Finalmente consegui entrevistar esta cearense, minha amiga já de tanto tempo e que tanto insisti para tê-la neste quadro: Mazé Silva, de Fortaleza/CE. Também professora, Mazé é natural de Limoeiro do Norte, lá no Ceará e vive atualmente na capital.
Não bastasse termos os mesmos nomes de cidade natal e também a mesma profissão, ainda somos fãs do mesmo ídolo e foi isto que nos aproximou, pois conheci Mazé no Portal Clube do rei e desde aquele instante nutrimos uma admiração mútua e uma amizade que dura anos. Gentilmente, aceitou minhas insistências e falou para nós, numa entrevista que vocês conferem abaixo:
1 - Uma música?
♪Ai meu amigo Everaldo, como é difícil dizer uma música, já que existem tantas canções lindas em um país tão rico dentro da cultura musicista, mas como tenho que escolher, será uma do nosso grande ídolo Roberto Carlos – “Quando Eu Quero Falar com Deus”.
2 - Um momento musical inesquecível?
♪O momento que mais marcou a minha vida e sei que ficará em minha memória eternamente.Foi quando assisti o primeiro show de Roberto Carlos, aqui em Fortaleza no Siara Hall e estando na segunda fila bem frontal ao palco, pude ver e ouvir o estremecer da “Orquestra do Rei”, onde os instrumentos ecoavam e vibravam em uma afinação perfeita sobre o comando do Maestro Eduardo Lages e todos em harmonia me proporcionaram muitas emoções que mais parecia um sonho.
3 - Qual show do Roberto gostaria de ter visto e não pode ver?
♪Senti vontade em toda minha existência, de ver todos os shows do grandioso artista, mas como seria impossível, gostaria de ter assistido ao menos um de seus Especiais de Final de Ano, quando o público pôde ter acesso às gravações e não ficando exclusivo aos artistas, imprensa, autoridades. Se não engano-me foi do ano de 2007.
4 - Você coleciona algo em termos de música?
♪Pela dificuldade de uma vida interiorana, tive pouco acesso. Possuí algumas revistas, livros de cifras com muitas canções, onde muitos foram presentes e depois de casada havia um ciúme do meu pequeno acervo e que foi destruído. Ao vir morar em Fortaleza, consegui quase todos os vinis do Roberto, algumas fitas cassete, uns poucos CDs do mesmo, e de outros artistas como, Jerry Adriani, sertanejos e toda coleção do maestro Eduardo Lages, com exceção o de 2011, “O Melhor de Eduardo Lages”.
5 - Como professora, já utilizou música em alguma aula?
♪Sim, sempre gostei de incluir músicas em minhas aulas para torná-las mais agradáveis, já que sempre mesclei o tradicional com o construtivismo e buscava canções que estivessem de acordo com o tema abordado, proporcionando ao educando, uma interatividade, interdisciplinar. Já na minha área – Geografia, História, temos canções pra serem estudadas em diversas formas, com análises, críticas, reflexões e mesmo utilizando o lado artístico. A música fazia e faz parte em nossas Escolas nos momentos de festas religiosas como no mês de maio, já fiz algumas coreografias com algumas canções do Roberto Carlos. “Nossa senhora” foi algumas delas para culminar o mês de Maria (Nossa Senhora), fechando assim a coroação da Virgem Santíssima.
6 - Você também é fã do trabalho instrumental do Eduardo Lages. Poderia indicar alguma canção ou CD preferidos dele?
♪Com certeza, sou uma grande fã do Maestro Eduardo Lages, onde frequento o seu blog, acho desde o início e admiro-o demais, pelo seu carisma, simplicidade, a forma como interage com os seus fãs, é admirável, pelo seu jeito carinhoso, atencioso e quanto aos seus CDs são todos maravilhosos, mas o meu preferido é o “INESQUECÍVEL” lançado em 2008 e que teve a participação dos frequentadores do blog e naquele concurso, pois quem acertasse o maior número de canções que ele iria gravar, ganharia a sua coleção completa e autografada. Fui uma das cinco pessoas que acertou e fomos contempladas. A melhor ou uma das melhores canções faz parte do CD “ROMANCES” – 2012, “Eu Nunca Amei Alguém Como Eu Te Amei”, com a participação Especial de Roberto Carlos.
7 - E o que gostaria que o maestro gravasse?
♪Seria incrível, se o Maestro gravasse um CD só com canções que fossem composições de sua autoria e que incluísse a canção..”EU VOU SEMPRE AMAR VOCÊ”, embora já faça parte do repertório do CD “Com Amor” de 2007.
8 - Um compositor brasileiro?
♪Everaldo, temos tantos compositores bons, mas não poderia deixar de escolher o nosso grande ídolo e maior cantor de todas as gerações sem interrupção - ”ROBERTO CARLOS”.
9 - Um músico brasileiro?
♪Não poderia ser outro; o “Maestro Eduardo Lages”, por toda sua trajetória de vida, começando muito cedo, aos cinco anos já tocando no Teatro de Niterói e galgou todos os obstáculos, percorreu todas as etapas que um indivíduo que pretende ser um grande profissional, principalmente o artista Instrumental. Sabemos das dificuldades que enfrenta em nosso país e no mundo, mas ele atuou com tanto compromisso, competência, batalhou sem cessar, tornando-se com muito brilho o “Maior Maestro do Mundo – Maestro de Roberto Carlos”, além de excelente compositor, músico e é um extraordinário artista completo e um ser humano admirável.
10 - O arranjo que mais aprecia em alguma canção nacional?
♪Essa você me pegou..!!!....rsrsrs....Como é difícil entender disso tudo! Vou citar uma bela canção de um artista das vozes mais linda do Brasil – Oswaldo Montenegro – “Cigana”. Amo as canções de Oswaldo Montenegro e essa é doce, envolvente, mas de uma alegria e um jeito que nos encanta.
“Intuição” – também dele também é outra que aprecio a forma como foi feita e produzida.
11 - Cite três discos que escuta sem pular nenhuma faixa. (pode ser do rei ou de outros artistas também)
♪Como sou eclética, quanto a gostos musicais, vou escolher três artistas distintos:
1- Primeiramente vou citar um disco do nosso Rei Roberto – 1973 - A Cigana, Atitudes, Proposta, Amigos, Amigos, O Moço Velho, Palavras El Dia que Me Quieras, Não Adianta Nada, O Homem e Rotina.
2- O outro artista é Oswaldo Montenegro, do Álbum “INTIMIDADE – todas belíssimas.CD e DVD: - Pra Longe do Paranoá, Estrada Nova, Lume de Estrelas, Rasura, Vamos Celebrar, Mel do Sol, Lua e Flor, Por Brilho, Léo e Bia Part. Zeca Baleiro, Intuição, Aquela Coisa Toda, A Lista, Sou Uma Criança, Não Entendo Nada, Andando e Andando em Copacabana, Bandolins, O Condor.
3-Paulo Ricardo - Live Acoustic - Tonights The Night, BeautifulGirl, IsThis,Love, Wicked Game, Fire and Rain, Isnt She Lovely, My Love, Jealous Guy, Crazy Little Thing Called Love, Careless Whispers, Quiet Night of Quiet Stars (Corcovado), Something, Your Song, Sitting, Waiting, Wishing, Honk Tonk Woman, Like a Rolling Stone, Kiss.
12 - O que gostaria de ouvir Roberto cantar em seus shows?
♪O maestro há algum tempo, fez uma postagem que pedia opiniões nossa sobre canções que Roberto deveria incluir nos seus shows, devido a repetição do repertório, acho que lembras. E citei se não estou enganada três canções que foram: O Divã, A Estação, a outra parece que foi Aquela Casa Simples. O maestro pediu o porquê de escolhermos as canções, citei lá, mas não quero mais estender-me muito, já que minhas respostas foram um pouco longas.
13 - Seu especial de fim de ano favorito?
♪Nunca assisti todos os especiais do Roberto, por isso fica um pouco difícil dizer qual. Só sei que deverão ter sido todos maravilhosos, mas como o do final de 2014 houve algumas mudanças, inovações no repertório, vou ficar com o do ano passado.
14 - Um dueto inesquecível desses especiais?
♪Roberto Carlos - Mucuripe com Fagner em 1991 - Duetos (2006). Esse cearense que admiro muito por tantas canções lindas que já compôs e que interpreta com uma voz de arrepiar. Também tem mais uma coisa, há uns anos aqui atrás, participei de um festival e a canção que escolhi foi “Mucuripe” pois, em ser uma composição de um cearense, poderia me favorecer mas não vou dizer se ganhei ou perdi....rsrsrs.
15 - Quem ainda merecia ser convidado para o especial de fim de ano?
♪Roberto poderia convidar algum cantor da Jovem Guarda, já que este ano estamos comemorando 50 anos. Gostaria que convidasse o “Jerry Adriani” que também comemora cinquenta anos de carreira, começou muito novo e outro poderia o RPM – que possui canções que falam da realidade vivida em todas as épocas que eles fizeram canções. Paulo Ricardo fez uma composição no ano passado, que denomina-se “Primavera Tropical”, e que condiz com as manifestações que levou o povo às ruas pela indignação e insatisfação de um país que não visa a cidadania, o bem comum, mas pensam e agem para tornar mais rica uma minoria privilegiada. Sugeria também o cantor, compositor, músico e piloto Waldonys, iria ser espetacular.
16 - Qual dueto em disco gostaria de ver com Roberto?
♪Tenho algumas sugestões sobre novos duetos com Roberto; pensei em Waldonys, grande cantor, compositor, músico nordestino, cearense que aos onze anos ganhou uma sanfona do rei do Baião Luiz Gonzaga, pois viu o menino tocar e sabia o mestre e acreditava no seu talento e seria um futuro artista e seu seguidor, assim como foi Dominguinhos e outros poucos bons. Além de ser um artista brilhante, homem simples, sorrir sempre, carismático e também é piloto de acrobacias e faz parte do grupo da Esquadrilha da Fumaça brasileira. Já havia assistido algum show com o Waldonys. No dia em que Roberto fez show na Arena Castelão em 05 de abril de 2014 o encontrei na mesma área vip em que eu estava e consegui umas fotos com o nosso artista cearense. Além de ser bastante simpático, educado e paciente é fã do Roberto Carlos, que bom!
17 - Além do rei, quais outros artistas aprecia na música brasileira?
♪Como já falei em outros comentários, gosto de vários estilos musicais, seja sertanejo, MPB, rock, um forro bem tocado, e sou uma grande fã além do Roberto, o Jerry Adriani que gosto demais, RPM – Paulo Ricardo que sou uma admiradora e acompanho a sua trajetória artística assim como a do Jerry, Raimundo Fagner, Daniel, Roupa Nova, Waldonys, Oswaldo Montenegro, Ivan Lins, Guilherme Arantes, e ainda tem muitos que esqueci no momento.
18 - Um trecho de uma canção?
♪Na distância vi seu vulto desaparecer,
nunca mais seu rosto eu pude ver
Uma vez você apareceu em minha vida
eu não consegui, você de mim se aproximar
Não sei de onde você veio e nem mesmo sei
Talvez de alguma estrada, que eu ainda não passei
Seu olhar me disse tantas coisas num momento
parecia que, podia ler meu pensamento
e no seu sorriso mil segredos percebi
então nos seus mistérios de repente eu me perdi...
A cigana, Roberto Carlos e Erasmo Carlos - 1973.
19 - Como define Roberto Carlos?
♪Um ser humano de uma sensibilidade profunda, um romantismo intenso e de um amor sem limite. Continua um homem encantador, apesar de homem maduro, mas ainda demonstra aquele jeito, um olhar de conquistar o coração de alguém ou mesmo de seus próprios súditos. Tem demonstrado através das letras de suas canções, o que ele vivencia, mas tem dentro de si uma luz que ilumina e nos transmite uma sensação de paz. Precisa depois de mais idade pensar menos em bens materiais, e procurar agradar mais seus fãs que foram eles que o elevaram ao patamar da fama, e artista sem público, não há show, não há evento. Será que a medida de ter nunca enche? Um ser repleto de valores, mas também possui seus defeitos e não podemos deixar de citar sempre que não concordarmos com algo que não estamos de acordo. Chamamos de Rei, mas também não é intocável que não se possa dizer o que sentimos e pensamos sobre determinados atos.
Nem Cristo agradou a todo mundo.
20 - Quem você sugere para entrevistarmos nesta série?
♪Gostaria que o meu amigo Elmir de Almeida, um grandioso fã do Roberto e que possui centenas de vídeos editados por ele, merecia ser o próximo a ser entrevistado, acho que vai ser muito bom.
Mazé, muito obrigado por finalmente contar com sua participação aqui nesta série onde homenageio os fãs do Roberto, de quem também me tornei fã por algum motivo ou alguma afinação, o que temos bastante em comum! Muito grato pela paciência em me responder e permitir que nossos amigos te conheçam melhor através desta série!
Um forte abraço a todos!