segunda-feira, 10 de novembro de 2025

Livro A canção no tempo volume 2

Finalizei a leitura do livro A canção no tempo volume 2, de Zuza Homem de Mello e Jairo Severiano. Recentemente comentei sobre o volume 1, que aborda a música do início do século até 1957. Este segundo volume me despertou mais interesse e quase começo por ele, por abordar a época que mais aprecio: 1958 a 1985. Até lamentei não termos um terceiro volume, ao menos que falasse de 1986 até 2010, mas seus autores já não estão entre nós e, mesmo as duas edições tendo sido lançadas em 1998, não demonstraram interesse em uma continuação, julgando terem abordado o que mais importa na música do século passado nestes dois volumes.

Como no volume 1, destacou algumas canções que julgaram mais representativas, explicando em breves comentários a importância e o alcance de cada uma. Além disso, uma lista de outros sucessos daquele ano, tanto nacionais, quanto internacionais, explicando um pouco sobre a história cultural do país que respira neste período a Bossa nova, a Jovem Guarda, a Tropicália, os Festivais, o Clube da esquina, o Rock nacional dos anos 80, Grandes sambistas, entre outros. É possível que alguém, assim como eu, sinta falta de tal canção ou citação de artista ou banda desta época, mas não é discutível dizer que estamos falando do período mais rico de nossa música nacional.

Depois de lido os dois volumes compreendo melhor a importância de ter visto logo o primeiro, para entender a sequência do segundo volume que aborda meus artistas favoritos: Tom, Vinícius, vários Joãos, Chico, Caetano, Gil, Ivan, Roberto, Erasmo, Paulinho, Gal, Bethânia, Rita, Simone, Elis, Milton, Tim, Fagner, Lulu, Fábio, Roupa nova, etc. A pesquisa para os dois livros começou em 1986 e se limitaram até o ano anterior, não considerando relevância no que aconteceu nos 12 anos seguintes, o que poderia proporcionar um terceiro volume. Fato lamentável, mas que não arranha a importância histórica destes valiosos trabalhos!

Um forte abraço a todos!

Nenhum comentário: