domingo, 31 de janeiro de 2016

♫Nuvem de lágrimas♫

Vira e mexe e antigos sucessos são revividos. Antigamente isso também acontecia, com as regravações, mas hoje em dia os fonogramas originais estão sendo reaproveitados nas trilhas sonoras das novelas, como é o caso dessa canção gravada pela dupla Chitãozinho e Xororó e também por Fafá de Belém e que em 1990 foi tema da novela Barriga de aluguel e agora volta a ser tema de outra novela, A regra do jogo.

A letra de Nuvem de lágrimas fala de um amor sofrido, partido, de alguém que ficou frente a esse cenário de solidão e desespero que a ausência pode representar. Daquelas letras bem trabalhadas, inspiradas e que retratam uma sequência de fatos que resultam num momento triste e na vontade de sair dele!

Nuvem de lágrimas
Paulo Debétio e Paulinho Rezende

Há uma nuvem de lágrimas sobre meus olhos
Dizendo pra mim que você foi embora
E que não demora meu pranto rolar

Eu tenho feito de tudo pra me convencer
E provar que a vida é melhor sem você
Mas meu coração não se deixa enganar

Vivo inventando paixões pra fugir da saudade
Mas depois da cama a realidade
É só sua ausência doendo demais

Dá um vazio no peito, uma coisa ruim
O meu corpo querendo seu corpo em mim
Vou sobrevivendo num mundo sem paz

Ah, jeito triste de ter você
Longe dos olhos e dentro do meu coração
Me ensina a te esquecer
Ou venha logo e me tire dessa solidão

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Roberto Carlos especial 1974

Roberto Carlos especial 1974
Exibido na véspera de Natal, este foi o primeiro especial de Roberto Carlos na Globo, em 1974. Após a abertura que mostrava o brasa se preparando em seu camarim para entrar no palco, cenas dele e de seu filho Dudu num clipe com a canção O calhambeque, após o encontro de Segundinho com elementos da Vila Sésamo.

Roberto Carlos e Paulo Gracindo
Já no palco, Roberto, vestido de vinho e amarelo (algo incomum hoje em dia), relembra o festival de San Remo e canta Canzone per te. Ainda internacional, interpreta Gardel em El dia que me quieras. São exibidos trechos da Jovem Guarda da TV Record e imagens de Cachoeiro do Itapemirim, para depois o rei apresentar seu primeiro convidado, o ator Paulo Gracindo que, antes apresentava um programa de rádio que Roberto desejou muito ter participado mais vezes. Os dois interpretam Não quero ver você triste. Na sequência, Roberto em outro palco canta o medley As curvas da estrada de Santos/Sua estupidez/Amada amante/Como vai você/A montanha. 

Roberto e Erasmo nos anos 70
Depois de interpretar Proposta, uma cena em um barco é exibida com Roberto e Antônio Marcos, que canta Gaivotas. São apresentados clipes de Vista a roupa meu bem e Oh meu imenso amor. Erasmo apresenta seu clipe de Haroldo o robô doméstico e após Roberto cantar Se você pensa, os dois cantam trecho de Quando as crianças saírem de férias. Mais um clipe de Roberto com A deusa da minha rua e são exibidos trechos de um show onde ele interpreta As flores do jardim da nossa casa e Eu quero apenas, quando ao final, apresenta sua esposa e filhos e um clipe de Jesus Cristo é exibido, encerrando a primeira edição deste que é um dos principais programas televisivos de nossos Natais há mais de 40 anos!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Roberto Carlos especial 1975

Roberto Carlos especial 1975
O especial de 1975 foi exibido na noite do dia 24 de dezembro e trouxe de cara um Roberto Carlos mandando tudo pro inferno, comemorando dez anos desse sucesso. Na sequência, ainda em clima de jovem guarda, conta com as participações do tremendão e da ternurinha em um papo, animações de época e canções como Pare o casamento (Wanderléa), Lobo Mau (Roberto), Negro Gato e 1990 o projeto salva terra (Erasmo), Feito gente (Wanderléa) e Mexericos da Candinha (Roberto).

Roberto Carlos e Caetano Veloso
Com Caetano Veloso, Roberto leva um belo papo sobre seus ídolos, após este cantar Qualquer coisa e em seguida, os dois cantarem Como dois e dois. É exibido um belíssimo clipe de O homem e no palco, Roberto saúda dois grandes compositores: Fagner e Benito di Paula, que o cederam duas composições para seu então disco novo: Mucuripe e Amanheceu, respectivamente. Um encontro histórico foi com Doryval Caymmi e Silvio Caldas, onde conversaram um pouco e cantaram Ternura antiga (apenas com Silvio) e Acalanto (com as três vozes).

Caymmi, Silvio e Roberto
Do palco de um show, Roberto entoa Detalhes, O portão e encerra com Jesus Cristo. O programa se encerra com Roberto ligando para a família e voltando para casa, com Esqueça e Eu quero apenas como música instrumental de fundo. Realmente um especial pra lá de família com clássicos inesquecíveis e números memoráveis na música brasileira!

Um forte abraço a todos!

domingo, 24 de janeiro de 2016

♫Enquanto houver sol♫

Os Titãs são essa grande banda de rock nacional que grava coisas simplesmente sensacionais, a exemplo desta canção, uma das minhas preferidas do repertório deles. Uma canção com um refrão simples, uma letra de fácil compreensão e uma ideia perfeita de que é preciso acreditar no amanhã, na luta, no trabalho, na persistência.

É isso mesmo que a letra de Enquanto houver sol traz: elementos raros nos dias de hoje, pois o que parece é que as pessoas aprenderam a querer tudo muito fácil, sem suor ou esforço. Enquanto houver sol, enquanto houver amanhã, enquanto houver vontade, caminhamos para conquistar tudo aquilo que desejamos construir. É o que esta filosófica canção nos aponta!

Enquanto houver sol
Sérgio Britto

Quando não houver saída
Quando não houver mais solução
Ainda há de haver saída
Nenhuma ideia vale uma vida 

Quando não houver esperança
Quando não restar nem ilusão
Ainda há de haver esperança
Em cada um de nós, algo de uma criança

Enquanto houver sol, enquanto houver sol
Ainda haverá
Enquanto houver sol, enquanto houver sol

Quando não houver caminho
Mesmo sem amor, sem direção
A sós ninguém está sozinho
É caminhando que se faz o caminho

Quando não houver desejo
Quando não restar nem mesmo dor
Ainda há de haver desejo
Em cada um de nós, aonde Deus colocou

Enquanto houver sol, enquanto houver sol
Ainda haverá
Enquanto houver sol, enquanto houver sol

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Roberto Carlos especial 1976

Roberto Carlos especial 1976
O especial de 1976 foi exibido na noite do dia 24 de dezembro e teve como tema principal uma homenagem ao músico brasileiro. Já no início, o brasa cantou vários de seus sucessos acompanhado de grandes virtuosos como Altamiro Carrilho (O calhambeque), Maurício Heinhorn (Eu sou terrível), Hamilton Pereira, Brôa (Proposta), José Menezes (Mexericos da Candinha), Paulo Moura (Olha) e Roberto de Regina (Detalhes).

Roberto Carlos e Carlos Galhardo
Após cantar seu então novo sucesso, O progresso, canção ecológica, Roberto conversa com Tom Jobim que, depois o acompanha junto à orquestra na canção Lígia. É apresentado o clipe de O portão e Roberto homenageia Milton Carlos, que falecera naquele ano, com a canção Pelo avesso. Na sequência, promove um brinde à velha guarda, cantando com Linda Batista (Nêga maluca), Carlos Galhardo (Fascinação), Aracy de Almeida (Conversa de botequim), Moreira da Silva (Na subida do morro), Isaurinha Garcia (Mensagem) e Orlando Silva (A deusa da minha rua).

Roberto Carlos e Isaurinha Garcia
Por fim, Roberto faz um apelo às autoridades para que olhem pelos músicos deste país, um grito tão atual, mesmo 40 anos depois, e canta Boas Festas. E finalmente, vestido de Papai Noel, termina o especial abraçado a seu filho, tendo como música de fundo, A montanha. Um grande especial e mesmo não trazendo os amigos constantes Erasmo e Wandeca, proporcionou encontros memoráveis de um rei cada vez mais romântico!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Roberto Carlos especial 1977

Roberto Carlos especial 1977
O Roberto Carlos especial de 1977 foi exibido na noite do dia 24 de dezembro e trouxe como tema o futebol, já que no ano seguinte tivemos mais uma edição da Copa do mundo. Após a abertura, que simula sua entrada no palco com a entrada dos jogadores em campo, Roberto, vestido de rosa, canta um medley formado pelas canções Se você pensa/As curvas da estrada de Santos/Amada amante/Como vai você/Quero que vá tudo pro inferno. Depois de jogar sinuca e trocar alguns elogios com Mané garrincha, em outro palco, vestido de branco, canta um medley onde homenageia alguns craques da MPB com Wave/Asa Branca/Ponteio/Cinema Olympia/Travessia, acompanhado de grandes músicos.

Roberto Carlos e Pelé
Após cantar Jovens tardes de domingo e Canzone per te, temos o encontro histórico entre os reis Roberto e Pelé, onde cantam O mundo é uma bola, do rei do futebol. Outro grande artista internacional participa do especial, cantando com Roberto: trata-se de Armando Manzanero, com It´s impossible/Propuesta/Esta tarde vi llover. O progresso é cantada na sequência, quando Roberto também homenageia seu amigo tremendão que estava na plateia. De outro estúdio, os dois homenageiam seu grande ídolo em comum Elvis Presley, com o medley Tutti-frutti/Long tall sally/Hound dog/Blue suede shoes/Love me tender/Tutti-frutti, presente no CD/DVD duetos, de 2006. Em seguida, apresenta a então nova canção Amigo, em homenagem ao parceiro de tantos sucessos que o abraça ao final do número, emocionado.

Erasmo Carlos e Roberto Carlos
Muito romântico, composição de Caetano, é entoada na sequência, para ser apresentado uma conversa com Rivelino e um passeio pela Argentina, onde homenageia Carlos Gardel com El dia que me quieras e passa para o Peru, onde canta El humahuaqueño e a belíssima América, américa, encerrando o programa com Eu quero apenas. Um grande espetáculo, com imagens inesquecíveis, embora ache que faltou cantar canções do então novo disco que se tornariam clássicas como Outra vez, Não se esqueça de mim, Cavalgada e Falando sério. Mas, uma belíssima edição desses especiais dirigido por Augusto César Vannucci.

Um forte abraço a todos!

domingo, 17 de janeiro de 2016

♫Fácil de entender♫

Mais uma bela canção do Jorge Vercilo, interpretado solo por seu autor e também em parceria com Fagner, no CD Fortaleza, do cearense. Numa levada reggae, Fagner e Vercilo deram uma nova leitura e a meu ver, definitiva a essa canção que tem tudo a ver com praia, verão, calor, embora não cite isso na letra e por isso pensei nessa imagem.

Há canções que são assim, nos sugerem alguma paisagem, embora ela não venha com esse destino. Sua letra fala de um cara que não consegue viver sem seu amor e finalmente consegue explicar tudo isso em palavras, o tamanho e a densidade de todo seu sentimento, todo seu grande amor!

Fácil de entender
Jorge Vercilo

Eu não sou mais o mesmo sem você
Mas não é tudo que tenho a falar
Eu apenas queria me esconder
Hoje sei que ferir foi calar.

As pessoas tem medo de se abrir
E acabarem se machucando
Eu levei tanto tempo pra falar
Mas agora estou tentando

É fácil de entender
Difícil de explicar,
Mas tenho que dizer
Te amo

Eu te amo a cada respirar,
Cada dia, cada segundo
Eu te amo na noite de luar
Meu amor quer gritar ao mundo

Como um canto que cobre o amanhecer,
Um encanto que atinge tudo,
Um vulcão esquecido por você
E escondido lá no fundo de mim

É fácil de entender
Difícil de explicar,
Mas tenho que dizer
Te amo

Eu quase não saio, eu quase não fico,
Não dá pra entender
Eu quase não caio no sonho de Icaro,

Eu quase não brigo, eu quase não erro.
Não dá pra entender
Eu quase não vivo o Abra-te Sésamo

É fácil de entender
Difícil de explicar,
Mas tenho que dizer
Te amo

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Roberto Carlos especial 1978

Roberto Carlos especial 1978
O especial de 1978 foi vivenciado dentro de uma campanha em prol das crianças do Brasil. Exibido em 18 de dezembro e intitulado de Um milhão de amigos, o programa começa com o rei em um parque de diversões, rodeado de crianças. Na sequência, suas primeiras professoras Irmã Cecília do Rosário, Irmã Fausta (a que lhe deu o famoso medalhão que usou por anos) e Helena Mignone dão depoimentos e em seguida, ouvimos um rei emocionado cantando Meu pequeno Cachoeiro.

Tom Jobim e Roberto Carlos
Os trapalhões aparecem cantando com o grupo infantil As patotinhas. Wanderléa canta junto com Roberto seu clássico Ternura e Erasmo relembra o ano anterior quando os dois vivenciaram a emoção de apresentar a canção Amigo. Tom Jobim também aparece e toca e canta com Roberto o clássico Lígia, presente no CD/DVD Duetos de 1996. Fé, a nova mensagem daquele ano é interpretada por Roberto e o grupo Dancing days (com componentes das Frenéticas).

Freddy Cole e Roberto Carlos
Tivemos um convidado internacional, algo raro nos especiais, com Freddy Cole e o dueto fantástico em For once in my life. Jesus Cristo é apresentada dentro de uma igreja, acompanhado do coral Gama Filho. Direto do Ginásio do Ibirapuera, Roberto encerra o programa em um show cantando Outra vez e Fé, quando entram seus filhos ao final da apresentação! Com a direção de Augusto César Vannucci, esta campanha foi um protótipo do que viria a ser Criança esperança, anos depois. O especial foi relativamente curto. Dizem que a campanha durou 24 horas, mas o relato acima se refere apenas ao que se chamou oficialmente como especial de fim de ano.

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Roberto Carlos especial 1979

Roberto Carlos especial 1979
O especial de 1979 foi exibido em 21 de dezembro e contou com a participação de grandes nomes da Globo, sobretudo por coincidir com as comemorações dos 15 anos do famoso plim-plim. Naquele ano, Roberto apresentou o show no qual se vestia de palhaço e assim  o faz no início do programa falando do "Circo eletrônico". Em seguida, de cima da pedra da Gávea, apresenta o clipe de Força estranha. Já no palco e acompanhado de sua orquestra canta seu então novo sucesso Na paz do seu sorriso e em seguida contracena com os humoristas Jô Soares (Dr. Sardinha), Agildo Ribeiro (Prof. Pitágoras), Os trapalhões (Didi faz paródia com Café da manhã) e Chico Anysio (Salomé), em texto onde apela por melhores condições para os músicos brasileiros.

Bethânia e Roberto cantam Desabafo.
Detalhes é interpretada com a participação de dois grandes músicos nacionais: João Carlos Martins e Arthur Moreira Lima. Na sequência, Roberto declama Todas as cartas de amor são ridículas, de Fernando Pessoa e canta Outra vez. Atores também declamam poemas enquanto Roberto canta seus sucessos: Francisco Cuoco narra Nu, de Manuel Bandeira e Maria Bethânia canta Grito de alerta; Vera Fischer narra Ternura, de Vinícius de Moraes e Roberto canta Desabafo, com Bethânia; Paulo Gracindo e Cuoco narram Cavalgada, de Ronaldo Bôscoli; Dina Sfat narra Soneto do amor total, de Vinícius de Moraes e Roberto interpreta o medley Seu corpo/Proposta/Olha/Um jeito estúpido de te amar/Proposta.

