domingo, 22 de julho de 2018

♫As cidades cantadas - 19♫

A série As cidades cantadas volta homenageando mais uma cidade nordestina, a capital de Alagoas, Maceió, pelo seu ilustre nativo Djavan que, em 1978, homenageou a cidade com a canção intitulada pelo seu Estado Natal. Confesso que não conhecia esta homenagem e ainda não conheço a cidade, embora escuto sempre boas recomendações.

A letra de Alagoas brinca um pouco com a cultura de dizer que são muitas mulheres para um homem só e também com o linguajar nativo. Cita alguns pontos turísticos como a Matriz de Santa Rita, enfatizando a saudade que todo nativo sente de sua terra natal, claro quando a aprecia, como é o caso de Djavan.

Alagoas
Djavan

Ô Maceió
É três mulé prum homem só
Eu fui batizado na capela do farol
Matriz de Santa Rita,
Maceió
mas foi beirando estrada abaixo que eu piquei a mula
Disposto a colar grau na escola da natura
Se alguém me perguntar
Não tenho nada a dizer
Pois eu, pra me realizar
Preciso morrer

Você me deu liberdade
Pra meu destino escolher
E quando sentir saudades
Poder chorar por você
Não vê, minha terra mãe
Que estou a me lamentar
É que eu fui condenado a viver do que cantar

A--la, a--la, ala, Alagoas 

Um forte abraço a todos!

Nenhum comentário: