e Jorge de Altinho.

Desde o primeiro disco de Jorge que, vez por outra, Petrúcio aparece em algum grande sucesso. É o caso das canções Confidências, Devagar, Lembranças, Foi bom te amar, Meu ex-amor, Menino de rua, Anjo querubim, entre outras.

E cada um sempre foi convidado a participar dos DVDs que ambos já lançaram e vez por outra se reencontram para reviver estes e outros sucessos que ainda virão, pois talento pra isso, essa dupla tem de sobra!

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Os Músicos do Brasil - 52

Ele é um músico muito conhecido aqui no Nordeste, sobretudo em Pernambuco onde é referência entre os sanfoneiros. Natural de Passira/PE, Júlio Nunes Pereira é mais conhecido como Duda da Passira. Tocando desde os 9 anos em sua cidade e arredores, Duda viu sua carreira tomar impulso a partir da década de 80, quando iniciou suas primeiras gravações, onde também cantava.

Apesar de dedicar-se ao repertório e trabalhos locais, onde a cada ano habitou as agendas das principais festas juninas de nosso Nordeste, Duda também tocou com outros nomes nacionais como Pena branca e Xavantinho e, claro, Luiz Gonzaga.

Duda partiu para a eternidade em 2013, mas deixou seu nome cravado na lista dos melhores músicos que Pernambuco e o forró conheceram e, porque não dizer, o país! E, apesar do ofício de músico ser tão árduo em nossas terras, temos aqui um vitorioso nessa arte de alegrar as pessoas com seu talento!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 24 de junho de 2014

CD Flávio José canta Luiz Gonzaga

Vários foram os artistas que lançaram algum projeto em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga! E um deles, dos melhores pupilos, é o Flávio José que lançou em 2012 o CD Flávio José canta Luiz Gonzaga, onde entoa, em 12 faixas, algumas das inesquecíveis canções do nosso eterno Lua.

Estão lá clássicos como Cigarro de paia, Sabiá, O fole roncou, Légua tirana, Estrada de Canindé e os medleys Riacho do navio/Respeita Januário, Aproveita gente/Nem se despediu de mim/Noites brasileiras/Fogo sem fuzil/Olha pro céu/São João na roça. Seguindo um caminho diferente dos outros, Flávio mescla alguns clássicos com outras canções não tão conhecidas, mas não menos marcantes no repertório de Gonzaga.

E assim, completam a obra as canções Xanduzinha, Amei à toa, A sorte é cega, Ranchinho de paia e o medley Pedido a São João/Caboclo nordestino. Uma ótima pedida não apenas para a noite de São João ou para o mês de junho, mas para todo tempo em que se deseje ouvir canções alegres que representam uma cultura riquíssima como é a nordestina, no repertório de um rei, cantado aqui por um de seus principais pupilos!

Um forte abraço a todos!

domingo, 22 de junho de 2014

♫Numa sala de reboco♫

Sabe aquela casinha bem simples, rara nos dias de hoje, substituída pela alvenaria, a casa de reboco existiu durante muitos anos, sobretudo habitando e fazendo habitar as famílias humildes do Nordeste brasileiro. E Gonzagão cantou isso tão bem nesta canção que tornou-se um clássico, também gravada por nomes como Fagner, Alceu Valença, Quinteto violado, Dominguinhos, Maciel Melo, Trio Nordestino, Santanna e tantos outros.

E simplicidade é um dos elementos, um ingrediente na receita de uma perfeita festa junina, pois a satisfação desse evento está justamente em unir a alegria, o ritmo e o amor também presente nesta letra romântica ao extremo, onde seus autores imploram por um amor igual a sanguessuga que luta apenas contra o tempo que teima em passar nessa hora tão mágica!

Numa sala de reboco
Luiz Gonzaga e José Marcolino

Todo tempo quanto houver pra mim é pouco
Pra dançar com meu benzinho numa sala de reboco
Todo tempo quanto houver pra mim é pouco
Pra dançar com meu benzinho numa sala de reboco

Enquanto o fole tá fungando, tá gemendo
Vou dançando e vou dizendo meu sofrer pra ela só
E ninguém nota que eu estou lhe conversando
E nosso amor vai aumentando
Pra que coisa mais melhor?

