domingo, 29 de maio de 2016

♫Meu primeiro amor♫

Essa canção tornou-se um clássico da nossa música, desde quando foi entoada pela dupla Cascatinha e Inhana, no passado. Uma das versões mais bonitas, a meu ver, foi realizada por Fagner e Joanna, em 1991. Maria Bethânia também a gravou na década de 90 e mais recentemente regravou, figurando como tema de novela.

A letra da canção remete ao fato de que para muitos o primeiro amor é o mais marcante. Mesmo sabendo que nem sempre é assim, essa canção narra a saudade que ficou em seu lugar, junto à lamentação de que não haverá reencontro. E com todo esse drama, não a considero uma canção extremamente triste e talvez a levada guarânia seja uma característica que enfatize esse ponto.

Meu primeiro amor
H. Gimenez, José Fortuna e Pinheirinho Júnior

Saudade palavra triste
Quando se perde um grande amor
Na estrada longa da vida
Eu vou chorando a minha dor

Igual uma borboleta
Vagando triste por sobre a flor
Seu nome sempre em meus lábios
Irei chamando por onde for

Você nem sequer se lembra
De ouvir a voz desse sofredor
Que implora por seu carinho
Só um pouquinho do teu amor

Meu primeiro amor
Tão cedo acabou
Só a dor deixou
Nesse peito meu

Meu primeiro amor
Foi como uma flor
Que desabrochou
E logo morreu

Nesta solidão
Sem ter alegria
O que me alivia
São meus tristes ais

São prantos de dor
Que dos olhos caem
É porque bem sei
Quem eu tanto amei
Não verei jamais.

Um forte abraço a todos!

quarta-feira, 25 de maio de 2016

CD Perfil Victor e Léo

A coletânea Perfil já não lança tantos títulos como antes e alguns foram tão bons que publicamos por aqui, dando status de um disco de carreira, pelo bom trabalho de encarte e seleção de repertório. Basta dizer que, o melhor deles a meu ver, Adriana Calcanhoto, foi também o mais vendido da carreira dela. Outros que gostei bastante foram os dois volumes de Ana Carolina, ambos já comentados anteriormente.

O mais recente que adquiri foi este lançado em 2014 pela dupla Victor e Léo, talvez os últimos sertanejos que acompanhei e apreciei. Hoje, me perco entre tantas duplas que conheço pelo nome, mas jamais saberia identificar se os visse na televisão ou ao vivo. Atraído pelos sucessos Deus e eu no sertão e Na linha do tempo, que gosto bastante, me propus a conhecer mais da dupla que tem um canto manso que fascina nossos ouvidos.

Além destes, temos outros sucessos de carreira como Borboletas, Tudo com você, Boa sorte pra você, O tempo não apaga, Fada, Conheço pelo cheiro, Tem que ser você, Quando você some (com Zezé di Camargo e Luciano), Maluco (com Thiaguinho), Amor.com, Como eu amei e Caminhos diferentes. Um bom trabalho que explica como esses mineiros conquistaram o país, com seu canto diferenciado e sempre afinado.

Um forte abraço a todos! 

domingo, 22 de maio de 2016

♫De repente, Califórnia♫

Lulu Santos sempre foi craque em compor e cantar canções que remetem ao mar, às ondas e todas as belezas que esta natureza nos oferece. Não é a toa que um desses clássicos foi simplesmente chamado de Como uma onda e juntamente com Sereia e este que falamos hoje, completam a tríade de sucessos com o grande Nelson Motta.

De repente Califórnia tem aquela levada das ondas, meio Havaí, com direito a um suave violão e a voz inconfundível do grande Lulu, que vai desenhando em nossa mente todos os detalhes deste local que se torna um sonho para todos e como o próprio disse, ao menos nessa canção, vamos além deste sonho junto com ele.

De repente, Califórnia
Lulu Santos e Nelson Motta

Garota eu vou prá Califórnia
Viver a vida sobre as ondas
Vou ser artista de cinema
O meu destino é ser star

O vento beija meus cabelos
As ondas lambem minhas pernas
O sol abraça o meu corpo
Meu coração canta feliz

Eu dou a volta, pulo o muro
Mergulho no escuro, sarto de banda
Na Califórnia é diferente, irmão
É muito mais do que um sonho

A vida passa lentamente
E a gente vai tão de repente
Tão de repente que não sente
Saudades do que já passou

Eu dou a volta, pulo o muro
Mergulho no escuro, sarto de banda
Na minha vida ninguém manda não
Eu vou além desse sonho

Garota eu vou prá: Ah! Califórnia
Viver a vida sobre as ondas
Vou ser artista de cinema
O meu destino é ser star...

Um forte abraço a todos!

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Chorei até ficar com dó de mim...

Cauby foi e será o melhor cantor do Brasil. Um artista que atravessou gerações com um público cada vez mais fiel. Um nome musical como aqueles que ou você gosta demais ou você ignora o fato de estar perdendo a chance de apreciar uma voz limpa e perfeita, afinada e potente como eram os melhores cantores de rádio.

Quando o descobri, ainda era menino e o achava muito extravagante como muitos pensam, mas aquilo me prendia a atenção. Talvez ele parecesse um artista egocêntrico ou soubesse exatamente o tamanho do artista Cauby, sem sombra de dúvidas o que mais se aproximou do que podemos chamar de Sinatra brasileiro. Depois, passei a ouví-lo, com apreço, ignorando o fato de algumas de suas canções serem datadas e sabendo que outras eram e são atemporais.

Quem não sofre junto com sua interpretação imortal de Bastidores? Conceição era um lado mais popular, mas que cravou sua marca. Era lindo vê-lo navegar pelo universo Sinatra ou Roberto e Erasmo, sempre como um Cauby. E até os últimos instantes ele trabalhou e cantou, jamais cantou tão lindo assim, mas não são apenas os bêbados que pedem bis. Dá vontade de chorar com dó de mim, porque sei que não verei outro Cauby, mas ao menos temos sua herança musical que é um magnífico tesouro.

Um forte abraço a todos!

domingo, 15 de maio de 2016

♫Admirável gado novo♫

Esta canção foi gravada na década de 70 e continuará sempre atual. A questão da reforma agrária, revivida nos anos 90 quando foi tema da novela global O rei do gado tornam Admirável gado novo um dos principais clássicos de Zé Ramalho e também muito atual nos momentos de crise pelos quais passa nossa nação.

A passividade, o comodismo de alguns, as contradições enormes de opiniões políticas que geram apenas interesses particulares produz um ser social cada vez mais confuso e distante de soluções iluminadas. Um país dividido, explorando a parte mais humilde produz passos na contramão da evolução social e humana.

Admirável gado novo
Zé Ramalho

Vocês que fazem parte dessa massa
Que passa nos projetos do futuro
É duro tanto ter que caminhar
E dar muito mais do que receber

E ter que demonstrar sua coragem
À margem do que possa parecer
E ver que toda essa engrenagem
Já sente a ferrugem lhe comer

Êh, oô, vida de gado
Povo marcado
Êh, povo feliz!

Lá fora faz um tempo confortável
A vigilância cuida do normal
Os automóveis ouvem a notícia
Os homens a publicam no jornal

E correm através da madrugada
A única velhice que chegou
Demoram-se na beira da estrada
E passam a contar o que sobrou!
Êh, oô, vida de gado
Povo marcado
Êh, povo feliz!

O povo foge da ignorância
Apesar de viver tão perto dela
E sonham com melhores tempos idos
Contemplam esta vida numa cela

Esperam nova possibilidade
De verem esse mundo se acabar
A arca de Noé, o dirigível,
Não voam, nem se pode flutuar

Êh, oô, vida de gado
Povo marcado
Êh, povo feliz!

Um forte abraço a todos!

quarta-feira, 11 de maio de 2016

♪Partituras musicais dos fãs 29 - Rosângela Amorim♪

Esta é minha querida amiga Rosângela Amorim, de Belo Horizonte/MG. Somos amigos virtuais há mais de dez anos, desde a época do fórum do Portal Clube do rei e depois, pelo facebook, integramos aquele grupo de fãs de Roberto Carlos e Eduardo Lages.

Rosângela é daquelas pessoas educadas e atenciosas, que conquista a admiração de muitos que pediram para que ela fosse uma das entrevistadas desta série, que gentilmente, aceitou responder  e nos fazer entender melhor toda esta admiração que temos por ela e que ela também nutre por seus ídolos. Vamos à entrevista:

1 - Uma música?

♪A coisa mais difícil que tem é escolher "uma música" do Rei Roberto Carlos, porque além de serem canções maravilhosas, várias marcaram a minha vida... Várias! Dentre elas estão:

"A distância"
"Não se esqueça de mim"
"E por isso estou aqui" (esta é minha homenagem à cidade onde nasci, Belo Horizonte)

2 - Um momento musical inesquecível?

♪Um momento musical inesquecível para mim, foi quando fui assistir ao Show do Rei pela primeira vez aqui em Belo Horizonte, no Mineirinho... Não me lembro realmente que ano foi, mas sei que era década de 80. (o ingresso mais antigo que tenho guardado é de 1982, mas não me lembro se ele foi o primeiro show que assisti). Cheguei um pouco mais cedo, porque não queria perder nada... Fiquei numa ansiedade que nem sei como aguentei esperar... Até que começou a entrar os músicos, o Maestro e a tocar os primeiros acordes... A platéia começou a gritar, meu coração a disparar... Pensei que ia passal mal de tantos sentimentos misturados, que nem sabia explicar o que eu estava sentindo! Foi uma emoção, junto com ansiedade, com alegria e felicidade, até que finalmente ele entrou no palco... Eu não acreditava que eu estava vendo meu ídolo assim ao vivo... Que estávamos num mesmo lugar, respirando o mesmo ar. Nunca vou esquecer! 
Outro momento foi quando pude assistir a um show seu, aqui no Mineirinho mesmo, da primeira fila... Foi Maravilhoso, porque a gente entende tudo que ele fala, o que não acontece, quando estamos na parte lateral, por exemplo... Arquibancada então, nem se fala! E um detalhe de quando estamos na primeira fila... O Rei olha pra cada pessoa, uma a uma e quando nossos olhos se encontraram, eu fiquei assim, paralisada e nem respirava direito! É inexplicável o que a gente sente! Só quem é fã mesmo, pra entender o que estou dizendo e o que isso significa!

3 - Qual show do Roberto gostaria de ter visto e não pode ver?

♪Na verdade, eu gostaria de ter visto todos e lá da frente, bem pertinho dele... Mas não tinha condições pra isso! Mas de todos que ele fez aqui no Mineirinho, em Belo Horizonte, eu não perdia um e algumas vezes tive que ir na arquibancada, mas estava lá! Isso de 1982 pra cá! Antes disso eu não me lembro! Mas, um que gostaria de ter visto foi o "Amazônia (1989)"... Ele com cabelo enorme e aquela pena atrás da orelha... Nossa! Muito lindo! Como eu gostaria de ter assistido aquele Show!
O de "Jeusalém (2011)" também... Foi lindo demais!

4 - Você coleciona alguma coisa relacionada à música?

♪Sim... Do Rei Roberto Carlos tenho:
- A Coleção Completa em LP.
- Alguns CD's (não tenho todos, porque já tinha todas as músicas), mas um deles é autografado. Ganhei numa promoção do Site Oficial.
- Os seis Box.
- Tenho alguns DVD's do Rei também.
- Os CD's do Maestro Eduardo Lages (tenho todos também, a maioria autografado).
- E alguns CD's de outros artistas (instrumental), que gosto muito. Dentre eles, Waldir Silva.

5 - Você também curte o trabalho instrumental do Eduardo Lages. Destaca uma canção ou CD favoritos dele?

♪Sim, muito! Quando não estou ouvindo o Rei, com certeza estou ouvindo os CD's do Maestro...
Gosto de todas as canções que ele gravou (difícil citar só uma), mas é tão lindo ouvi-lo tocando: Como é grande o meu amor por você! Adoooro!!
Os CD's que mais gosto do Eduardo Lages são os que ele gravou apenas com as canções do nosso Rei... ("Emoções", "Inesquecível" e "Nossas Canções"), por ser fã do Roberto, não poderia ser diferente!! Mas o CD "Romances" é especial, porque veio com uma dedicatória que me tocou profundamente!!

6 - E o que gostaria que ele gravasse?

♪Eu gosto muito de bolero e se o Maestro gravasse um CD todinho só com boleros, nossa... Eu ia ficar muito feliz!

7 - Qual tua capa de disco favorita?

♪Todas são lindas, mas a minha favorita é a de 2008... Realmente "Inesquecível"

8 - Um compositor brasileiro?

♪Em primeiríssimo lugar, claro! O Rei Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Eduardo Lages.

9 - Um músico brasileiro?

♪Sem sombra de dúvida: Roberto Carlos.

10 - O arranjo que mais aprecia em alguma canção nacional?

♪O arranjo que o Maestro Eduardo Lages fez para a canção: Cavalgada... Fico sem palavras para descrever de tão linda que ficou aquela canção.

11 - Cite três discos que escuta sem pular nenhuma faixa.

♪Roberto Carlos década de 90 inteira, não pulo nenhuma faixa.
- Eduardo Lages, todos.
- Alguns CD's de boleros que tenho, dentre eles, Waldir Silva.