Os trapalhões e o rei.
Roberto também contracena com Christiane Torloni no clipe da canção Às vezes penso e relembra outros especiais, que são exibidos em pequenos trechos. Por fim, temos o clipe de Meu querido meu velho meu amigo, do qual participam seu filho e seu pai, For once in my life, O clipe de O ano passado, Me conte a sua história e encerra o especial com a canção O homem, direto da Catedral de São Sebastião. Um dos melhores e mais românticos especiais do rei, de todos os tempos. Imagens artisticamente muito bem produzidas e inesquecíveis!

Um forte abraço a todos!

domingo, 10 de janeiro de 2016

♫Faz parte do meu show♫

Esta é a canção mais marcante da obra do Cazuza, a meu ver, daquelas que onde se toca ou alguém canta, nos lembramos dele. Regravada posteriormente por Nelson Gonçalves, não sei se há muito do Cazuza nela, ou apenas um personagem criado por ele, embora pense que seja autobiográfica. Lançada em 1988, foi tema da novela global Vale tudo.

Sua letra fala daquele rapaz apaixonado dos anos 80/90 que ia buscar a menina na porta da escola e que era mais natural que romântico, embora apresente esta atitude. Um cara que prometia algo que não cumpria plenamente, traía, fazia filho, bebia ou provava algo que lhe fazia mal, abrigava momentos de tristeza e confusão. De um modo geral, justificava sua forma de ser como algo natural, que fazia parte de sua personalidade, ou como o autor definiu, fazia parte do seu show!

Faz parte do meu show
Cazuza e Renato Ladeira

Te pego na escola e encho a tua bola
Com todo o meu amor
Te levo pra festa e testo o teu sexo
Com ar de professor

Faço promessas malucas
Tão curtas quanto um sonho bom
Se eu te escondo a verdade, baby
É pra te proteger da solidão

Faz parte do meu show
Faz parte do meu show, meu amor

Confundo as tuas coxas com as de outras moças
Te mostro toda a dor
Te faço um filho
Te dou outra vida pra te mostrar quem sou

Vago na lua deserta das pedras do Arpoador
Digo 'alô' ao inimigo
Encontro um abrigo no peito do meu traidor

Faz parte do meu show
Faz parte do meu show, meu amor

Invento desculpas, provoco uma briga, digo que não estou
Vivo num clipe sem nexo
Um Pierrot retrocesso
Meio bossa nova e rock'n roll

Faz parte do meu show
Faz parte do meu show, meu amor

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

DVD Os Fantasmas trapalhões

Janeiro é sinônimo de férias  e como em todo ano o Blog Música do Brasil indica alguns filmes, sobretudo do inesquecível quarteto formado por Didi, Dedé, Mussum e Zacarias, Os Trapalhões. E um dos títulos mais divertidos foi Os Fantasmas trapalhões, lançado em 1987, que contou além do quarteto, com a participação do grupo Dominó, Gugu Liberato e das atrizes Bia Seidl e Carla Daniel.

Os amigos Didi, Dedé, Mussum e Zacarias vendem artesanato na beira da estrada quando são supreendidos por uma perseguição de carros. Após um acidente socorrem um velho que antes de morrer revela o esconderijo de uma fortuna. Com a ajuda do delegado Augusto (Gugu), os quatro vão em busca do dinheiro, num castelo assombrado, vivendo aventuras assombrosamente engraçadas.

Neste filme, os trapalhões cantaram bastante na trilha sonora composta em sua maioria pela dupla Michael Sullivan e Paulo Massadas, grandes produtores de sucesso na época. E tá aqui mais um excelente título para aproveitarmos o mês, relembrando este grande sucesso de bilheteria que marcou a infância de muitos brasileiros!

Um forte abraço a todos!