domingo, 28 de fevereiro de 2016

♫Cabeleira do Zezé♫

Terminamos o mês de fevereiro com mais uma marchinha das mais conhecidas: Cabeleira do Zezé. De uma época em que as preferências eram mais respeitadas e levadas com um humor leve, acima de tudo com respeito, Cabeleira do Zezé tornou-se um clássico no decorrer dos anos, sempre entoada carnaval após carnaval.

Sem falar que sua letra aborda uma das características principais da festa de momo que é a mudança que alguns impõem aos cabelos, como um adereço diferenciado dos dias comuns, em homenagem à folia, voltando ao normal ao término da festa.

Cabeleira do Zezé
João Roberto Kelly e Roberto Faissal

Olha a cabeleira do zezé
Será que ele é
Será que ele é

Será que ele é bossa nova
Será que ele é maomé
Parece que é transviado
Mas isso eu não sei se ele é

Corta o cabelo dele!
Corta o cabelo dele!

Um forte abraço a todos!

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

♪Partituras musicais dos fãs 28 - Juliana Flores♪

Esta é nossa querida amiga Juliana Flores. Natural de Niterói/RJ, é musicista e dona de uns deliciosos quitutes nesta cidade, onde reside. Fã de Roberto Carlos, Eduardo Lages, Música clássica ou popular, estudou piano e também realiza concertos. 

Conheci Juliana ainda no Portal Clube do rei e depois pelo facebook, onde fiz contato e gentilmente aceitou participar da série e contar pra nós um pouco sobre as partituras musicais que compõem sua vida:

1 - Uma música?
♪Emoções

2 - Um momento musical inesquecível?
♪O meu primeiro recital em 1998 e o meu primeiro show do Roberto Carlos em 2008.

3 - Qual show do Roberto gostaria de ter visto e não pode ver? 
♪O show do Canecão.

4 - E qual foi o show inesquecível dele? 
♪Este primeiro que assisti o especial de 2008.

5 – Fala da sua experiência como musicista?
♪Sou pianista e tecladista. Iniciei meus estudos na música aos 14 anos. Tive dois anos de teclado popular e após isso, me interessei pela música clássica, ingressando para o Conservatório de Música de Niterói, onde estudei piano clássico aos 15 anos e não parei mais. Recentemente, me formei pela Faculdade de música da UFRJ no curso de Licenciatura em música. Atualmente, leciono em três escolas em Niterói dando aulas de musicalização infantil e também aulas de piano clássico e teclado. Nas atividades como pianista tenho tocado em eventos e concertos, sendo o meu trabalho mais recente: Um Tributo a Yanni, onde apresento suas composições e histórias.

6 – Você também é fã do Eduardo Lages?
♪Sou muito fã do maestro Eduardo Lages, uma verdadeira referencia para mim.Um grande compositor e arranjador.

7 – O que gostaria que o maestro gravasse em futuros projetos?
♪Gostaria de vê-lo tocando alguns clássicos de jazz, pois tenho certeza que sua interpretação seria incrível, na verdade toas são e sou suspeita para falar rsrs.

8 - Um compositor brasileiro?
♪Villa Lobos

9 - Um músico brasileiro?
♪Eduardo Lages

10 - O arranjo que mais aprecia em alguma canção?
♪Let´s talk about love, da Celine Dion

11 - Cite três discos que escuta sem pular nenhuma faixa. (pode ser do rei ou de outros artistas também)
♪São vários, mas tem um que é dos meus preferidos: Celine Dion, Let´s talk about love. Esse, eu nunca pulo nenhuma faixa!

12 - O que gostaria de ouvir Roberto cantar em seus shows?
♪Composições novas. É um grande artista e certamente deve ter muita coisa bonita guardada. Sua obra é linda, mas seria interessante mostrar ao público músicas novas.

13 - Seu especial de fim de ano favorito?
♪O de 2008, sem dúvida, pois este especial teve todas as minhas favoritas: além do horizonte, outra vez, Eu e Ela, além de ter cantado com uma das minhas cantoras favoritas, a Rita Lee.

14 - Um dueto inesquecível desses especiais?
♪Este com Rita Lee.

15 - Quem ainda merecia ser convidado para o especial de fim de ano?
♪Ivan Lins.

16 - Qual dueto em disco gostaria de ver com Roberto?
♪Djavan.

