domingo, 5 de agosto de 2018

♫Poema♫

Sempre gostei dessa canção, para mim uma das melhores do repertório do Ney. Mas, só agora percebi que se tratava de mais uma grande composição do Cazuza e do Frejat. Pelo que li, esta letra não foi feita para se tornar uma canção. Segundo o livro de Lucinha, mãe de Cazuza, ele a fez em homenagem à sua avó. E quem não tem uma avó para guardar em sua saudade e tê-la nas melhores regiões de seus carinhos?

Anos mais tarde, Lucinha pediu para Frejat musicar e depois entregaram a Ney, que deu toda magistral interpretação que conhecemos. Mas, Poema parece mesmo ser uma canção de amor, de dor, que qualquer um poderia recebê-la assim. Ou, como sua ideia original, alguém que sente falta de alguém que já não proporciona sua presença física constante.

Poema
Cazuza e Frejat

Eu hoje tive um pesadelo e levantei atento, a tempo
Eu acordei com medo e procurei no escuro
Alguém com seu carinho e lembrei de um tempo
Porque o passado me traz uma lembrança
Do tempo que eu era criança
E o medo era motivo de choro
Desculpa pra um abraço ou um consolo

Hoje eu acordei com medo mas não chorei
Nem reclamei abrigo
Do escuro eu via um infinito sem presente
Passado ou futuro
Senti um abraço forte, já não era medo
Era uma coisa sua que ficou em mim

De repente a gente vê que perdeu
Ou está perdendo alguma coisa
Morna e ingênua
Que vai ficando no caminho
Que é escuro e frio mas também bonito
Porque é iluminado
Pela beleza do que aconteceu
Há minutos atrás

Um forte abraço a todos!

Nenhum comentário: