terça-feira, 30 de setembro de 2008

Os compositores do Brasil - 7

Arnaldo Antunes entra na série de compositores, apesar de também atuar como cantor, obtendo êxitos em tudo que faz! Tornou-se conhecido como integrante da banda Titãs onde iniciou nos anos 80 até 1992, quando se desligou da banda. Mesmo ausente, continua sua carreira compondo não apenas para sua antiga banda, mas para outros grandes nomes da nossa música como Marisa Monte, com quem trabalha mais assiduamente. Além dela, outros grandes intérpretes já regravaram algo seu como Sandra de Sá, Jorge Ben, Gal Costa, Cazuza, Marina Lima, Adriana Calcanhoto, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Cássia Eller, Margareth Menezes, Maria Bethânia, Rita Lee, entre tantos!

Arnaldo conseguiu compor com grandes nomes, alguns seus ídolos como Gil, Lenine, Marisa, Adriana, entre outros. Suas composições mais conhecidas são Música para ouvir, Água também é mar, Comida, Alma, Cabelo, É você, Já sei namorar, Lente, Não é fácil, Não vá embora, O pulso, Socorro, Televisão, Socorro, Velha infância, Volte para o seu lar, etc.

Arnaldo é desses grandes gênios, grandes músicos que mereceriam mais atenção da mídia e mais reconhecimento em seu trabalho, não apenas de composição, pincelado nesse post, mas também por sua contribuição em trabalhos da literatura e artes, sendo uma figura muito importante na cultura moderna contemporânea.

Um forte abraço a todos!

domingo, 28 de setembro de 2008

A felicidade

A letra que abordaremos hoje traz um questionamento muito comum a todos os seres humanos: A felicidade! São muitas as definições, muitos artistas da música brasileira já tentaram definir o que é felicidade!

Tom e Vinícius fizeram isso com bastante perfeição e criaram esse clássico da música brasileira! Composta para o filme Orfeu do Carnaval e gravada por Agostinho dos Santos em 1959, A felicidade já teve diversas releituras em nossa música. É considerada clássico dos compositores, clássico brasileiro e clássico da Bossa Nova!

Mas, voltando ao seu tema central, A felicidade aborda o cotidiano comum do pobre que vê no carnaval sua felicidade contínua em três dias e que se finaliza na quarta-feira de cinzas. Além disso, a letra apresenta várias definições para esse tema, sempre finalizando em cada estrofe como um reforço de que é apenas algo passageiro e de tempo menor ao de sua ausência. É como podemos verificar em "Voa tão leve, mas tem a vida breve, precisa que haja vento sem parar..."

Felicidade é um daqueles conceitos simples e ao mesmo tempo, complexo. É subjetivo e é consenso de que é momentâneo como reforça a canção de Tom e Vinícius. Felicidade para nós, amantes da boa música é contemplar uma canção como essa, interpretada por dois grandes nomes de nossa música: Hoje a noite Roberto Carlos e Caetano Veloso cantando Tom Jobim em comemoração aos 50 anos da Bossa Nova! Tá aí um grande exemplo de felicidade, afinal de contas, o show também vai terminar e outros virão! E a grande lição que absorvemos é aproveitarmos ao extremo os momentos que definimos como felizes e nos esforçarmos para estarmos aptos a passar por aqueles momentos em que julgamos ausentes de felicidade, preparando caminho para outros momentos felizes!

A felicidade
(Tom Jobim e Vinícius de Moraes)

Tristeza não tem fim
Felicidade sim

A felicidade é como a gota
De orvalho numa pétala de flor
Brilha tranquila, depois de leve oscila
E cai como uma lágrima de amor

A felicidade do pobre parece
A grande ilusão do carnaval
A gente trabalha o ano inteiro
Por um momento de sonho
Pra fazer a fantasia
De rei ou de pirata ou jardineira
E tudo se acabar na quarta-feira

Tristeza não tem fim
Felicidade sim

A felicidade é como a pluma
Que o vento vai levando pelo ar
Voa tão leve, mas tem a vida breve
Precisa que haja vento sem parar

A minha felicidade está sonhando
Nos olhos da minha namorada
É como esta noite passando, passando
Em busca da madrugada
Falem baixo, por favor
Prá que ela acorde alegre como o dia
Oferecendo beijos de amor

Tristeza não tem fim
Felicidade sim

Um forte abraço a todos!

sábado, 27 de setembro de 2008

Ângela Maria Amigos

Amigos, hoje abordaremos um dos discos mais lindos dos últimos vinte anos e que reuniu alguns dos maiores nomes da nossa música. Esse disco existe? Sim: Ângela Maria - Amigos, lançado em 1996. Com a direção artística de Miguel Plopschi, produção de José Milton, arranjos dos maestros Daniel Salinas, Lincoln Olivetti, Cristóvão Bastos, Luis Cláudio Ramos, Eduardo Souto Neto e Jaime Alem, e duetos com grandes nomes da música brasileira com os clássicos da eterna "sapoti".

O disco começa com Desabafo, clássico do rei em um dueto inédito: Ângela Maria, a rainha da voz e Roberto Carlos, o rei da música brasileira! Arrasador e arrepiante, repetido no especial do rei em 1995 e no progama Som Brasil em homenagem à cantora! Depois do maior artista da música brasileira, veio o maior compositor, Chico Buarque com Gente humilde, clássico enternizado na voz da Ângela, que logo em seguida traz a maior intérprete brasileira: Maria Bethânia, em Orgulho, outro clássico de seu repertório.

Lábios de mel não pode faltar em qualquer show da Ângela, com direito a grandes vocais ao final da canção e não poderia faltar nesse projeto, ao lado do maior cearense Fagner. A maior dupla sertaneja do Brasil cantou um bolero com Ângela: Falhaste Coração trouxe Zezé di Camargo e Luciano, traduzindo um certo eclétismo da sapoti, que em seguida traz o maior intérprete da música brasileira: Emílio Santigado divide os vocais em Escuta de Ivon Curi. A maior sambista desse país aparece em Fósforo Queimado: a marrom Alcione solta a voz ao lado da diva Ângela.

O maior amigo e ex-funcionário Agnaldo Timóteo aparece em Tango pra Tereza. O maior nome da Tropicália aparece em Noite chuvosa, simplesmente um dueto fantástico com Caetano Veloso. O maior clássico de Ângela, Babalu aparece com Ney Matogrosso que, anos antes, presta homenagem com disco em homenagem à sapoti, caracterizando então o maior intérprete de seu repertório, depois dela própria. O maior compositor baiano também aparece: Dorival Caymmi está representado por outra baiana de talento inquestionável, Gal Costa, a voz mais doce da música brasileira, divide os vocais no clássico Nem eu.

O maior Alagoano da música brasileira se faz presente com sua canção preferida do repertório da diva: Djavan e Ângela em Vida de bailarina. A maior gargalhada do país está no talento de Fafá de Belém e no bolero Abandono. A maior voz do país, Milton Nascimento se faz presente em Balada triste! E para encerrar o projeto, Estava escrito que a grande Nana Caymmi não poderia faltar nesse clássico de Lourival Faissal.

Bom, o que falar, um disco onde estão os maiores juntos à maior voz feminina que o Brasil já teve em toda sua história? O disco rendeu especial para globo onde só Gal, Chico e Bethânia estiveram ausentes. E rendeu mais ainda um prêmio para Ângela: o reconhecimento tardio da mídia para seu trabalho feito com muita dedicação e admiração por parte de todos os astros da música brasileira!

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Dá um tempo que a tristeza vai passar...

Já dediquei post a um disco do Emílio, mas pela importância do seu trabalho, ele será tema de vários como esse que se segue. Considero este "o intérprete" da música brasileira, embora de temos vários grandes intérpretes, Emílio está, sem dúvida no topo dessa nossa rica pirâmide!

Emílio Vitalino Santiago é carioca e cursou Direito na década de 70, quando paralelamente frequentava festivais universitários e programas de calouros, chegando a final do mais importante de sua trajetória: no programa de Flávio Cavalcanti. Seu primeiro compacto saiu em 1973 e o primeiro Lp em 1975, com compositores consagrados como Ivan Lins, João Donato, Marcos e Paulo Sérgio Valle. Entretando até 1984, seus discos tiveram pouca repercussão, diante do grande músico que despontava.

Em 1988 lançou o disco Aquarela Brasileira, surgindo um projeto especial de sete volumes, todos com expressivas vendagens e interpretações dos maiores compositores do país! Emílio também gravou projetos com homenagens a Dick Farney, Gonzaguinha, João Donato, Bossa Nova e mais recentemente lançou o cd/dvd com O melhor das Aquarelas, onde fez um apanhado de toda sua carreira! Em 2008, ousou ao lançar um disco inédito - De um jeito diferente, numa época em que o mercado anda na contramão desses projetos!

Reforço a idéia que ele é um dos melhores intérpretes por excelência! Canções de compositores menos renomados tornam-se clássicos sofisticados em sua interpretações! Como exemplo, poderíamos citar: Anos dourados, Eu sei que vou te amar, Alguém me disse, Aquarela do Brasil, Beija-flor, Brigas, Cadê juízo, Copacabana, De volta ao começo, Essa fase do amor, Lesões corporais, Logo agora, Mania de você, Margarida perfumada, Mulher, No compasso do criador, Pelo amor de Deus, Preciso dizer que te amo, Ronda, Saigon, Tudo que se quer, Coisas do coração, Você é linda, Um chopp pra distrair, Pingos de amor, Um dia desses, Verdade chinesa, entre tantos que deixam a música brasileira lapidada com sua preciosa voz e interpretação ímpar!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Flores musicais

Hoje oficialmente iniciamos a Primavera, a estação das flores! A nossa música apresenta algumas canções que abordam esse tema! Seja falando sobre a estação ou sobre o símbolo desta, as flores. Vamos recordar algumas:

Tom Jobim e Dolores Duran falaram das flores da janela que sorriam e cantavam por causa de você! Vinícius, Garoto e Chico Buarque citaram as flores na varanda da Gente humilde, "Pela varanda, flores tristes e baldias..." Nas canções de protesto, elas estavam lá como um bálsamo, o que verifica-se na canção Pra não dizer que não falei das flores de Geraldo Vandré - "Ainda fazem da flor seu mais forte refrão e acreditam nas flores vencendo o canhão".

O rei Roberto e seu parceiro Erasmo trouxeram As flores do jardim da nossa casa como símbolo de saudade de alguém que estava distante! Também plantaram uma flor no Quintal do vizinho, como gesto de paz! E clamaram pela Amazônia, por toda a fauna e flora desse país verde no coração!

Tim Maia cantou uma das mais famosas Primaveras, com todo seu romantismo: "É primavera, te amo..." Trago essa rosa para lhe dar, meu amor..." O mundo do rock também mostra intimidade com o assunto através dos Titãs com Flores: "Há flores por todos os lados, há flores em tudo que eu vejo". O mundo do samba também apresenta suas pétalas como observamos em duas canções interpetadas pelo Zeca Pagodinho: "Numa estrada dessa vida, eu te conheci, oh flor..." e "Fui a beira de um rio e você, uma ceia com pão, vinho e flor..."

E o que observamos é que em todas as esferas musicais, a Primavera é saudada como estação das flores, como nessa canção do Beto Guedes: "Sol de primavera abre as janelas do meu peito, a lição sabemos de cor..." ou com Djavan em Pétala: "O seu amor reluz que nem riqueza, asa do meu destino, clareza do tino, pétala de estrela caindo bem devagar..." E concluímos que muito mais poderíamos apresentar por nossa música tão rica e perfumada pelas flores dessa estação! Talvez os colegas possam continuar a nos lembrar trechos carregados de Primavera!

Um forte abraço a todos!

domingo, 21 de setembro de 2008

Mil perdões

A letra que apresentaremos hoje é uma das minhas preferidas do maior compositor da música brasileira de todos os tempos - Chico Buarque! A canção foi gravada no disco de 1984, Mil perdões e teve uma releitura recente de Ana Carolina, além de outras como Ney Matogrosso!

Mil perdões fala de uma relação difícil, carregada de ciúmes, angústias, extrema preocupação e ao mesmo tempo, indiferença em relação a todos esses sentimentos. É um atrevimento tentar decifrar o que é dito em uma canção do Chico, mas às vezes, com nossas interpretações conseguimos debater e convergir algo subjetivo, deixando mais próximo do entendimento real da letra!

Mil perdões é uma daquelas canções românticas a anos 70 que arrebata qualquer coração, escancarando as razões pelas quais o ciúme e a cobrança existem! A meu ver, quando ele fala em "Te perdoo por te trair" não deixa claro uma infidelidade, mas sim, uma traição de valores e desejos opostos aos mencionados pela outra parte da relação! Aparenta uma inversão de valores onde quem mais sofre é a outra parte que está angustiada com a perseguição por conta do excessivo ciúme! E ainda com ironia ou paciência, oferece seu perdão como forma de resolver tudo! Simplesmente, um clássico da música brasileira:

Mil perdões
(Chico Buarque)

Te perdôo
Por fazeres mil perguntas
Que em vidas que andam juntas
Ninguém faz

Te perdôo
Por pedires perdão
Por me amares demais

Te perdôo
Te perdôo por ligares
Pra todos os lugares
De onde eu vim

Te perdôo
Por ergueres a mão
Por bateres em mim

Te perdôo
Quando anseio pelo instante de sair
E rodar exuberante
E me perder de ti

Te perdôo
Por quereres me ver
Aprendendo a mentir

Te perdôo
Por contares minhas horas
Nas minhas demoras por aí

Te perdôo
Te perdôo porque choras
Quando eu choro de rir
Te perdôo por te trair

Um forte abraço a todos!

sábado, 20 de setembro de 2008

Eduardo Lages Inesquecível

Hoje estamos em festa para anunciar um dos maiores lançamentos do ano: o novo cd do Maestro Eduardo Lages! Todos sabem de minha extrema admiração e carinho para com o maestro, então espero contar com a compreensão de todos porque a emoção transborda nesse momento e não dá pra ser diferente! O coração tenta explicar o que um simples fã vivencia nesses momentos lindos...

Nesse cd, Eduardo continua com sua forma única de interpretar as canções instrumentais com muita propriedade, elegância e sofisticação em arranjos fantásticos! Dessa vez, o grande maestro visita novamente o repertório de sua majestade Roberto Carlos, com quem trabalha há exatos 30 anos e conhece bem cada nota de seu repertório.

Debatendo, ouvindo e comentando com os fãs de seu trabalho em seu blog http://www.eduardolages.blogspot.com/, Eduardo definiu as canções, capas e até arranjos juntamente com seus fãs, a quem chamou de "co-produtores". O resultado é mais um trabalho grandioso que premia a música instrumental brasileira e a deixa bem representada em qualquer parte do mundo!

A primeira faixa já dá a idéia que Eduardo conquistou realmente o prazer de ser inesquecível! Com Detalhes, ao fecharmos os olhos lembramos do cronner de sua banda, o maior artista de todos os tempos da música brasileira! Fazer o quê? Fã é assim! Os shows com Caetano podem ser reverenciados com essa nova roupagem a mais um clássico do rei, Debaixo dos caracóis dos seus cabelos. Vista a roupa meu bem leva qualquer um a dançar no melhor estilo das grandes orquestras do Ray Conniff. Por isso corro demais ficou linda com suas frases de gaita e solos de violão!

