domingo, 28 de maio de 2017

♫Esotérico♫

Aprofundando o repertório do Gilberto Gil, encontramos pérolas como esta canção que eu jurava já ter sido tema de novela, mas não encontrei de qual em minhas pesquisas. E se não for, tá aqui uma grande pedida. Gravada originalmente em 1982 por seu autor, a conheci em suas versões acústicas de 1994 e no mais recente CD/DVD com Caetano Veloso.

Numa mistura que une amor e misticismo, a letra de Esotérico, a meu ver, explora esse laço do amor com algo divino, como ser supremo da civilização. Gil é daqueles que fazem algo simples e ao mesmo tempo com uma complexidade que dá até receio de comentar algo que sua obra expressa. Mas, a meu ver é isso, um grande amor que possui contornos divinos e garantem sua existência de forma consistente. O assobio é um charme a parte desta belíssima melodia.

Esotérico
Gilberto Gil

Não adianta nem me abandonar
Porque mistério sempre há de pintar por aí
Pessoas até muito mais vão lhe amar
Até muito mais difíceis que eu pra você
Que eu, que dois, que dez, que dez milhões, todos iguais

Até que nem tanto esotérico assim
Se eu sou algo incompreensível, meu Deus é mais
Mistério sempre há de pintar por aí

Não adianta nem me abandonar 
Nem ficar tão apaixonada, que nada
Que não sabe nadar
Que morre afogada por mim

Um forte abraço a todos!

Nenhum comentário: