segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

Feliz 2025!!!

Quero desejar a todos os amigos, leitores desse espaço um feliz 2025, com muita saúde, paz, paciência, empatia e simpatia com o próximo, além de muita música no coração e nas boas realizações que cada um conquistará no ano que se inicia esta semana!

Que Deus abençoe nosso povo, nossa cultura e nos dê bons rumos à música brasileira! E que, além da riqueza do passado, do último século, podemos colher bons frutos musicais deste século, com novas gerações e nomes que estão por aí! Um abençoado ano a todos e nos vemos por aqui comentando detalhes sobre a melhor música do planeta!

Um Feliz 2025!!!

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

Roberto Carlos especial 2024!!!

No último dia 20 foi exibido na TV Globo o tradicional especial de Roberto Carlos. Cercado de comentários de que este pode ser o último especial na emissora ou até o derradeiro de sua carreira, esta edição traz a marca comemorativa de 50 especiais de final de ano. Desde 1974 que Roberto Carlos, já reinava na música brasileira e iniciou o mais tradicional de todos os programas de final de ano da TV brasileira, apresentando números e duetos inesquecíveis!

Com o mesmo repertório, e alguns dos mesmos convidados que brilharam em edições anteriores, o show foi gravado no Allianz Parque, em São Paulo e contou com as participações de Gilberto Gil, Zeca Pagodinho, Pretinho da Serrinha, Chitãozinho e Xororó, João Barone, Paulo Ricardo, Frejat, Wanderlea e as atrizes Sophie Carlotte, Dira Paes, Letícia Colin. Roberto iniciou o especial com Esse Cara sou eu e Como é grande o meu amor por você, já com alguns cortes da edição e, infelizmente, foram os cortes que tiraram um pouco o brilho desse espetáculo, segundo alguns fãs que estavam presente na gravação do show! Sozinho, ainda mandou Detalhes, Nossa Senhora, Jesus Cristo, Amigo (com referência ao inesquecível Erasmo Carlos) e lançou uma nova canção, Bicho solto. Ao final, com todos entoou quase toda a canção Emoções.

Infelizmente, os duetos já não foram os mesmos, pois Roberto fez mais backing vocal que cantar com seus convidados. Com Gil por exemplo, se ouviu pouco a voz do rei em Vamos fugir e A paz; o mesmo com Zeca, em Deixa a vida me levar e Sonho meu (numa merecida homenagem a Dona Yvone Lara); com os roqueiros cantou mais em O calhambeque/Mexericos da Candinha/Lobo mau; Evidências e Sinônimos com Chitão e Xororó (Roberto só cantou um pouco a primeira e no tom deles); Olha e Como vai você (com as atrizes, onde o rei mais cantou) e Na paz do seu sorriso/Ternura com Wanderlea. Apesar das falhas na edição e as limitações do artista, estamos diante do melhor programa da televisão brasileira (claro que falo como fã) e do Natal da família brasileira e que bom que nós, brasileiros que somos e falhos por não darmos os devidos valores a nossos ídolos, temos este programa e todas as suas edições a agradecer e enaltecer!

Um Feliz Natal a todos!

segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

♫Boas festas♫

Já mencionei anteriormente que esta é a canção natalina mais conhecida, mais clássica deste tema lançada por um brasileiro, Assis Valente. Presente em vários projetos natalinos, como os de Ivan Lins, Chitãozinho e Xororó, Sérgio Reis e Simone, vem desde sua criação, em 1932, atravessando gerações e sendo cantada por vários intérpretes. Desde Carlos Galhardo, Novos baianos, passando por Roberto Carlos, Tonico e Tinoco, Milton Nascimento, Maria Bethânia e Caetano Veloso, todos já cantaram o Natal à brasileira!

Consta que a canção foi feita no mês de dezembro e seu autor, baiano, solitário no Rio de janeiro, inspirou-se na tristeza de uma garotinha que contemplava o presépio. Provavelmente imaginou as pessoas, sobretudo crianças, que acreditam na lenda do bom velhinho e acabam frustradas por não terem o tão cobiçado presente de Natal, representando tudo isso nessa marchinha triste e clássica!

Boas festas
Assis Valente

Anoiteceu
O sino gemeu
E a gente ficou
Feliz a rezar

Papai Noel
Vê se você tem
A felicidade
Pra você me dar

Eu pensei que todo mundo
Fosse filho de Papai Noel
Bem assim felicidade
Eu pensei que fosse uma
Brincadeira de papel

Já faz tempo que eu pedi
Mas o meu Papai Noel não vem
Com certeza já morreu
Ou então felicidade
É brinquedo que não tem

Um forte abraço a todos!

segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

Blog Música do Brasil - 17 anos!!!

E hoje esse espaço virtual completa exatos 17 anos. Com o mesmo rumo daquele início, o de proporcionar ao leitor o que de melhor temos em nossa música, sob minha ótica, seguimos com as postagens que hoje já abrangeria uma música feita até há uns dez anos atrás, mais ou menos, já que poucos artistas novos e/ou lançamentos tem se destacado em nossas postagens.

Além do que, tais lançamentos dos artistas que curto tem sido bastante modestos e restritos às plataformas digitais, o que não me atrai tanto, conforme comentei na postagem anterior.  Então fico restrito à música mais antiga, o que não me limita numa pesquisa do trabalho do passado, pois com a riqueza que foi produzida durante todo século passado e início deste, temos imensuráveis postagens para apresentar.

Nem me sinto foco de preconceito de quem não curte tais artistas ou canções, pois a faixa de tempo na qual essa música que comento faz parte é motivo de comemoração a cada ano que resistimos por aqui, portanto, em mais um ano, brindemos pela música brasileira, a melhor do planeta, a meu ver!

Um forte abraço a todos!

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

Presentes musicais para seu Natal

Durante muitos anos comentei qual ou quais produtos da nossa música brasileira poderiam ser indicados para o Natal daqueles que amam receber presentes que nos remetem à música. Em termos de mídia, isso se tornou impossível, pois desconheço algum grande artista que tenha lançado um CD ou vinil novo, quando muito, alguém produziu algo em vinil, que já era conhecido em outras mídias.

Portanto, se alguém desejar dar algum presente voltado para música, pode vasculhar alguma roupa temática ou algum instrumento musical, ou uma caixinha de música (elas ainda existem), ou alguma peça de artesanato que remeta a algum tom musical. Este ano sim, infelizmente não tenho nenhuma indicação do que saiu e que poderíamos tomar como presente de Natal em nossa música.

Até os lançamentos dos artistas em plataformas digitais, que não configuram um presente físico, foram modestos, o que comprova que, talvez a era dos grandes lançamentos de nossa música já passaram e, provavelmente não voltem. E quem desejar ainda adquirir algum produto físico, para efeito de coleção, pode vasculhar alguns sites pela internet ou sebos das capitais e algumas cidades maiores do interior desse país!

Um forte abraço a todos!