domingo, 30 de agosto de 2015

♫Não deixe o samba morrer♫

Clássico do repertório da "marrom" Alcione e também do saudoso Jair Rodrigues e, por que não dizer da música brasileira? Uma canção que retrata bem esse ritmo tão brasileiro, tão nosso, com um apelo para que haja uma boa continuidade e nunca percamos o ritmo, a melodia, o fraseado de um bom samba.

Muitos outros sambistas cantam e continuarão entoando este apelo que parece não afetar apenas o samba, mas todos os outros estilos andam apelando para que apareçam outros que mereçam usar o anel de bamba e darem continuidade a boas canções, verdadeiros clássicos como é este!

Não deixe o samba morrer
Edson Cordeiro e Aloísio Silva

Não deixe o samba morrer
Não deixe o samba acabar
O morro foi feito de samba
De samba pra gente sambar

Quando eu não puder
Pisar mais na avenida
Quando as minhas pernas
Não puderem aguentar

Levar meu corpo
Junto com meu samba
O meu anel de bamba
Entrego a quem mereça usar

Eu vou ficar
No meio do povo espiando
A Mangueira perdendo ou ganhando
Mais um carnaval

Antes de me despedir
Deixo ao sambista mais novo
O meu pedido final

Não deixe o samba morrer
Não deixe o samba acabar
O morro foi feito de samba
De samba, pra gente sambar

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Olhando as estrelas - 56

Elis Regina foi a maior seguidora de Ângela Maria, dito pela própria ainda em vida. Talvez, se estivesse entre nós, é provável que isto fosse demonstrado com um disco todo dedicado à sapoti, a quem afirmou imitar descaradamente no início de sua carreira.

Essa foto foi de um especial da TV Globo de 1972, da Elis, quando, de surpresa a Ângela entra e cantam juntas Vida de bailarina, clássico do repertório de Ângela, que Elis também gravou. No Som Brasil de 1996, dedicado à Ângela, é apresentado um vídeo do final da década de 70 ou começo dos anos 80 em que Elis afirma essa influência, com toda emoção que sempre trouxe em si.

Talvez ainda haja tempo para quem sabe, a Ângela também gravar algo do repertório da Elis, de quem também sempre foi admiradora. E quem neste país, que goste de uma boa música e de grandes vozes, não bebeu das fontes Ângela Maria e Elis Regina?

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Os Músicos do Brasil - 62

Quando o assunto é Jovem Guarda, não podemos deixar de citar uma das bandas que mais fez sucesso: The Fevers. E falando neles, que revelaram tantos bons músicos, não podemos também deixar de citar um em especial, grande saxofonista do período 65-85, o romeno e hoje grande produtor Miguel Plopschi.

Só pra se ter uma ideia, este músico e produtor, que chegou ao Rio de Janeiro em 1964 e adotou esta pátria como a sua, já trabalhou em gravações e produções com nomes como Fagner, Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Gal Costa, Agnaldo Timóteo, Zeca Pagodinho, Roupa Nova, Xuxa, Joanna, Alcione, Ana Carolina, Paralamas do Sucesso, Chico Buarque, Geraldo Azevedo, entre tantos outros.

Acredito que muitos não conheciam e talvez ele tenha passado desapercebido por outros tantos que ouviram e se tornaram fãs de gravações que tiveram sua marca. Basta olhar com mais detalhes os créditos dos discos de vários artistas, além dos citados acima e, com certeza, veremos seu nome, carimbando uma qualidade ímpar!

Um forte abraço a todos!

domingo, 23 de agosto de 2015

Os 50 anos da Jovem Guarda

O programa Jovem Guarda completou exatos 50 anos ontem. Há exatamente meio século atrás eramos apresentados a algumas canções e a artistas que escreveram algumas das mais belas páginas da música brasileira. Bandas como Renato e seus blue caps ou The fevers, duplas como Os vips, grupos como Golden Boys, cantoras como Martinha ou Wanderléa, cantores como Erasmo Carlos ou Sérgio Reis e um astro que reina na música brasileira até hoje, entre outros.

Considero as comemorações desse evento bastante modestas, inclusive pelo Roberto e por aqueles que permanecem fieis a seus públicos que ainda respiram os clássicos daquele programa que transformou-se em movimento odiado por uns a adorado por outros, por ser responsável pela modernização da música naquele instante e por abrasileirar o rock, embora muitos ainda torciam o nariz e os taxavam apenas de alienados que copiavam o rock americano e inglês!