12 - O que gostaria de ouvir Roberto cantar em seus shows?

♪Quero que vá tudo pro... (porque além de ser uma linda canção, vamos ter a certeza de que ele está curado do TOC)
- Meu grito (canção de sua autoria e gravada por Agnaldo Timóteo). Linda demais!

13 - Seu especial de fim de ano favorito?

♪O favorito é sempre o mais recente, porque cada ano que passa, seus especiais estão mais lindos, mais bem produzidos, mas teve um que me marcou, porque foi aqui em Belo Horizonte, no Mineirinho (1994), eu estava lá e pude ver outros artistas de perto, como: Fábio Jr, Tom Cavalcante, Skank, etc... Foi muito lindo!!

14 - Um dueto inesquecível desses especiais?

♪Roberto Carlos e Fábio Jr - Esqueça
- Roberto Carlos e Ivete Sangalo - Se eu não te amasse tanto assim

15 - Quem ainda merecia ser convidado para o especial de fim de ano?

♪Como eu gostaria de ver Roberto Carlos e Agnaldo Timóteo juntos no palco, cantando: "Meu grito".

16 - Qual dueto em disco gostaria de ver com Roberto?

♪Agnaldo Timóteo, assim como no especial de fim de ano. Não entendo como ele ainda não foi convidado!

17 - Além do rei, quais outros artistas aprecia na música brasileira?

♪Eduardo Lages, Agnaldo Timóteo, Fábio Jr e da Jovem Guarda: Jerry Adriani, Erasmo Carlos, Wanderléa, Renato e seus Blue Caps, Os Vips, dentre outros.

18 - Um trecho de uma canção?

♪" Além do horizonte deve ter, algum lugar bonito pra viver em Paz"...... Paz é tudo!

Roberto Carlos e Erasmo Carlos, 1975.

19 - Como define Roberto Carlos?

♪Uma pessoa Maravilhosa, com um coração enorme, que irradia uma luz única, que ilumina a nossa vida. Sempre digo que ele é a luz que ilumina o meu caminho! Se estou feliz com a vida, é com ele que divido toda minha alegria... Mas se me entristeço por algum motivo, da mesma forma é ele quem eu busco, pra me fazer companhia!...

20 - Quem você sugere para entrevistarmos nesta série?

Não sei se ela já foi entrevistada, mas eu sugiro a minha amiga Con (Conceição Oliveira), que também é fã do nosso Rei!
Aproveito para agradecer aos meus amigos Ocenilda e o Bottary, por ter me indicado para essa entrevista!
Obrigada, meus amigos!

Querida Rosângela, Conceição já foi tema desta série, mas o seu e muitos corações já estão pedindo bis. Obrigado por ter dedicado parte do seu tempo para nós, seus amigos, podermos entender um pouco mais sobre você, grande amiga nossa, que não poderia faltar nessa singela homenagem! 

Um forte abraço a todos!

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Olhando as estrelas - 61

Tô com saudades de tu, meu desejo... Esta frase inicial da canção Gostoso demais demonstra o sentimento dessa postagem, em retratar o encontro de dois gênios e também demonstrar um pouco da nossa saudade por Sr. Domingos. O encontro de Nando Cordel e de Dominguinhos nos presenteou com este e outros clássicos nacionais, além de parcerias no palco e em gravações que se tornaram inesquecíveis.

Juntos compuseram outras pérolas, a exemplo de De volta pro meu aconchego, Isso aqui tá bom demais, Dedicado a você, A emoção de te amar, Anjo de guarda, Bateu no coração, Carinho gostoso, Corre pelo coração, Dedicado a você, É aí que pega fogo, É doce feito açúcar, Eu me derreto, Estrela do amor, Faz de mim, Fogo de amar, Fogo e gasolina, Golpe de desejo, Gosto de açúcar, Hoje é dia de forró, Minha vida é te amar, Não faz assim, Não prende minhas asas, Não sai de perto de mim, No bem bom, No puladinho, O mel e o fel, Ponto fraco, Pra desabafar, Pra se misturar gostoso, Quem eras tu, Remelexo, Seu amor é tão gostoso, Todo ano e a mais bela de todas, a meu ver, Vem ficar comigo.

Nesse encontro de grandes gênios, o brilho maior resplandece sobre os fãs que sempre acompanharam a carreira musical belíssima que cada um desses tem e que juntos, criaram e cantaram belíssimas canções que se integram à trilha sonora de todo amante da boa canção!

Um forte abraço a todos!