segunda-feira, 31 de março de 2025

Temas inesquecíveis de novelas - 3 (Uma nova mulher)

Quem anda assistindo à atual reprise de Tieta percebe não apenas uma grande novela, mas uma das trilhas sonoras mais lindas de um folhetim. Por isso, várias delas constarão nesta série. Esta semana, por exemplo, com a volta de Tonha ao agreste, tivemos este imenso sucesso de Simone, Uma nova mulher. Digo imenso porque, na época, tocou bastante nas rádios, o carro-chefe de seu CD de 1989. Mas, depois, tornou-se uma canção meio esquecida em seu repertório de shows, não sendo lembrada nos muitos DVDs lançados por ela.

Mas, voltando à Uma nova mulher, além de trazer uma bela melodia, arranjo e uma letra bastante atual, sobretudo em épocas onde prestamos mais atenção ao feminicídio, a canção foi exibida com cenas belíssimas, onde a personagem Tonha, vivida pela inesquecível Yoná Magalhães, depois de uma vida muito sofrida, volta às dunas do agreste, se sentindo livre de um passado difícil e pronta para ainda ser feliz!

Uma nova mulher
Paulo Debétio e Paulinho Rezende

Que venha essa nova mulher de dentro de mim
Com olhos felinos, felizes e mãos de cetim
E venha sem medo das sombras
Que rondam o meu coração
E ponha nos sonhos dos homens
A sede voraz da paixão

Que venha de dentro de mim ou de onde vier
Com toda malícia e segredos que eu não souber
Que tenha o cio das corças
E lute com todas as forças
Conquiste o direito de ser
Uma nova mulher

Livre, livre, livre para o amor
Quero ser assim, quero ser assim
Senhora das minhas vontades e dona de mim

Um forte abraço a todos!

segunda-feira, 17 de março de 2025

Jovem Guarda 60 anos

Em 2025 a Jovem Guarda completa 60 anos. E não nos referimos apenas ao programa que estreou em 22 de agosto de 1965, mas também de toda uma geração dos anos 60 que, participando ou não do programa, seguiram na linha de frente da então música jovem da década de 60, quando se fala de rock e  de baladas românticas.

Tido como um movimento alienado por outra ala que apreciava a parte dita mais "culta" da nossa música, hoje se percebe o legado que aquele movimento deixou. Alguns seguiram pelo lado romântico, apelidado de cafona ou brega; outros sertanejo; outros ainda fincaram o pé no rock nacional e influenciaram toda uma geração que beberia desta fonte, posteriormente. E há aqueles que nunca largaram o estilo e as canções da época. Há também o tremendão, a ternurinha e o homem que reina na música brasileira durante todo este tempo. Muitos já partiram e outros ainda estão aí para relembrar esse movimento que, gostem ou não, nunca poderá ser ignorado por quem fala sobre a música brasileira do século passado.

Em 1995, quando completou 30 anos, vários nomes se reuniram e lançaram uma coletânea com 5 CD´s, onde reviveram os clássicos da época e mataram um pouco da saudade do público que viveu as jovens tardes de domingo. E vamos apresentar esses CD´s, comentando um a um, no decorrer deste ano, como uma forma modesta de comemorar esse inesquecível instante onde o amor e a música se uniram em nosso país, para nosso deleite!

Um forte abraço a todos!

segunda-feira, 10 de março de 2025

♫Conselho♫

Nessa época de carnaval, mais precisamente nos meses de fevereiro e março ouvimos mais sambas. Na verdade, venho de uma época em que, principalmente aos domingos, ouvíamos os belos sambas criados por uma geração incrível, como foi esta da qual o maravilhoso Almir Guineto fez parte, junto com Arlindo, Zeca, Martinho, Aragão, Paulinho, Beth, Alcione, Clara, Dona Yvone e tantos outros nomes inesquecíveis.

E o que colhemos disso tudo são inesquecíveis sambas que até hoje habitam a mente e o coração de quem aprecia o estilo apelidado de pai do samba. Essa canção, por exemplo, pode-se dizer que é um mantra, um apelo mais que atual, do repertório de Almir lá de 1986 e regravada por outros nomes, como Jorge Aragão, Zeca Pagodinho e Maria Rita, mais recentemente. E que saudades de canções assim, com uma mensagem de auto ajuda tão necessária na atualidade. Além de um la, ra, la, ra que dava à música brasileira um tom de esperança e felicidade!

Conselho
Adilson Bispo e Zé Roberto

Deixe de lado esse baixo astral
Erga a cabeça enfrente o mal
Que agindo assim será vital
Para o seu coração

É que em cada experiência
Se aprende uma lição
Eu já sofri por amar assim
Me dediquei, mas foi tudo em vão

Pra que se lamentar
Se em sua vida pode encontrar
Quem te ame com toda força e ardor?
Assim sucumbirá a dor (tem que lutar)

Tem que lutar, não se abater
E só se entregar a quem te merecer
Não estou dando nem vendendo
Como o ditado diz
O meu conselho é pra te ver feliz

Um forte abraço a todos!

segunda-feira, 3 de março de 2025

Milton Nascimento na Portela em 2025!!!

Em 2025, mais artistas da nossa música serão reverenciados pelas Escolas de Samba. Em São Paulo, Cazuza e Benito di Paula terão suas vidas contadas em desfiles. Já no Rio, a grande pedida é mesmo a Portela que traz nada mais, nada menos que Milton Nascimento, um dos gênios de nossa música, que estará na avenida e promete emocionar em um desfile inesquecível.

Milton, que realizou uma última turnê e se despediu dos palcos, que recentemente passou por um momento desagradável na premiação do Grammy, sendo ignorado pela importância que tem, se emocionará e seguiremos na mesma sintonia quando a Portela, a escola que mais tem títulos no Rio, desfilar.

Com certeza será uma noite em que nós pegaremos o trem azul e iremos aonde o artista está, para entendermos que os sonhos não envelhecem. E se os norte americanos não tem sensibilidade para entender que um astro assim é pra se guardar do lado esquerdo do peito, nós brasileiros, fazemos nossa travessia, sob o canto de rouxinóis, meditando em algum cais, sempre lembrando que há um menino, um moleque nos dando equilíbrios na vida, dentre outras coisas que aprendemos com nosso Bituca!

Um forte abraço a todos!