quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

♪Partituras musicais dos fãs 18 - Marcel Pilatti♪

Este é o Marcel Pilatti, grande amigo, grande conhecedor da música brasileira, da obra do Roberto, um gênio nas palavras e ideias acerca de variados temas, sobretudo quando o assunto é música. Conheci Marcel no Portal Clube do rei e percebi que se trata de uma pessoa, daquelas que queremos ter por perto, pois sempre aprenderemos algo bom com ele. 

Em tempos onde bons exemplos andam raros, temos nele um cara com opiniões que despertam nossas reflexões e isto é simplesmente genial, embora ele não viva em uma lâmpada mágica e sim em Curitiba/PR. Gentilmente, aceitou participar desta série, onde uma pessoa que tanto admiro como ele não poderia ficar de fora, então vamos às respostas:

1 - Uma música?

♪Das tarefas mais ingratas, escolher uma do Roberto. Mas eu acho que seria “O divã”: um misto de arranjo, letra, interpretação e poesia de altíssima qualidade.

2 - Um momento musical inesquecível?

♪O encontro entre Roberto Carlos e Chico Buarque, em 1993.

3 - Qual show do Roberto gostaria de ter visto e não pode ver?

♪A turnê “Além da velocidade”.

4 - E qual foi o show inesquecível dele?

♪Em Curitiba, 2003, turnê “Pra Sempre”.

5 - Qual show de outro artista da música brasileira também destacaria, dentre os que já viu?

♪Dos brasileiros, o de Caetano Veloso e o de Maria Bethânia.

6 - O que você coleciona em termos de música?

♪Atualmente, bem menos, mas já fui um ávido colecionador de LPs, verdadeiro “rato de sebo”.

7 - Você curte o trabalho instrumental do Eduardo Lages? Qual música ou CD destacaria?

♪Sim, é um ótimo trabalho, inclusive fui a um show dele. Destacaria o disco “Cenário”.

8 - Um compositor brasileiro?

♪Difícil um só... Cartola, Tom Jobim e Chico Buarque. Joga os papéis com os nomes deles pra cima, ganha quem cair primeiro, hehe.

9 - Um músico brasileiro?

♪Tom Jobim.

10 - O arranjo que mais aprecia em alguma canção nacional?

♪“Cavalgada” e “Construção”.

11 - Cite três discos que escuta sem pular nenhuma faixa. (pode ser do rei ou de outros artistas também)

♪Aí, seria de música internacional, também:
Roberto Carlos – 1971, 
Legião Urbana – A tempestade e 
Joy Division – Closer.

12 - O que gostaria de ouvir Roberto cantar em seus shows?

♪Gosto mais das canções da década de 70.

13 - Seu especial de fim de ano favorito?

♪O de 1993, pelo encontro com Chico, o de 2005, e os primeiros (de 1975 e 76, especialmente), que só pude ver na internet.

14 - Um dueto inesquecível desses especiais do Roberto e outro de outros artistas?

♪Roberto Carlos e Chico Buarque, em “O que será”. De outros artistas, talvez Frank Sinatra e Tom Jobim em “Insensatez”.

15 - Quem ainda merecia ser convidado para o especial de fim de ano do Roberto?

♪São vários nomes, né? Mas acho que, por carreira e obra, o Toquinho é um que faltou. Também creio que Adriana Calcanhotto, Zeca Baleiro, Edu Lobo são nomes que poderiam e deveriam estar lá.

16 - Qual dueto em disco gostaria de ver com Roberto?

♪Marisa Monte.

17 - Além do rei, quais outros artistas aprecia na música brasileira?

♪Caetano Veloso, Chico Buarque, Tom Jobim, Cartola, Maria Bethânia, Tim Maia, Elis Regina, Marisa Monte, Renato Russo, Cazuza, e outros...

18 - Um trecho de uma canção?

