segunda-feira, 18 de novembro de 2024

♫Quando chega o verão♫

Não é festa junina, mas é sempre agradável ouvir canções assim, sobretudo interpretadas pelo Fagner. A meu ver é ele quem melhor interpreta o São João raiz, típico de Gonzaga, com quem gravou dois discos. Aliás, a gravação original dessa canção foi realizada por Sr. Luiz e por Sr. Domingos, lá no início dos anos 80, num LP de Dominguinhos.

A letra de Quando chega o verão, parceria de Sr. Domingos e Abel Silva, destaca o calor da estação (que estamos sentindo como nunca), associado a outros sentimentos que também despertam e aumentam a sensação de calor no ser humano: o amor, a paixão, a saudade, a solidão e todos os outros termos que nos levam ao amor ou à ausência deste, tudo vivenciado num lindo e autêntico forró!

Quando chega o verão
Dominguinhos e Abel Silva

Quando chega o verão é um desassossego
Por dentro do coração
Quem ama sofre
Quem não ama sofre mais
Sofre a menina
Sofre o rapaz

Canarinho que muda pena dói
Amor que muda de penas dói

E tome xote mariquinha
E tome xote sá zefinha
E tome xote vish
E tome mais

Um forte abraço a todos!

segunda-feira, 11 de novembro de 2024

Os compositores do Brasil - 105

Na série Os compositores do Brasil abordaremos Prêntice Maciel Teixeira, natural de Pelotas/RS e famoso pela canção Não diga nada, sucesso da novela Ti ti ti em 1985 e que depois foi gravada por Fábio Jr. E embora tenha obtido bastante sucesso como cantor, foi como compositor que se destacou em anos posteriores.

É compositor também de clássicos da música romântica como Aguenta coração, de José Augusto, Pede a ela, de Tim Maia, Viver e deixar rolar com Wando, Ainda acredito com Ivan Lins, Ama quem te ama com Elymar Santos, Desiguais com Alcione, algumas canções do repertório da Xuxa como Boto rosa, Dança da Xuxa, O circo, entre outras.

Prêntice partiu para a eternidade em 2005. Além desses, também foi gravado por nomes como Cláudia Telles, Renato e seus blue caps, The fevers, Adilson Ramos, Sandra de Sá, Roupa nova, Angélica, entre outros. E nesta série é sempre bom reforçar a obra cultural de um artista como ele é na arte da composição!

Um forte abraço a todos!