quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Olhando as estrelas - 58

Aqui é um encontro de gerações, mas também entre dois artistas que muito se admiram e já trabalharam juntos algumas vezes, demonstrando que suas estrelas juntas, brilham ainda mais, para felicidade geral de seu público. Erasmo Carlos e Marisa Monte já compuseram juntos, gravaram algumas vezes e cantaram juntos em shows.

Marisa sempre foi fã da dupla Roberto e Erasmo e nunca escondeu isso, pois já cantou algo deles em seus shows, registrando em DVD a gravação de Eu te amo te amo te amo. Além disso, já compôs com Erasmo a faixa que gravou com este em seu CD de 2001, a belíssima Mais um na multidão, que repetiram a dobradinha cantando no DVD 50 anos do tremendão.

Em outra oportunidade, também gravou com Erasmo no projeto Erasmo Convida 2, em 2007,  a faixa Tema de não quero ver você triste, onde Erasmo declama e ela, docemente, canta. E torcemos para que haja mais trabalho juntos entre eles, pois em todos esses encontros, só temos a agradecer e apreciar o brilho da magnitude de suas estrelas!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Vou de táxi...

Quem vê essa moça apresentando o programa Estrelas talvez não saiba que ela já vendeu muitos discos, apenas porque optou por andar de táxi, nos anos 80. Pois é, Angélica estourou no país com Vou de táxi, com apenas 14 anos, vendendo mais de 1 milhão de cópias.

E, depois colecionou outros sucessos como Blue jeans, Toda molhada de chuva, Cuida de mim, Primeiro amor, Mão boba, Sonhos, Acho que me apaixonei, Eu digo sim, entre outros. Com vários hits nas rádios, Angélica conciliou durante alguns anos as carreiras de cantora e apresentadora.

Até que a apresentadora se sobressaiu e hoje em dia é raro ouvirmos algum sucesso seu tocando nas rádios ou alguma aparição cantando. Mas, ela conquistou seu público, sobretudo a criançada que adorava viajar junto no táxi musical mais famoso da história da música brasileira.

Um forte abraço a todos!

domingo, 25 de outubro de 2015

♫O que é, o que é?♫

Esta é mais uma daquelas canções que classificamos como clássico na música brasileira e que também se torna clássica na carreira de qualquer intérprete que deseja incorporá-la em seu repertório, como foi o caso de vários nomes da nossa música, alguns citados nos marcadores. E a forma como vem se tornando clássica com o passar dos anos mostra que se tivesse composto apenas ela, Gonzaguinha, seu autor, já teria mostrado porque veio ao mundo.

E apesar de ser considerado mais compositor que cantor, é em sua voz que considero a versão definitiva dessa canção que muitos desconhecem seu título, atribuindo a outros trechos de sua letra. Com um samba delicioso, a letra de O que é o que é tenta desvendar os segredos de se viver bem, abraçado ao otimismo, embora tantas adversidades cruzem nossos caminhos. E com uma letra extensa e repleta de filosofias, o autor levanta as questões e os pontos de vistas de tantos e converge no mesmo pensamento de que o importante é acreditar no bem.

O que é, o que é?
Gonzaga Jr.

Eu fico com a pureza da resposta das crianças
É a vida, é bonita e é bonita

Viver
E não ter a vergonha de ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser um eterno aprendiz

Ah meu Deus!
Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser bem melhor e será
Mas isso não impede que eu repita
É bonita, é bonita e é bonita

E a vida
E a vida o que é?
Diga lá, meu irmão
Ela é a batida de um coração
Ela é uma doce ilusão

E a vida
Ela é maravilha ou é sofrimento?
Ela é alegria ou lamento?
O que é? O que é?
Meu irmão

Há quem fale
Que a vida da gente
É um nada no mundo
É uma gota, é um tempo
Que nem dá um segundo

Há quem fale
Que é um divino
Mistério profundo
É o sopro do criador
Numa atitude repleta de amor

Você diz que é luta e prazer
Ele diz que a vida é viver
Ela diz que melhor é morrer
Pois amada não é
E o verbo é sofrer

Eu só sei que confio na moça
E na moça eu ponho a força da fé
Somos nós que fazemos a vida
Como der, ou puder, ou quiser

Sempre desejada
Por mais que esteja errada
Ninguém quer a morte
Só saúde e sorte

E a pergunta roda
E a cabeça agita
Eu fico com a pureza
Da resposta das crianças
É a vida, é bonita e é bonita...

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Os Músicos do Brasil - 64

Ele é um grande músico popular que a mídia deixa esquecida na história da música brasileira. Natural de Careiro da Várzea/AM, perto de Manaus, Teixeira de Manaus, como é conhecido, iniciou sua vida musical aos 16 anos, quando ganhou de sua mãe um sax usado, mas que foi definitivo em sua escolha por essa arte.

Misturando ritmos caribenhos com jazz e forró, Teixeira criou um ritmo muito particular, chamado beiradão, caracterizando a música do interior do Amazonas, que viria a influenciar outros músicos posteriormente, como é o caso de Carlinhos Brown. Lançou vários discos interpretando canções com seu sax e tornando-se grande vendedor desse ramo na década de 80.

É pena que hoje em dia, um grande músico como esse já não tenha tanto espaço como antes para mostrar seu talento e sua arte em diferenciar a música, à sua maneira e, com isso, conquistar adeptos a essa mistura tão brasileira.

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Tarde musical de autógrafos

Tem sido cada vez mais comum presenciarmos artistas oferecendo "momentos de autógrafos", em alguma grande loja, tendo como objetivo principal a promoção de seus recentes lançamentos. E já que as vendas já não são como antes, nada melhor que um evento assim para proporcionar ainda mais a proximidade e o respeito com seu público consumidor!

E como os preços para os shows estão bastante salgados e poucos são os sortudos que conseguem acesso ao camarim dos artistas, este evento torna-se então uma chance única de ter um contato físico e mais direto com seu ídolo. Foi assim na última sexta-feira, quando Lenine promoveu seu mais recente trabalho, o CD Carbono, na Livraria Cultura.

Minha prima Merenciana e seu namorado, meu amigo José Ítalo abraçaram o grande artista pernambucano da atualidade e receberam dele um pouco de tanto carinho que eles também já dedicaram a seu ídolo. Essa troca de emoções é uma forma moderna de interação entre ídolo e fã e proporcionou tantas alegrias a esses meus queridos que, se imaginassem, os artistas fariam isso com mais frequência! E ao menos nesse dia, podemos dizer que Lenine não quis sair só, pois estava em boas companhias!

Um forte abraço a todos!

domingo, 18 de outubro de 2015

♫Fui eu♫

Um dos grandes sucessos do final dos anos 80 do repertório do José Augusto, composição da dupla campeã de hits Sullivan e Massadas e regravada recentemente por Zezé di Camargo e Luciano, é esta aqui. Daquelas canções, raras hoje em dia, em que, com as primeiras notas da introdução, você já conhece o que virá. 

A letra de Fui eu mostra um certo convencimento, sem nenhuma arrogância, de que o personagem principal foi o único responsável pela felicidade alheia e por isso, nada justifica a separação dolorosa que existe entre eles. E, como de costume, paira a esperança de que ambos tenham essa percepção e retomem esse grande sentimento que existiu entre eles.

Fui eu
Michael Sullivan e Paulo Massadas

É mais um dia sem você
Mais uma noite que eu espero
Se alguém no mundo quis você, fui eu

Te dei os sonhos que eu sonhei
Te imaginei prá vida inteira
Se alguém fez tudo por você, fui eu

Diz agora o que é que eu faço pra viver
Se a cada dia é mais difícil te esquecer
Tudo isso faz doer demais
Eu queria só voltar atrás, ficar contigo

Diz agora o que é que eu faço pra aceitar
Será que existe outra pessoa em meu lugar?
Mais o tempo vai te convencer
E um dia vai reconhecer
Que sem mim não pode mais viver

Sentimento, dói por dentro
E a solidão não quer parar de machucar
Sentimento, dói por dentro
Meu coração não quer ninguém no teu lugar

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

DVD Rainha da sucata

Para minha felicidade e de muitos que apreciam as novelas antigas, sobretudo aquelas que foram exibidas nos anos 80 e 90, foi lançado recentemente mais uma pérola desse segmento: Rainha da sucata, escrita por Silvio de Abreu e dirigida por Jorge Fernando. Sucesso no horário nobre global, é uma das minhas preferidas e campeã de bordões: "Coisas de Laurinha", "Colocar a prédio na chón", caracterizam uma história que mistura classes sociais, com muito humor.

É hora de matar as saudades de Regina Duarte, Glória Menezes, Paulo Gracindo, Raul Cortez, Tony Ramos, Aracy Balabanian, Antônio Fagundes, Cláudia Raia, Nicette Bruno, Cláudia Ohana, Patrícia Pillar, Maurício Mattar, Daniel Filho, Renata Sorrah, Marisa Orth, Flávio Migliaccio, Andrea Beltrão, Gianfrancesco Guarnieri, Gerson Brenner, Jandir Ferrari, Marcelo Novaes, Mônica Torres, Cleyde Yaconis, além das participações especiais de Fernanda Montenegro e Lima Duarte, para contarem a história da moça pobre filha de sucateiro que ficou rica, mas reconhecimento social, numa época em que os que tinham fama, não possuíam dinheiro. Ficou pobre, desiludida no amor, mas nunca perdeu a dignidade de recomeçar.

A trilha sonora fica por parte de grandes sucessos como Me chama que eu vou (Sidney Magal), Coração pirata (Roupa Nova), Cigano (Djavan), Foi assim (Wanderléa), A mais bonita (Maria Bethânia), Próxima parada (Marina Lima), Coisas da vida (Milton Nascimento), Nua ideia (Gal Costa), Meninos e Meninas (Legião Urbana), Lanterna dos afogados (Paralamas do sucesso), Naquela estação (Adriana Calcanhotto). A trilha sonora internacional também foi sucesso sobretudo com a canção Rebel in me, com o Jimmy Cliff. Uma das que mais aprecio e constava na lista das minhas esperas que ainda é imensa, mas que por enquanto para para desfrutarmos desse sucesso inesquecível.

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Também quero viajar nesse balão...

Quem foi criança na década de 80, presenciou uma fase feliz na televisão e na música, pois havia uma programação dedicada aos baixinhos. Mas, isso não se deve apenas à Xuxa, pois antes dela, já existiam outros nomes e programas que se dedicavam a essa classe tão exigente. E um dos grupos mais famosos foi a Turma do Balão mágico, que apresentou o programa infantil homônimo de 83 a 86, na Rede Globo.

A formação mais clássica contou com Jairzinho, Simony, Tob e Mike. Além do programa, lançaram discos e foram campeões de vendas no segmento, dividindo os vocais com outros grandes nomes da nossa música como Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Simone, Djavan, Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Fábio Jr.. Também ficaram famosos, por suas participações no programa, os humoristas Castrinho e Fofão, além das canções de abertura Lindo balão azul e Depende de nós, sem falar dos inesquecíveis desenhos exibidos.

E entre os sucessos inesquecíveis, até hoje entoados nas melhores festas infantis país afora estão Superfantástico, A galinha magricela, Ursinho pimpão, É tão lindo, Amigos do peito, Barato bom é da barata, Não dá pra parar a música, etc. O programa saiu do ar em 1986, para dar lugar ao Xou da Xuxa, mas quem viu, jamais esquece como se era feliz viajar naquele balão.

Um forte abraço a todos!

domingo, 11 de outubro de 2015

♫Pra rua me levar♫

Ainda bem que temos compositores assim e ainda bem que temos cantores assim como Ana Carolina, que extravasa a sensibilidade em uma obra tão linda, também gravada posteriormente por outra diva, Maria Bethânia. Uma canção contemporânea que mostra que ainda temos, e tomara que durante muito tempo tenhamos o que de bom ouvir e desfrutar na música brasileira.

A letra dessa canção remete a alguém que sofre com a separação, mas que percebe que existe luz própria que a leva por outros caminhos que, de repente, pode levar aos mesmos caminhos, mas tudo isso vivido sem muito tempo dedicado à depressão. "Ver a cidade se acender" é genial, dessas coisas que vem de uma alma sensível e cheia de amor.

Pra rua me levar
Ana Carolina e Antônio Villeroy

Não vou viver como alguém que só espera um novo amor
A outras coisas no caminho onde eu vou
As vezes ando só trocando passos com a solidão
Momentos que são meus e que não abro mão 

Já sei olhar o rio por onde a vida passa
Sem me precipitar nem perder a hora
Escuto no silêncio que há em mim e basta
Outro tempo começou pra mim agora 

Vou deixar a rua me levar
Ver a cidade se acender
A lua vai banhar esse lugar
E eu vou lembrar você 

É, mas tenho ainda muita coisa pra arrumar
Promessa que me fiz e que ainda não cumpri
Palavras me aguardam o tempo exato pra falar
Coisas minhas talvez você nem queira ouvir

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Os convidados do especial de fim de ano de Roberto Carlos

O programa Roberto Carlos especial está se aproximando e, com mais de 40 anos de exibição, percebemos que se trata de um grande e precioso capítulo quando se fala de música brasileira, pois tivemos em todas estas edições, encontros memoráveis. Basta citar que Tom Jobim, Chico Buarque, Gal Costa, Maria Bethânia, Rita Lee, Caetano Veloso, Fagner, Djavan, Gilberto Gil, Alcione, Lulu Santos, Fábio Jr., Milton Nascimento, Tim Maia, Simone, Ângela Maria, Cauby Peixoto, Martinho da Vila, Zeca Pagodinho, Marisa Monte, Jorge Benjor, Doryval Caymmi e Silvio Caldas, Dominguinhos, Fafá de Belém,  Chitãozinho e Xororó, Seu Jorge, Zezé di Camargo e Luciano, Roupa Nova, Daniel e Ana Carolina são alguns dos grandes duetos realizados nestas inesquecíveis edições, além de Erasmo e Wandeca.

