terça-feira, 30 de setembro de 2014

Olhando as estrelas - 48

Difícil em apenas um texto falar de dois astros dessa grandeza. Muitos pensam que Tom e João se encontraram bastante, mas foram poucos, porém decisivos encontros os que houveram entre essas duas estrelas de maior grandeza na história da música brasileira.

Basta dizer que graças à composição de um e a voz do outro, a Bossa nova ganhou seu maior clássico: Chega de saudade, canção antológica nacional e a música brasileira ganhou outros tantos também. João sempre cantou Tom e Vinícius e arriscaria dizer que é seu maior intérprete, se não pela quantidade de obras gravada por ele, mas pela expressividade que tais gravações representam. Entre elas, Eu sei que vou te amar, Wave, Desafinado, O amor em paz, Águas de março, etc.

Entretanto, em shows, foram poucos os encontros, até 1962 e depois dessa data, apenas mais um encontro, em um show que foi especial da globo em 1992 com Tom Jobim e João Gilberto no palco e várias estrelas também na plateia e em suas residências contemplando esses grandes artistas da nossa música!

Um forte abraço a todos!

domingo, 28 de setembro de 2014

♫De volta ao começo♫

Gonzaguinha é sempre uma boa pedida para qualquer intérprete. Essa canção, por exempo, já passou por vozes como Gal, Nana e pela banda Roupa Nova, além do próprio Gonzaga Jr. De volta ao começo talvez seja uma tentativa de sempre recomeçar, no amor, na fé, na auto-estima, na capacidade que todo ser humano tem de se renovar e que Gonzaguinha sabia tão bem.

Não sei exatamente o que a letra quer dizer, mas imagino elementos que ela desperta, como a busca de seus sonhos sem limites. Uma vontade enorme de se autoconhecer e também de aceitação do que se é, sempre elevando sua estima e acreditando em suas capacidades e possibilidades na busca da felicidade, com a ingenuidade de um menino que sempre acredita.

De volta ao começo
Gonzaga Jr.

E o menino com o brilho do sol
Na menina dos olhos
Sorri e estende a mão
Entregando o seu coração
E eu entrego o meu coração

E eu entro na roda
E canto as antigas cantigas
De amigo irmão
As canções de amanhecer
Lumiar e escuridão

E é como se eu despertasse de um sonho
Que não me deixou viver
E a vida explodisse em meu peito
Com as cores que eu não sonhei

E é como se eu descobrisse que a força
Esteve o tempo todo em mim
E é como se então de repente eu chegasse
Ao fundo do fim
De volta ao começo
Ao fundo do fim
De volta ao começo

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Postagem especial de divulgação: Eduardo Lages no Recife!

O maestro Eduardo Lages vem com nova apresentação dia 11 de outubro, no Recife Monte Hotel, em Boa Viagem, Recife. Os shows do maestro são um espetáculo, pois aquele homem tímido que vemos reger a orquestra do rei Roberto Carlos há mais de 30 anos se agiganta diante de seu piano para apresentar o que de melhor existe na música.

E quem for conferir de perto não se arrependerá, pois se deliciará com clássicos de sua majestade e também outros clássicos de vários artistas mundiais, sob o piano mais romântico desse país. Já tive a alegria de assistir a um show seu e tenho certeza que este não será diferente com uma carga de emoção elevada que marca a história de qualquer ser que preza pela boa música.

O ingresso individual para mesa custa R$ 150,00, com direito a jantar. Mais informações, pelo telefone (81) 2121 0920 para a aquisição de mesa ou camarote para esta noite que promete ser dançante, festiva e inesquecível para todos nós que somos fãs desse nobre da música brasileira!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Os Músicos do Brasil - 54

É pouco o que ainda encontramos na internet sobre esse grande músico chamado Robson Jorge, que viveu apenas 39 anos, mas se notabilizou, ao lado de Lincoln Olivetti, como um dos grandes guitarristas e violonistas dos anos 70 e 80. Carioca, Robson também lançou discos, solo e com seu parceiro citado acima, como cantor, e compôs alguns dos grandes sucessos que conhecemos até hoje.

