quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Do Leme ao Pontal

De canto a canto desse país, todo mundo navega ao som de Tim Maia, o síndico mais famoso desse nosso condomínio de Confederações Federais!

Tim começou ainda nos anos 50 ao lado de pessoas “pouco conhecidas” hoje como Roberto Carlos e Erasmo Carlos. Mas, é nesse espírito de brincadeira que Tim guiou sua vida artística! Parecia não levar muita coisa a sério, mas se você observar a obra desse artista vai ver que estou blefando!

Ele é um desses artistas ímpares da mpb, desses que é difícil citar seu repertório sem esquecer algum grande clássico! Mas, o que o tornou unânime foi sua influência soul e seu swing característico e único, além daquela voz grave inconfundível!

Tim gravou com diversos artistas. De Nelson Gonçalves a Erasmo Carlos, De Ivan Lins a Chico Buarque! De Gal Costa a Elis Regina! Seu repertório é cantado até hoje por uma juventude influenciada por sua maneira de interpretar! Basta observar a obra de Lulu Santos, Marisa Monte ou Paralamas do Sucesso, entre tantos, que você encontra o Tim por lá!

Quem nunca se deliciou ao som de Não quero dinheiro, Paixão antiga, Ascende o farol, Me dê motivo, Bons momentos, Leva, Pede a ela, Chocolate, Você, Um dia de domingo, Gostava tanto de você, Do leme ao pontal, Sossego, Réu confesso, Não vou ficar, O que me importa, Como uma onda, Descobridor dos sete mares, Vale tudo, etc.?

Nem sei porque ele se foi, quantas saudades sentimos! Em diversos momentos, Tim faltou shows, mas aqui ele não poderia faltar, mesmo que fosse pra reclamar e pedir “Mais eco, mais grave, mais som, mais tudo...”

Um forte abraço a todos!

4 comentários:

  1. Nobre colega Everaldo,

    Veja abaixo a canção "Tim", grande homenagem de Erasmo Carlos ao síndico, que faz parte do cd Santa Música:

    Tim

    Erasmo Carlos


    Tim
    Porque você foi embora
    Um pouco fora de hora
    Nem ao menos se despediu

    Tim
    Não faça isso comigo
    O mundo tá em perigo
    Nostradamus não mentiu

    Tim
    É bomba atrás de bomba
    Parece guerra de arromba
    Não sei onde vai chegar

    Tim
    Conforme você dizia
    E eu sei que você queria
    A festa não vai parar

    Tim
    A turma aqui vai levando
    O povo sempre cantando
    Seu azul da cor do mar

    Tim
    Parece até brincadeira
    Imagine a bebedeira
    Que nós dois vamos tomar
    Quem sabe sai até um novo hit
    Quando a gente se encontrar

    ResponderExcluir
  2. Muito bom que vc tenha inserido no texto algumas características pessoais do Tim Maia, pois a sua vida íntima e os seus hábitos exerceram influência direta sobre as suas canções, a sua voz e a forma como lidava com o público.
    Enquanto alguns artistas desempenham papéis completamente distintos no palco e na vida privada, Tim Maia só conseguia fazer uma coisa: ser ele mesmo.
    E isso é excelente, afinal, suas canções refletiram essa autenticidade.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Grande Tião !!! Eu adoro. Esse será sempre eterno.

    ResponderExcluir
  4. Tim Maia: polêmico e talentoso! Um dos melhores cantores da história desse Brasil tão musical!

    ResponderExcluir