quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Roberto Carlos especial 1980

Roberto Carlos especial 1980
E com esta postagem, encerramos janeiro e a série com os especiais da década de 80 de sua majestade! Diretamente do Anhembi, foi apresentado um show que não trouxe quadros ou convidados, apenas o espetáculo com grande orquestra, que tornou-se o especial de 1980, exibido em 23 de dezembro e que lançava a campanha pelo Direito da pessoa deficiente. Após ler a declaração desses direitos e sobrevoar São Paulo, o rei começa o show com Amigo, após a abertura instrumental, seguido de um medley romântico formado pelas canções Seu corpo/Proposta/Olha/Um jeito estúpido de te amar/Proposta.

Lady Laura na plateia do rei
Do então disco novo, Roberto cantou O gosto de tudo, A ilha (citando Djavan, seu compositor), Procura-se, Amante à moda antiga e a mensagem A guerra dos meninos, que contou com um clipe gravado em Nova York, em frente ao prédio da ONU. Verdadeiros clássicos também foram entoados como Café da manhã, Outra vez, Música suave, Desabafo, Fé e Lady Laura (que estava na plateia), além de Meu querido, meu velho, meu amigo, em homenagem a seu pai, falecido naquele ano. O rei também interpretou de forma sempre magistral, a Ave Maria, de Schubert, em italiano, além de declamar Poema do Menino Jesus, de Fernando Pessoa, pouco antes de finalizar o especial.

Enfim, com este especial, finalizamos a série que trouxe algumas fotos captadas dos próprios vídeos (daí a qualidade não tão boa), como também da internet. Fevereiro voltamos com as postagens comuns com os intérpretes, compositores, músicos, canções, além da série Partituras musicais que trará em 2015 outros grandes fãs!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Roberto Carlos especial 1981

Roberto Carlos especial 1981
O especial de 1981 foi exibido na noite do dia 24 de dezembro e começou com a orquestra regida pelo maestro Eduardo Lages, para logo na sequência o rei relembrar a Jovem Guarda e o prêmio de San Remo, cantando inicialmente Canzone per te. Nesse clima de vitória, Roberto entrevista um de seus ídolos, Nelson Piquet. Em seguida, com a participação de Paulette e Rosemary, os três vivem uma aventura no mundo dos gatos, revivendo trechos das canções Negro gato, Não quero ver você triste, Lobo mau, Mexericos da Candinha, finalizando com o rei cantando Noite feliz e sua nova mensagem Ele está pra chegar, esta última mesclando cenas de estúdio com um belíssimo clipe.

Roberto Carlos e Cauby Peixoto
Um programa de muitas Emoções, pois foi o especial em que esta canção foi lançada. E nesse clima, o rei reviveu o cantor mascarado do programa do Chacrinha, com a participação do velho guerreiro. Em um estúdio, conversa com Erasmo e falam de emoções vividas, além de visitarem Wanderléa e seu filho recém nascido. Depois, a ternurinha canta Facho de luz, seu então sucesso. Na sequência, Roberto canta seu então sucesso Cama e mesa, Erasmo canta Pega na mentira e depois, cenas do rei no Maracanã cantando A guerra dos meninos! É apresentado o clipe de As baleias e depois exibido cenas de um show realizado no Arco da Lapa, no Rio de Janeiro, com Roberto e Cauby cantando Conceição, Amante à moda antiga só com o rei e A deusa da minha rua, com os dois em dueto. 

Tom, Bethânia e Roberto
Um bloco é dedicado a Vinícius de Moraes, com textos declamados por Raul Cortez, Maria Bethânia, pelo próprio Vinícius e Paulo Gracindo e números musicais do Roberto que cantou Apelo, da Bethânia que cantou Se todos fossem iguais a você, de Tom que cantou Luiza e dos três que fizeram um número memorável: Roberto Carlos, Maria Bethânia e Tom Jobim em Eu sei que vou te amar. O programa também prestou uma homenagem aos Beatles com músicos convidados: Radamés Gnattalli (tocou Yesterday), Márcio Mallard (tocou And i love her), Rosana (cantou Let it be), Paulo Moura (tocou Michelle), Ed Maciel (tocou Yesterday) e o rei tocou ao piano e cantou Imagine. Por fim, diretamente do Municipal de São Paulo, Roberto cantou Eu preciso de você, Desabafo, Detalhes e finaliza com Emoções, esse inesquecível especial!

Um forte abraço a todos!

domingo, 25 de janeiro de 2015

Roberto Carlos especial 1982

Roberto Carlos especial 1982
O especial de 1982 foi, talvez, o mais lindo de todos os especiais do Roberto. Ao menos o que mais apresentou arte, sem sombra de dúvidas! Apresentado na noite do dia 24 de dezembro, é lembrado como o especial do Charles Chaplin, onde o rei se vestiu assim em alusão ao eterno Carlitos e apresentou vários números, dentre eles, Emoções (que foi apresentada no começo e no final do espetáculo) e Cama e mesa (com a participação de sua então esposa Myrian Rios.

Meus amores da televisão
Um especial com vários clipes inesquecíveis em sequência, como foi A guerra dos meninos e Meus amores da televisão, este último junto a Erasmo, vestidos de cowboy e a participação de várias atrizes globais como Irene Ravache, Lídia Brondi, Débora Bloch, Carla Camuratti, Bruna Lombardi, Christiane Torloni e Regina Duarte, além do ator Reginaldo Farias. Com o mesmo cenário, Erasmo manda ver seu então sucesso Mesmo que seja eu. Na sequência, Maria Bethânia interpreta Luzes da Ribalta, para depois, juntos, cantarem o sucesso gravado no disco do rei daquele ano, a faixa Amiga, número também presente no CD/DVD Duetos de 2006.

Roberto Carlos e Maria Bethânia
Cantoras sucessos naquele momento cantaram para o rei como Joyce que cantou Olha, Jane Duboc que cantou Outra vez, Zizi Possi que cantou Como é grande o meu amor por você e Joanna que cantou Detalhes e depois, sozinho, Roberto interpretou Eu preciso de você. Em seguida, os clipes de O ano passado, Além do horizonte e outra cena de estúdio com um medley com canções sensuais que envolvia Proposta/Os seus botões/Seu corpo/Cavalgada/Café da manhã. Por fim, seus então sucessos Fera ferida, clipes de Jesus Cristo e Ele está pra chegar, a nova mensagem: Pensamentos e o final com Emoções. Um belíssimo espetáculo, como já não se vê em programa algum!

Um forte abraço a todos! 

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Roberto Carlos especial 1983

Roberto Carlos especial 1983
O especial de 1983 foi apresentado no dia 23 de dezembro e começa com uma pequena reportagem sobre o projeto Emoções que, naquele ano chamou a atenção pelo sucesso alcançado com a turnê que passou por várias cidades do país. Após responder algumas perguntas de pessoas comuns, Roberto aparece chegando ao palco do Ginásio do Ibirapuera para o show que apresentaria ao vivo, começando com Emoções e passando pela Jovem Guarda, com o medley Parei na contramão/Splish splash/Minha fama de mau, cantando esta última ao lado do parceiro Erasmo Carlos.

Roberto e Djavan
Na sequência, Erasmo canta sozinho Minha superestar e O calhambeque com Roberto, quando é exibido o clipe desta, do qual os dois participam. Em seguida, Roberto canta Meus amores da televisão e senta-se em um banquinho para interpretar de forma única seu então novo sucesso: Perdoa. Após interpretar outro novo sucesso, O amor é a moda e reviver Desabafo, Roberto fala de amizade e chama outro grande convidado: Djavan, com quem canta Meu bem querer e o alagoano, sozinho, canta Samurai.