São de sua autoria as canções Fim de tarde, Aleluia, Tudo bem, Amor perfeito, Meu coração ainda quer você, Eu e ela, Canção do sonho bom, Você na minha mente, Tente viver sem mim, De coração pra coração, entre tantas que caracterizaram um grande compositor e grandes vendagens para artistas como Cláudia Telles, Cláudia Leite, Chiclete com Banana, Chitãozinho e Xororó, Sérgio Reis e principalmente Roberto Carlos.

E como músico, Robson se destacou nos trabalhos do rei e também de outros nomes como Gal Costa, Maria Bethânia, Tim Maia, Fagner, Luiz Melodia, Jorge Benjor, Fábio Jr., Rosana, Xuxa, Balão mágico, entre tantos que fazem parte da boa música brasileira e que elevam seu nome ao patamar dos grandes nomes da história musical deste país, mesmo tendo partido para a eternidade 20 anos atrás!

Um forte abraço a todos! 

domingo, 21 de setembro de 2014

♫Eu amo♫

Uma das canções mais lindas da dupla Zezé di Camargo e Luciano e até meio esquecida de seu repertório de shows, Eu amo traz aquela interpretação marcante da dupla para grandes canções românticas, coisa que esses dois sabem fazer já há um bom tempo!

A letra de Eu amo traz um grande amor, mas não vivenciado apenas com aquela utopia de amor que sempre dá certo, mas sim, sabendo das dificuldades e, ao mesmo tempo, trabalhando para que essas adversidades queiram ser vencidas, motivadas pelo sentimento supremo que há entre os dois! Quando se quer e se tem objetivo, as perguntas terão as mesmas respostas positivas, para que o melhor aconteça!

Eu amo
Álvaro Socci

Eu sei tudo que passa na sua cabeça
Baby, são coisas naturais
Mas o que quer que aconteça
Você vai ver as respostas vão ser sempre iguais

Nossa casa foi feita sobre pedra dia a dia, mês a mês
No passado nem tudo foram flores, mas tudo bem
Me pergunte então mais uma vez

Se eu vou ser pra todo sempre teu melhor amigo
Se eu quero ir até o fim da vida contigo
Se eu ainda sou apaixonado por você
E te amo mais do que qualquer ser humano
Eu vou, eu quero, eu sou, eu amo!

Você tem seus motivos nada a ver com a gente
Baby, o tempo vai mostrar (eu prometo)
Mas se quiser, vá em frente (ok! Pode perguntar)
Se eu vou estar te esperando do lado de lá

Se eu vou ser pra todo sempre teu melhor amigo
Se eu quero ir até o fim da vida contigo
Se eu ainda sou apaixonado por você
E te amo mais do que qualquer ser humano
Eu vou, eu quero, eu sou, eu amo!

E é mais simples que parece
Eu cuido de você, você cuida de mim
Eu te aqueço e você me aquece
Pra sempre vai, vai ser assim

Se eu vou pra todo sempre teu melhor amigo
Se eu quero ir até o fim da vida contigo
Se eu ainda sou apaixonado por você
E te amo mais do que qualquer ser humano
Eu vou, eu quero, eu sou, eu amo!

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

♪Partituras musicais dos fãs 11 - Márcia Tristão♪

Amanhã é o aniversário desta amiga que, assim como a flor que segura nesta foto, só poderia aparecer nesta série agora, perto do início da primavera. Minha amiga Márcia Tristão Bennett, natural do Rio de Janeiro, mas que tem dupla cidadania, pois morou muito tempo na Califórnia e se dependesse de mim e de seus parentes pernambucanos, teria tripla cidadania, pois jurava que ela era recifense. Fã da boa música desde sempre, acho que Marcinha não chorou quando nasceu e, sim cantou, sobretudo quando mais tarde, emprestou sua voz para o Brasil inteiro, quando participou durante alguns anos do Coral da Universidade Gama Filho - RJ!

Márcia é um doce de pessoa, e esta opinião vem como uma sequência de notas musicais afinadas emitidas por seu esposo Greg, por sua mãe, seus parentes, seus amigos, por todos que a conhecem. Já tive o prazer de a conhecer pessoalmente, pois desde os primeiros contatos no Blog do Eduardo Lages que alimentava essa vontade, que pude realizar em 2012 e, agora tivemos um bate-papo, que todos podem ler a seguir:  

1 - Uma música?

♪Lady Laura, por motivo muito obvio: é a musica da D. Laura!!!

2 - Um momento musical inesquecível?

♪Quando RC nos recebeu com todo carinho e atenção no camarim, nos USA -  Maio/2010, assim que D. Laura havia falecido. Época marcante na vida dele, e foi bonito conversarmos sobre ela, ainda que por pouco tempo! 
3 - Qual show do Roberto gostaria de ter visto e não pode ver?

♪O show dos 50 anos de carreira.  Vi pela televisão, mas gostaria de ter visto ao vivo, aqui no Maracanazinho, RJ! Não morava no Brasil nesta época. Como sabe, moramos nos USA/Califórnia durante 22 anos. Pena que não estávamos aqui!!!

4 - E qual foi o show inesquecível dele?

♪Não me lembro o ano,  foi um show por volta dos anos 70, quando homenageou Cachoeiro de Itapemirim.  Meu pai era de lá e acho que pela simplicidade do local, da cidade e a homenagem em si à cidade,  quase que passei o show inteiro chorando e ao lado do meu pai. Ele também se emocionou muito, na época.  Meu pai faleceu em 1989.

5 - Você também fez parte de coral. Fale de um momento inesquecível nessa fase. 

♪Participei do Coral da Universidade Gama Filho/RJ e tínhamos como Maestro, o nosso querido e saudoso Abelardo Magalhães. Viajávamos muito naquela época, aliás posso dizer que conheci grande parte do Brasil por conta dessa fase. A ultima viagem que participei com o coral foi a Portugal por 15 dias. Com o coral, cada apresentação trazia uma emoção diferente, pois o repertório era variado. Cantávamos em missas, eventos nacionais, com Bandas dos Fuzileiros Navais, Orquestra Sinfônica, eventos fechados para empresas, festivais, etc.  E quando fomos a Curitiba participar do 2º Encontro de Corais Universitários foi muito marcante.  Eramos um coro de quase 100 pessoas cantando no Teatro Guairá, fazendo a Abertura com o Coro dos Peregrinos/Verdi e tínhamos que entrar com a plateia toda escura e de tal forma que o último a subir ao palco tinha que dar tempo certo para cantarmos  a palavra "Aleluia" ao final da música. Foi lindo e todos, ao final, nos aplaudiram de pé.  Cada estado do Brasil havia enviado o coro melhor da sua cidade. E nós fomos representando o RJ. Fomos um dos corais mais requisitados e aplaudidos na época.  Esta apresentação me marcou muito.  Como você sabe, sou apaixonada por corais. 

6 - E  quais canções mais te emocionavam nessas apresentações?

♪Quase todas as apresentações me emocionavam, pois cantávamos um repertório muito variado. Músicas que partiam do folclore, passando por MPB, até chegar aos clássicos. Gostava muito das partes de óperas que cantávamos - Nabuco, Ernani, Mozart,  e também Dorival Caymmi, Chico Buarque, Roberto Carlos (gravamos com ele, como você sabe a música "Aleluia", entre outras).  E me lembro que também me emocionava muito cantar quando contávamos com a participação de bandas da Polícia Militar, ou orquestras, como a Sinfônica Brasileira.  As apresentações se tornavam muito emocionantes.  Era lindo!!!

7 - Qual canção gostaria de ouvir na voz do Roberto?

♪O Divã, talvez em algum show/Tour intitulado RC - Lembrancas, ou RC de Volta ao Passado. Poderia ser somente com músicas antigas - anos 70, com novos arranjos do nosso querido Maestro Eduardo Lages.  Tenho certeza de que as músicas e o show/Tour ficariam muito atraentes para nós, que apreciamos as musicas antigas anos 70/80/90.

8 - Um compositor brasileiro?

♪Carlos Colla e Maurício Duboc com suas canções "A Namorada", "Passatempo" e "Negra", por exemplo que são lindíssimas.  

9 - Um músico brasileiro?

♪Como nossa amizade nasceu através do nosso interesse mútuo por Roberto Carlos, vou me ater a comentários relacionados em torno do artista.  Aponto para Ubaldo Versolato, um dos saxofonistas dele. Tenho tido oportunidades de ver seu trabalho, inclusive além do que faz para o RC.  E como toca!!! É um mestre no saxofone e na flauta!!!

10 - O arranjo que mais aprecia em alguma canção nacional?

♪Cito "O quintal do vizinho", na voz de Almir Sater,  arranjo feito por Eduardo Lages no Especial do RC  "Emoções Sertanejas". Acho que foi feito com um tom ou meio tom, não sei bem, abaixo e ficou muito bonito! Segue o link : https://www.youtube.com/watch?v=WoHVe1ODegY

11 - Cite três discos que escuta sem pular nenhuma faixa. (pode ser do rei ou de outros artistas também)

♪Vou para os anos 70: RC em ritmo de aventura, RC em San Remo,  RC 1972, entre outros!

12 - O que gostaria de ouvir Roberto cantar em seus shows?

♪As músicas dos anos 70/80/90.

13 - Seu especial favorito?

♪Este de Cachoeiro que citei acima. (1978, foi o único até hoje em que Roberto cantou Meu pequeno Cachoeiro).

14 - Um dueto inesquecível desses especiais?

♪Paula Fernandes e Dominguinhos no Emoções Sertanejas - "Caminhoneiro". Ficou lindo esta proeza que ele conseguiu fazer. Duas pessoas de gerações diferentes e ele conseguir uma bela harmonia e um belo arranjo também. Ameiiiii!!! Gosto de ver os artistas cantarem algo novo, que não foi cantado antes, pois creio que assim o artista se valoriza ainda mais.  

15 - Quem ainda merecia ser convidado para o especial de fim de ano?

Maria Rita, Luciana Mello e Jairzinho Rodrigues, Liz Rosa, Liah Soares, Marianna Leporace, Joyce Cândido, Muiza Adnet (estas ultimas são novas cantoras, ou não tão conhecidas, mas com muito talento), Toquinho, João Bosco, Marcos Valle. 

16 - Qual dueto em disco gostaria de ver com Roberto?

♪RC e Maria Rita, RC e Joyce Cândido, RC e Liz Rosa, RC e Muiza Adnet, RC e Liah Soares, Muiza Adnet (vem da família de músicos Adnet, muito talentosa). Toquinho e RC! Acho que todos os da pergunta anterior fariam ótimas parcerias.  
 
17 - Além do rei, quais outros artistas aprecia na música brasileira?

♪Maestros Eduardo Lages, Alberto Rosenblit, Compositor Mário Adnet, Carlos Lyra, entre outros.

18 - Um trecho de uma canção?

♪"Tanta gente se esqueceu que a verdade não mudou
Quando a paz foi ensinada, pouca gente escutou
Meu amigo volte logo, venha ensinar meu povo
O amor é importante, vem dizer tudo de novo!"

Todos estão surdos, Roberto Carlos e Erasmo Carlos, 1971.

19 - Como define Roberto Carlos?

♪Uma pessoa que veio a este mundo com a missão de falar do amor em sua forma maior, ou seja, não somente do amor romântico, mas do amor religioso, do amor aos animais, do amor às plantas, do amor à natureza, do amor às coisas em geral.   E é o que  o trabalho dele nos mostra.  Acho que RC deveria fazer músicas que englobe o amor pós-vida. Ele vive dizendo que ainda precisa fazer musicas que falem do amor de uma forma diferente do que já fez. Pois segue uma sugestão, como inspiração ao seu trabalho: fazer uma música que fale deste tema, o amor pós-vida. A vida que continua, quem sabe, de alguma forma ele possa chegar a ler esta entrevista? E acho que o RC tem consciência desta missão dele, nesta vida. Um querido, um amado, uma pessoa especial, mesmo sendo muito humano, com todas as suas virtudes e defeitos de um ser humano.  E que veio ao mundo e brilha como uma luz azul bebê, entre a humanidade!