17 - Além do rei, quais outros artistas aprecia na música brasileira? 
♪Rita Lee, Ivan Lins, Guilherme Arantes, Paulinho da Viola.

18 - Um trecho de uma canção?
♪"A sorrir eu pretendo levar a vida, pois chorando eu vi minha mocidade perdida - Cartola."

19 - Como define Roberto Carlos?
♪Um artista atemporal, sua música sempre será muito atual e alcança todas as classes e gerações.

20 - Quem você sugere para entrevistarmos nesta série?
♪Eduardo Lages.

Juliana, não apenas eu, mas acredito que todos os seus amigos, ficaram felizes em ver essa simples homenagem a você e torcemos para que a música possa lhe levar por onde hoje, seus sonhos passeiam. E também, manda uns deliciosos muffins para cada leitor que curtir no face ou comentar por aqui, sobre esta entrevista rsrsrs. Muito grato pela gentileza dispensada, sempre!

Um forte abraço a todos!

domingo, 21 de fevereiro de 2016

♫Cachaça♫

Outra marchinha bastante executada nesta época carnavalesca é Cachaça, gravada originalmente por Carmem Costa, na década de 50. Com uma letra que faz uma irreverente alusão a um dos elementos indispensáveis para muitos, a bebida, é também usada para brincar com aquelas pessoas que bebem bastante também outras bebidas alcoólicas.

A letra de Cachaça traz uma certa contrariedade, a meu ver, pois de início parece criticar quem consome este produto de forma exagerada. Mas, na sequência, enaltece esta mesma bebida, classificando-a em um patamar superior à comida e ao amor. E não podemos deixar de ponderar que bebida, de forma equilibrada, durante a folia, para aqueles que gostam, não faz mal desde que estejam bem de saúde e não dirijam!

Cachaça
Mirabeau Pinheiro, Lúcio de Castro, Héber Lobato e Marinósio Filho

Você pensa que cachaça é água
Cachaça não é água não
Cachaça vem do alambique
E água vem do ribeirão

Pode me faltar tudo na vida
Arroz, feijão e pão
Pode me faltar manteiga
E tudo mais não faz falta não

Pode me faltar o amor
Isso que acho graça
Só não quero que me falte
A danada da cachaça.

Um forte abraço a todos!

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

DVD Tribalistas

O DVD dos Tribalistas é o retrato áudio visual do belíssimo trabalho realizado por Marisa Monte, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown em 2002 quando também foi lançado apenas o CD já comentado aqui anteriormente: CD Tribalistas. Lançado em 2003, o DVD traz imagens dos bastidores da gravação com os músicos trocando ideias nos momentos de composição e arranjos das canções.

Também encontramos o making of das canções em separado: Carnavália, Um a um, Velha infância, Passe em casa (com a participação de Margareth Menezes), O amor é feio, É você, Carnalismo, Mary Cristo, Anjo da guarda, Lá de longe, Pecado é lhe deixar de molho, Já sei namorar e Tribalistas.

Imagino que a atual agenda de cada componente deste, sobretudo da Marisa, os impeça de lançarem o Tribalistas 2 ou posteriores edições, pois não podemos negar que temos aqui uma das obras mais interessantes dos últimos 20 anos e que deu impulso ainda maior a Carlinhos e a Arnaldo para representarem de forma justa e reconhecida os gênios que são, neste trabalho que também coroou ainda mais a genialidade e perfeição de Marisa Monte!

Um forte abraço a todos!

domingo, 14 de fevereiro de 2016

♫Ô balancê♫

Esta é uma marchinha bastante conhecida entre nossos dias, sobretudo com a regravação de Gal Costa embora sua gravação mais clássica seja com Carmem Miranda. Composta por Braguinha e Alberto Ribeiro em 1936, representa o lado mais romântico que a folia também traz e que, para muitos é um pouco ofuscada por aqueles que buscam apenas o ritmo do som.

A letra de Ô balancê fala de saudade, de um amor platônico, do poder que este amor tem pela pessoa amada e que esses e outros sentimentos se convergem na folia, na dança de roda, no balancê, como repete o refrão que pega como chiclete.

Ô balancê
João de Barro e Alberto Ribeiro

Ô balancê, balancê
Quero dançar com você
Entra na roda morena pra ver
Ô balancê, balancê

Quando por mim você passa
Fingindo que não me vê
Meu coração quase se despedaça
No balancê, balancê

Você foi minha cartilha
Você foi meu abc
E por isso eu sou a maior maravilha
No balancê, balancê

Eu levo a vida pensando
Pensando só em você
E o tempo passa e eu vou me acabandoNo balancê, balancê

Um forte abraço a todos!

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Show de Lenine em Bezerros em 09/02/2016

Não curto muito carnaval, mas aceitei o convite do meu amigo José Ítalo Gustavo e fomos assistir a um dos shows que Lenine apresentou aqui em Pernambuco, durante a edição do carnaval 2016. Este ano, ele incluiu a cidade de Bezerros, famosa pelo desfile do Papangus, que acontece no domingo de carnaval. Com uma organização impecável, a cidade sempre tem se destacado nesta época e, mesmo com o forte calor, os foliões marcam presença.

Marcado para as 15 hrs, o show começou com pouco mais de meia hora de atraso. Mas, este deslize foi compensado com a entrada do cantor no palco que, elegantemente e junto com os integrantes de sua banda, entraram mascarados, homenageando a cultura local, para o delírio de seus fãs que lotavam o espaço e que cantaram e dançaram junto com o ídolo os grandes sucessos apresentados.

Lenine priorizou no repertório do show seu mais recente lançamento, o CD Carbono e cantou vários hits dele, como Castanho, Cupim de ferro, O impossível vem pra ficar, Quem leva a vida sou eu e a belíssima Simples assim. Mas, também reviveu outros grandes hits como Do it, Leão do Norte, Dois olhos negros, Atirador e Jack soul brasileiro. Ao final, num encontro com o maestro Spok, cantou e este tocou, Alzira e a torre. Um grande músico, cantor, com uma grande banda e uma grande pedida para qualquer carnaval pernambucano!

Um forte abraço a todos!

domingo, 7 de fevereiro de 2016

♫Allah-la-ô♫

Fevereiro é tempo de carnaval e também de revivermos aqui as marchinhas que atravessam gerações e conquistam sempre um novo público nesta época. Hoje, reviveremos a marchinha intitulada como Allah-la-ô, uma das mais cantadas nesta época. E neste ano principalmente, pois o calor tá grande.

E poderiamos dizer que se trata de quase uma prece carnavalesca, onde se pede a Alá um pouco de água para amenizar o imenso calor sentido. A canção foi gravada em 1940 por Carlos Galhardo, com arranjos de Pixinguinha e ali nascia mais um clássico carnavalesco, regravada posteriormente por outros grandes nomes.

Allah-lá-ô
Haroldo Lobo e Nássara

Allah-lá-ô, ô ô ô ô ô ô
Mas que calor ô ô ô ô ô ô

Atravessamos o deserto do Saara
O sol estava quente
Queimou a nossa cara

Allah-lá-ô, ô ô ô ô ô ô
Mas que calor ô ô ô ô ô ô

Viemos do Egito e muitas vezes
Nós tivemos que rezar
Allah! Allah! Allah, meu bom Allah!

Mande água pra ioiô
Mande água pra iaiá
Allah! Meu bom Allah!

Um forte abraço a todos!

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Homenageados musicais das escolas de samba em 2016

As escolas de Samba, sobretudo as do Rio de Janeiro, continuam homenageando nossos artistas musicais. Este ano, duas escolas estão voltadas para temas musicais: a Mangueira homenageia Maria Bethânia e a Imperatriz homenageia Zezé di Camargo e Luciano.

Em edições anteriores, tivemos algumas escolas campeãs com temas assim, como foi o caso da Beija-flor em 2011, quando homenageou Roberto Carlos e a Unidos da Tijuca em 2012, quando homenageou Luiz Gonzaga. Outros artistas também já entraram no hall das homenagens a exemplo de Martinho da Vila, Chico Buarque, Herivelto Martins e Doryval Caymmi.

O prêmio pode até não vir para alguma dessas escolas, mas o certo é que o tema música traz bons e inesquecíveis enredos e esperamos ver um ótimo desfile e uma mais que justa homenagem a estes e outros tantos artistas que honram nossa canção nacional. Cantores, compositores e músicos estão na fila, esperando uma futura homenagem na Sapucaí!

Um forte abraço a todos!