Todo tempo quanto houver pra mim é pouco
Pra dançar com meu benzinho numa sala de reboco
Todo tempo quanto houver pra mim é pouco
Pra dançar com meu benzinho numa sala de reboco

Só fico triste quando o dia amanhece
Ai, meu Deus, se eu pudesse acabar a separação
Pra nós viver igualado a sanguessuga
E nosso amor pede mais fuga do que essa que nos dão

Todo tempo quanto houver pra mim é pouco
Pra dançar com meu benzinho numa sala de reboco
Todo tempo quanto houver pra mim é pouco
Pra dançar com meu benzinho numa sala de reboco

quinta-feira, 19 de junho de 2014

♪Partituras musicais dos fãs 5 - Geraldo Bottary♪

Geraldo é outro fã da música brasileira e do Roberto Carlos que conheci! É o pai, o avô, o amigo, o esposo que a família brasileira pode colocar no topo dos melhores exemplos que possa oferecer. Natural de João Monlevade/MG e residindo atualmente em Belo Horizonte, este mineiro possui uma simpatia e uma educação fora de série.

Geraldo também já cantou na noite e de música romântica, ele entende muito bem! Eu o conheci pelo Portal Splish, splash, de um tal português tema de futuras postagens e também do qual fazem parte nossas amigas Carmem Augusta e Mazé, entre outros. Desde então, respiro seus cumprimentos, comentários e ensinamentos como uma bela aula de como ser uma pessoa melhor! Vamos à entrevista:

1 - Uma música?

♪My love for you, de Johnny Mathis.

2 - Um momento musical inesquecível

♪Cantando a música Skyline Pigeon de Elton John, numa churrascaria, pela primeira vez, na cidade de Paracatu/MG, em 1980.

3 - Qual show do Roberto gostaria de ter visto e não pôde ver?

♪Sempre gostei de ver os shows do Roberto na época da Jovem Guarda, pela TV, bem como os especiais de final de ano. Em Setembro de 2011, fui pela primeira vez em um de seus shows, em Belo Horizonte.

4 - E qual foi o show inesquecível dele?

♪Este de Belo Horizonte, de 2011.

5 - Você também cantou na noite, então cita algumas canções de seu repertório?

♪Detalhes; Sentado à Beira do Caminho; Gatinha Manhosa; José(E agora, José?); Deslizes; A Volta do Boêmio; A Deusa do Asfalto; Sonhar Contigo; Marina; Eu vou ter sempre você; A Terceira Lâmina; Eu Nunca mais vou te esquecer; Negue; Ronda; Matriz ou Filial; Castigo; Quem é?; Imagine; Skyline Pigeon; I Started a Joke; Feelings; My Love; My Mistake; Rock and Roll Lullaby; Something, e muitas outras...

6 - Se pudesse gravar um CD com 10 canções, quais escolheria?

♪Detalhes; Sentado à Beira do Caminho; Como é grande o meu amor por vc; My Love for you; Gatinha Manhosa; Imagine; Let it be; My Love; Deslizes e Quem é?. Mas, Impossível acreditar que perdi você; A Volta do Boêmio, A Deusa do Asfalto; Feelings; My Mistake são outras que poderiam entrar nas escolhas do CD.

7 - Ainda canta ou toca algum instrumento musical?

♪Não estou cantando mais na noite e não sei tocar nenhum instrumento musical, a não ser o das minhas cordas vocais.

8 - Um compositor brasileiro

♪Dois, se me permite: Roberto Carlos e Adelino Moreira

9 - Um músico brasileiro

♪Dois, se me permite: Roberto Carlos e Caetano Veloso

10 - O arranjo que mais aprecia em alguma canção nacional

♪Detalhes, de 1971

11 - Cite três discos que escuta sem pular nenhuma faixa. (pode ser do rei ou de outros artistas também): 

♪Na verdade não tenho nenhuma discoteca; apenas alguns CDs, baixados pela internet, naturalmente.

12 - O que gostaria de ouvir Roberto cantar em seus shows?

♪Vê se volta pra mim; Jovens Tardes de domingo; Detalhes; Emoções; Como é grande o meu amor por você e muitas outras que fizeram sucesso em épocas remotas e ele ainda resiste em cantá-las.

13 - Seu especial favorito

♪Olha são tantos que se perderam na memória RAM, mas que ficam guardados na memória da consciência profunda; no entanto podemos citar alguns recentes: ex.: Elas cantam Roberto; o de Jerusalém; o de 2013 e muitos outros...

14 - Um dueto inesquecível desses especiais

♪Com Ivete Sangalo; com Hebe Camargo; com Paula Fernandes, Claudia Leite, Alcione; etc, etc, etc...

15 - Quem ainda merecia ser convidado para o especial de fim de ano?

♪Benito di Paula; Márcio Greyck e muitos outros que se apagaram no pós Jovem Guarda.

16 - Qual dueto em disco gostaria de ver com Roberto? 

♪ com Moacyr Franco

17 - Além do rei, quais outros artistas aprecia na música brasileira?

♪Moacyr Franco; Márcio Greyck; Paula Fernandes; Roberta Miranda; Fagner; Zé Ramalho; Elba Ramalho; Fafá de Belém; Benito di Paula; Agnaldo Timóteo; Maria Bethânia; Chico Buarque; Gilberto Gil; Caetano Veloso; e muitos outros...

18 - Um trecho de uma canção

♪"Além do horizonte deve ter; algum lugar bonito pra viver em paz; onde eu possa encontrar a natureza; alegria e felicidade com certeza". - Roberto Carlos e Erasmo Carlos, 1975.

19 - Como define Roberto Carlos?

♪Um músico excelente no contexto musical mundial, capaz de movimentar pensamentos, no sentido de expressar sentimentos que falam de Amor, Amizade e respeito ao próximo.

20 - Quem você sugere para entrevistarmos nesta série?

♪O único gajo e ilustre portuga abrasileirado: Armindo Guimarães.

Geraldo, muito obrigado por tudo, por ser essa universidade pra quem deseja saber de música e, ao mesmo tempo, gentileza, educação, atenção e respeito a todos! Muito grato por ter me dedicado esse momento e poder compartilhar com meus amigos a admiração que tenho por você!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 17 de junho de 2014

Os compositores do Brasil - 79

Uma das canções mais longas da nossa música é A triste partida, imortalizada na voz de Luiz Gonzaga. Seu compositor é Antônio Gonçalves da Silva, que todos conhecem apenas como Patativa do Assaré. Natural de Assaré/CE, por isso o nome do poeta e compositor que se tornou no decorrer dos anos. Inclusive, sua canção marco, A triste partida, foi ouvida por Gonzagão em 1964 declamada e este decidiu musicá-la no ano seguinte.

Além de Gonzaga, também gravaram suas canções artistas como Fagner e Pena branca e Xavantinho. Além de A triste partida, outros sucessos de seu repertório foram Vaca estrela e boi fubá e Festa da natureza, além de vários poemas que, de repente, poderão ser musicados a qualquer momento.

Patativa partiu para a eternidade em 2002 e sua Triste partida sempre será lembrada como uma das mais perfeitas pinturas musicais do êxodo nordestino que, durante tantos anos aconteceu em nosso país, podendo este poeta ser considerado um historiador por sua contribuição ao Nordeste brasileiro, com a divulgação deste em sua riquíssima obra!

Um forte abraço a todos!

domingo, 15 de junho de 2014

♫Onde está você♫

Já comentamos anteriormente sobre um projeto feito por Dominguinhos e Elba Ramalho e uma das canções de maior sucesso desse CD é esta que abordamos hoje: Onde está você! Um dueto entre os dois cantores e uma saudade grande do nosso eterno forrozeiro. Uma canção dançante que anima qualquer festa e que traduz a felicidade que é buscar por alguém nesse instante e sob esse ritmo.

A letra de Onde está você traz aquela indagação de quem ama e procura por um amor perdido, por alguém que se foi e deixou saudades, a ponto de seu espaço não ser ocupado por ninguém. E a busca é sem fim na esperança de retorno ou reencontro daquele amor! A verdade é que, onde estiver, Sr. Domingos sabe do legado musical que nos deixou, com grandes canções que cantam o amor partido, mas com a alegria contagiante desse estilo ímpar que é o forró!

Onde está você
Zezum

Onde está você
Apareça aqui para me ver
Eu vou gostar demais

Sabes onde estou
E nada mudou
Venha me dizer onde você andou

Eu andei sem te encontrar
Por quase todo lugar
Eu perguntava por ti
Teus passos sempre segui

Querendo te encontrar
Só para falar de amor
Frases que nunca falei
Carinhos que nunca fiz

Beijos que nunca te dei
O amor que te neguei
Agora eu quero te dar
E te fazer feliz.

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 12 de junho de 2014

A música romântica

Dia dos namorados e cada casal tem sua trilha particular! Há também aqueles que estão só nesta data e também possuem sua trilha para este momento. Na música mundial, um fato curioso, é que no repertório de todo artista, a música romântica é a que tem predominado! É claro que temos vários clássicos que não são românticos e sobrevivem ao tempo!

Mas, mesmo sem me ater a alguma pesquisa estatística, afirmo que a música romântica é a que compõe o gênero mais clássico de cada compositor do mundo! No Brasil não é diferente, pois quando pensamos em determinado artista, ao citar pelo menos cinco canções clássicas de seu repertório, nos deparamos pelo menos com uma ou mais canções desse estilo!

