domingo, 13 de janeiro de 2008

Vocês que fazem parte dessa massa...

Eu gosto muito do Zé Ramalho! Uma voz linda! Um grave fantástico! Talvez nem todos saibam que Zé começou tocando músicas de rock, tipo jovem guarda! Mais tarde, com influências de Luiz Gonzaga a Bob Dylan, esse grande compositor, esse músico místico desenvolve seu trabalho com muita classe, defendendo a música de raiz nordestina onde quer que se apresente!

Já compôs para artistas como Fagner, Elba, Alceu, Geraldo, Dominguinhos, Amelinha, Belchior, etc. Suas canções sempre trazem algo mais a se pensar! Admirável gado novo, por exemplo, mexia com a reforma agrária, antes que esse tema se tornasse moda! Falar da prostituição masculina foi algo inédito e arriscado para a época, porém ele conseguiu, com muita classe, descrever sua era pré-musical em Garoto de Aluguel! Zé também conseguiu fundir parentes e criou o Avohai, mescla de avô e pai. Outro tema bastante popular foi Mistérios da meia-noite que fez parte da novela Roque Santeiro da Globo em 1985, como tema do Professor Astromar, o dito lobisomem!


O que falar da mística Eternas ondas, que retrata um dilúvio que o rei não quis gravar, mas o outro Ray, o Coniff quis, além do Fagner? Ou de tantos outros sucessos como Chão de giz, Gemedeira, Frevo mulher, Batendo na porta do céu, Cidadão, Entre a serpente e a estrela, Mary mar, Táxi Lunar, Vila do sossego, Bicho de sete cabeças, O amanhã é distante, e tantas outras interpretadas, às vezes, com seus parceiros mais constantes como Geraldo Azevedo, Elba Ramalho e Alceu Valença, com os quais compôs a trilogia de shows e cds chamada de "O grande encontro", na década de 90.
Esse disco que destaco é o Antologia acústica 20 anos de carreira dele, gravado em 1997, com a participação de grandes músicos como Dominguinhos, Robertinho do Recife e Frejat! Quase todos os sucessos aqui citados estão nesse trabalho arte, como todos que levam o nome Zé Ramalho!
Um forte abraço a todos!

3 comentários:

Anônimo disse...

Gostei bastante da expressão "músico místico".
As canções de Zé Ramalho, inclusive aquelas de conteúdo social, possuem melodias marcantes e muito agradáveis.
Brilhante a forma como, em Admirável Gado Novo, ele faz menção ao constante e cada vez mais perigoso caminho da mecanização do comportamento humano e da massificação de idéias.
É um músico engajado, atuante, inteligente e, ainda por cima, nordestino.

Beijos

Anônimo disse...

Fala, homem! Ando meio sumido pra ter tempo com a dona Angélica, mas sempre dou um jeito de ler seu acervo musical. Que, por sinal, está cada vez melhor. Um dado curioso sobre 'Eternas ondas': reza a lenda de que Zé Ramalho escreveu para Roberto Carlos gravar, mas, por motivos de crença religiosa, ele não aceitou. Parabéns pelos textos, amigo. Abraços, Vinícius.

www.fotolog.com/rei_rc

Anônimo disse...

Nobre colega Everaldo,

Zé Ramalho gravou "Mesmo que seja eu" da dupla RC/EC, com uma roupagem bem diferente.

Um abraço