Quantos astros posteriormente beberam desta dita alienação? Rita Lee, Lulu Santos, Paralamas, Titãs, Skank e tantos outros afirmam terem começado graças a este acontecimento. É uma brasa falar disso, ter vivido tudo isto deve ter sido uma verdadeira festa de arromba! E que tudo mais vá pro inferno, pois mesmo terrível, era o amor em forma de canção que brotava naquelas tardes de domingo de uma forma inesquecível e sempre presente nestes 50 anos de carrões e poeira na estrada dos brotos que ainda amam.

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

CD Fábio Jr. 2015

Este ano Fábio Jr. lançou mais um novo CD, desta vez todo com composições inéditas, todas de sua autoria, algumas divididas com outros parceiros. Talvez estejamos diante do CD mais autoral e que mais reflete o momento atual do artista que abandona um pouco as baladas às quais estávamos acostumados ao ouvir e se dedica mais a batidas atuais, presentes na maior parte das faixas.

Com isto, temos as canções Amém amor, O que você quiser, Com você minha vida é muito mais legal, Tô investindo nessa história, Eu acredito de novo, O que importa é a gente ser feliz, Família, Sempre que estamos juntos, Será que eu fui claro?! e Chega. Apesar de trazer um Fábio renovado e ousado em apresentar novas canções em um mercado tão carente de novos sucessos, confesso que prefiro o Fábio de outrora, de sucessos como Senta aqui e Rio e canoa. Temos boas letras, o dueto com sua filha Cléo Pires é uma surpresa a seus fãs, mas acho que faltou um pouco mais de boas melodias.

Não quero falar de forma negativa deste produto, mas ele não apresenta nenhuma canção que me tocou e talvez isso reflita a resposta que todos se fazem quando querem saber o porquê de já não haver mais bons lançamentos inéditos! Não penso que isso aconteça só com o Fábio, pois o último lançamento do José Augusto também não me empolgou. Outros astros românticos nem ousam mais lançar algo novo e nos perguntamos: faltam boas composições ou outros bons compositores para dizerem em frases e melodias o que estes astros sempre nos disseram de forma mais emocionadas? Mas, repito, trata-se de um trabalho muito bom para quem curte o Fábio mais alegre de canções como Enrosca e menos "meloso" como o de Eu nunca estive tão apaixonado!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Os compositores do Brasil - 89

Este é Hermínio Bello de Carvalho. Natural do Rio de Janeiro, é produtor e autor de grandes clássicos da nossa música, sobretudo do samba, desde a década de 60. Teve como parceiros outros grandes nomes como Pixinguinha, Cartola, Paulinho da Viola, Baden Powell, dona Ivone Lara, Martinho da Vila, Frejat, Chico Buarque, entre outros.

Basta dizer que entre sua lista de intérpretes ou produções suas temos Dalva de Oliveira, Maria Bethânia, Gal Costa, Simone, Chico Buarque, Elizeth Cardoso, Paulinho da Viola, Noite ilustrada, Wanderléa, Caetano Veloso, Elba Ramalho, Ney Matogrosso, Zizi Possi, Emílio Santiago, Beth Carvalho, etc.

E com um currículo assim, ficaram vários clássicos como Timoneiro, Chão de esmeraldas, Alvorada, Rosa de ouro, A harmonia das flores, Mas quem disse que eu te esqueço, Sei lá Mangueira, Doce de coco, Pressentimento, entre outras. Mais um nobre nome da composição nacional que temos a honra de homenagear!

Um forte abraço a todos!

domingo, 16 de agosto de 2015

♫Passos de amador♫

João Bosco deixou sua marca nesta composição que se parece tanto com as suas que até pensei ser de sua autoria. Passos de amador é uma das minhas preferidas de seu repertório, não apenas pela riqueza harmônica, constante em seus arranjos, mas também pela beleza que une melodia e letra numa canção que considero clássica em seu repertório!

Sua letra enfatiza o coração de quem ama, muitas vezes tolo e reprovável pelos sábios, ditos mais realistas, mas nunca escondido por aqueles que sentem o amor em sua forma mais intensa, mesmo que isso signifique perigo ou até pedir para sofrer. Quem não arrisca, não sabe o que é amar e conhecer o verdadeiro sentimento!

Passos de amador
Johnny Mercer e Rube Bloom

Tolos vão
Onde anjos temem ir
Por isso estou aqui, amor
De coração na mão

Sim, eu sei
Posso sofrer
Mas já não tenho, amor
Nada a perder

Tolos vão
Em passos de amador
Os sábios têm os pés no chão
Não sabem do amor

Foi te ver
Não pude mais voltar
Pois deixe no teu coração
Um tolo entrar

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

♪Partituras musicais dos fãs 27 - Ana Luiza♪

Mais uma mineira fazendo parte da série onde homenageamos os fãs da música brasileira e, neste caso, também os fãs do rei Roberto Carlos que aqui tem uma das maiores referências. Ana Luiza é natural de Belo Horizonte e lá reside. 

Durante muitos anos foi responsável, juntamente com James Lima, pelo Blog, hoje site RCBraga, dedicado à obra de sua majestade. Inclusive foi o próprio James que a indicou para esta série. Meu contato com esta fã foi por este site e também pelo facebook, onde gentilmente aceitou participar da série e responder às perguntas que leremos agora:

1 - Uma música?

♪Amante à moda antiga

2 - Um momento musical inesquecível?

♪O show de Roberto Carlos em Jerusalém.

3 - Qual show do Roberto gostaria de ter visto e não pode ver?
♪O show dos 50 anos de carreira no Maracanã.

4 - Fala um pouco sobre a experiência de ser colaboradora do site RCBraga?

♪Trabalhei no Blog por quase 5 anos, de 2010 até o início desse ano. Foi uma experiência incrível trabalhar com o James Lima (presidente do Blog) e o Rafael Avena (integrante do Blog). Aprendi muito escrevendo algumas matérias sobre os shows que eu ia e acompanhando, as matérias que saiam na imprensa sobre o Roberto. E o principal e mais gratificante é receber o carinho e reconhecimento do nosso trabalho, tanto da parte dos fãs do RC como da equipe dele e de alguns familiares que seguem o Blog. E claro, do próprio Roberto que sempre nos tratou com todo carinho nas vezes que estivemos com ele. Infelizmente, com as responsabilidades do dia a dia, conciliar trabalho e faculdade com o Blog ficou um pouco complicado e sem ter tempo optei por sair do Blog este ano.

5 - O que você coleciona em termos de RC?

♪Especias de fim ano, revistas antigas, LPs, DVDs raros e os três filmes que ele fez. Além do livro da Toriba que foi lançado recentemente, o de mesa.

6 - Você curte o trabalho instrumental do Eduardo Lages?

♪Sim, muito. O trabalho do Eduardo é fantástico e tive a oportunidade de ir a um show dele e a orquestra aqui em Belo Horizonte, dia 04/07/2015.

7 - O que gostaria que ele gravasse em seus futuros projetos?

♪Músicas de bossa nova.

8 - Um compositor brasileiro?

♪Tom Jobim

9 - Um músico brasileiro?

♪Lulu Santos

10 - O arranjo que mais aprecia em alguma canção nacional?

♪Da música "Pensamentos", do Roberto Carlos.

11 - Cite três discos que escuta sem pular nenhuma faixa. (pode ser do rei ou de outros artistas também)

♪Praticamente todos do Roberto... Mas já que é pra escolher três, vou falar os que tenho escutado ultimamente:

Roberto Carlos - Alô - 1994;
Lulu Santos Toca + Lulu Ao vivo;
Roberto Carlos em Las Vegas

12 - O que gostaria de ouvir Roberto cantar em seus shows?

♪Gostaria que ele cantasse "Romântico" e "Amante à moda antiga"

13 - Seu especial de fim de ano favorito?

♪Até o ano passado era o de 2009, mas o de 2014 é meu favorito. Foi o especial que teve mais músicas que ele canta no exterior, entre elas "El día que me quieras", que na voz e interpretação dele fica fantástica e emociona muito.

14 - Um dueto inesquecível desses especiais?

♪O dueto que mais gosto é com o Tom Jobim, os dois cantando "Lígia".

15 - Quem ainda merecia ser convidado para o especial de fim de ano?

♪Apesar de não ser muito fã do estilo sertanejo, acho que a dupla Victor e Léo merecia ser convidada. Gosto de algumas músicas deles e dos arranjos.

16 - Qual dueto em disco gostaria de ver com Roberto?

♪Gostei muito do dueto com o Daniel, em 2009, com a música "Quando eu quero falar com Deus".

17 - Além do rei, quais outros artistas aprecia na música brasileira?

♪Nando Reis, Lulu Santos, Tom Jobim, Caetano Veloso, Marisa Monte, Vanessa da Mata são os que mais escuto.

18 - Um trecho de uma canção?

♪"Eu sei que flores existiram mas que não resistiram a vendavais constantes" - Fera Ferida
Roberto Carlos e Erasmo Carlos, 1982.

19 - Como define Roberto Carlos?

♪Um cara do bem e com um coração do tamanho do sucesso dele! Super simples e atencioso com os fãs.

20 - Quem você sugere para entrevistarmos nesta série?

♪Luciana Sales.

Aninha, muito obrigado por sua atenção e gentileza para comigo e os leitores do Blog Música do Brasil. Obrigado por conhecermos um pouco mais de você e, com isso, também entendermos as afinidades que os fãs da música brasileira possuem, pela sensibilidade que apresentam!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 11 de agosto de 2015

♫Coração de estudante♫

E hoje dia do estudante, nada mais justo que homenagear a todos nós com esse clássico do Milton Nascimento. E digo todos nós porque nunca deixamos de ser estudantes. Talvez o tempo transforme algumas alternativas, alguns caminhos, algumas ferramentas de pesquisas. O livro, o jornal, as revistas, as enciclopédias, a internet, as pessoas, tudo são fontes inesgotáveis de informação, o único tesouro que nunca poderão tirar de nós!

A canção do Milton tornou-se clássica neste momento, não apenas pela beleza que carrega, mas também por ser rara entre as oferecidas a este tema. E aponta justamente a esperança a que todos nós nos apegamos quando esbarramos na descrença por um mundo melhor. O futuro é mesmo dos estudantes, com suas ideias e ideais. 

Coração de estudante
Milton Nascimento e Wagner Tiso

Quero falar de uma coisa
Adivinha onde ela anda
Deve estar dentro do peito
Ou caminha pelo ar

Pode estar aqui do lado
Bem mais perto que pensamos
A folha da juventude
É o nome certo desse amor

Já podaram seus momentos
Desviaram seu destino
Seu sorriso de menino
Quantas vezes se escondeu

Mas renova-se a esperança
Nova aurora a cada dia
E há que se cuidar do broto
Pra que a vida nos dê
Flor, flor e fruto

Coração de estudante
Há que se cuidar da vida
Há que se cuidar do mundo
Tomar conta da amizade

Alegria e muito sonho
Espalhados no caminho
Verdes, planta e sentimento
Folhas, coração, juventude e fé

Um forte abraço a todos!

domingo, 9 de agosto de 2015

♫O pai coruja♫

Dia dos pais e apresentamos hoje um samba, do repertório do Zeca Pagodinho, para comemorar a data. Uma letra que reflete em um pai coruja, aquele que tá sempre de olho e tem todo cuidado com sua filha e não é qualquer um que se aproxime dela, ou seja, suas intenções devem ser apresentadas, analisadas, para posteriormente, aprovadas.

Quem, ao começar a namorar, não se pergunta como será diante do sogro? E é este o recado que a letra de O pai coruja traz: ou entra na linha e ganha de brinde o amor desejado e alguns "dotes" ou está em uma tremenda roubada, na qual desejará nem ter passado perto. Embora hoje em dia alguns pais já não se preocupam tanto em aconselhar seus filhos quanto aos relacionamentos assumidos, temos uma letra sempre atual para uma data também atual!

O pai coruja
Zé Roberto

Amigo, não leve a mal
Mas isso é o meu dever
Se quer namorar minha filha
Moça de família, precisa saber

Comigo é na moda antiga
Não tem boa-vida
de encher a barriga
E depois correr

O velho não é de bobeira, vai pegar você
Senta aí no sofá que eu mandei preparar
De cidreira um chá pra te tranquilizar

Quando se acalmar, me fale a verdade
da sua intenção, cidadão
Se for amor que realmente está sentindo
Quer casar com ela, não está mentindo

Eu prometo, garanto
Seu boi vai na sombra ficar
Além de lhe dar meu consentimento
De presente um luxuoso apartamento
Todo, Mobiliado de frente pro mar, pronto pra morar

Porém se for 171, um pé rapado
Se meteu no meio de um fogo cruzado
Uma bala perdida, cuidado, ela pode te achar

Tá vendo, aqui na minha casa é um lar de alegria
Eu não deixo entrar pirataria
Se eu soltar meu cachorro ele vai ter pegar, amigo!

