quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Os Músicos do Brasil - 37

Tá aqui um cara que merece o maior respeito em termos de músicos e compositores desse país. Natural de Veneto, na Itália, emigrou ainda criança para o Brasil e se firmou no interior paulista. Seu nome Mário João Zandomeneghi, o acordeonista conhecido apenas como Mário Zan.

Começou a tocar aos treze anos e tornou-se uma referência no país em seu instrumento, animando as festas juninas do interior centro-sul do país, com canções como Quadrilha completa, Balão bonito, Noites de junho ou Pula a fogueira. Outros sucessos seus são Chalana, Quarto centenário de São Paulo, Arroz a carreteiro, Meu primeiro beijo, entre outros.

Luiz Gonzaga afirmou que Mário Zan era o verdadeiro rei da sanfona. Outros três reis gravaram seu maior sucesso, Os homens não devem chorar (Nova flor): Frank Sinatra, Julio Iglesias e Roberto Carlos, cada um à sua maneira. Mário partiu para o andar de cima em 2006, deixando mais de 1000 composições e uma biografia musical de muito respeito!

Um forte abraço a todos!

Um comentário:

Baratta disse...

Todo mundo sempre vai lembrar do eterno tema da quadrilha das festas juninas... Dizem Que Um Homem Não Deve Chorar é uma obra prima.