♪“Eu queria ser civilizado como os animais”, de “O Progresso”, Roberto Carlos e Erasmo Carlos, 1976.

19 - Como define Roberto Carlos?

♪O retrato do Brasil.

20 - Quem você sugere para entrevistarmos nesta série?

♪Murillo Pompermayer.

Marcel, muito obrigado por dispor seu tempo e responder a estas perguntas que, com certeza, engrandecem bastante este espaço, pois são exemplos de genialidades como você que nos fazem crer que devemos sempre prosseguir buscando o melhor e, a música pode nos proporcionar isto quando absorvemos o que ela nos oferece de mais interessante, coisa que você sabe fazer tão bem!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Mal acostumado você nos deixou...


Uma das bandas mais admiradas da Bahia chama-se Ara Ketu, que já contou em sua formação com Tatau, Birro Pacheco, Adelmo Magalhães, Lelê, Marão, Tinho Oliveira, Cláudio, Alexandre Cortes, Raimundo Bentes, Geraldo França, Romilson Reis, Mário Santos, Wilson Souza, Walter Santos e Gildázio Rezende.

Surgida no final dos anos 80, explodiu no país em 1994 com a faixa Ara Ketu bom demais. A partir daí, se tornaram grandes vendedores de discos e colecionadores de sucessos como Amantes, Cobertor, Pipoca, Sempre será, Minha razão de viver, Balança Brasil, Face oculta, Tentação, Pergunte pro seu coração e Mal acostumado, esta última regravada por vários nomes como Joanna, Simone e Julio Iglesias!

A banda é sempre atração nos carnavais de época e fora de época de nosso país e continua ativa, embora como tantas outras, se desfez e se refez, levando a alegria a todos os seus fãs, com suas canções carnavalescas e românticas, país afora!

Um forte abraço a todos!

domingo, 22 de fevereiro de 2015

♫Mamãe eu quero♫

Esta é outra marchinha clássica também da década de 30. Embora tenha sido gravada por grandes nomes como Silvio Caldas e Pixinguinha, ganhou notoriedade internacional na voz de Carmem Miranda. Constam outras gravações contemporâneas como Wilson Simonal, Beth Carvalho e Gilberto Gil.

A letra desta canção remete aos bebês, caracterizando como uma grande canção infantil, cantada por adultos. Uma coisa que também me chama atenção é o fato de tais marchinhas, como esta, serem bastante simples, com poucas estrofes e uma linguagem bastante popular e talvez por isso tenha ficado durante tanto tempo, tornando-se um clássico!

Mamãe eu quero
Vicente Paiva e Jararaca

Mamãe, eu quero, mamãe, eu quero
Mamãe, eu quero mamar
Dá a chupeta, dá a chupeta
Dá a chupeta pro bebê não chorar

Dorme, filhinho do meu coração
Pega a mamadeira e vem entrar no meu cordão
Eu tenho uma irmã que se chama Ana
De piscar o olho já ficou sem a pestana

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Olhando as estrelas - 51

Marisa Monte e Carlinhos Brown são dois grandes nomes da nossa música contemporânea. E estas duas estrelas já se encontraram por diversas vezes, seja no palco, em discos, em composições, em parcerias com outros nomes da nossa música a exemplo de Erasmo Carlos, Nando Reis e, com mais constância, Arnaldo Antunes.

Só de canções entre eles, com ou sem outros parceiros, temos como exemplo Água também é mar, Amor i love you, Até parece, Aquela velha canção, Depois, Infinito particular, Já sei namorar, Na estrada, Não é fácil, Tema de amor, Velha infância, Verdade uma ilusão, Vilarejo, Mais um na multidão, entre tantas outras.

Já participaram de shows juntos, gravaram o projeto Tribalistas, compuseram para outros artistas a exemplo de Erasmo Carlos ou Maria Bethânia e estão sempre juntos fazendo algo para projetos dele, dela ou de outro grande nome, privilegiando sempre a todos com suas artes tão refinadas!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

CD Beth Carvalho Mega hits

Mais uma coletânea posta no mercado em 2014, com grandes hits, como sugere seu título. Entre os nomes, podemos encontrar estilos variados, como os sertanejos Leonardo, Bruno e Marrone ou Zezé di Camargo & Luciano; gospel de Cassiane, Pe Fábio de Melo ou Aline Barros; cantores como Luiz Gonzaga, Amado Batista ou Emílio Santiago; cantoras como Elba Ramalho ou Ana Carolina; bandas como Jota Quest ou Capital inicial; sambistas como Martinho da Vila ou Só pra contrariar.

Apropriado pra curtir no carnaval, a grande dama Beth Carvalho traz grandes sucessos, em sua maioria com gravações originais e verdadeiros clássicos da nossa música como Virada, Vou festejar, Toque de malícia, Saco de feijão, Salário mínimo, Pedi ao céu, Te segura, O mundo é um moinho, As rosas não falam, Coisinha do pai, A chuva cai, Suor no rosto, Goiabada cascão, Força da imaginação e Antes ele do que eu.

Sem letras nos encartes, temos grandes títulos nesta coletânea, setor este que tem sido cada vez menos lançado e acaba sumindo rapidamente das lojas, quando poucos títulos permanecem nas ofertas, reabastecendo este ainda famigerado mercado de CD´s!

Um forte abraço a todos!

domingo, 15 de fevereiro de 2015

♫O teu cabelo não nega♫

Esta é uma marchinha clássica que nos remete a um compositor também clássico. O teu cabelo não nega é bastante atual, embora tenha sido composta em 1932, por dois pernambucanos, conhecidos por Irmãos Valença, que pediram a Lamartine Babo que a aproximasse dos morros cariocas e este acertou em cheio, mirando em uma figura que se tornaria um dos símbolos mais marcantes do carnaval, a mulata.

Sua letra reflete um tema ainda vigente, embora já possua quase um século: o preconceito racial, presente até em trechos da própria canção. É claro que tudo isso reflete a sociedade dos anos 30 e como pensavam. Hoje em dia, com os alisamentos e "chapinhas", as mulatas já não possuem tanta identidade em seus cabelos, mas é absurdo perceber que o preconceito ainda continua aceso sobre uma figura que embeleza esta festa.

O teu cabelo não nega
Lamartine Babo e Irmãos Valença

O teu cabelo não nega mulata
Porque és mulata na cor
Mas como a cor não pega mulata
Mulata eu quero o teu amor

Tens um sabor bem do Brasil
Tens a alma cor de anil
Mulata mulatinha meu amor
Fui nomeado teu tenente interventor

Quem te inventou meu pancadão
Teve uma consagração
A lua te invejando faz careta
Porque mulata tu não és deste planeta

Quando meu bem vieste à terra
Portugal declarou guerra
A concorrência então foi colossal
Vasco da gama contra o batalhão naval

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

♪Partituras musicais dos fãs 17 - Leda Martins♪

Esta é Leda Martins, grande fã do Roberto Carlos e amiga nossa. Uma pessoa do mais alto grau de atenção, simplicidade e respeito, Leda é natural de São Paulo e reside em Salvador. Sempre está postando coisas fantásticas no face, sejam fotos raras do Roberto ou divulgando seu amor por Jesus, de forma natural e admirável!

Conheci Leda pelo Portal Clube do rei, e nossa relação se estendeu depois ao MSN, Facebook e assim cresceu em mim e em todos que a conhecem, uma natural admiração, por sua postura diante da vida e da música e, neste caso, toda sua dedicação ao rei da nossa música, por quem nutre há muitos anos. Gentilmente, aceitou responder às perguntas desta série, as quais nos faz conhecer um pouco mais de sua genialidade:

1 - Uma música?

♪Como É Grande O Meu Amor Por Você

2 - Um momento musical inesquecível?

♪Dueto do Roberto com Roberta Miranda, em 1996, na canção De tanto amor.

3 - Qual show do Roberto gostaria de ter visto e não pode ver?

♪Este último na Fonte Nova, em 2014.

4 - E qual foi o show inesquecível dele?

♪Show Amor 1996

5 - Qual a primeira peça que você conquistou para sua coleção?

♪O Lp de 1969.

6 - E o que ainda te falta nesta coleção?

♪Lp Louco Por Você, Coletânea 1992, Lp Inovidables.

7 - Você curte os trabalhos instrumentais do Eduardo Lages? Qual considera o melhor?

♪Sim; O DVD e o CD Ao Vivo.

8 - Um compositor brasileiro?

♪Roberto Carlos.

9 - Um músico brasileiro?

♪Roberto Carlos.

10 - O arranjo que mais aprecia em alguma canção nacional?

♪A Cigana, 1973.

11 - Cite três discos que escuta sem pular nenhuma faixa. (pode ser do rei ou de outros artistas também)

♪Roberto Carlos Em Ritmo De Aventura - 1967,

Roberto Carlos 1969 e

Roberto Carlos 1974.

12 - O que gostaria de ouvir Roberto cantar em seus shows?

♪Un gatto nel blu.

13 - Seu especial de fim de ano favorito?

♪O de 1996.

14 - Um dueto inesquecível de todos esses especiais?

♪Com Roberta Miranda - De tanto amor, 1996.

15 - Quem você gostaria que fosse convidado para o especial de fim de ano?

♪Ana Carolina, novamente.

16 - Qual dueto em disco gostaria de ver com Roberto?

♪com Ana Carolina, cantando Detalhes.

17 - Além do rei, quais outros artistas aprecia na música brasileira?

♪Ana Carolina, Erasmo Carlos, José Augusto.

18 - Um trecho de uma canção?

♪"De saudade eu chorei e até pensei que ia morrer".

Roberto Carlos, E por isso estou aqui, 1967.

19 - Como define Roberto Carlos?

♪O melhor cantor do mundo, Rei.

20 - Quem você sugere para entrevistarmos nesta série?

♪João Francisco, novamente.

Leda, muito obrigado por ter disponibilizado seu tempo e nos ofertar um pouco mais de você nessas respostas agradáveis, que refletem a pessoa simples e atenciosa que você sempre é conosco!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Os Músicos do Brasil - 57

Este é Nilton Delfino Marçal, mas conhecido como mestre Marçal. Natural do Rio de Janeiro, Mestre Marçal foi uma referência aos músicos nacionais, sobretudo aos sambistas. Filho de compositor, Marçal foi diretor de bateria e também cantor.

Mas, não apenas os sambistas, pois praticamente todos os grandes nomes da nossa música tiveram nos créditos de seus discos, sua assinatura. Entre eles, podemos citar Beth Carvalho, Chico Buarque, Alcione, Roberto Carlos, Clara Nunes, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Milton Nascimento, Gonzaguinha, entre tantos, além de ter sido mestre de bateria de escolas como Portela, Unidos da Tijuca e Viradouro.

Marçal é pai do também músico Marçalzinho. Gravou alguns discos cantando, embora seu forte sempre foi a percussão. Partiu para a eternidade em 1994, tornando-se uma referência de músico nesse país e sempre lembrado por seu talento!

Um forte abraço a todos!

domingo, 8 de fevereiro de 2015

♫Me dá um dinheiro aí♫

Em épocas de crise financeira quem não gostaria de pedir um dinheiro por aí? Por esse motivo, esta marchinha carnavalesca de 1960 é tão famosa e tão atual ao mesmo tempo. Composta por três irmãos, inspirados em um quadro do programa A praça da alegria, foi imortalizada justamente pelo humorista que integrava o quadro que a inspirou: Moacyr Franco.

Criada a partir do bordão que compõe seu refrão, Me dá um dinheiro aí é daquelas canções simples, com duas estrofes e conhecidas como marchinhas chicletes, que pega facilmente. E talvez por isso e, principalmente pela situação financeira deste país que não muda, embora já se vão mais de 50 anos é que essa marchinha seja tão atual e tão clássica!

Me dá um dinheiro aí
Ivan Ferreira, Homero Ferreira e Glauco Ferreira

Ei, você aí
Me dá um dinheiro aí
Me dá um dinheiro aí!

Não vai dar? Não vai dar não?
Você vai ver a grande confusão
Que eu vou fazer bebendo até cair
Me dá, me dá, me dá, oi!
Me dá um dinheiro aí!

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Os compositores do Brasil - 84

Natural de Salvador/BA, este é Nelson Rufino de Santana, um dos compositores mais requisitados entre os intérpretes brasileiros, sobretudo os sambistas. Além de vários sambas enredos, Nelson também é responsável por grandes canções, algumas verdadeiros clássicos nacionais.

Entre suas criações, sozinho ou com outros parceiros, podemos citar Tempo é, Rose, Todo menino é um rei, Doce acalanto, Nas águas de Amaralina, Colcha de algodão, Passagens, Mel pra minha dor, Marejou, O dono da dor, Não rolou mas vai rolar, Pago pra ver, Uma prova de amor, Cadê meu amor e a mais clássica, a meu ver, Verdade.

Constam na lista dos intérpretes de suas canções Roberto Ribeiro, Zeca Pagodinho, Joanna, Ivete Sangalo, Jorge Aragão, Simone, Martinho da Vila, Alcione, Daniela Mercury, Caetano Veloso, Nara Leão, Fundo de quintal, entre tantos!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Os Intérpretes do Brasil - 42

Jorge Aragão é muito conhecido por suas obras autorais, interpretadas e imortalizadas também por outros grandes nomes, sobretudo do samba nacional. Mas, Aragão também tem uma veia de intérprete, seja para suas criações, seja para clássicos de outros colegas e isso não é difícil de se perceber quando navegamos em suas gravações!

É o caso de Falsa consideração, onde carimbou uma belíssima interpretação, deixando sua marca e seu cavaquinho. Também fez um belíssimo registro de Espelhos d´água, aqui em parceria com o inesquecível Emílio Santiago. O encontro com o xará Jorge Vercilo rendeu uma belíssima interpretação, à sua maneira, para Encontro das águas!

Por essas e tantas que poderia citar, percebe-se que estamos diante de um grande compositor, grande sambista e um maravilhoso intérprete que caracteriza um músico completo de qual a arte de nosso país também deve se orgulhar!

Um forte abraço a todos!

domingo, 1 de fevereiro de 2015

♫Aurora♫

Fevereiro começa e traz consigo o carnaval. O Blog entra no clima e resgata outras marchinhas carnavalescas não apresentadas em anos anteriores. É o caso de Aurora, clássico de Mário Lago e Roberto Roberti que desde 1941, quando foi criada, até os dias atuais, toca durante esta época.

Dizem que foi composta em uma quarta-feira de cinzas, numa época em que este dia era carregado de tristeza, sobretudo pelo término das festas de momo. Talvez por isso, a canção traga uma letra triste, de lamentação por alguém que não apresentava a conduta desejada. Mas, tudo isso cantada em um ritmo que disfarçava bem a tristeza e levava a folia adiante!

Aurora
Mário Lago e Roberto Roberti

Se você fosse sincera
Ô ô ô ô Aurora
Veja só que bom que era
Ô ô ô ô Aurora

Se você fosse sincera
Ô ô ô ô Aurora
Veja só que bom que era
Ô ô ô ô Aurora

Um lindo apartamento
Com porteiro e elevador
E ar refrigerado
Para os dias de calor
Madame antes do nome
Você teria agora
Ô ô ô ô Aurora

Um forte abraço a todos!