É um vira-lata ruim de aturar
Se eu soltar meu cachorro, ele vai te pegar
Ele já tá de olho no teu calcanhar

Se eu soltar meu cachorro, ele vai te pegar
Já matou um pitbull sem sair do lugar
Se eu soltar meu cachorro, ele vai te pegar

Amigo, não leve a mal...

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

CD Djavan 1989

Este é um dos melhores, se não, o melhor CD da discografia do Djavan. Lançado em 1989, sem título e apenas o nome do artista consta na capa, é lembrado como o CD de Oceano, talvez o maior sucesso de sua carreira e se não for assim, é o maior sucesso desse disco muito bem produzido e daqueles que colocamos no patamar que escutamos todas as faixas, sem pular se quer uma delas.

Mas, além desse grande sucesso, temos também outras grandes faixas como é o caso de Cigano, Vida real, Você bem sabe, Avião, Mal de mim, Mil vezes e Curumim, que abre o CD. Temos também uma composição em parceria com Gilberto Gil, em Corisco. É claro que algumas dessas faixas devem seu sucesso, em parte, por integrarem trilhas de novelas globais.

E uma crítica que faço aqui a este trabalho é que veio apenas com 9 canções. Acho que o mínimo para um CD deveria ser 10, embora com a escassez de bons lançamentos que temos atualmente, quem dera fosse lançado um CD como este por ano, de algum artista dedicado a fazer o melhor por sua obra, como foi o Djavan nesse indispensável trabalho e é em todos os outros!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Os Intérpretes do Brasil - 47

Sandra de Sá não é uma das melhores apenas como intérprete, mas como musicista, compositora, voz e gingado, consegue fazer toda a diferença em nossa música. Como intérprete, emprestou todo seu talento, carimbando em grandes pérolas sua marca e imortalizando junto com elas inesquecíveis faixas na música brasileira.

É o caso, por exemplo de Retratos e canções, da dupla Sullivan & Massadas, verdadeiros fabricantes de hits, mas que aqui temos um clássico com a marca Sandra de Sá. O mesmo pode ser dito com a belíssima faixa Quem é você, versão de Nelson Motta, mas que outra vez, Sandra a imortalizou e a transformou em uma das mais emocionantes de seu repertório, a meu ver.

Olhos coloridos é do compositor Macau, mas me diga quem não lembra da Sandra quando houve já os acordes iniciais dessa belíssima batida? Enfim, são intérpretes como esta que fazem esta série a cada edição tornar-se mais necessária, embora surta como uma homenagem muito simples diante de tanto talento oferecido à música brasileira!

Um forte abraço a todos!

domingo, 2 de agosto de 2015

♫A cura♫

Grande clássico do repertório do Lulu Santos, A cura é aquele rock gostoso com uma pegada genial e uma letra que nos leva a refletir sobre algo sempre atual: a evolução humana. E pra quem anda descrente das coisas, cabisbaixo, com vontade de desistir de tudo, Lulu sempre tem algo a nos dizer em suas canções e esta pérola é um exemplo disto.

A letra de A cura demonstra uma pessoa que vive o cotidiano com seus problemas, mas que crê no bem, na evolução positiva dos pensamentos e atitudes humanas. E tudo isso só será possível mediante a persistência, o esforço, o trabalho e suas recompensas colhidas, quando toda a raça encontrará a cura para tantos males provocados por algumas de suas atitudes!

A cura
Lulu Santos

Existirá
Em todo porto tremulará
A velha bandeira da vida

Acenderá
Todo farol iluminará
Uma ponta de esperança

E se virá
Será quando menos se esperar
Da onde ninguém imagina

Demolirá
Toda certeza vã
Não sobrará pedra sobre pedra

Enquanto isso
Não nos custa insistir
Na questão do desejo
Não deixar se extinguir

Desafiando de vez a noção
Na qual se crê
Que o inferno é aqui

Existirá
E toda raça então experimentará
Para todo mal, a cura

Um forte abraço a todos!