quarta-feira, 16 de agosto de 2017

♪Partituras musicais dos fãs 33 - André Melo♪

E hoje a série Partituras musicais dos fãs traz um amigo que já há algum tempo peço sua participação. Natural do Recife/PE, meu amigo conterrâneo André Melo é o entrevistado desta série. Conhecido por sua opinião sólida sobre a obra de Roberto Carlos, conheci André há mais de dez anos e afirmo ser um cara do bem, uma pessoa de alma limpa, como poucos se encontram por aí! 

Só quem conhece pessoalmente este cara sabe que por trás de opiniões que parecem inflexíveis, de tantas participações no Portal Clube do rei e nas comunidades do Facebook, existe um ser muito educado e amigo. Quem bom que chegou o dia de você expor suas opiniões por aqui e entendermos melhor você, RC e a música, nesta entrevista que teremos agora:

1 - Uma música?

♪Pergunta dificil. Podem ser duas? Como é grande meu amor por você. Simples e bela ao mesmo tempo. A outra: Eu quero apenas. Um resumo para um mundo ideal. Talvez no contexto do país dividido pela política, indicaria O quintal do vizinho, mas aí já foram três, rsrs.

2 - Um momento musical inesquecível?
♪O primeiro show ao vivo que assisti de RC no Geraldão, em Recife.

3 - Qual show do Roberto gostaria de ter visto e não pode ver?

♪Gostaria de ter visto o do Canecão, no início dos anos 70 ou o Emoções de 81, com grande orquestra incluindo cordas e violinos. Sinto falta de um som menos eletrônico e mais acústico e harmônico.

4 - Você curte bastante o Roberto dos anos 70 mais até que o de outras décadas. Por quê?

♪Sempre acompanhei RC pelos discos e me agradava muito a sonoridade. Com o passar dos anos, vim descobrir que os discos eram gravados nos Estados Unidos, com grandes músicos e arranjadores de renome, que trabalhavam com grande artistas internacionais como Barbra Streissand e Sinatra. Acho que os músicos conseguem imprimir uma emoção na execução das músicas. A gravação la fora trazia pro Brasil uma sonoridade diferenciada pros discos de RC, aliada a grande inspiração melódica do rei naquele período dos anos 70 e inicio dos anos 80, que particularmente me agrada muito. Creio que o grande diferencial de RC sobre artistas românticos latinos de modo geral se deve a esses fatores. Chico Buarque atribuiu a Roberto a condição de mais moderno dos cantores românticos. Creio que essa modernidade se manifeste na medida que vemos clássicos antigos sendo regravados como músicas atuais, como vimos no recente primeira fila gravado no Abbey Road em Londres e a regravação de Sua Estupidez. Essa última tem um ar tão atual e melódico bem superior ao que se ouve atualmente nas rádios. Os clássicos do rei são absolutamente atemporais e vão estar presentes, você vai ver....

5 - Você também sempre apreciou mais os primeiros especiais do rei que os mais recentes. O que considera faltar hoje em dia?

♪Acho que havia toda uma concepção artística bem como seleção de grandes músicos para participar dos especiais. Sinto saudades da época do Augusto Cesar Vanucci. Havia mais cultura, mais arte e menos preponderância do mercadológico.

6 - Os arranjos dos anos 70 também são destaques em seus comentários. Conta por que aprecia aquele formato?

♪Um amigo da área musical me disse, ao comentar o resultado da gravação recente em Abbey road, que os músicos la fora conseguem produzir as notas musicais e fraseados passando a emoção ao tocá-las. Os arranjos parecem ser concebidos para enaltecer a beleza melódica das canções, com emoção. No Brasil o maestro Chiquinho de Moraes produziu belíssimos arranjos nessa mesma concepção na década de 70. Acho a produção de RC primorosa ate 84, quando o produtor era o Evandro Ribeiro. Mais recentemente o lançamento Primeira fila trouxe a lembrança daqueles anos que RC me agradava mais. Não tenho certeza, mas acho que o excesso do eletrônico termina por ofuscar o brilho e harmonia das musicas. Por exemplo, acho mais bela a gravação de And I Love her do projeto Primera fila do que a gravação presente no disco de 84, a versão em português Eu te amo, da mesma música. Ressalto que a versão de 84 foi gravada nos Estados Unidos, mas de acordo com minha percepção, resultou inferior à gravação mais recente em Abbey road.

7 - Você curte o trabalho do Eduardo Lages? Destaca algo?

♪Gostei muito do DVD onde ele gravou canções de RC, inclusive Cama e Mesa numa versão inimaginável, em chorinho.

8 - Um compositor brasileiro?

♪RC e EC, a parceria de maior êxito musical, no Brasil e na América Latina.

9 - Um músico brasileiro?

♪Tom Jobim e Gonzagão, belíssimas melodias também.

10 - O arranjo que mais aprecia em alguma canção nacional?

♪O da canção 120, 150, e 200 KM por hora, arranjo brasileiro.

11 - Cite três discos que escuta sem pular nenhuma faixa. (pode ser do rei ou de outros artistas também).

♪Os discos da década de 70 e início dos anos 80 de RC, os ouvia praticamente sem pular faixas.
O disco de 70 é um bom exemplo. Hoje, até por causa da música em formato digital, seria difícil ouvir músicas de um disco sem pular faixa ou escolher as que quero ouvir.

12 - O que gostaria de ouvir Roberto cantar em seus shows?

♪O show já terminou, uma canção há muito esquecida dos shows. Mas, sucessos tem de sobra pra reciclar repertórios de shows para cada ano. Difícil é selecionar.

13 - Seu especial de fim de ano favorito?

♪Não sei se existiria um favorito. Diria momentos marcantes como RC cantando Força Estranha no alto da montanha num cenário de beleza natural do Rio. Em 74 cantando Eu quero apenas e O show já terminou.

14 - Um dueto inesquecível desses especiais?

♪Maria Bethânia e RC cantando Eu sei que vou te amar, com Tom Jobim ao piano, em 1981.

15 - Quem ainda merecia ser convidado para o especial de fim de ano?

♪Existe um gravação de Oswaldo Montenegro de Como é Grande Meu Amor por você que acho muito bela. Como o Oswaldo tem uma suavidade no cantar, o indicaria.

16 - Qual dueto em disco gostaria de ver com Roberto?

♪Já que a Bethânia já participou, quem sabe a Gal Costa.

17 - Além do rei, quais outros artistas aprecia na música brasileira?

♪Tim Maia, Jorge Ben, Gal, Bethânia, Adriana Calcanhoto, Tom Jobim. Mas não conheço a obra de nenhum outro artista com a mesma profundidade que conheço a de RC.

18 - Um trecho de uma canção?

♪"Eu quero amor decidindo a vida", de Eu quero apenas, Roberto Carlos e Erasmo Carlos, 1974. Resume tudo.

19 - Como define Roberto Carlos?

♪Roberto Carlos é o cantor das gerações. É uma artista com inúmeros sucessos absolutamente atemporais e seu canto ultrapassa as fronteiras. Como disse Simon Perez no encontro por ocasião do show em Jerusalém, sua voz chegou antes aqui.

20 - Quem você sugere para entrevistarmos nesta série?

♪Rapaz, difícil hein.

André, demorou, mas saiu nossa entrevista. Desculpe pela insistência e obrigado por participar, pois numa série desta em que presto essa simples homenagem a amigos queridos com os quais aprendo sobre música, você é um nome que não poderia faltar e diante de seu relato, entendemos porque isso é uma verdade, vindo  de uma pessoa verdadeira como é!

Um forte abraço a todos!

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigado meu amigo pelas gentis palavras. Andre