segunda-feira, 25 de agosto de 2025

Temas inesquecíveis de novelas 5 - (De volta pro aconchego)

Roque Santeiro foi sem dúvida a melhor novela global e isso não é uma opinião apenas minha, mas de muitos que a assistiram e até de outros que participaram dela. Tem uma trilha belíssima em uma época em que a música era bastante fértil. Pra mim, uma das cenas mais inesquecíveis deste folhetim foi a volta de Roque à cidadezinha. Um temporal danado, aquele homem sinistro voltando e o que tocava? De volta pro aconchego, na voz de Elba Ramalho!

Regravada e revivida por vários artistas, a interpretação definitiva ficou mesmo a cargo de Elba e quantos não se identificaram com tantas voltas que a vida leva e traz, diante desse clássico de Dominguinhos e Nando Cordel, que também participaram da trilha com outro clássico, mas que isso é tema para outra postagem! Uma lágrima, mesmo que escondida, sempre brota nos olhos emocionados de quem escuta as primeiras notas dessa belíssima canção!

De volta pro aconchego
Nando Cordel e Dominguinhos

Estou de volta pro meu aconchego
Trazendo na mala bastante saudade
Querendo um sorriso sincero, um abraço
Para aliviar meu cansaço
E toda essa minha vontade

Que bom poder tá contigo de novo
Roçando teu corpo e beijando você
Pra mim tu és a estrela mais linda
Teus olhos me prendem, fascinam
A paz que eu gosto de ter

É duro ficar sem você vez em quando
Parece que falta um pedaço de mim
Me alegro na hora de regressar
Parece que vou mergulhar
Na felicidade sem fim

Um forte abraço a todos!

segunda-feira, 18 de agosto de 2025

Jovem Guarda completa 60 anos!!!

No próximo dia 22 de agosto acontece o aniversário de 60 anos de estreia de um programa que marcou a música brasileira nos anos 60: o Jovem guarda, da TV Record, apresentado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderlea e, por onde passaram nomes inesquecíveis para quem desfrutou aquelas tardes de domingo. Futebol foi proibido na TV, então vamos de música. 

E assim, por aquele palco passaram bandas como The fevers, Incríveis, Renato e seus blue caps; cantoras como Wanusa, Rosimary, Martinha, Waldirene; cantores como Jerry Adriani, Wanderley Cardoso, Sérgio Reis, Ed Wilson, Bob di Carlo; duplas como Leno e Lilian, Os Vips, Deny e Dino; Trios como o Esperança; grupos como Golden Boys e tantos outros até mais distantes do movimento como Caetano Veloso, Elis Regina, Jair Rodrigues, Jorge Benjor e Ângela Maria, só pra citar alguns.

E o mais incrível e inesquecível disso tudo é que poderíamos falar apenas de um grande programa, mas ele foi apenas o alicerce de movimento jovem, um pontapé inicial  para carreiras bem sucedidas de também outros então jovens como Rita Lee e os mutantes, Ronnie Von, Silvinha e Eduardo Araújo e tantos outros, além de uma mudança comportamental em massa nunca antes visto. Vítima de adoração ou preconceito, um celeiro de pureza musical ou alienação, como tantos quiseram classificar, a Jovem Guarda é, sem sombras de dúvidas um momento único, de onde surgiram tantas influências, pois também ali encontramos a raiz do sucesso do artista número um deste país, o fenômeno chamado Roberto Carlos!

Um forte abraço a todos!

segunda-feira, 11 de agosto de 2025

CD Emílio Santiago Aquarela brasileira 5

Em 1992 Emílio Santiago veio com mais um álbum da série Aquarela brasileira. E nesta quinta edição tivemos como sucessos inéditos as canções Lesões corporais e também 40 anos, esta última, uma canção meio autobiográfica composta por Altay Veloso e Paulo César Feital para ele.

E os medleys continuam com Dorival Caymmi em Não tem solução/Nem eu/Marina, Tom Jobim e Vinícius de Moraes em Wave/Chega de saudade, Cartola e Nelson Cavaquinho em A vida é um moinho/A flor e o espinho, João Donato/Abel Silva e Dominguinhos/Nando Cordel em Simples carinho/Faz de mim, novamente Tom e Ângela Ro rô em Demais/Só nos resta viver, Noel Rosa e Gonzaguinha em Último desejo/Infinito desejo.

Além dessas, temos as canções É demais pra mim, Sonhar não custa nada ou quase nada, Mascarada. E a certeza de ouvirmos o melhor intérprete deste país e matar a saudade daquela voz única e aveludada que torna qualquer ambiente onde toque com seu brilho ímpar!

Um forte abraço a todos!

segunda-feira, 4 de agosto de 2025

Os compositores do Brasil - 106

Um dos compositores mais representativos da música sertaneja é Darci Rossi, natural de Guaxupé/MG. Com certeza, quem curte o trabalho de Chitãozinho e Xororó e tem seus discos deve ter encontrado seu nome nos créditos, pois é dele clássicos como Fio de cabelo e 60 dias apaixonados, entre outras canções gravadas pela dupla no decorrer de sua carreira.

Além destes sucessos temos ainda Como eu te amo, Deus me livre, Deixei de ser cowboy por ela, Toneladas de paixão, Um homem quando ama, Crises de amor, Estrada do amor, Te esquecer é impossível, entre tantas presentes nas vozes de Zezé di Camargo e Luciano, Leonardo, João Mineiro e Marciano, Sandy e Júnior, Fábio Jr., Nelson Ned, Elymar Santos, Michel Teló, Sérgio Reis, Bruno e Marrone, Agnaldo Timóteo e até o grupo de samba Raça negra.

Darci partiu para a eternidade em 2017, mas suas canções continuam sendo entoadas em cada show que a maioria dos artistas mencionados acima realizam Brasil afora. Dono de mais de 400 canções temos aqui apenas uma amostra do quanto é importante seu trabalho para a música nacional!

Um forte abraço a todos!