quinta-feira, 9 de abril de 2015

♪Partituras musicais dos fãs 21 - Arthur Torres♪

Arthur é dos amigos mais recentes que conquistei pelo Facebook. Natural de Goiânia/Go, é um jovem garoto de 22 anos, fã do Roberto Carlos e de música brasileira e também internacional, sobretudo a música dos anos 70, quando o rei trabalhava com o grande maestro Chiquinho de Moraes, de quem Arthur também admira seu valioso trabalho!

Conversei com Arthur e pelas suas respostas podemos perceber estas e outras características citadas acima e principalmente concluir que a música continua atingindo pessoas sábias como é seu caso e sua forma de pensar:

1 - Uma música?

♪O Show Já Terminou, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, 1973.

2 - Um momento musical inesquecível?

♪São vários, portanto destaco a série de especiais de TV "A Man and His Music", de Frank Sinatra, gravados entre 1965 e 1967. Ele comemorava 50 anos de vida, acompanhado pelas orquestras de Nelson Riddle e Gordon Jenkins. No último deles, Sinatra cantou com Tom Jobim em um dueto memorável.

3 - Qual show do Roberto gostaria de ter assistido?

♪Se tivesse nascido antes de 1970, o primeiro show dele no Canecão. O cenário foi praticamente uma "oficina automobilística" repleta de música boa e inspirada, com uma orquestra genial, pelo que sei.

4 - Coleciona algo em termos de música?

♪Sim, coleções de discografias de artistas em caixas. Tenho 3 Box Sets do Roberto Carlos da série "Pra Sempre" (Anos 60, 70 e 80), o Box "Salve Jorge", do Jorge Ben Jor, "Camaleão" do Ney Matogrosso", "Gal Total" da Gal Costa, além de diversos CDs de variados gêneros, dentre outros. Ah, destaco o Box "De Todas as Maneiras", que ganhei de um concurso do site "Tenho mais Discos que Amigos", em 2013.

5 - Curte o trabalho do Eduardo Lages, cita alguma coisa que aprecia?

♪Sim, gosto de algumas músicas que ele pôs a mão, seja como compositor ou arranjador. De sua discografia solo, destaco as versões instrumentais de "Vista a Roupa Meu Bem" (a la Ray Conniff), "O Tempo Vai Apagar" (com introdução de órgão bem "A Whiter Shade Of Pale") e "Você É Linda", do último CD. O arranjo dessa última caiu como luva pra composição do Caetano Veloso.

6 - Você toca algum instrumento?

♪Violão, mas preciso estudar mais.

7 - Qual capa de disco da música brasileira acha genial?

♪A capa do disco "Gal", da Gal Costa, de 1969. Simplesmente fantástica. Mas curto muitas outras capas.

8 - Um compositor brasileiro?

♪Chico Buarque.

9 - Um músico brasileiro?

♪Chiquinho de Moraes. Sem modéstia e ser bonzinho, "Gênio"

10 - Qual arranjo da música brasileira considera como definitivo?

♪"Fantasia de Cellos", gravada por Maysa em 1966, no seu álbum pela RCA. O arranjo cheio de cordas sublimes é do meu ídolo Chiquinho de Moraes. Um dos arranjos mais lindos que escutei em toda a minha vida.

11 - Cite três discos que escuta sem pular nenhuma faixa?

♪Roberto Carlos (1970, CBS),
Carlos, Erasmo... (1971, Philips) - Erasmo Carlos,
Banho de Cheiro (1978, Philips) - Fafá de Belém.

12 - O que gostaria que Roberto Carlos cantassem em seus shows?

♪Algumas pérolas pouco destacadas dele, como a bossa nova "É Preciso Ser Assim", de 1963.

13 - Qual seu especial de fim de ano favorito?

♪Na verdade, tenho 3 em especial: 1974, 1976 e 1979.

14 - E qual seu dueto predileto nestes especiais?

♪Destaco o primeiro dueto dele com o Tom Jobim, em 1976. O Roberto cantando Lígia, com o piano tocado pelo Tom e a orquestra regida pelo Chiquinho de Moraes.

15 - Quem ainda merecia ser convidado para o especial de fim de ano?

♪Ivan Lins.

16 - E qual dueto em disco poderia acontecer com o Roberto?

♪Tony Bennett, outro cantor que admiro bastante, e também um dos ídolos do Roberto.

17 - Quais outros artistas admira na música brasileira?

♪Vários: Erasmo Carlos, Chico Buarque, Tom Jobim, Jorge Benjor, Ivan Lins, Tim Maia, Fagner, Edu Lobo, Chitãozinho & Xororó, Os Mutantes, Gilberto Gil, Jerry Adriani, Renato & Seus Blue Caps, Os Incríveis, Elis Regina, Wanderléa, Maysa, Fafá de Belém (essa eu considero minha favorita, pela versatilidade), dentre outros.

18 - Um trecho musical?

♪Eu sei que esses detalhes vão sumir na longa estrada, 
no tempo que transforma todo amor em quase nada...

Detalhes, Roberto Carlos e Erasmo Carlos, 1971.

19 - Como define Roberto Carlos?

♪O maior ídolo musical do Brasil de todos os tempos, por bem ou por mal. O Poeta das massas. Não creio que alguém vá superar isso, nem daqui a séculos.

20 - Quem sugere para entrevistarmos nesta série?

♪Meus amigos Luiz Fernando e Leandro Fregulha.

Arthur, muito obrigado por sua colaboração, por ter dedicado um tempo para responder a estas questões e, assim, conhecermos um pouco mais sobre você e sobre o que pensa a respeito desta arte que nos une e nos aproxima do amor, a música!

Um forte abraço a todos!

Um comentário:

Arthur Torres disse...

Meu caro Everaldo Farias...

Parabéns pela iniciativa de entrevistar os admiradores da obra de Roberto Carlos e em cada pergunta podermos expor os nossos gostos e ideias musicais. É uma honra estar representado no seu blog. Sucesso.