terça-feira, 29 de setembro de 2015

Atores e atrizes que cantam

Não é privilégio apenas do Brasil, mas ao nos determos à música brasileira presenciamos uma característica peculiar que é a de atores que resolvem cantar ou de cantores que resolvem atuar. Sem julgar aquilo que fazem melhor, ao observarmos a história da nossa canção encontramos vários exemplos disso.

Roberto Carlos, por exemplo, já fez três filmes nos anos 60 e começo dos anos 70. Erasmo e Wanderléa também já atuaram em filmes, assim como Cauby Peixoto. Fábio Jr. é talvez o melhor exemplo nacional, pois além do grande compositor e intérprete que é, também atuou em novelas, imortalizando seus personagens, a exemplo do inesquecível Jorge Tadeu de Pedra sobre pedra ou de outras atuações em Roque santeiro ou Corpo dourado.

Outros exemplos vão de Marília Pêra até Daniel Boa Ventura, passando por Maurício Mattar, Paulo Miklos, Sandy, Djavan, Daniel, Marjore Estiano são alguns exemplos de cantores que já atuaram em filmes ou novelas ou de atores que resolveram soltar a voz e obtiveram seus êxitos dentro do nosso universo musical!

Um forte abraço a todos!

domingo, 27 de setembro de 2015

♫Minha namorada♫

Antigamente, e isso não faz tanto tempo assim, as pessoas apresentavam mais classe na hora de namorar ou de expor sua vontade em namorar alguém. Cartas, versos e canções, tudo era escolhido com muito cuidado para que este pedido alcançasse o êxito desejado. E como poeta maior, Vinícius de Moraes deu vários exemplos com suas canções ou obras poéticas.

Este clássico da música brasileira, com uma letra extensa, em parceria com Carlos Lyra foi gravado por grandes nomes da nossa música como Fábio Jr., Fagner e Emílio Santiago, só pra citar grandes vozes que contribuíram para imortalizar esta belíssima canção. Uma proposta ao namoro ou até mais que isso, caso o namoro evolua para um casamento feito de dedicação mútua. Algo romântico sim, mas que pode ser empregado no cotidiano, como uma planta que requer cultivo contínuo!

Minha namorada
Carlos Lyra e Vinícius de Moraes

Se você quer ser minha namorada
Ah, que linda namorada
Você poderia ser
Se quiser ser somente minha
Exatamente essa coisinha
Essa coisa toda minha
Que ninguém mais pode ser

Você tem que me fazer um juramento
De só ter um pensamento
Ser só minha até morrer
E também de não perder esse jeitinho
De falar devagarinho
Essas histórias de você
E de repente me fazer muito carinho
E chorar bem de mansinho
Sem ninguém saber por quê

Mas, se mais do que minha namorada
Você quer ser minha amada
Minha amada, mais amada pra valer
Aquela amada, pelo amor predestinada
Sem a qual a vida é nada
Sem a qual se quer morrer

Você tem que vir comigo em meu caminho
E talvez o meu caminho seja triste pra você
Os seus olhos têm que ser só dos meus olhos
Os seus braços o meu ninho
No silêncio de depois
E você tem que ser a estrela derradeira
Minha amiga e companheira
No infinito de nós dois

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Olhando as estrelas - 57

A foto não é das melhores, mas traz dois grandes nomes da nossa música em encontros memoráveis: Gal Costa e Luiz Melodia. O compositor e uma das suas principais intérpretes se dão as mãos na série que homenageia as estrelas deste país. A amizade entre os dois é antiga e creio que Gal foi uma das primeiras a gravar Melodia.

Em seu repertório, além do clássico dele e dela, Pérola negra, ela também gravou e cantou outras coisas feitas por ele como é o caso das canções Juventude transviada, Presente cotidiano e Ébano. No Acústico MTV dela, em 1997, os dois se encontram e cantam juntos o grande clássico.

E que bom seria se pudéssemos encontrar mais sobre eles na música brasileira, pois com uma madrinha dessas, não é a toa que Luiz Melodia se tornou não apenas um grande compositor, mas com o passar dos anos, um grande intérprete e isso se deve um pouco a uma moça cujo o nome é Gal e que, assim como ele, representa uma estrela nessa constelação chamada música brasileira!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Hoje é um dia feliz...

Alguns bons cantores fazem sucesso e de repente não o vemos mais, por conta de um trabalho ingrato e desleal que a mídia oferece! É o caso de Ângelo Ismael Máximo, ou simplesmente Ângelo Máximo. Natural de Goiânia/GO, foi campeão de vendagens na década de 70 e começo dos anos 80, com grandes hits populares.

Seu maior sucesso foi Domingo feliz, mas emplacou outros hits como Vem me fazer feliz, Vem dançar comigo, Um estranho na multidão, Contradições, Dê-me outra chance, O sol que ver você, A primeira namorada, etc.

Atualmente continua fazendo shows e vez por outra tem chance de se apresentar em programas que promovem artistas esquecidos pela mídia como Silvio Santos e Ratinho. E que bom seria se outros programas também assim o fizessem, pois cantores como Ângelo tem seu público fiel que se torna saudoso de sua presença!

Um forte abraço a todos!

domingo, 20 de setembro de 2015

♫Eu te amo, te amo, te amo♫

Roberto Carlos está de volta com uma nova gravação, tema da novela A regra do jogo. Trata-se do clássico Eu te amo, te amo, te amo, lançado originalmente em 1968 no disco O inimitável e regravada no Acústico MTV 2001 e também no show Pra sempre ao vivo Pacaembu, em 2004. Esta nova versão virá no seu futuro lançamento que foi gravado nos estúdios Abbey road, dos Beatles. Esta canção também foi tema de outra novela, O rei do gado, em 1996, na voz de Roberta Miranda.

Com uma nova roupagem, surfando no estilo reagge, este clássico que também já foi gravado por Marisa Monte, não sai do repertório de shows de sua majestade desde o show amor sem limite, em 2000. Uma belíssima canção que retrata um cara que já não suporta de tanta saudade e recorre ao telefone (hoje em dia talvez se some a isso zap´s, email´s e qualquer mensagem em redes sociais) para afirmar seu grande amor que só será maior quando o reencontro acontecer.

Eu te amo, te amo, te amo
Roberto Carlos e Erasmo Carlos

Quanto tempo longe de você
Quero ao menos lhe falar
A distância não vai impedir
Meu amor de lhe encontrar

Cartas já não adiantam mais
Quero ouvir a sua voz
Vou telefonar dizendo
Que eu estou quase morrendo
De saudade de você

Eu te amo, eu te amo, eu te amo

Eu não sei por quanto tempo eu
Tenho ainda que esperar
Quantas vezes eu até chorei
Pois não pude suportar

Para mim não adianta
Tanta coisa sem você
E então me desespero
Por favor meu bem eu quero
Sem demora lhe falar

Eu te amo, eu te amo, eu te amo

Mas o dia que eu puder te encontrar
Eu quero contar o quanto sofri
Por todo esse tempo
Que eu quis lhe falar

Eu te amo, eu te amo, eu te amo

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

CD Os sucessos de novelas e séries por Ivan Lins

Ivan Lins é campeão de canções temas de novelas e séries e isto se verifica com o lançamento desta coletânea em 1997, que reúne seus grandes sucessos que fizeram a trilha sonora de muitas histórias. Entretanto, uma coisa me chamou a atenção, pois não foram usados todos os fonogramas originais, mas algumas novas criações ao vivo ou de estúdio com tais canções.

É o caso de Lua soberana e Confins, da novela Renascer que aqui aparece em um medley ao vivo. Quem não lembra do megasucesso Ai ai ai ai de Mulheres de areia? Ou Vitoriosa, de Roque santeiro, ou Lembra de mim, de História de amor. Outra que curto muito é Vieste, mas aqui também apareceu em nova versão. Temos ainda Começar de novo, Iluminados, Fado, Água doce, Anjo de mim, Bilhete e Depende de nós.

Confesso que me surpreendi quando ouvi as novas versões porque ficaram na memória as versões originais e como em outras coletâneas, esperava ouvir os fonogramas temas das mesmas trilhas. Mas, Ivan Lins é sempre uma ótima pedida e suas canções, com novas ou originais roupagens são muito agradáveis e inesquecíveis, pois sempre formarão trilhas sonoras de novelas e, principalmente, das nossas vidas!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Os Músicos do Brasil - 63

Não é fácil manter esta série mensalmente, pois de um lado sabemos da necessidade de homenagearmos nossos grandes músicos, tão pouco reconhecidos neste país. É que encontro poucas informações sobre tais personalidades e, às vezes, até uma foto é algo raro na internet. Este é João Pinheiro de Andrade Lyra Filho, mais conhecido por João Lyra. Natural de São José da Lage/AL, é um dos melhores violonistas que este país dispõe.

Já vi sua atuação em shows ou discos de artistas como Ângela Maria, Roberto Carlos, Fagner, Nana Caimmy, Gal Costa, Gilberto Gil, Djavan, Ivan Lins, Elba Ramalho, Zé Ramalho, Aguinaldo Rayol, Erasmo Carlos, Emílio Santiago, Alceu Valença, Caetano Veloso, Chico Buarque, Alcione, Simone, Maria Bethânia, Martinho da Vila, Zeca Pagodinho, Joanna, João Bosco, Tim Maia, Ney Matogrosso, Milton Nascimento, Fafá de Belém, Zizi Possi, Edu Lobo, Dominguinhos e tantos outros.

Com um currículo destes, não sei se ainda duvidam que se trata de um dos melhores não apenas do país, mas do mundo e mesmo não tendo o nome sob os merecidos refletores, basta ouvir alguns bons discos ou assistirmos alguns bons shows ou especiais e presenciarmos este talentoso violonista brasileiro atuando com maestria.

Um forte abraço a todos!

domingo, 13 de setembro de 2015

♫Cadê juízo?♫

Emílio Santiago sempre foi e será uma ótima pedida e esta é das minhas preferidas. Clássico da dupla Gilson e Joran, Cadê juízo caracteriza bem aquelas belíssimas coletâneas que Emílio lançou durante alguns anos, quando nos mostrou porque era um dos maiores, se não, o maior intérprete deste país, em todos os tempos.

A letra de Cadê juízo descreve um cara ciumento, possessivo e que implora por uma nova chance, apresentando argumentos que circulam em torno do amor que um sente pelo outro e que são suficientes para uma retomada com mais juízo e menos ciúme e possessividade, mesmo a letra abrandando o problema quando apenas sugere que isso é sinal de paixão, mas todos sabem que também há um limite para este sentimento não afetar a relação.

Cadê juízo
Gilson e Joran

Meu bem não trate um amor assim
Pra que causar tanta dor em mim?
Se eu sou seu bem você não tem razão pra me deixar
Eu vacilei mas só errei por gostar.
O meu ciúme é fogo!

Meu bem não brinque com a solidão
Melhor pensar com o coração.
Vai me deixar só pra ficar ai de mão em mão.
E eu aqui numa pior, qualquer coisa é melhor que a separação.

Cadê juízo quando a gente mais precisa
Toda vez que a gente briga, parece que perde a razão.
O amor que eu sinto, me faz ser tão possessivo.
Mas eu sem você não vivo, ciúme é sinal de paixão.

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

CD Legião Urbana Mais do mesmo

A banda Legião Urbana está completando 30 anos e a saudade que muitos fãs tem, sobretudo do saudoso Renato Russo faz com que seus sucessos estejam sempre presentes, principalmente entre o público jovem, que se renova e é impressionante o alcance que a banda continua tendo com essa renovação.

Considero este a melhor pedida para quem deseja conhecer um pouco mais sobre a banda, a segunda coletânea de sucessos, lançada em 1998 com o título de Mais do mesmo, o que fez todo mundo apelidar como Mais do mesmo, qualquer trabalho de cantores que já não gravam mais coisas novas e lançam sempre os mesmos sucessos em coletâneas ou DVD´s ao vivo.

Mas, voltando ao CD, temos aqui verdadeiros clássicos da banda e da música brasileira, como Será, Ainda é cedo, Geração coca-cola, Eduardo e Mônica, Tempo perdido, Índios, Que país é este?, Faroeste caboclo, Há tempos, Pais e filhos, Meninos e meninas, Vento no litoral, Perfeição, Giz, Dezesseis e Antes das seis. Um projeto para qualquer "legionário" comemorar todos os dias!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Os compositores do Brasil - 90

Francisco Figueiredo Roque, mais conhecido como Chico Roque é o compositor homenageado este mês nesta série. Natural de Niterói/RJ, este é mais um anônimo, dono de tantos sucessos populares e radiofônicos que todos curtem, mas que poucos associam à sua criação.

É o caso, por exemplo, de Menino sem juízo, Meu vicio é você, Bijuteria, Delírios de amor, Sonho por sonho, Meu disfarce, Na hora do adeus, Essa tal liberdade, Coração caçador, Você me vira a cabeça, Depois do prazer, entre outros grandes hits.

Entre os principais intérpretes de seu repertório estão Alcione, Fábio Jr., Só pra contrariar, Bruno e Marrone, Fafá de Belém, José Augusto, Reginaldo Rossi, entre tantos e até pelo próprio compositor que chegou a gravar um disco, mas foi na voz de grandes intérpretes que viu seu nome brilhar em grandes sucessos!

Um forte abraço a todos! 

domingo, 6 de setembro de 2015

♫Me dê motivo♫

Tim Maia era irreverente até na hora de interpretar um momento de dor, de saudade, de quebra no amor. Sentia a necessidade de justificar que tinha que gravar músicas assim porque era a "dor de corno" que fazia os discos serem vendidos, exemplificando o Julio Iglesias. Daí gravou canções como esta, que imortalizou. Adriana Calcanhoto também a regravou recentemente, mas sem a parte declamada.

Justamente esta parte declamada e o famoso "tchu, tchuru rururuuuu" deixaram esta canção ainda mais a cara do Tim, a ponto de onde ser executada, todos lembram do eterno síndico. Sua letra fala de um amor partido, doído, prestes a explodir de uma maneira que nem se desejassem, poderíam juntar o cacos que seriam arremessados para todos os lados, indefinidamente. Clássico da dupla Sullivan e Massadas, clássico do Tim, clássico da música romântica!

Me dê motivo
Michael Sullivan e Paulo Massadas

"É, engraçado, ás vezes a gente sente, e fica pensando
Que está sendo amado, que está amando, e que
Encontrou tudo o que a vida poderia oferecer
E em cima disso a gente constrói os nossos sonhos
Os nossos castelos, e cria um mundo de encanto onde tudo é belo
Até que a mulher que a gente ama, vacila e põe tudo a perder
E põe tudo a perder..."

Mê de motivo pra ir embora
Estou vendo a hora de te perder
Mê de motivo, vai ser agora
Estou indo embora, o que fazer?

Estou indo embora, não faz sentido
Ficar contigo, melhor assim
E é nessa hora que o homem chora
A dor é forte demais pra mim

"Já que você quis assim, tudo bem
Cada um pro seu lado, a vida é isso mesmo
Eu vou procurar e sei que vou encontrar
Alguém melhor que você, espero que seja feliz
No seu novo caminho ficar contigo
Não faz sentido, melhor assim..."

Mê de motivo, foi jogo sujo
E agora eu fujo pra não sofrer
Fui teu amigo, te dei o mundo
Você foi fundo, quis me perder

Agora é tarde, não tem mais jeito
O teu defeito não tem perdão
Eu vou à luta, que a vida é curta
Não vale a pena sofrer em vão

Pode crer você pôs tudo a perder
Não podia me fazer o que fez
E por mais que você tente negar, me dê motivo

Pode crer eu vou sair por aí
E mostrar que posso ser bem feliz
Encontrar alguém que saiba me dar
Me dar motivo...

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

CD Leandro e Leonardo Um sonhador

Considero este o melhor trabalho da dupla Leandro e Leonardo e, talvez por ter sido o último da dupla, já que foi lançado pouco tempo depois da morte do Leandro, ganhou o status de um dos melhores do meio sertanejo da época, isso em 1998.

Entre as canções, destaco Deu medo, Dia de rodeio, Amor dividido, Cumade e cumpade, Machucando o coração, Abandonado e Um sonhador. Completam o trabalho as canções Solidão por perto, Tô querendo você, Copo de vinho, Não entrego, Tô dando o fora, Vou onde você estiver, Paixão de rodeio e Amor de novela, esta última interpretada pelo próprio Leandro em voz solo.

Com composição inédita de Martinha, regravação de sucesso de Fafá de Belém e, sobretudo, com a faixa título que tornou-se um clássico no repertório do Leonardo posteriormente, este e o anterior CD a este são, na minha opinião, os melhores da dupla que fizeram história no meio sertanejo e resgata a saudade do bom moço Leandro.

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Os Intérpretes do Brasil - 48

Que o grupo Roupa Nova arrebenta há muito tempo, isso ninguém duvida. Mas, talvez nem todos tenham percebido que eles formam uma das bandas que melhor interpreta certos clássicos nacionais, imprimindo a eles, sua marca de canção imortal, pois nem todos os seus sucessos são compostos por alguns de seus integrantes, ao contrário, grande parte são de outros grandes compositores.

É o caso por exemplo de Dona, que foi composta pela dupla Sá e Guarabyra. Ou então Whisky a go go, composto pela dupla Sullivan e Massadas. Anjo, outro megasucesso é composição de Dalto, Ronaldo Correa e Cláudio Rabello. Mas, todos nós associamos estas e tantas outras ao grupo que há anos nos emociona.

E pra não dizer que não navegam em outras praias, basta ouví-los cantar por exemplo O sal da terra, De volta ao começo, Nada será como antes e tantas outras para nos convencermos que a marca Roupa Nova é, sem sombra de dúvidas, o carimbo de qualidade e talento na música brasileira!

Um forte abraço a todos!