20 - Quem você sugere para entrevistarmos nesta série?

Carlyle, Fabiano Cavalcante... Cito estes por estarem muito envolvidos com o nosso querido RC!

Para finalizar, gostaria de lhe agradecer "este momento tao bonito" que você me fez viver respondendo a estas perguntas.  Me sinto muito honrada pelo seu convite.  E gostaria também de agradecer a sua amizade e ao blog do Maestro Eduardo Lages e a atenção dele com todos nós, pois se não fosse o blog dele, não teríamos oportunidades de conversarmos sobre música e assuntos pertinentes a ela.  Muitíssimo obrigada por este momento!  Carinhos, sempre!!!

Marcinha, eu e meus amigos leitores deste espaço é que agradecemos a você toda atenção nos dada e todo conhecimento musical compartilhado conosco. Muito bom conversar com você e Recife te aguarda para mais uma visita, quando puder. Tudo de bom pra você, para o Greg e para todos da família e que todos possam comemorar com você mais esta data, com tudo que você merece!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Os compositores do Brasil - 81

E de repente a gente se lembra daquela música que já fez parte da nossa vida e mal sabe quem a compôs porque para nós fica apenas a interpretação, os sons que nos cravam as lembranças. Com este compositor extraordinário não é diferente. Desde a década de 70, Sérgio Sá está presente nas grandes vozes deste país e vendendo muitos discos, embora poucos saibam disso.

Roberto Carlos, Simone, Tim Maia, Fábio Jr., Chitãozinho e Xororó, Vanusa, Jane Duboc, Fafá de Belém, emprestam suas vozes a pérolas do Sérgio, como em Como é possível, Olho do furacão, O vento e as canções, Eu me rendo, O que é que há, Dona do meu coração, Pensando em minha amada, Sonhos de um palhaço, Magia desse momento, Represa, entre mais de 300 canções.

Sergio também é maestro, produtor musical e tecladista, já trabalhando com nomes como Gilberto Gil e Zizi Possi. E, além do extraordinário compositor que é, representado aqui nessas poucas linhas, é também um exemplo de que sua limitação por não enxergar, não traçou limites na carreira de vencedor que construiu!

Um forte abraço a todos!

domingo, 14 de setembro de 2014

♫Só de você♫

Adoro o repertório da Rita e esta é uma das mais lindas, porém meio esquecida por ela e por outros quando citam suas melhores. Já gravada por cantoras como Hebe Camargo, Maria Rita, e pela própria Rita, todas com muita elegância, Só de você traz de volta aquelas canções do passado, insinuando uma dança romântica e sensual, celebrando o grande amor que existe entre o par.

Com uma letra curta, mas certeira, essa canção aborda justamente aquele amor do passado, vivenciado de forma mais chique, segundo seus autores. Cantar, contemplar, viver, dançar, sonhar, tudo que se relaciona ao amor deve ser vivido da melhor forma e é o que Rita traz para nós, com mais esta elegante pérola musical.

Só de você
Rita Lee e Roberto de Carvalho

Será que a gente ainda será
A velha estória de amor que sempre acaba bem, meu bem
Meio demodê pra hoje em dia
Antigamente, tudo era bem mais chique

Porque a gente nem sabe porque
Mas acontece que eu nasci pra ser só de você
É claro que a sorte também ajudou
Ultimamente, um romance dura pouco

Cola, seu rosto no meu rosto
Enrola, seu corpo no meu corpo
Agora, está na hora de dançar

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

CD e DVD Paula Fernandes Multishow

É típico do atual mercado fonográfico, um artista lançar um CD inédito e em seguida, um projeto ao vivo, com CD e DVD. Foi o caso de Paula Fernandes que, ano passado nos presenteou com mais este projeto ao vivo, gravado na Arena HSBC, Rio de Janeiro, na intenção de divulgar seus últimos trabalhos inéditos e reviver o sucesso que foi seu primeiro trabalho ao vivo, comentado anteriormente. Com grandes sucessos e alguns convidados, Multishow ao vivo foi lançado em CD, CD duplo e DVD.

Como uma das maiores defensoras do sertanejo raiz, Paulinha canta com Zezé di Camargo e Luciano, na faixa Coração na contramão e com Roberta Miranda, em A majestade o sabiá, a quem considera seus ídolos. Além disso, promove sucessos mais recentes como Um ser amor e Não fui eu, além de outros sucessos clássicos de seu repertório como Se o coração viajar, Não precisa, Eu sem você e Pra você.

Além desses, temos Quem é, Mistérios do tempo, Se liga, Uma canção pra mim, Cartas no porão, Diga e os medleys Sem você/Amanheceu, peguei a viola/Sorriso mudo e Mineirinha ferveu/Nóis enverga mais não quebra/Debaixo do cacho. Na versão dupla, temos ainda as faixas Nunca mais eu e você, Navegar em mim, Sensações, Jeito de mato/Céu vermelho, Long live (comTaylor Swift) e o medley I'm gonna getcha good!/Whose bed have your boots been under?/Man! I feel like a woman. No DVD, além dessas, temos ainda Pássaro de fogo e O que restou de nós. Para os que curtem uma boa música sertaneja, modernizada no trabalho de Paula Fernandes, temos aqui um ótimo trabalho!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Pra você guardei o amor...

O Brasil está cheio de boas cantoras e que bom quando uma delas consegue alcançar o êxito desejado, tornando seu trabalho conhecido. É o caso, por exemplo, de Ana Cañas. Natural de São Paulo/SP, Ana lançou-se em 2007 e integra os nomes das novas cantoras brasileiras. Antes de lançar seu disco naquele ano, Ana já cantava em bares.

Seu primeiro sucesso veio com Coração vagabundo e depois com Devolve moço, A Ana, Vacina na veia, Para todas as coisas, Cadê você, Super mulher, Esconderijo, Acalanto para Helena, Luz antiga, Volta, Te ver feliz, L´Amour, La vie en rose, Pra você guardei o amor, dentre outras.

Como dito acima, Ana compõe o grupo de novos nomes da nossa música e vez por outra interage com veteranos como Nando Reis, com quem compôs Pra você guardei o amor, ou Ney Matogrosso que dirige seus shows. Um futuro promissor para um talento desses e assim torcemos!

Um forte abraço a todos!

domingo, 7 de setembro de 2014

♫Aquarela do Brasil♫

E em pleno domingo, temos o feriado pela Independência do Brasil, apesar de que poucos possuem aquele sentimento cívico que levava as escolas de todos os municípios a desfilarem como um gesto de amor à pátria. Musicalmente falando e em tempos de protestos, talvez essa canção não fosse a mais indicada para este momento. Entretanto, temos várias formas de protestar e uma delas é lembrando as belezas pelas quais lutamos e defendemos todos os dias.

Nesse contexto, Aquarela do Brasil vai além dos limites que possui em ser a canção brasileira mais conhecida em todo mundo. Clássico de Ary Barroso, de 1939, já foi interpretada por nomes internacionais como Os três tenores (Carreras, Domingos e Pavarotti), Julio Iglesias, Frank Sinatra, Ray Conniff e Dionne Warwick e, nacionais como Erasmo Carlos, Elis Regina, Tom Jobim, João Gilberto, Simone, Ney Matogrosso, Emílio Santiago, Martinho da Vila, Daniela Mercury e por Gal Costa, a quem credito a interpretação mais marcante. Sua letra apresenta o lado bonito de nosso país, com suas riquezas culturais que fazem desta terra um ambiente saudável, embora tantos problemas sociais. Um emblemático samba como nenhum outro, ecoado em toda parte do mundo com as cores verde e amarelo.

Aquarela do Brasil
Ary Barroso

Brasil, meu Brasil brasileiro
Meu mulato inzoneiro
Vou cantar-te nos meus versos

O Brasil, samba que dá
Bamboleio que faz gingar
O Brasil do meu amor
Terra de Nosso Senhor

Brasil pra mim
Pra mim, pra mim

Ah! abre a cortina do passado
Tira a mãe preta do cerrado
Bota o rei congo no congado
Brasil, pra mim

Deixa cantar de novo o trovador
A merencória luz da lua
Toda canção do meu amor

Quero ver essa dona caminhando
Pelos salões arrastando
O seu vestido rendado

Brasil pra mim
Pra mim, pra mim!

Brasil, terra boa e gostosa
Da morena sestrosa
De olhar indiscreto

O Brasil samba que dá
Bamboleio que faz gingar
O Brasil do meu amor
Terra de Nosso Senhor

Brasil pra mim
Pra mim, pra mim!

Oh, esse coqueiro que dá coco
Onde eu amarro a minha rede
Nas noites claras de luar
Brasil pra mim

Ah! ouve estas fontes murmurantes
Aonde eu mato a minha sede
E onde a lua vem brincar
Ah! esse Brasil lindo e trigueiro
É o meu Brasil brasileiro
Terra de samba e pandeiro

Brasil pra mim, pra mim, Brasil!
Brasil pra mim, pra mim, Brasil, Brasil!

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

♪Partituras musicais dos fãs - 10 Baratta McCartney♪

Este cara é um grande amigo virtual, músico e responsável por vários Blogs na internet, entre eles, o Súditos RC, que sempre acompanho e que credito as melhores postagens sobre discos de Roberto Carlos. Ele é o guitarrista Baratta McCartney, sobrenome do famoso Beatle Paul, e seu primeiro apelido, Baratta, vem de um seriado antigo da Band, com o comediante Bill Cosby, quando ouviu esse nome e adotou pra si.

Conheci Baratta pela internet, quando um dia ele me enviou mensagens de felicitações para este Blog, de quem se tornou assíduo, segundo suas próprias palavras. Fã de Elvis, Beatles e Roberto, entre outros e natural de São Paulo, Baratta é um gentleman. Claro que muito me envaidece conhecer um cara tão talentoso e saber que posso trocar algumas figuras com ele, sobre este tema que tanto gostamos que é a música. Assim como ele que toca atualmente em igreja, já tive essa fase e conversamos sobre esses e outros assuntos na entrevista que leremos agora:

1 - Uma música?

♪Fé – é a primeira lembrança que tenho do Roberto em minha vida com o disco de 1978. O disco que meu pai trouxe para dar de presente (amigo secreto) pro irmão dele, meu tio. Desde o primeiro momento que eu olhei pra capa eu senti que queria aquele disco.

2 - Um momento musical inesquecível?

♪Vários, rever e ver os especiais de fim de ano novamente em DVD.

3 - Qual show do Roberto gostaria de ter visto e não pode ver?

♪Ultimamente todos. Os shows estão todos caros.

4 - E qual foi o show inesquecível dele?

♪Do Pacaembu, eu estava longe, mas mesmo assim foi maravilhoso.

5 - Você também toca em igreja, então cita algumas canções que mais gosta de tocar.

♪Jesus Cristo, gostaria de tocar Luz Divina.

6 - Você também coleciona objetos de seu artista favorito! O que ainda te falta de mais importante?

♪O meu foco agora é conseguir um único LP de vinil, o Splish Splash, só falta esse pra mim.

7 - Qual canção gostaria de ouvir o Roberto gravar de outro artista?

♪Bringin´ it Back, de Greg Gordon, que Elvis gravou em 1975.

8 - Um compositor brasileiro?

♪Renato Russo.

9 - Um músico brasileiro?

♪Pepeu Gomes, citar um é praticamente complicado, rs.

10 - O arranjo que mais aprecia em alguma canção nacional?

♪O arranjo de Ele Está Pra Chegar, de 1981.

11 - Cite três discos que escuta sem pular nenhuma faixa. (pode ser do rei ou de outros artistas também).

♪1987, 1981, 1984, 1978, 1988, todos do Roberto Carlos.
Today 1975, Jailhouse Rock, Elvis Now, Promised Land, Burning Love, todos do Elvis
Todos dos Beatles (não dá pra resumir em 3 discos, todos esses citados acima são escutados em pular nenhuma faixa).

12 - O que gostaria de ouvir Roberto cantar em seus shows?

♪Olha bicho, pode ser todas do repertório atual, porém com a energia da década de 90.

13 - Seu especial favorito?

♪Aí você me pegou. Pois tem mais de um. O de 1974 é do ano que eu nasci. O de 1981 é lindo também. O de 1984 eu lembro do dia em que assisti. O de 1987, 1988, outro que eu gosto também é o de 1982, que o falatório na casa da minha avó não permitiu que eu assistisse com a devida atenção. Só fui assistir com gosto mesmo recentemente.

14 - Um dueto inesquecível desses especiais?

♪Não vi na época, mas importantíssimo foi o dueto com o Tim Maia. Agora o pout-porri da Jovem Guarda com o Erasmo em 1992 (acho) foi lindo de morrer.

15 - Quem ainda merecia ser convidado para o especial de fim de ano?

♪Da atual música de hoje em dia, me ocorre duas pessoas que jamais vi cruzar o caminho de RC. Maria Rita (filha da Elis) e Ed Motta (sobrinho do Tim Maia).

16 - Qual dueto em disco gostaria de ver com Roberto?

♪Julio Iglesias, Erasmo (já tivemos Papo de Esquina, Sentado a Beira do Caminho), mas eu queria mais.

17 - Além do rei, quais outros artistas aprecia na música brasileira?

♪Erasmo Carlos, Barão Vermelho, Lobão, Legião Urbana, Agnaldo Rayol (o cara tem uma brilhante carreira e grande importância para história), Benito di Paula, Luiz Ayrão, Silvio Brito (ele cita bastante o Roberto em seu programa) e claro, pra ver o circo pegar fogo Ronnie Von, hehe.

18 - Um trecho de uma canção?

♪“Hoje eu estou tão em paz comigo,
parece até que não faz sentido,
o que eu tenho chorado, o que eu tenho sofrido”.

Roberto Carlos e Erasmo Carlos, 1994.

19 - Como define Roberto Carlos?

♪Compositor, intérprete único (tudo que ele canta fica bem na voz dele com a interpretação dele), a voz (timbre que lembra os timbres do Peter Frampton, e Al Green).

20 - Quem você sugere para entrevistarmos nesta série?

♪Sugiro o Robert Moura, tá sempre lá no meu blog, é Robertista de Minas Gerais e um grande amigo. O Marlos (figuraça esse), fanzão do Roberto, sabe tudo sobre prensagem de discos, lançamentos entre outros. Adriano Ferrari, outro fã de Roberto Carlos conhece bastante também. Murillo conhece bastante sobre Roberto e é fã igual a gente.

Baratta, muito obrigado pela colaboração e por ser esse cara admirável por todos. Permita o trocadilho, mas você é um barato! Um cara humilde e sábio que muito nos acrescenta com seus conhecimentos e sua arte em fazer amigos! Muito obrigado por fazer parte dessa lista de aprendizes seus!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Os Intérpretes do Brasil - 39

Roberta Miranda também faz parte da lista dos grandes intérpretes desse país. Seguindo o gênero sertanejo, ela sabe navegar por outros estilos, conseguindo êxitos em boleros, versões ou outras canções românticas, onde imprime sua marca. Também compositora, empresta seu talento na hora de lapidar uma canção de outro artista. 

E a primeira canção que me vem à mente, sob esse aspecto é Eu te amo te amo te amo, de Roberto e Erasmo que, embora imortalizada pelo rei, ganhou na versão de Roberta sua marca e foi tema de sucesso da novela O rei do gado. Roberta também se mostra craque nas versões e destaco A mulher em mim (versão de The woman in me) e Sempre mais (versão de Baby can i hold you).

Em seus duetos, também explorou seu lado de intérprete, como em Cabecinha no ombro, com Fagner, também tema da novela Pedra sobre pedra. Enfim, mesmo sendo a extraordinária compositora que é e tendo composto a maior parte dos clássicos do seu repertório, Roberta empresta seu talento para lapidar outras obras, se mostrando uma excelente intérprete em nossa música!

Um forte abraço a todos!