quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

CD Chico Buarque Caravanas

Um dos melhores lançamentos de 2017 foi o novo trabalho com canções inéditas de Chico Buarque. Chico passa cerca de cinco anos (o último lançamento foi em 2011), mas sempre apresenta novas canções, mesmo recebendo rótulos de repetitivo e desgastado e, abastecendo um mercado cada vez menos promissor, que é o de lançar novos CD´s. É como se mantivesse uma chama acesa, um compromisso com sua cultura e com seu público e isto só aumenta ainda mais a admiração que muitos, e me incluo nestes, que nutrem por ele.

São nove faixas, sendo que duas são releituras: A moça do sonho já havia sido gravada por Maria Bethânia e Dueto, já havia sido gravada anteriormente com Nara Leão e, depois, com Zizi Possi. Esta última tem sua atualização não apenas no arranjo, mas na letra, em que cita redes sociais ao final do dueto, agora com sua neta Clara Buarque, filha de Carlinhos Brown. E atualização é o que não falta neste lançamento que, nas inéditas, apresenta atualizações de temas: a amante (em Tua cantiga), o amor entre pessoas do mesmo sexo (Blues pra Bia), o preconceito contra o negro (As caravanas), além de parcerias com seus netos (ele também compôs uma belíssima canção com Chico Brown, outro filho de Carlinhos, a valsinha Massarandupió).

As outras faixas inéditas Jogo de bola, Casualmente (parte em português e parte em espanhol) e Desaforos completam o trabalho que só nos fazem querer um pouco mais de Chico, pois suas canções, seus arranjos, seus temas, continuam sempre tão agradáveis quanto o fato de podermos afirmar que se trata de um dos grandes gênios da nossa música e, sem sombra de dúvidas, o maior compositor contemporâneo dela!

Um forte abraço a todos! 

Nenhum comentário: