sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Educação musical

Hoje gostaria de falar de duas coisas com as quais trabalho: música e educação! A primeira, aqui no blog e nas horas vagas e, a segunda, em meu trabalho como professor de matemática!
Resolvi abordar esse tema porque desejo ver mais Escolas de música nas cidades! Elas existem em algumas, mas em quantidade e qualidade menor! Os instrumentos musicais, ao menos semi-profissionais custam caro! As Escolas recebem pouco incentivo ou quase nada! Algumas estão sucateadas e na iminência de fecharem! Os conservatórios e os cursos universitários precisam ter mais atenção e reformulações no oferecimento ao estudante!
Antigamente, tínhamos em nossa grade curricular aulas de música e até canto! Hoje em dia, tudo isso foi banido e a música acaba sendo esquecida na formação do ser, resumindo-se apenas ao que se escuta no rádio e se vê na televisão!
Particularmente, acredito que a música, assim como o esporte é essencial! O nosso povo precisa da boa música e nossos estudantes podem ter uma formação digna e adequada ao necessário!Pessoas envolvidas com a arte terão algo útil a se ocuparem e podem obter um retorno imensurável com isso!
Temos as ferramentas para mudar nossa realidade! Como Roberto falou na canção A guerra dos meninos – 1980, uma luta com paz e musicalidade! Resta sabermos como usar nossas armas de forma eficaz e com dedicação a isso!
Um forte abraço a todos!

3 comentários:

Anônimo disse...

Nobre colega Everaldo,

Muito oportuno essa sua explanação. É fato o pouco interesse do poder público e até do particular em investir na cultura, em especial no ensino da música. Tudo hoje é feito pensando no imediatismo. Se o retorno for de médio ou longo prazo o investidor se sente desistimulado. É a cultura do nosso país. O que nos dar um pouco de alento nessa área é a existência de abnegados que ainda conseguem manter o sonho de alguns potenciais talentos. Apesar de todas essas dificuldades o Brasil é um celeiro de grandes artistas de fama internacional. Muitos foram estudar fora do Brasil e outros venceram pelo seu esforço próprio. São os chamados autodidatas.

Um grande abraço

Anônimo disse...

Você tem razão, Everaldo. É muito difícil encontrar escolas musicais, e tudo o que você disse é a mais pura verdade.

Abraços

Anônimo disse...

Quero me juntar a esse exército de meninos e esperar que de todos os lugares cheguem aos milhares e em pouco tempo sejamos milhões.

Nunca tive aula de música e sinto como se deficiente fosse, senão físico, ao menos cultural.

Mudemos isso!!!

Fabiano Cavalcante
www.aplauso.zip.net