E como alguns nomes ficam de fora, é lamentável não ter ocorrido encontros com Emílio Santiago, Nelson Gonçalves, Elis Regina, Clara Nunes, Nara Leão, Luiz Gonzaga, Legião Urbana, Tonico e Tinoco, Wison Simonal e Jessé, por exemplo. Ainda aguardam na fila, nomes como João Gilberto, Ivan Lins, Guilherme Arantes, Paulinho da Viola, João Bosco, Ney Matogrosso, Vanessa da Mata, Nana, Danilo e Dori Caymmi, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Alceu Valença, Lenine, Toquinho, Oswaldo Montenegro, Beth Carvalho, Jorge Aragão, Jorge Vercilo, Paralamas do sucesso, Paulo Ricardo, Maria Rita e Pato fu, dentre outros.

Não podemos esquecer que se trata de um programa de televisão aberta e que alguns fatores internos implicam bastante nesses encontros, sobretudo, a audiência. Acredito que, por conta disso, alguns desses nomes citados como "aguardam na fila", em breve, farão parte da primeira lista, outros, da segunda. Mas, a grande verdade é que a maioria dos duetos, mesmo alguns soando muito inusitados, trazem uma qualidade ímpar ao Roberto quando este imprime todo seu talento ao vencer o desafio do novo dueto e nos emocionar a cada edição!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Os compositores do Brasil - 91

Francisco Anysio de Paula, o eterno humorista Chico Anysio também navegou no campo musical, sendo dono de alguns sucessos interpretados por grandes nomes da nossa música. É isto mesmo, o eterno professor Raimundo foi também dono de parcerias inusitadas com outros astros fora do universo humorístico.

Basta dizer que Chico foi gravado por nomes como Dolores Duran, que gravou um disco inteiro com composições suas. Ou, quem sabe, podemos citar Wando, Elis Regina, Maysa, Benito di Paula, Alcione, Dalva de Oliveira, Martinho da Vila, etc.

Além de compor os temas de abertura de seus eternos programas, Chico é dono de sucessos populares como Safada, Hino ao músico, Rancho da Praça Onze, A família, A turma, Não se avexe não, entre outros. Chico partiu para o andar de cima em 2012, mas sua contribuição às artes é imensurável e por ela, será sempre lembrado!

Um forte abraço a todos!

domingo, 4 de outubro de 2015

♫Foi assim♫

Jovem Guarda 50 anos e não tem como não falar dos grandes sucessos da Ternurinha Wanderléa e este é talvez o mais clássico de todos, pois além do avassalador sucesso conseguido ainda na década de 60, tivemos outro momento desta canção já no começo da década de 90, quando fez parte da trilha sonora da novela Rainha da Sucata.

A letra desta canção, dos irmãos Golden Boys Renato e Ronaldo, remetem a alguém que "contrai" amor à primeira vista, mas que não foi correspondido por outro alguém, por muito tempo, já que uma terceira pessoa chega e atrapalha tudo. Daqueles amores puros que a Jovem Guarda tanto propagou!

Foi assim
Renato Correa e Ronaldo Correa

Foi assim
Que eu vi você passar por mim
E quando pra você eu olhei
Logo me apaixonei

Foi assim
O que eu senti não sei dizer
Só sei que pude então compreender
Que sem você meu bem
Não posso mais viver

Mas foi tudo um sonho, foi tudo ilusão
Porque não é meu o seu coração
Alguém roubou de mim o seu amor
Me deixando nessa solidão

Foi assim
E agora o que é que eu vou fazer
Pra que você consiga entender
Que sem você meu bem
Não posso mais viver

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Os Intérpretes do Brasil - 49

Elymar Santos é dos maiores intérpretes que este país possui e nada mais justo que citá-lo nesta série que homenageia aqueles que imortalizam os clássicos que ouvimos todos os dias. E isso se comprova ao nos depararmos com seu vasto repertório.

A primeira, a meu ver, que comprova isso é talvez seu maior sucesso Escancarando de vez, um belíssimo bolero que chama todo mundo a dançar e cantar junto com ele. Outra canção que emocionou bastante foi Guerreiros não morrem jamais, em homenagem ao saudoso Ayrton Senna, uma das poucas que compôs e cantou como ninguém!

E o que dizer de Poxa, Taras e manias e Dez a dez, enfim, seriam muitas as canções citadas aqui que justificariam o porquê de Elymar estar sempre entre os melhores deste país, quando o assunto é e será sempre a boa música!

Um forte abraço a todos!