Quem não acha Você em minha vida uma canção romântica arrebatadora? E por isso estou aqui define o trabalho dedicado do maestro ao rei da música brasileira há exatos 30 anos! O calhambeque ganhou nova roupagem e pode ser o carro do ano com essa nova interpretação em homenagem ao maestro Glenn Miller. Pedi bastante para o Eduardo gravar Eu preciso de você e ele assim o fez e ficou linda, linda demais! Obrigado maestro! Costumes virou um bolero lindíssimo, sendo mais uma faixa que caracteriza um disco também dançante e que reverencia as grandes orquestras!

O que falar de Perdoa, um fox lindíssimo, divino? Em Jovens tardes de domingo, Eduardo soltou algumas frases de Despedida, outra valsa gravada no mesmo tom, na mesma década e que dá uma nostalgia, uma idéia que o cd vai acabar! As lágrimas se aproximam! E Jesus Cristo chegou com direito a côro no refrão!

Amigos, são muitas emoções, gostaria de falar muito mais sobre essa admiração que tenho por ele! É um prazer e uma honra saber que participei discretamente desse grandioso trabalho me envaidece ainda mais! Saber que existe um trabalho como esses é acreditar nos rumos da música brasileira e ter a certeza que ao ouvi-lo estamos mais perto de Deus!

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Se eu tivesse o coração que dei...

Moacyr de Oliveira Franco, grande cantor, compositor, ator e humorista, grande astro da música brasileira! Mineiro de Ituiutaba, começou sua carreira nos anos 60 no programa A praça da Alegria, onde também participa atualmente do programa A praça é nossa, com Carlos Alberto da Nóbrega! Manoel da Nóbrega foi seu grande padrinho.

E foi lá na década de 60 que começou seu sucesso como cantor com a marchinha Me dá um dinheiro aí! A partir daí fez vários sucessos como A balada número sete, em homenagem a Mané Garrincha, ou Turbilhão que sempre é sucesso em vários carnavais ou canções românticas como Ainda ontem chorei de saudade, Balada do amor sublime, Contigo aprendi, Eu nunca mais vou te esquecer, Seu amor ainda é tudo, Felicidade começa com fé, Suave é a noite, Tudo vira bosta, entre outras.

Moacyr sempre está na mídia e seus shows são sempre concorridos por uma platéia fiel que o acompanha há anos! Em seus espetáculos, apresenta seus clássicos e também um pouco de tantos personagens que interpretou nesses anos todos em seus programas humorísticos. Durante a década de 70, Moacyr quase nos abandona, mas teve um renascer das chamas com as canções sertanejas Seu amor ainda é tudo e Ainda ontem chorei de saudade, com João Mineiro e Marciano. Recentemente fez Tudo vira bosta que entrou no repertório de Rita Lee. Moacyr é um showman que merece todo nosso respeito e nossa reverência pois está aí fazendo shows, divertindo seu público e encantando platéias que nunca mais vão o esquecer!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Levando um violão debaixo do braço...

Formada em 1992, a banda mineira Pato Fu leva seu rock alternativo aos quatro cantos do país e tem como atuais integrantes Fernanda Takai, John Ulhoa, Ricardo Koctus, Xande Tamietti e Dudu Tsuda. A banda navega do pop rock à música experimental e emplaca sucessos como Depois, Ando meio desligado, Sobre o tempo, Canção pra você viver mais, Made in Japan, etc.

Curioso é que Fernanda, que era de outra banda resolveu formar o Pato fu com outros dois amigos, John e Ricardo, onde conhecera de uma loja de instrumentos e que também eram de outra banda. O nome veio em alusão a uma tira do gato Garfield, que se chamava Gato Fu. Mudaram o primeiro nome e lançaram uma banda com um nome e um som meio estranho a tudo que acontecia. Seu primeiro disco saiu em 1993, Lotomusic de Liquidificapum. O disco não trouxe grande êxito, mas alavancou uma gravadora de maior porte a contratar os mineiros e gravarem outros trabalhos. A banda acumula 9 cds e três dvds, e muitas viagens pelo mundo afora. Em 2007 lançaram o disco independente Daqui pro futuro, disponibilizado antes na internet.

A vocalista e líder da banda, Fernanda Takai é conhecida por sempre pedir autógrafos e fotos com os artistas que considera ídolos. Em 2007 lança um dos melhores trabalhos do ano, o disco Onde brilhem os olhos seus, todo em homenagem ao repertório de Nara Leão. Estão lá clássicos da Nara como Diz que fui por aí, Com açucar com afeto, Debaixo dos caracóis dos seus cabelos, Insensatez e Estrada do sol em um trabalho que mostra não apenas o amadurecimento de Fernanda como intérprete, mas seu bom gosto e todo o profissionalismo do Pato fu que participam no disco com John e Lulu (ex-integrante). Por esse trabalho e pelo público fiel que a banda conquistou durante todo esse tempo, aqui está um simples registro de mais um grupo de jovens que fazem a música contemporânea.

Um forte abraço a todos!

domingo, 14 de setembro de 2008

O amor me escolheu

A letra apresentada essa semana foi feita por uma das melhores cantoras/compositoras dos últimos anos: Adriana Calcanhoto. Porém tornou-se conhecida por Paulo Ricardo através do disco de mesmo nome lançado em 1997. Um fato curioso até o presente momento é que quando comecei a fazer esse post, queria dizer que a canção me lembrava o Roberto e que embora o Paulo a tivesse gravado, acreditava que Adriana tinha feito para o rei cantar, embora compreender que jamais Roberto afirmaria que era um rei.

Bom, não sei se foi feito para o Roberto gravar ou apenas em sua homenagem, ou seja, o rei foi a inspiração, mas, ao visitar o site oficial da cantora em busca de algo mais, vi a seguinte frase acima da letra: "Para Roberto Carlos"! Então preciso dizer ou pensar mais alguma coisa? Confesso que fiquei ainda mais emocionado porque é uma linda homenagem: creditar ao Roberto Carlos o título de cantor oficial, definitivo do amor é um reconhecimento popular geral. Ele canta o amor puro, verdadeiro, sem limites, bem sucedido, eterno!

E, voltando à canção, sua letra remete a um personagem que ama, que anda por onde o amor o leva, contando seus detalhes, seu jeito estúpido de ser, voltas ao portão, o que encontramos além do horizonte, na paz de um sorriso, o que vemos da janela... É uma canção que faz refletir que existem pessoas que amam ao extremo e são felizes por isso, apesar de um mundo tão desamante, o amor faz suas próprias leis!

E o amor leva o personagem aonde ele for! Realmente não há dúvidas que a canção fala do Roberto como um rei da voz e do tema, mas fala também de todos que, de repente, também amam nessa linha, que transformam sua voz e suas ações em meros instrumentos do amor e da paz, para plantar aquela flor no quintal do vizinho! Claro que encontraremos sempre adversidades e nossas falhas humanas estarão em muitos momentos mais evidentes, mas todos nós estamos sempre estaremos aptos às escolhas do amor:

O amor me escolheu
(Adriana Calcanhoto)

Eu andei
por onde o amor me levou
Eu voltei
por onde o amor me chamou
Eu amei
como homem nenhum nunca amou

O amor me escolheu
logo eu, que de amor nada sei
Eu que onde quer que o amor me quiser, estarei

Eu, que se assim quer o amor sou um rei
Eu serei pelo tempo que for
quando o amor quiser ser minha voz
o seu cantor!

Um forte abraço a todos!