Roberto Carlos e Gal Costa
Roberto volta ao banquinho e interpreta Não quero ver você triste, com direito àqueles belos assobios. Temos ainda outro novo sucesso, O côncavo e o convexo e, revive Cama e mesa para então chegar a última convidada da noite, Gal Costa, que entra ao som de Meu nome é Gal, canta Baby sozinha e, em dueto com o rei, interpreta Olha. Por fim, Roberto canta sua nova mensagem: Estou aqui e finaliza com Ele está pra chegar e Amigo! Um grande especial, uma experiência difícil de apresentar um show ao vivo, mas que o rei e seus convidados tiraram de letra!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Roberto Carlos especial 1984

Roberto Carlos especial 1984
O especial de 1984 foi apresentado no dia 24 de dezembro e é lembrado como o especial do caminhão, pois é baseado na então nova canção Caminhoneiro, com a qual o rei começa o programa em que revive um sonho antigo de pilotar uma máquina dessas! Na sequência, encontra seu amigo Erasmo Carlos que entra na aventura e juntos, encontram outros convidados: Balão mágico, com quem Roberto havia gravado no disco deles a canção É tão lindo e, a banda Blitz, que aparece no decorrer do programa.

Erasmo Carlos e Roberto Carlos
Em uma parada, num Café bar, Roberto, Erasmo e Blitz revivem sucessos da Jovem guarda como É papo firme, Lobo mau, Parei na contramão, Eu te darei o céu, Splish splash e Festa de arromba. Cortando para o show no Maracanãzinho, o rei e seu parceiro Erasmo revivem o dueto Sentado à beira do caminho e, depois, sozinho, Erasmo vai de Close, seu sucesso naquele ano! O show traz antigos sucessos como Outra vez, Detalhes, Cama e mesa, O côncavo e o convexo, Amante à moda antiga, Café da manhã e Força estranha e, também novos sucessos como Eu te amo.

Roberto e Blitz
Convidados ao palco, a Blitz canta com Roberto o sucesso deles: A dois passos do paraíso. Por fim, o rei apresenta outra nova canção, Coração e, com a presença do Coral da Universidade Gama Filho, canta sua nova mensagem Aleluia, encerrando o espetáculo com a tradicional distribuição de rosas. E acorda do sonho que viveu e nos faz sempre viver em todos esses especiais! Digo isto também porque foi a partir deste programa que, eu com 4 anos de idade, me encantei com este caminhoneiro que sempre cantou o amor em todas as estradas por onde seguiu!

Um forte abraço a todos!

domingo, 18 de janeiro de 2015

DVD Os heróis trapalhões

Seguindo as férias de janeiro, hoje indicamos mais um título do quarteto que encantou o país durante anos: o DVD Os heróis trapalhões, uma aventura na selva. Lançado em 1988 e estrelado por Didi, Dedé, Mussum e Zacarias, além de Luma de Oliveira, Angélica, Paulo Figueiredo, Geraldo del Rey e os Dominós (Afonso, Nill, Marcos e Marcelo). 

O enredo se passa na Amazônia, quando Angélica, que vive a filha de um ministro do Exército (Paulo Figueiredo) é sequestrada pelo rei mau (Geraldo del Rey) e, os trapalhões são enviados na missão de resgatá-la, auxiliados pelo grupo Dominó e pela agente indianista Maia, vivida por Luma de Oliveira. Esta apresenta Didi a um cacique indígena que o presenteia com sementes mágicas que o dão grandes poderes de lutar e voar, por ele ter um símbolo que poucos guerreiros possuem, como o rei mau, com quem trava uma luta ao final do filme, quando consegue resgatar Angélica.

A trilha sonora fica por conta de Angélica, Dominó e do próprio  grupo Trapalhões, em mais um inesquecível título que garante a pipoca em janeiro nessa lembrança do quarteto que fez a infância e continua trazendo a alegria de muitos brasileiros.

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Roberto Carlos especial 1985

Roberto Carlos especial 1985
O especial de 1985 girou em torno do novo disco do rei naquele ano que trazia dois grandes hits: A atriz e a canção ufanista Verde e amarelo. Do Maracanãzinho, Roberto começa com Emoções e We are the world para depois apresentarmos cenas de estúdio com o rei recebendo Lima Duarte, que declama Caminhoneiro e Regina Duarte que declama texto em cima de um piano, onde Roberto toca e canta Olha. Também acontece o encontro do rei com Jô Soares, interpretando o corrupto engaiolado e com Chico Anysio, que interpreta Bozó!

Roberto Carlos e Tim Maia
Na sequência, os clipes com Myrian Rios na canção A atriz, Paz na terra e outra cena de estúdio com os integrantes da Jovem guarda cantando Jovens tardes de domingo, que comemorava 20 anos, com: Wanderléa, Jerry Adriani, Wanderley Cardoso, Ary Sanches, Martinha, Waldirene, Rosemary, Cleide Alves, Ed Carlos, José Ricardo, Ed Wilson, Os vips e Erasmo Carlos, em um número que pode ser conferido no CD/DVD duetos de 2006, do Roberto. Erasmo também aparece em cenas compondo Símbolo sexual e comentando sobre Tim Maia, que canta com o rei a canção Pede a ela, Ultraje a rigor que, canta Ciúme, quando posteriormente é apresentado o clipe de Símbolo sexual, com a participação de Luiza Brunet.

Roberto, Wagner e Milton
Por fim, o rei recebe Wagner Tiso e Milton Nascimento, com quem batem um papo e após Milton cantar Canção da américa, acontece o belíssimo dueto com Roberto na canção Coração de estudante, que podemos conferir também no CD/DVD duetos do Roberto. E, de volta ao Maracanãzinho, temos o encerramento com a canção Verde e amarelo. Um especial histórico e inesquecível, exibido no dia 24 de dezembro, com encontros e números musicais memoráveis!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Roberto Carlos especial 1986

Roberto Carlos especial 1986
O especial de 1986 teve como título Um circo chamado Brasil e pretendia mostrar um pouco da diversidade cultural de nosso país que ia do sertanejo, que ganhava os grandes centros urbanos, até o samba do morro, que conquistava o asfalto. Desta forma, Roberto resgatou cena do especial de 79, quando se vestiu de palhaço e em seguida, convida todos a participarem sem medo do circo Brasil, cantando Aquarela do Brasil com Gal Costa.

Gal Costa e Roberto Carlos
Em seguida, cartunistas fazem caricaturas dos sambistas e do próprio Roberto que, após relatar a sensação de expectativa para o desfile da Escola de samba Unidos do Cabuçu, de qual seria tema em 87, apresentam o número seguinte: Pagode do rei, com Arlindo Cruz, Almir Guineto, Fundo de quintal, Anderson (do Molejo), Jovelina Pérola Negra e Zeca Pagodinho. Na sequência, sob uma tenda de circo, temos as duplas sertanejas nas canções Debaixo dos caracóis dos seus cabelos, com Chrystian e Ralf; De coração pra coração, com Chitãozinho e Xororó; Ranchinho, que traz sua Valsa das palmas e Erasmo Carlos que, junto ao rei e às outras duas duplas cantam Caminhoneiro. Na sequência, três clipes com os sucessos daquele ano: Aquela casa simples, com Roberto voltando de trem a Cachoeiro depois de texto de Rubem Braga, declamado por Patrícia Pilar e os clipes de Apocalipse e Nega. Glória Pires e Kássia Kis também declamaram textos de Artur da Távola e Ronaldo Bôscoli, respectivamente. 

Roberto Carlos e Tom Jobim
Neste especial aconteceu o dueto mais bonito de todos, a meu ver: Roberto Carlos e Tom Jobim, com Estrada do sol. Depois, acompanhado dos pianistas Eduardo Lages, Edson Frederico, Pedrinho Matar e Eduardo Souto Neto, Roberto canta Dindi. Por fim, no Teatro Fênix, canta Outra vez, recebe Erasmo que canta sozinho seu sucesso Abra seus olhos e, finaliza com Emoções e A guerra dos meninos, esta última com clipe gravado em Brasília! Senti falta das canções Do fundo do meu coração e Amor perfeito, grandes hits daquele ano. Exibido em 30 de dezembro, estamos diante simplesmente, de um dos melhores especiais dentre todos!

Um forte abraço a todos!

domingo, 11 de janeiro de 2015

Roberto Carlos especial 1987

Roberto Carlos especial 1987
O Roberto Carlos especial de 1987 teve como base o show Detalhes, apresentado a partir daquele ano  e lançado em parte em um disco ao vivo no ano seguinte por sua majestade, que veio todo de branco, com camiseta azul e trouxe alguns convidados, músicas novas e alguns clipes dos novos sucessos num show totalmente gravado no Teatro Fênix. Após uma abertura onde foram mostradas cenas de especiais anteriores, Roberto canta Proposta, Emoções e um medley lembrando a Jovem Guarda e outras épocas de sua vida, formado por Lobo mau/Eu sou terrível/Amada amante, seguido por Canzone per te, onde usava camisas da época, fazendo este show ser lembrado como o que ele "trocava de roupas ou fazia um strip tease poético!"

Roberto, Simony e Jairzinho
Após o medley romântico onde Roberto declamava textos sensuais, formado pelas canções Seu corpo/Café da manhã/Os seus botões/Falando sério/O côncavo e o convexo/Eu e ela, sua majestade recebe Jairzinho e Simony, dupla sucesso na época pós Balão mágico e os assiste cantar Coração de papelão, participando de trecho ao final, para depois apresentar seu então sucesso Menina. A próxima convidada, Fafá de Belém que canta sozinha Meu dilema e depois Como vai você, em dueto com Roberto e o acompanhamento solo de Wanderley ao piano.

Roberto Carlos e Fafá de Belém
Na sequência, Roberto apresenta Nêga, relembrando seu desfile na Unidos do Cabuçu naquele ano, para em seguida cantar Tô chutando lata, com Myrian Rios no clipe. O próximo convidado da noite, Erasmo Carlos canta Panorama ecológico e em dueto com o rei, relembra Sentado à beira do caminho. Por fim, Detalhes ao violão e Imagine, com a cantora mirim Gabriela, para encerrar com O careta e Ele está pra chegar! Exibido em 24 de dezembro daquele ano, um verdadeiro presente de Natal aos brasileiros com um programa simples, mas uma voz sempre emocionante!

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Roberto Carlos especial 1988

Roberto Carlos especial 1988
No especial de 1988 Roberto vive um pouco de sua carreira internacional nas telinhas, já que naquele ano, entre tantos prêmios internacionais, foi agraciado com o Grammy. De início, um avião enorme aterrissando e trazendo as novidades de mais um tradicional programa que mostrava cenas belíssimas de shows realizados nos Estados Unidos, em que o rei, de branco, canta Emoções, Se el amor se va e Cavalgada, com aquele arranjo arrebatador!

Roberto e Rosana
Em seguida, já no Teatro Fênix, Roberto, de azul claro, recebe o maior sucesso de 87/88, a cantora Rosana, que canta Custe o que custar (sucesso dela) e, em dueto com o rei, o medley Olha/Você em minha vida/Outra vez/Falando sério/Um jeito estúpido de te amar/Proposta, que pode ser conferido no DVD duetos (2006). Na sequência, Roberto tieta um de seus ídolos das pistas, o inesquecível Ayrton Sena e após este bate-papo, temos os clipes de Se diverte e já não pensa em mim, com Luiza Brunet e Se você disser que não me ama, com Isabela Garcia.

Ayrton Sena e Roberto Carlos
Neste especial, Roberto também recebe aquela que chamam de sua afilhada musical, grande sucesso de 1988, Kátia, com quem cantou Qualquer jeito. O rei  homenageia Carlos Gardel com o tango Volver em forma de clipe, além do clipe de Como as ondas do mar, ambos sucessos daquele ano. De volta ao teatro, canta Amigo e chama Erasmo onde apresentam o clipe Papo de esquina, presente no seu mais recente CD/DVD Duetos 2 e encerra o programa com Todo mundo é alguém, canção protesto daquele ano. Um grande especial exibido no dia 22 de dezembro daquele ano, inesquecível, com um Roberto em forma, mandando ver nos antigos e novos sucessos!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Roberto Carlos especial 1989

Roberto Carlos especial 1989
O especial de 1989 trouxe um Roberto sereno e, até melancólico, pela recém separação com sua então esposa Myrian Rios. Paralelo a isto, temos um grito de amor pelo Brasil e pela devastação da Amazônia, com a canção gravada naquele ano, que fazia o rei usar uma pena como protesto por tanta destruição e iniciar este programa com imagens da banda em um deserto, intercalada com imagens do rei passeando pela floresta amazônica e constatando de perto tanta beleza, convivendo ao lado de absurdas destruições!

Roberto e Simone
Na sequência, o clipe de O tempo e o vento, com a participação de Luiza Brunet e, a participação de Simone que canta seu sucesso Uma nova mulher e, em dueto com Roberto, após trechos de Proposta, As curvas da estrada de Santos, Seu corpo, cantaram juntos Outra vez. Por fim, temos mais um clipe com o delicioso samba Só você não sabe. Mais um trecho da orquestra de sua majestade e ele, diretamente do topo do hotel Maksud Plaza, em São Paulo, canta a primeira parte de Emoções, de forma magnífica, numa das cenas mais lindas de todos os especiais de fim de ano!

Erasmo, Eduardo e Roberto
Com Erasmo Carlos contando histórias e o maestro Eduardo Lages ao piano, temos o dueto em Sentado à beira do caminho e na sequência, os clipes de Pássaro ferido e Nem as paredes confesso. Por fim, diretamente do Municipal de São Paulo, cenas do show com Roberto interpretando O tolo, Si me vas a olvidar e Ele está pra chegar, finalizando com uma missa onde o rei participou cantando Noite feliz. Exibido em 27 de dezembro daquele ano, um grande especial para relembrarmos e repetirmos que foram muitas emoções! 

Um forte abraço a todos!

domingo, 4 de janeiro de 2015

DVD Gonzaga de pai para filho

Costumo indicar no mês de janeiro alguns filmes nacionais que curto e que podem trazer aos leitores as mesmas sensações que eles me causam! Não poderia faltar em minha coleção esse título que se refere ao filme, que depois tornou-se minissérie e foi lançado em DVD: Gonzaga de pai para filho, uma produção de 2012!

Muitos pensam se tratar de uma biografia completa do rei do baião, mas o foco do filme está na relação inicialmente conturbada, até o perfeito entendimento que se deu entre dois grandes ícones da nossa música: Luiz Gonzaga e Gonzaga Jr. Através de uma conversa, o relato do nascimento até a morte de ambos é tratado em passagens, acompanhadas de canções inesquecíveis.

Os "Gonzagas" foram gênios em nossa música e um filme apenas não conseguiria preencher a contribuição que deram à nossa arte. Entretanto, um título como esse não poderia ficar de fora da nossa coleção, nem das férias de janeiro, nem da vontade de visitar o Sertão e o Rio de Janeiro, ambiente que abrigaram esses dois gigantes, inesquecíveis da nossa música!

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Um 2015 musical!!!

Sob o efeito do ano que mal começou, penso sobre o que desejamos para 2015 em termos de música, tema central desse espaço! E, particularmente, queria muito que nossos grandes artistas tivessem um ano de produção a todo vapor! Queria novos trabalhos inéditos, bons projetos, novas composições, parcerias, encontros inesquecíveis e novos nomes promissores em nosso cenário!

Continuaremos por aqui a sonhar com tudo isso, sem descuidarmos dos trabalhos existentes e que merecem várias postagens! Artistas por si só que mereceriam um blog só para seus trabalhos se encontram por aqui neste ano. As mesmas séries de músicos, compositores e duetos inesquecíveis que ainda não consegui abordar em tanto tempo de trabalho, teremos mais adiante!

Espero conseguir abordar na série Partituras musicais outros fãs, referências para mim que não puderam figurar em 2014! E, agora em janeiro, vamos relembrar os especiais de sua majestade dos anos 80. Sem falar que este ano teremos 50 anos da Jovem Guarda, então teremos muito o que comentar! E já começamos o ano bem com a microssérie sobre Tim Maia, dando um alento a 2015 que começa como o eterno síndico, que de forma célebre, pedia o que também pedimos para 2015: mais som, mais grave, mais eco, mais tudo!

Um forte abraço a todos!