Percebemos então que, o que varia são os estilos, mas o tema está lá, intocável! Seja um amor sonhado ou vivido, um amor platônico ou doído, um amor que se foi ou ainda virá ou um que sempre esteve ali e nunca partirá, com certeza não teremos dificuldades em encontrar uma trilha para esta data, pois nossos artistas cumprem sua parte abrindo seus sentimentos e corações que se identificarão com os nossos!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 10 de junho de 2014

Não sou vaqueiro, mas gosto de vaquejada...

Em nosso país sempre foi muito comum o aparecimento de duplas sertanejas. Portanto, quando observamos dois cantores no palco, pensamos logo em dupla sertaneja, embora outros estilos tenham apresentado artistas neste formato! E o forró também tem suas duplas e uma das mais famosas, ao menos aqui pelo Nordeste brasileiro é a dupla cearense Sirano e Sirino.

Curiosamente, ambos tinham carreira musical própria, antes de montarem a dupla de sucesso que canta e toca nosso forró e seus ritmos, como vaquejadas, por exemplo. Entre os sucessos da dupla, temos Não sou vaqueiro, Amor na rede, Mulher ingrata, Valeu o boi, Amor unilateral, Gosto de vaquejada, etc.

Embora não lancem um novo trabalho há um bom tempo, são uma das duplas mais requisitadas nas festas juninas, sobretudo por apresentarem um forró mais atual, mais acelerado, que muitos, sobretudo os mais jovens, apreciam para a hora da dança!

Um forte abraço a todos!

domingo, 8 de junho de 2014

♫Não me torture mais♫

Nando Cordel é também outro grande nome nessa época junina, sobretudo porque conhecemos o Nando compositor de grandes canções românticas, mas que também não deve nada ao Nando forrozeiro. É só vasculhar seu repertório e descobrir grandes pérolas, raízes gravadas também por outros grandes nomes nordestinos e nacionais.

Esta é uma das mais recentes canções de seu repertório e uma das mais lindas que criou nesse gênero. Com uma letra curta, simples e direta, Não me torture mais fala de um amor que faz falta, de um perdão que se implora, de uma lacuna sentida e de uma felicidade reconhecida naquele amor! Um charme dessa canção é a onomatopeia do refrão que, deixa o ritmo mais contagiante na hora da dança!

Não me torture mais
Nando Cordel

Não me torture mais,
Volte logo pra mim
Não, não me abandone,
Não faz assim

Perdoa meu coração
Ele só pensa em te amar
Tá preso na solidão
Doido pra se libertar

Iô, iô, iô, iô, iô, iô, iô, iô, iôôô
Eu só posso ser feliz se tiver teu amor...

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 5 de junho de 2014

♪Partituras musicais dos fãs 4 - João Francisco (Jotaefe)♪

Um ser elegante! Essa frase consegue sintetizar João Francisco, que todos conhecem desde os tempos do Portal Clube do rei como Jotaefe! Natural de Jaguarari, interior da Bahia e residindo atualmente em Salvador, é considerado uma espécie de enciclopédia sobre Roberto Carlos e acredito que seja um dos maiores, se não, o maior conhecedor da obra do rei, o que o tornou uma referência para todos nós!

Sempre gentil e atencioso, João consegue, de forma muito educada e precisa, solucionar nossas dúvidas sobre a obra do maior artista deste país! Sempre o admirei bastante e, sem falso exagero, acho que Roberto Carlos deve uma estátua a esse cara, sobretudo por divulgar de forma tão honesta e respeitosa toda sua carreira. Nunca vi João falar mal de seu ídolo, ao contrário, dedica seu tempo enaltecendo sua carreira e, com isso, retribuindo de forma ímpar tudo que RC fez por ele e por todos nós! Vamos à entrevista:

1 - Uma música?

♪ Detalhes

2 - Um momento musical inesquecível?

♪ Jovem Guarda

3 - Qual show do Roberto gostaria de ter visto e não pode ver?

♪ A 200km por hora

4 - E qual foi o show inesquecível dele?

♪ Roberto Carlos (Canecão-RJ-1975)

5 - Qual a primeira peça que você conquistou para sua coleção?

♪ Compacto simples com “João e Maria” / “Fora do tom” adquirido em 1968.

6 - E o que ainda te falta?

♪ do Brasil apenas o 78rpm que tem “É proibido fumar”/ “Minha história de amor” e alguns Lps/singles importados.

7 - Há alguma que você considera como sendo seu xodó, dentro desta coleção?

♪ O Lp “Io, l’amore e la mia solitudine” da Itália, por ter sido o primeiro Lp importado que consegui.

8 - Um compositor brasileiro?

♪ Lupicínio Rodrigues.

9 - Um músico brasileiro?

♪ Tom Jobim.

10 - O arranjo que mais aprecia em alguma canção nacional?

♪ Madrasta (acredito que seja do Alexandre Gnatalli)

11 - Cite três discos que escuta sem pular nenhuma faixa. (pode ser do rei ou de outros artistas também)

♪ Roberto Carlos 1971(Detalhes), Getz/Gilberto (Stan Getz e João Gilberto) e Abbey Road (Beatles)

12 - O que gostaria de ouvir Roberto cantar em seus shows?

♪ Quero que vá tudo pro inferno

13 - Seu especial favorito?

♪ o de 1976

14 - Um dueto inesquecível desses especiais?

♪ Correnteza (Roberto Carlos e Djavan)

15 - Quem ainda merecia ser convidado para o especial de fim de ano?

♪ João Gilberto.

16 - Qual dueto em disco gostaria de ver com Roberto?

♪ Roberto Carlos e João Gilberto.

17 - Além do rei, quais outros artistas aprecia na música brasileira?

♪ João Gilberto e Caetano Veloso.

18 - Um trecho de uma canção?

♪ "Não adianta nem tentar me esquecer,
durante muito tempo em sua vida eu vou viver...”

Detalhes (Roberto Carlos e Erasmo Carlos), 1971.

19 - Como define Roberto Carlos?

♪ O título de “Rei” define bem Roberto Carlos: o maior fenômeno musical de todos os tempos, uma figura ímpar no cenário da música brasileira. Nunca existiu nem existirá jamais um outro igual.

20 - Quem você sugere para entrevistarmos nesta série?

♪ Meu amigo Alinaldo Mota (Naldinho Brasil)

João, muito obrigado por você tem sido tão gentil comigo e com todos os amigos que lerem sobre você, porque tenho certeza absoluta que todos te admiram bastante e reconhecem o quanto devem ser gratos a você por tudo que fez pelo Roberto e, por tabela, para nós! Só posso te desejar muita saúde, muita paz e que Deus te conceda todos os seus merecidos sonhos!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 3 de junho de 2014

Os Intérpretes do Brasil - 37

Santanna, o cantador é nome certo nas festas juninas de todo o Nordeste e, por que não dizer, todo país? Com interpretações que deixam seu carimbo de qualidade, não pode faltar no som de um bom apreciador de música nordestina! Sendo autêntico intérprete, já que compõe pouco, muitas de suas canções são associadas à sua autoria, embora na maioria das vezes tem outro dono!

É o caso de Ana Maria, de Janduhy Finizola, que todos conhecem como a canção do Santanna, a música número um que, a partir dela, decolou seu merecido sucesso. Gosto muito de Mensageiro beija-flor, que também ganhou uma interpretação definitiva em sua voz! 

Petrúcio Amorim tem vários intérpretes, mas uma de suas canções, chamada Meu cenário, é mesmo a cara do Santanna que garante essas e outras nos shows que ofertará nessa agenda apertada do mês de junho, garantindo um bom arraial a todos e não apenas nesta época, mas no decorrer de todo ano!

Um forte abraço a todos!

domingo, 1 de junho de 2014

♫Aproveita gente♫

Junho é o mês das festas juninas e aqui no Nordeste a fogueira aquece a cultura e por que não dizer, também a música, tão rica que encontra um ponto central: Luiz Gonzaga. O Blog reveste a maior parte das postagens sobre essa cultura raiz. Onildo Almeida já foi tema da série Os compositores do Brasil, é muito conhecido pelo clássico A feira de Caruaru, imortalizado pelo próprio Gonzagão. Mas, esta canção que apresento hoje, da década de 80, é pra mim, a sua obra prima.

Uma canção que traz uma letra simples, curta, mas que consegue sintetizar, de forma muito simples e precisa, o que é a festa aqui em nossas terras. E o arranjo é um espetáculo a parte, com solos belíssimos do nosso inesquecível Dominguinhos! Show, arte, saudade e sempre a mesma emoção nas canções inesquecíveis de Gonzaga!

Aproveita gente
(Onildo Almeida)

Aproveita gente que o pagode é quente
É forró pra toda essa gente se espalhar
Êita, coisa boa! Êita, pessoá!
Hoje aqui a páia voa, vamo gente aproveitar

O resfunlengo desse fole não é mole
Todo mundo aqui se bole
Com o seu resfunlengar
E o sanfoneiro que não só faz resfunlengo
Quando sai do lengo-lengo bota pra improvisar

Um forte abraço a todos!