domingo, 6 de dezembro de 2015

♫Véspera de Natal♫

E vamos começar dezembro mais uma vez revisitando os clássicos natalinos e alguns nem tão clássicos, mas não menos bonitos! Ivan Lins resgatou este samba que poderia ser mais um clássico natalino brasileiro, da obra de Adoniran Barbosa, em seu trabalho dedicado a temas natalinos que já comentamos anteriormente. Com uma letra bem humorada, o autor relata uma Véspera de Natal meio desastrada em que tentou consertar e o desastre foi ainda maior. 

Vendo seu Natal vazio, correu contra o tempo e tentou armar ceia e fantasia de Noel, mas ficou preso na chaminé. A letra e o ritmo é brasileiro, mas como a maioria das casas brasileiras não tem chaminés, talvez fosse até uma espécie de crítica dizer que Papai Noel, pra não entalar pela chaminé, fosse melhor entrar pela janela, já que nesta época ainda não tinha tantas grades como atualmente, o que torna o trabalho do bom velhinho praticamente impossível nos dias atuais!

Véspera de Natal

Adoniran Barbosa

Eu me lembro muito bem
Era "véspa" de Natal
Cheguei em casa, encontrei minha nega zangada
A criança chorando
A mesa vazia, não tinha nada
Saí, fui comprar bala "mistura"
Comprei também um pãozinho de mel
E, cumprindo a minha jura
Me fantasiei de Papai Noel

Chamei minha nega de lado
Eu vou subir no telhado
E descer pela chaminé
E enquanto isso você
Apanha a criança
E ensaia o Jingle Bell

Ah, meu Deus, que sacrifícil
O orifícil da chaminé era pequeno
A nega viu meu desespero
E então me alarmou o cortiço inteiro
Pra me tirar de lá
Foi preciso chamar os "bombeiro"

Um forte abraço a todos!

Nenhum comentário: