quinta-feira, 7 de maio de 2015

♪Partituras musicais dos fãs - 23 - Júlio José♪

Este é nosso grande amigo Julio José, de Gama/DF. Uma pessoa sempre admirada por todos, sobretudo os internautas que o conhecem, nos quais me incluo. Conheci também pelo Portal Clube do rei e lhe sou muito grato pelas coisas que sempre compartilha conosco, fãs do Roberto e músicos, como ele também é! Gentilmente, aceitou participar desta série respondendo as perguntas que leremos agora:

1 - Uma música?

♪Do fundo do meu coração, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, 1986.

2 - Qual show do Roberto gostaria de ter visto e não pode ver?

♪Os shows no navio (pois ainda não os vi!)

3 - E qual foi o show inesquecível dele?

♪O primeiro show que assisti ao vivo, o show Emoções realizado aqui em Brasília em 18/08/1984. Já na TV os melhores foram os da década de 80, pois tinham muitos videoclipes.

4 - Qual a primeira peça que você conquistou para sua coleção? E o que ainda te falta?

♪As revistinhas de cifras para violão que vinham com a biografia em capítulos. São uma raridade. O que está faltando em minha coleção é um disco do Roberto com uma composição de minha autoria, mas ele ainda não lançou (rsrsrsrs).

5 - Você também curte o trabalho do Eduardo Lages. Comenta qual música ou CD que mais aprecia?

♪Sou fã do Eduardo Lages, não só de sua obra e de seus arranjos, mas também dele como pessoa. As versões do CD dele de "O Calhambeque", "Custe o que custar" e "Cavalgada" são verdadeiras obras primas. O DVD dele também já assisti inúmeras vezes e ele tem o melhor making of que já vi em um DVD musical.

6 - E o que você mais deseja ver o maestro gravar?

♪Espero que ele continue lançando CDs com músicas do Roberto Carlos como tema, mas gostaria de ver uma versão dele para "Heal the world" do Michael Jackson em seu CD.

7 - Um compositor brasileiro?

♪Além de Roberto Carlos e Eduardo Lages? Sou fã das composições do Pe. Zezinho e do Pe. Fábio de Melo.

8 - Um músico brasileiro?

♪Além dos dois ? (rsrsrsrs). Tem muitos, falar assim rapidamente é difícil, mas um dos instrumentista que gosto muito é do Luiz Schiavon, tecladista do RPM.

9 - Você também é músico. Pode nos contar um pouco sobre essa experiência?

♪Comecei a tocar violão aos 9 anos. Hoje sou tecladista e toco em bandas católicas e casamentos. Estudei 11 anos na Escola de Música de Brasília e me formei em Tecnologia Musical. Sou compositor (com mais de 70 músicas registradas) e já vencemos vários festivas de música com composições de minha autoria. A música sempre fez parte de minha vida e estou sempre procurando aprender mais e compartilhar o que aprendo. Apesar de tentar desempenhar tudo sempre com o máximo de profissionalismo possível, a música é apenas um hobby que curto muito e me dá muito prazer, alegria e emoções.

10 - O arranjo que mais aprecia em alguma canção nacional?

♪Para mim o arranjo mais espetacular que já vi em um show brasileiro é o de CAVALGADA no show do Roberto Carlos ao vivo. A música começa só com o piano, os instrumentos vão sendo acrescentados passo a passo e, no meio da música, temos um instrumental de arrepiar qualquer um. É o ponto mais emocionante de todos os shows do rei.

11 - Cite três discos que escuta sem pular nenhuma faixa. (pode ser do rei ou de outros artistas também)

♪Roberto Carlos, 1990;
Michael Jackson, Bad, 1985 e
RPM, Revoluções por minuto, 1985.

12 - O que gostaria de ouvir Roberto cantar em seus shows?

♪Músicas que ele compôs e nunca gravou, como Qualquer Jeito, Lembranças, Mulher (Sexo Frágil) e também músicas que ele lançou, que são lindas e não estão entre os hits mais conhecidos. Infelizmente o repertório dos shows é muito repetitivo, levando-se em consideração a extensa obra que o rei possui.

13 - Seu especial de fim de ano favorito?

♪O de 1985, que teve um clipe muito legal de "A atriz", cantou "We are the world" , trechos dele compondo com o Erasmo. E também ele cantou com os convidados músicas que não são dele, deixando o show bem diferente, como o clipe de "Pede a ela" com Tim Maia, "Ciúme" com o Ultraje a Rigor, etc. Um lindo especial.

14 - Um dueto inesquecível desses especiais?

♪Roberto Carlos e Erasmo Carlos no clipe Papo de Esquina de 1988. Não foi um dueto, mas uma participação muito especial também foi ele e Ayrton Senna conversando, também no Especial de 1988. E dos duetos mais recentes, um que considero um dos mais emocionantes e que me surpreendeu demais foi ele e a Sophie Charlotte cantando Sua Estupidez no Especial de 2014, não canso de rever, ficou simplesmente sensacional, emocionante, de arrepiar mesmo.

15 - Quem ainda merecia ser convidado para o especial de fim de ano?

♪Paulo Ricardo (RPM) e Pe. Fábio de Melo.

16 - Qual dueto em disco gostaria de ver com Roberto?

♪Roberto Carlos e Pe. Fábio de Melo, os dois têm vozes incríveis. Daria um dueto emocionante.

17 - Além do rei, quais outros artistas aprecia na música brasileira?

♪Na música sou bem eclético. Na música internacional sempre fui fã do Michael Jackson. Na música brasileira sempre apreciei os trabalhos do Roupa Nova, RPM, Paula Fernandes, Chitãozinho e Xororó, Pe. Fábio de Melo, entre outros.

18 - Um trecho de uma canção?

♪"Quem me dera que as pessoas que se encontram, 
se abraçassem como velhos conhecidos, 
descobrissem que se amam e se unissem 
na verdade dos amigos..." 

(Roberto Carlos e Erasmo Carlos, Pensamentos, 1982).

19 - Como define Roberto Carlos?

♪Uma pessoa iluminada que sabe levar alegria, emoções, sentimentos e muito amor através de suas canções.

20 - Quem você sugere para entrevistarmos nesta série?

♪Beto Brito, do Planeta Rei.

É uma honra muito grande para mim fazer parte desta série. Quem quiser conhecer um pouco mais sobre mim, meus trabalhos e Roberto Carlos pode acessar meu site em www.juliojose.com.br .

Um grande abraço "do fundo do meu coração"!

JÚLIO JOSÉ

Julio, nós é que agradecemos! Digo nós, porque além de agradecer pelos midis que um dia você me enviou, também sou agradecido por outras coisas que você compartilha não só comigo, mas com todos seus amigos que ficarão felizes por vê-lo aqui nos mostrando um pouco de seus conhecimentos!

Um forte abraço a todos!

Nenhum comentário: